Presidente do TJ-MG governa Minas por 4 dias e cobra aumento para Judiciário

RADAR BRASIL

Coube ao desembargador Herbert Carneiro, presidente do Tribunal de Justiça mineiro, comandar por 96 horas um Estado à beira do colapso nas contas públicas. Carneiro se mudou provisoriamente para o Palácio da Liberdade porque o governador Fernando Pimentel (PT) viajou com o presidente da Assembleia para a Colômbia. E como governador interino, aproveitou para pressionar o secretário da Fazenda, naquele momento seu subordinado, para liberar dinheiro para o Judiciário.

Em gravação obtida pela Folha, ele disse em reunião com magistrados:

“Mas só Deus sabe as dificuldades que nós estamos enfrentando. E eu ouvi de alguns colegas: Basta fazer valer a constituição e basta fazer valer as leis e se coloca um ponto final nisso. Até nesse particular é preciso a gente ter um pouco de sabedoria, não só a sabedoria política, mas a sabedoria institucional de conversar. Eu tive nesse particular não só sondando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, mas conversando com a ministra Carmen Lúcia sobre a nossa realidade e ela tem sido uma parceira incondicional minha em particular, dividindo comigo essa angústia e hoje eu tenho uma visão bem clara.”

Levantamento feito em agosto pelo jornal Estado de S. Paulo apontou que 97,5% dos magistrados mineiros receberam pagamentos acima do teto constitucional. Em novembro, o desembargador Herbert Carneiro recebeu um valor líquido de 64, 4 mil.

Leia a reportagem completa na Folha

Conheça o livro “Um País Sem Excelências e Mordomias”

22 de Novembro de 2017

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *