Greenpeace processa Noruega por avanço da exploração de petróleo no Ártico

Crônicas da Escandinávia

Claudia Wallin, de Estocolmo para a Rádio França Internacional

O Estado norueguês, o maior produtor de petróleo da Europa ocidental, foi levado aos tribunais de Oslo: um processo movido por organizações ambientalistas contesta a concessão de novas licenças para o avanço da prospeção de petróleo no mar de Barents, no Oceano Ártico.

O julgamento, iniciado na terça-feira, é resultado de uma ação apresentada pela organização ambientalista Greenpeace em conjunto com a maior rede de jovens ambientalistas da Noruega, a Natur og Ungdom (“Natureza e Juventude”). A meta dos ambientalistas é reverter a decisão do Estado norueguês, que também anunciou recentemente a ampliação da prospecção de petróleo em um número recorde de blocos no norte do país – apesar da oposição tanto de ativistas como de alguns setores do poder público à medida.

Os ativistas afirmam que esta é a primeira ação judicial apresentada contra um Estado com base nos termos dos acordos firmados durante a COP-21, a conferência do clima das ONU realizada em Paris em 2015.

A Noruega foi um dos primeiros países a ratificar os acordos climáticos de Paris. E os ambientalistas acusam agora o Estado norueguês de violar esses acordos, que entraram formalmente em vigor há um ano.

O objetivo dos acordos climáticos, assinados por 195 governos e que já foram ratificados por mais de 140 países, é limitar o aumento da temperatura global através da redução das emissões de gases de efeito estufa. No processo contra o Estado norueguês, que foi iniciado no ano passado, as ONGs se fundamentam em uma das conclusões do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), segundo a qual a produção de petróleo deve ser reduzida a fim de que se possa alcançar as metas estabelecidas pelos acordos de Paris.

Os ativistas também invocam um artigo da Constituição norueguesa, incorporado em 2014, que garante o direito dos cidadãos e das gerações futuras a um meio ambiente saudável.

Receitas do petróleo em declínio

As receitas do petróleo da Noruega estão em declínio. A decisão de outorgar novas licenças de exploração foi considerada crucial para o país, num momento em que a produção de petróleo bruto vem caindo sistematicamente desde 2001.

Em maio de 2016, a Noruega outorgou um total de dez licenças para a prospeção de petróleo a 13 empresas petrolíferas, incluindo a estatal norueguesa Statoil, as americanas Chevron e Conoco Phillips, a alemã DEA, a japonesa Idemitsu, a sueca Lundin, a OMW da Áustria e a russa Lukoil.

Os ambientalistas destacam que as novas licenças concedidas pela Noruega para exploração de petróleo incluem uma região marítima no norte do país totalmente inexplorada até agora, que Noruega e Rússia disputavam até a conclusão de um acordo em 2010. O que os ambientalistas pretendem com o processo é obter na corte o cancelamento das concessões, devido aos riscos ambientais.

“Para nós está claro que a prospecção é uma violação do Acordo de Paris e da Constituição norueguesa, e desejamos levar essas questões ao tribunal”, declarou Truls Gulowsen, porta-voz do Greenpeace na Noruega.

Em junho deste ano, o país voltou a enfurecer os ativistas ao oferecer a companhias interessadas um total de 93 blocos para a exploração de petróleo no Círculo Ártico.

A venda do “ouro negro” permitiu aos noruegueses erguer o maior fundo soberano do mundo – que reúne recursos da ordem de cerca de um trilhão de dólares.

Ao mesmo tempo, a Noruega também ostenta posições pró-clima: é dos noruegueses a maior frota de carros elétricos per capita do mundo, e o governo planeja abolir a venda no país de novos veículos equipados com motor a combustão até 2025.

Noruega defende concessões

A Noruega tem insistido na afirmação de que o Estado mantém o respeito à Constituição, e que portanto a validade da concessão de novas licenças para a exploração de petróleo não pode ser atacada com base neste argumento.

O procurador-geral norueguês, Fredrik Sejersted, enfatizou que a Noruega tem cumprido e continuará a cumprir todas as suas obrigações internacionais para a conservação do meio ambiente, e que todas as avaliações preliminares sobre possíveis impactos ambientais das novas licenças de exploração foram conduzidas de forma satisfatória.

O julgamento da ação movida pelos ambientalistas deve se prolongar até o próximo dia 23.

“Se a decisão for favorável às organizações ambientalistas, isso poderá criar uma jurisprudência importante”, destacou o professor de Direito da Universidade de Oslo, Ole Kristian Fauchald, em declarações à emissora pública norueguesa de televisão e rádio NRK.

14 de Novembro de 2017

Veja também: O Fundo do Petróleo Norueguês e o Pré-Sal Brasileiro

1.165 thoughts on “Greenpeace processa Noruega por avanço da exploração de petróleo no Ártico

  1. Heather Murray says:

    Thanks for your helpful post. In recent times, I have been able to understand that the symptoms of mesothelioma cancer are caused by the build up connected fluid between the lining of the lung and the breasts cavity. The illness may start inside chest region and propagate to other parts of the body. Other symptoms of pleural mesothelioma include weight-loss, severe inhaling trouble, a fever, difficulty ingesting, and puffiness of the face and neck areas. It must be noted that some people living with the disease do not experience every serious signs or symptoms at all.

  2. tinyurl.com says:

    I am really loving the theme/design of your blog. Do you ever run into
    any internet browser compatibility issues? A few
    of my blog visitors have complained about my site not working
    correctly in Explorer but looks great in Chrome. Do you have any solutions to help fix this issue?

  3. quest bars cheap says:

    Have you ever thought about writing an ebook
    or guest authoring on other websites? I have a blog based on the same subjects you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my readers would value your work.
    If you’re even remotely interested, feel free to shoot me an email.

  4. ps4 games says:

    Magnificent beat ! I would like to apprentice while you
    amend your website, how can i subscribe for a blog website?
    The account aided me a acceptable deal. I were a
    little bit acquainted of this your broadcast offered shiny clear concept

  5. match.com free trial says:

    Hello, i read your blog from time to time and i own a
    similar one and i was just wondering if you get a lot of spam responses?
    If so how do you stop it, any plugin or anything you can advise?
    I get so much lately it’s driving me insane so any support is very much appreciated.

  6. sling tv says:

    Thanks a lot for sharing this with all people you really recognise what you’re speaking about!
    Bookmarked. Please additionally visit my web site =).
    We will have a link exchange arrangement between us

  7. Todd Snively says:

    I’m not sure why but this website is loading extremely slow for me. Is anyone else having this problem or is it a problem on my end? I’ll check back later and see if the problem still exists.

  8. sling tv says:

    Its like you read my mind! You appear to know so much about
    this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with some pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is great blog.
    A great read. I’ll definitely be back.

  9. sling tv best package 2020 says:

    Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit
    and sources back to your website? My blog site is in the very
    same area of interest as yours and my users would really benefit from some of the information you present here.
    Please let me know if this okay with you. Many thanks!