Vídeo: blogueira sueca faz sucesso aos 104 anos e avisa que “idosos não são estúpidos”

CRÔNICAS DA ESCANDINÁVIA

 

 

 

Por Claudia Wallin, para a BBC Brasil

A sueca Dagny Carlsson nasceu em 1912. “No mesmo ano em que o Titanic afundou”, ela faz questão de lembrar. Achava que já tinha visto de quase tudo na vida, desde as duas guerras mundiais até à invenção das máquinas modernas. Mas quando fez 93 anos de idade, Dagny conheceu um computador de perto. E aos cem, resolveu que era hora de lançar o seu próprio blog.

Agora, aos 104 anos, Dagny Carlsson ganhou status de celebridade: ela é provavelmente a blogueira mais velha do mundo, e seu blog já contabiliza mais de 1,6 milhão de visitantes.

“Os idosos não são tão estúpidos como a sociedade pensa. É preciso mudar esse conceito. As pessoas mais velhas são tratadas, em geral, ou como se fossem crianças, ou como se fossem idiotas. Dizem aos idosos, ‘você não entende isso’, ‘meu velhinho’ e coisas assim. Eu digo que os idosos merecem mais respeito”, diz Dagny Carlsson à BBC Brasil, no escritório onde diariamente atualiza seu blog.

“Bojan”, como ela prefere ser chamada, diz que ouve com certa dificuldade, e dá um tapinha no discreto aparelho de audição para deixar claro que é preciso falar mais alto com ela. Mas nada mais parece indicar que ela vive há mais de cem anos. Lúcida, ágil nos movimentos, Dagny emana vitalidade. E só precisa de óculos para ler de perto.

Seu primeiro computador, usado, foi dado a ela pela irmã mais nova, que tinha na época 85 anos de idade. Ainda não havia cursos de computador para idosos, naqueles idos de 2005.

“Mas assim que criaram um curso, me matriculei. A professora não conseguia acreditar nos próprios ouvidos, quando disse a ela que tinha 99 anos”, conta Dagny.

De aluna, ela passou a ser instrutora do curso, durante um ano. E seu blog nascia.

“Bem-vindo ao meu blog: sou uma idosa determinada, que gosta de quase tudo. Pode ser uma ópera, mas também pode ser só um papo sobre coisas divertidas ou difíceis. Prefiro as coisas divertidas. As pessoas dizem que eu tenho humor, e que sou bastante franca”, diz “Bojan” na página de abertura do blog.

"Bojan" trabalhando em seu blog
“Bojan” trabalhando em seu blog

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dagny também quer ser uma voz para os idosos.

“Porque os idosos são muito calados em nossa sociedade, e porque quando falam, ninguém se importa com o que dizem. Só se importam com o que eu digo porque me tornei famosa”, ela diz, levantando-se para mostrar o prêmio de Idosa do Ano e um troféu recebido por um canal da TV sueca.

“O maior desafio do ser humano é superar seu próprio medo”, acrescenta ela.

Diz o trecho de um de seus posts:

“Sou incrivelmente velha, mas não me sinto velha. Quero ser tratada como qualquer pessoa. Não como um fóssil. Com certeza, há muitas pessoas como eu. Deveríamos ir para as ruas e protestar alto, como fazem os jovens, e exigir que as pessoas nos ouçam. Desafio todos os idosos: sejam mais assertivos!”

 

Dagny e sua foto quando jovem
Dagny e sua foto quando jovem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A diferença entre o passado e o presente é outro tema recorrente do blog de “Bojan” – e um dos mais populares. Como no post em que ela faz conta como era a vida sem telefone.

“Hoje em dia, qualquer criança tem um telefone celular. Quando eu era criança, poucos eram os que tinham um telefone. As pessoas se falavam através de cartas. Quando alguma coisa urgente acontecia, elas iam a uma estação telefônica. Nessas estações havia, em geral, duas cabines de telefone. Era preciso pedir a ligação a uma telefonista, e esperar algumas horas até conseguir obter uma linha. Se a pessoa com quem se queria falar não tivesse telefone, a telefonista tentava ligar para a casa de um vizinho, e pedir para chamá-lo. E custava caro. Então, ninguém ligava sem necessidade. Hoje eu tenho um celular e um telefone sem fio.”

Estrela de um documentário recente da TV pública sueca sobre os desafios do envelhecimento, Dagny Carlsson também relata em seu blog as viagens de trem que faz a cidades suecas onde nunca esteve, além de cenas do cotidiano.

“Recebo comentários de pessoas de Washington, Canadá, Austrália, Holanda, Bélgica, França, Noruega e Finlânda”, ela conta.

Do Brasil, “Bojan” tem uma vaga referência.

“É o país do Cristo, de braços abertos sobre o mar”, responde ela. “Não é lá que o povo dança tango?”

“Bojan” levanta-se e caminha com passos rápidos pelos cômodos do apartamento de 99 metros quadrados onde mora há 35 anos em Solna, subúrbio da capital sueca. Aqui Dagny viveu com o marido Harry, que completou 91 anos antes de falecer, em 2004. Desde então “Bojan” vive sozinha. Não teve filhos, mas ocasionalmente recebe a visita de dois sobrinhos – um de 70 anos, e outro de 65 anos de idade.

“O que não falta é espaço”, ela diz, enquanto mostra a sala de estar, a cozinha, o quarto de dormir, a sala de jantar e o escritório. É lá que fica o computador.

“É aqui que eu passo várias horas por dia, escrevendo. Há muitos assuntos para falar”, ela diz, enquanto os dedos deslizam com agilidade pelo teclado do computador.

É a própria Dagny que cozinha, lava roupa, arruma e casa e faz as compras do supermercado, onde vai a pé em uma caminhada que dura 15 minutos. Uma vez por mês, uma diarista cuida da limpeza mais pesada.

“Uma empresa de alimentos quer que eu faça propaganda para eles, então eles têm me mandado refeições congeladas há uns oito dias seguidos”, ela conta.

Mas Dagny diz que colocou tudo no congelador, e nunca usou.

“Enquanto puder, vou continuar a cozinhar minha própria comida. Porque sei que vou gostar do que vou comer. E só como husmanskost (pratos tradicionais da cozinha sueca, à base de carnes com molhos cremosos, batatas e peixe)”.

Talvez o segredo de tamanha vitalidade, ela pondera, esteja nos “bons genes”:

“Mas acho que o principal é manter a curiosidade pela vida. As pessoas ficam velhas quando páram de ter curiosidade sobre as coisas. Então, se depender de mim o blog não vai ser a última coisa nova que eu vou experimentar na vida. Por falar nisso, acabei de comprar um iPad”.

Quando era jovem, ela queria ser escritora.

“Mas eu tinha uma auto-estima muito baixa. Por quê? Porque a maioria das crianças era assim. Naquela época, crianças tinham que ser criaturas obedientes e silenciosas, e não podiam achar que eram grande coisa. E era difícil, para todos, conseguir estudar”.

Quem não tinha dinheiro, na Suécia de antigamente, não tinha acesso à educação.

“Estudar custava caro. O ensino básico era gratuito, mas quem quisesse continuar os estudos tinha que pagar do próprio bolso. Hoje, os estudantes recebem subsídios do governo para estudar gratuitamente, até o fim da universidade”, observa Dagny, que fez carreira como funcionária pública.

O passado, ela constata, não era melhor que o presente.

“Absolutamente não. Hoje a vida é infinitamente mais fácil. Naquela época, não havia máquinas, não havia geladeira. E não existia aspirador de pó.”

O que é melhor hoje?

Na morte, ela não pensa:

“Não, não estou minimamente interessada na morte. Também não faz sentido nenhum ter medo da morte, já que ela é inevitável. Tenho medo é de guerra. Já vi duas guerras mundiais. E veja só o que está acontecendo na Síria.”

24 de Julho de 2016

926 thoughts on “Vídeo: blogueira sueca faz sucesso aos 104 anos e avisa que “idosos não são estúpidos”

  1. Eldete Fernandes says:

    Que danadinha!Aposto que tem boa saúde física. Pois só quem se cxuida consegue essa lucidez e essa vibe. Por isso cuidemos de nós. Vigilância e alimentação saudá vel. Amigos e alegria sempre.Meditação tb é legal

  2. Sônia Mello says:

    Depois dos cinquenta tenho observado alguns jovens me tratando como se eu tivesse emburrecido. Alguns tentam me ensinar coisas que eu já fazia antes deles nascerem. A velhice traz suas limitações mais a maior delas é o preconceito do outro.

  3. Li Rangel says:

    Parabéns para está encantadora senhora! Em Niterói, também tem uma senhora de 105 anos, que se reúne toda semana para jogar cartas com amigos. Detalhe: ela mora em um sobrado, subir e descer escadas não a impede de sair. Nota mil para elas!!!!!!

  4. Hilze Martin says:

    Eu estou com 57, tirando carteira de.motorista agora e planejando ir morar.e.trabalhar na Inglaterra no mês que vem. Se não temos problemas de.saúde , a.idade não nos impede de nada. Dou de 10 em muitas novinhas no quesito disposiçao.

    • ena lautert says:

      Fantástico!Adorei ler Tudo e com muitas coisas me identifiquei!Tenho 92 anos,conheci a Suécia toda Escandinávia e quase toda Europa,onde viajei por 20 anos,quase sempre com meu falecido Marido….Há TRINTA ANOS TRABALHO COM ARTE,TRANSFOORMO LIXO caseiro RECICLADO em PEDRAS ,fazendo exposições! ANTES tive a segunda ACADEMIA de Hatha Yoga na minha Cidade….CONTINUO SEMPRE TRABALHANDO e Aprendendo….estou escrevendo isso porque sei da Importância de se OCUPAR!Felicito a Sra.DAGNY pela reportagem desejo que continue assim,sempre se OCUPANDO e APRENDENDO,TRABALHANDO o QUE ADOÇA a VIDA!!!!!!!!!!PARABÉNS!Abraços Ena Lautert

  5. Marcia Pinheiro says:

    Nasceu no mesmo ano do meu pai que há 34 anos já está do lado de lá! Eu também quero seguir esse exemplo mesmo porque, se já estou visando o ano de 2033 … descubro que ainda poderia alargar minha visão e desejar chegar a 2060 !!! Como estará nosso planeta e nossos sobrinhos em 2060 ?????

  6. Ines Carmona Jorge says:

    “Brilhante ” mulher , sábia,verdadeira ! E mais ainda ,a belíssima confirmaçåo : ” idosos não são estúpidos “..e acrescentaria : Ser idoso é o privilégio de ter arrebanhado as oportunidades que nos foi oferecidas e com elas construir o melhor caminho para o amor,carinho e compreensão!

  7. Ines Carmona Jorge says:

    “Brilhante ” mulher , sábia,verdadeira ! E mais ainda ,a belíssima confirmaçåo : ” idosos não são estúpidos “..e acrescentaria : Ser idoso é o privilégio de ter arrebanhado as oportunidades que nos foi oferecidas e com elas construir o melhor caminho para o amor,carinho e compreensão!

  8. gamefly says:

    Good day I am so grateful I found your weblog,
    I really found you by error, while I was browsing on Askjeeve
    for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say thanks a lot for
    a marvelous post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all
    at the moment but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the excellent jo.

  9. gamefly says:

    Howdy very cool website!! Man .. Beautiful .. Superb ..
    I’ll bookmark your web site and take the feeds
    additionally? I am glad to seek out a lot of
    helpful info right here within the submit, we’d like work out extra techniques
    on this regard, thanks for sharing. . . . . .

  10. g says:

    Incredible! This blog looks exactly like my old one!
    It’s on a entirely different topic but it has pretty much
    the same page layout and design. Excellent choice of
    colors!

  11. g says:

    Hey there this is somewhat of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors or if you
    have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no
    coding knowledge so I wanted to get guidance from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

  12. gamefly free trial says:

    I’m amazed, I must say. Seldom do I encounter a blog that’s equally educative and interesting, and let me tell you,
    you have hit the nail on the head. The issue is an issue that not enough men and women are speaking intelligently
    about. Now i’m very happy that I found this in my hunt for something relating to this.

  13. ps4 best games ever made 2019 says:

    Attractive section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I
    get actually enjoyed account your blog posts. Any way I’ll
    be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently rapidly.

  14. quest bars says:

    hi!,I love your writing so a lot! share we communicate more about
    your post on AOL? I need an expert in this area to resolve my problem.

    Maybe that’s you! Taking a look ahead to peer you.

  15. natalielise says:

    I’m curious to find out what blog platform you have been working with?
    I’m having some minor security problems with my latest site
    and I would like to find something more safe.
    Do you have any recommendations? natalielise pof

  16. quest bars cheap says:

    I have been browsing online greater than 3 hours lately, but I by no means found any interesting article like yours.
    It is beautiful value sufficient for me. In my view, if all webmasters
    and bloggers made just right content material as you probably
    did, the internet might be much more useful than ever before.

  17. minecraft games says:

    Hi there! Quick question that’s entirely off topic.

    Do you know how to make your site mobile friendly?
    My blog looks weird when viewing from my apple iphone.
    I’m trying to find a template or plugin that might be able to correct this problem.
    If you have any suggestions, please share. Thanks!

  18. minecraft games says:

    I don’t know if it’s just me or if everyone else encountering issues with your blog.
    It appears as if some of the text within your posts are running off the screen. Can someone else please
    comment and let me know if this is happening to them as well?
    This might be a issue with my web browser because I’ve had this happen before.
    Thank you

  19. minecraft games says:

    Hello! This is kind of off topic but I need some help
    from an established blog. Is it hard to set up your own blog?

    I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about making my own but I’m not sure where to begin. Do you have any ideas or suggestions?

    With thanks

  20. Pingback: The Fylls (GoFundMe)

  21. Pingback: 카지노사이트

  22. Pingback: p549#jak długo trwa pozycjonowanie

  23. Pingback: Dream Market

  24. coconut oil when says:

    Undeniably believe that which you said. Your favorite reason seemed to be on the net the simplest thing to be aware
    of. I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that they just do not
    know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without
    having side-effects , people could take a signal.
    Will probably be back to get more. Thanks

  25. http://tinyurl.com/ says:

    Hi there! I realize this is somewhat off-topic but I had to ask.
    Does building a well-established blog like yours require
    a lot of work? I’m completely new to blogging however I do write in my journal daily.
    I’d like to start a blog so I will be able to share my personal experience and thoughts online.

    Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for
    new aspiring bloggers. Appreciate it!

  26. coconut oil when says:

    First off I would like to say wonderful blog! I had a quick question that I’d like to ask if you do not mind.

    I was curious to know how you center yourself and clear your mind prior to writing.
    I have had difficulty clearing my mind in getting my ideas out there.
    I do enjoy writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes are usually lost just trying to
    figure out how to begin. Any suggestions or tips?
    Thank you!

  27. plenty of fish dating site says:

    Hmm it looks like your blog ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I had written and say,
    I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I’m still new
    to everything. Do you have any suggestions for beginner blog writers?
    I’d genuinely appreciate it.

  28. quest bars cheap says:

    You actually make it seem so easy along with your presentation but
    I to find this topic to be actually something that I think I
    might never understand. It seems too complicated and extremely vast for me.

    I am taking a look ahead on your next post, I’ll try to get the
    dangle of it!

  29. ps4 games says:

    I blog often and I truly appreciate your information. This great article has really
    peaked my interest. I’m going to book mark your site
    and keep checking for new information about once per week.
    I subscribed to your Feed as well.

  30. quest bars cheap says:

    Hey there! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog post or vice-versa?
    My blog goes over a lot of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each other.
    If you are interested feel free to shoot me an email. I look forward to
    hearing from you! Wonderful blog by the way!

  31. Pingback: www.1mainqq.site

  32. ps4 games says:

    Hey there! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers?
    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing months of hard
    work due to no data backup. Do you have any methods to protect against hackers?

  33. coconut oil says:

    Pretty nice post. I simply stumbled upon your weblog and wanted
    to say that I have truly loved browsing your weblog posts.
    In any case I’ll be subscribing in your rss feed and
    I am hoping you write once more very soon!

  34. Pingback: đăng ký fun88

  35. match.com free trial says:

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make
    your point. You definitely know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your weblog when you
    could be giving us something informative to read?

  36. sling tv says:

    I am not positive the place you’re getting your info, but great topic.
    I needs to spend a while learning more or understanding more.
    Thank you for fantastic information I was looking for this information for my mission.

  37. sling tv says:

    Greetings from Idaho! I’m bored at work so I decided to
    browse your website on my iphone during lunch break. I enjoy the
    information you present here and can’t wait to
    take a look when I get home. I’m amazed at how fast your blog loaded on my phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, superb site!

  38. sling tv says:

    Good day! I could have sworn I’ve been to this site before but after checking through some of the post I realized it’s
    new to me. Nonetheless, I’m definitely happy I found it and I’ll be book-marking and checking back
    frequently!

  39. sling tv says:

    Hi there, just became alert to your blog through Google, and
    found that it’s truly informative. I’m going to watch out for brussels.

    I’ll appreciate if you continue this in future.
    Lots of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  40. sling tv says:

    I think this is one of the most vital information for
    me. And i am glad reading your article. But wanna remark on few general things,
    The site style is great, the articles is really great : D.

    Good job, cheers

  41. sling tv says:

    Whats up are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world
    but I’m trying to get started and set up my own. Do you
    need any coding expertise to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  42. Pingback: Google

  43. LarryNox says:

    Incredible many of very good data! inderal 10 mg