Como a Suécia evita a corrupção em empresas estatais

Por Claudia Wallin

O auditor sueco me ouve com aquela expressão de quem tenta medir o QI do seu interlocutor. A pergunta é – como evitar a corrupção em empresas estatais, e impedir sua utilização como pólos de transferência de recursos públicos para grupos privados bem conectados com o poder político? A resposta, ele diz, é elementar.

“É para isso que servem auditorias independentes, regulares e transparentes sobre as operações das estatais. E quero dizer auditorias verdadeiramente independentes, que façam não apenas um trabalho de fiscalização, mas também de promoção da eficiência”, observa Dimitrios Ioannidis, um dos chefes responsáveis pela fiscalização das estatais da Suécia.

“Se você não faz isso, só pode ficar perplexo com os resultados. E quando descobre a magnitude do problema, vai dizer, “oh, isso aconteceu? Mas como isso pôde acontecer?”

“Ora, aconteceu porque fizeram aquele mau negócio, ou tomaram aquela má decisão, ou realizaram práticas corruptas. E todas essas atividades precisam ser fiscalizadas regularmente, na medida do possível, para tentar conter tais práticas”, conclui o auditor, neste exótico país onde cargos nas empresas públicas não são rifados entre partidos políticos.

Estamos na sede do Serviço Nacional de Auditoria da Suécia (Riksrevisionen), o órgão responsável pela fiscalização das empresas públicas do país. Seus duzentos auditores vigiam com mil olhos um portfolio considerável: são 49 estatais, com valor estimado em mais de 500 bilhões de coroas suecas (cerca de 60 bilhões de dólares).

Mas no modelo sueco de controle das estatais, a mesma mão que abre a ferida também previne e cura: é um sistema que dá ênfase particular a políticas de boa governança, e não apenas ao chicote.

Os auditores do Riksrevisionen têm assim a dupla missão de produzir relatórios de fiscalização, e também de eficiência – que apontam, com regularidade, correções de curso e práticas de boa gestão para melhorar o desempenho das estatais, promover seu crescimento e evitar aberrações  evitáveis.

São as chamadas auditorias de performance. Seu objetivo primeiro não é usar a lupa para caçar deslizes – e sim colaborar para o aprimoramento da gestão das empresas públicas.

Em outras palavras, o que se quer é não ter que punir.

“Não somos um tribunal”, pontua Ioannidis, assessor especial da unidade de governança de estatais no Riksrevisionen e Ph.D no tema.

“Em essência, o que fazemos é refletir. Uma constante reflexão crítica sobre a forma como as empresas estatais estão sendo administradas. Nas auditorias de performance, trabalhamos em um nível mais estratégico, por uma questão de eficiência. De manter a casa em ordem.”

De que forma?

“Fazemos perguntas como, ‘o governo nomeou um conselho de administração relevante, e verdadeiramente profissional, para esta estatal? Os investimentos da estatal das ferrovias estão sendo planejados e organizados como devem? Os riscos estão sendo considerados com prudência?”

“Porque quando as empresas públicas têm muito dinheiro, por exemplo, muitas vezes elas se tornam pouco cuidadosas na tarefa de fazer análises sérias e contundentes sobre cálculos de risco. E estamos falando de dinheiro público. Ou seja, de dinheiro dos contribuintes, que precisam ter confiança no sistema.”

Metas definidas pelo poder político para as estatais são acompanhadas de perto.

“Por exemplo, o Parlamento disse que queria ver a (estatal sueca de energia) Vattenfall se posicionar entre as empresas líderes do mercado. Mas em nossas análises, verificamos que a Vattenfall não tinha uma estratégia satisfatória de longo prazo a fim de poder alcançar aquele objetivo, e apontamos recomendações”, conta Dimitrios Ioannidis.

Os relatórios produzidos pelo Riksrevisionen são submetidos ao Parlamento, que por sua vez envia os documentos ao governo, que tem por obrigação comentar os resultados. Se o relatório recomendar correções de curso, as autoridades têm prazo de quatro meses para informar que medidas já foram ou estão sendo tomadas a fim de aumentar a eficiência de suas operações. O comitê parlamentar responsável analisa então as medidas relatadas, e o Parlamento toma uma decisão final sobre cada caso.

A prevenção da corrupção nas empresas públicas também passou a ocupar um tempo generoso nas reflexões dos auditores suecos.

“Concluímos há alguns anos este amplo estudo sobre o risco da corrupção nas estatais”, ele diz, batendo o indicador sobre o relatório de mais de cem páginas que me entrega.

“Isto não é o resultado de uma auditoria pós-fato, que acusa – “nossas estatais estão sendo corruptas”. É um estudo feito com profundidade, e que contém recomendações sobre como estar alerta para a possibilidade de ocorrência de práticas corruptas. Trata-se de um trabalho preventivo, que tem a finalidade de assegurar que nossas estatais tenham firmes regras institucionais para evitar a corrupção”.

O relatório advertiu que a prevenção da corrupção não estava sendo entendida como prioridade para as autoridades e empresas públicas suecas. E demandou a criação de diretrizes explícitas para conscientizar o comando das estatais e afiar o controle.

“O fato de a Suécia ser o terceiro país menos corrupto do mundo não significa que o risco da corrupção seja zero”, pondera o auditor. “E corrupção na esfera pública é prejudicial para a democracia e o Estado de Bem-Estar Social”.

Sem Cargos Comissionados e sem Interferência Política

Não há cargos comissionados nas estatais suecas: a direção, os conselhos de administração e toda a cadeia executiva é formada por profissionais da indústria, sem vinculação partidária. O que reduz o risco de ocorrência de fraudes com a conivência de altos executivos das empresas.

“A ambição do governo sueco é que as empresas públicas sejam geridas de forma estritamente comercial, nos moldes de uma empresa privada. Os diretores e conselheiros das estatais não podem ser, portanto, políticos ou amigos de políticos. São profissionais do setor, todos eles. Têm que saber o que estão fazendo”, ressalta Ioannidis.

Nas holdings em que o Estado detém o controle acionário, em geral o governo nomeia um representante para o conselho de administração.

“Mas não é o governo que decide diretamente quem vai dirigir as estatais. A nomeação dos executivos e dos conselhos de administração é uma das mais importantes tarefas desempenhadas por uma unidade autônoma do poder executivo, que é responsável pelas estatais e que sabe que suas decisões são controladas e escrutinizadas”, acrescenta o auditor.

É particularmente interessante, no modelo sueco, o princípio chamado de “Ministerstyre”: trata-se de um código de conduta que proíbe os ministros, assim como o primeiro-ministro, de interferir nas operações das empresas estatais, assim como das agências governamentais.

Quem quebra a regra, é diligentemente reportado ao Comitê de Constituição do Parlamento (Konstitutionsutskotet, ou KU), para uma vergonhosa sabatina pública transmitida pela TV sueca. Porque a lei que protege as estatais contra a interferência política está gravada na Constituição sueca.

“A lei que rege as estatais determina de maneira clara qual é o papel do governo e qual é o papel do conselho de administração, e estabelece princípios muito claros que protegem as empresas públicas de qualquer tipo de ingerência por parte do poder”, diz o auditor.

O auditor sueco Dimitrios Ioannidis
O auditor sueco Dimitrios Ioannidis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Freios e Contrapesos

O Riksrevisionen é parte de um robusto sistema de “checks and balances”, os freios e contrapesos que fazem da Suécia um dos países menos corruptos do mundo.

“Se identificamos um mau negócio ou uma má decisão, reportamos o problema e apontamos soluções. Se identificamos uma suspeita de crime, chamamos a polícia e os promotores”, diz o auditor Dimitrios Ioannidis.

A partir da suspeita de alguma prática ilegal, o caso passa a ser investigado pela Agência Nacional Anti-Corrupção (Riksenheten mot Korruption) e pela temida Ekobrottsmyndigheten, a Autoridade para Crimes Financeiros.

A maior investigação em curso é o caso da Telia Sonera, a gigante sueco-finlandesa de telecomunicações na qual o governo sueco detém participação de 37% – e que diante da pressão pública decidiu retirar-se inteiramente dos mercados da Ásia Central, a partir de suspeitas de que teria pago suborno a autoridades de países reconhecidamente corruptos, como o Uzbequistão, a fim de obter licenças de operação naqueles mercados.

Casos como o da Telia Sonera surpreenderam um país pouco habituado a denúncias de corrupção, e que agora aperta seus controles.

Maus investimentos das estatais também estão na mira dos auditores: o Riksrevisionen fez recentemente uma ampla auditoria das práticas de cálculo de risco das estatais, diante da ocorrência de casos em que os investimentos realizados pelas empresas públicas tiveram um impacto negativo nas finanças.

O resultado foi um ácido relatório.

“O governo não está tomando medidas suficientes em suas diretrizes para garantir um eficiente cálculo de risco nas operações das empresas estatais, levando-se em consideração a importância destas empresas para as finanças públicas”, diz o relatório.

Na sequência, os auditores listam uma série de recomendações a serem implementadas. Uma delas é a introdução de critérios rigorosos para a realização das análises de risco, a serem seguidos pelos conselhos de administração das estatais. Outra é a exigência de que os conselhos de administração informem o Parlamento, com regularidade, sobre os riscos envolvidos em atividades que possam afetar o valor das empresas e futuros dividendos para o Estado.

“Fazemos recomendações tanto às empresas como ao governo, ou ao Parlamento. Como por exemplo, sugerindo a complementação de uma lei. Desta maneira, podemos ser parte de um processo de aprimoramento das estatais”, diz o auditor.

Os critérios de supervisão das estatais são os mesmos aplicados às empresas privadas. Como é de praxe, todas passam por auditorias internas e também externas, estas conduzidas por grandes empresas internacionais como a PricewaterhouseCoopers e a Ernst & Young – que já foram alvo, aliás, de vários processos por barbeiragens. Em 2001, o escândalo contábil da distribuidora de energia americana Enron chegou a levar a gigante Arthur Andersen à falência.

Os auditores independentes do Sistema Nacional de Auditoria da Suécia completam, assim, o ciclo da fiscalização financeira das empresas públicas. E cobram resultados:

“Normalmente, dois anos depois de termos auditado uma estatal e identificado problemas, voltamos a fazer uma nova auditoria para averiguar: a empresa adotou as correções de curso recomendadas? Melhorou suas rotinas de gestão? Em seguida, publicamos o resultado na internet.’

Independência e Transparência

A independência dos auditores do Riksrevisionen é a pedra angular do sistema.

“Somos um órgão independente, que fiscaliza não só as estatais como toda a cadeia do poder executivo, e que responde ao Parlamento com o objetivo de fortalecer os princípios democráticos”, diz Dimitrios Ioannidis.

Não era assim: há pouco mais de uma década, tanto o Parlamento como o governo tinham seus próprios órgãos de auditoria, que fiscalizavam as empresas públicas e agências governamentais.

“Houve então um grande debate, e concluímos que aquele não era um sistema verdadeiramente independente de fiscalização. Porque um auditor do Parlamento, por exemplo, tinha o poder de iniciar investigações que podiam atender apenas aos interesses dos membros do Parlamento. Foi então que decidimos criar o Riksrevisionen, em 2003, como um órgão essencialmente independente. Porque até governos precisam ser supervisionados, e a supervisão deve ser imparcial”, aponta Ioannidis.

A independência do Riksrevisionen é garantida pela Constituição sueca. Os três auditores-gerais que comandam o Serviço Nacional de Auditoria são nomeados pela Comissão de Constituição do Parlamento, cumprem mandatos de sete anos de duração e não podem ser re-eleitos.

“Pode-se presumir que ter três auditores-gerais no comando, em vez de apenas um, tem o potencial de reduzir eventuais interferências externas. E são três auditores-gerais que não podem ser facilmente destituídos, e que têm independência para fiscalizar”, observa o auditor.

E destaca: a transparência é o elo fundamental que rege todo o sistema sueco.

“E quando falo em transparência, quero dizer uma transparência ampla e funcional, que garanta acesso irrestrito a informações e documentos. Para que tanto o Parlamento como os cidadãos tenham informações efetivas sobre o que acontece dentro das estatais.”

Os auditores atuam como uma espécie de farol para os contribuintes, no revolto mar de balanços e balancetes produzidos por cada autoridade pública. Seus veredictos sobre a atuação de cada órgão são publicados regularmente na internet, fortalecendo assim o controle social. 

“Sem dúvida. Os cidadãos podem acompanhar o que se passa nas estatais, a mídia pode reportar sobre a situação das empresas com dados fundamentados. O governo também responde aos nossos relatórios, e faz comentários. Às vezes o governo discorda de alguma recomendação, e faz uma argumentação contrária. Dá-se então um diálogo público, que é a forma saudável de comunicação quando se trata de interesses públicos”, diz  Ioannidis.

Os auditores do Riksrevisionen se debruçam agora sobre um vasto projeto de análise comparativa sobre as práticas e o desempenho de todas as 49 estatais suecas, incluindo oito sociedades de economia mista.

“A regra número um para fiscalizar as estatais são as regras da lei. Leis são feitas para serem cumpridas. E em nossa Constituição, a Lei do Orçamento manda que o patrimônio público deve ser administrado com eficiência e boa governança. Porque trata-se do dinheiro dos contribuintes”, completa o auditor sueco.

O próprio Riksrevisionen é, por sua vez, fiscalizado por empresas internacionais de auditoria: a auditoria interna do órgão sueco é realizada pela Price Waterhouse Coopers, e a auditoria financeira é feita pela BDO, uma das maiores do mundo no setor.

”A idéia é garantir a total confiança da sociedade nas autoridades públicas”, diz Claes Norgren, que acaba de encerrar seu mandato de sete anos à frente do Serviço Nacional de Auditoria sueco.

E como nenhum sistema está totalmente imune à corrupção, mais essencial é a fiscalização independente e constante dos órgãos públicos: investigação recente do jornal sueco Dagens Nyheter denunciou que uma das diretoras do Riksrevisionen, Susanne Ackum, havia contratado antigos colegas de trabalho para ocupar altos cargos no órgão, em clara violação às diretrizes formais para a contratação de funcionários públicos. Susanne também abriu detalhes de auditorias em curso para funcionários do governo e sindicatos, maculando assim a confiança na independência do trabalho conduzido pelo Riksrevisionen. Acabou assim a carreira de Susanne, que assumira o cargo em 2015:

“Agi de uma forma que torna impossível para mim continuar a exercer minha função”, disse Susanne Ackum em seu comunicado de renúncia.

 

Para o Diário do Centro do Mundo

 

18 de Julho de 2016

467 thoughts on “Como a Suécia evita a corrupção em empresas estatais

  1. Leal Manuca says:

    Esta tudo contaminado, existe auditoria interna e independente mas falham e são corruptas , Eron,aviva,AES,Lehmann, todas grandes multinacionais americanas e seus diretores se locupletaram se

  2. Sergio Malta says:

    Aqui a banda…bando….toca outra música…..as estatais são as tetas abertas p os ladrões..o presidente nomeia o BNDES..B.BRASIL..CAIXA..FGTS..PETROBRAS..ELETROBRÁS…o dinheiro TA na mão..justiça ??? Ele ..o LADRAO..nomeia o S.T.F. a….tem outra..LADRAO aqui tem foro privilegiado…então …se as forças armadas não cercar Brasília estamos …fudidos …RUA..RUA..RUA…

  3. Sérgio Luiz Hoeflich says:

    Aqui é uma república presidencialista. Evandro Silva Antonio Marcos Dias Jefferson Marcel Gross Mendes Marcelo Roberto Paolillo Martins Luiz Rosa. Robson Reis de Oliveira Jorge Machado Armando Tadeu Thomaz Sobrino Claudio Aranha Eduardo Atem De Carvalho Rogerio Atem de Carvalho Silvio Tupinambá Silvia Ferreira Netto William Rego Maria Regina Kristyan Patrick Esequias Raul Doriscelio De Souza Pinheiro Alexander Francisco Alessandra Cunha Alessandro Schimanski Lima Coutinho

    • Kristyan Patrick says:

      Pois é, o presidente que indica pro Senado comprado dele aprovar. Enfim, ainda assim não acho que o Estado tenha que ter empresas, é apenas fortalecê-lo, além do fato que leis podem ser mudadas, e somos um país continental, mesmo com o voto distrital e recall a fiscalização ainda é trabalhosa…Além do que se a empresa estatal quebrar todos nós que pagamos a conta, diferente de uma privada.

    • Jorge Machado says:

      As estatais estão para o Brasil como a droga para o drogado. Ou como o álcool para o alcoólatra. Ou como o cartão de crédito para o irresponsável gastador. Ou seja nós, brasileiros, não temos nem maturidade, nem honestidade, nem competência para termos estatais. Simplesmente NÃO podemos ter estatais… ponto!!!

  4. Alexey Biagini says:

    Ahh os Países do norte da Europa…
    Lá o coletivo vale mais do que o individual e dá mais certo do que em qualquer País em que o capital vale mais do que o social.
    Parabéns pra quem vive bem!

  5. Marcelo Nazario says:

    Pior que no Brasil isto não funciona… A negociata ocorre fora dos balanços contábeis e dos processos internos das empresas … Tem a participação das empresas em coluio com a alta direção…

  6. Enio Barbosa says:

    Alguém sabe me dizer o que rege o código penal da Suécia, no que se refere a prisão em caso de corrupção? Pois acho que não deve ser que nem aqui no Brasil. Ao ler o texto posso dizer que aqui também muitas vezes os caso vão para o congresso “CPI”, e quem está lá para investigar acaba pedindo dinheiro para os acusados e tudo acaba em pizza. Não é so o sistema que resolve mas para isso precisa ter um filtro na sociedade de tal forma a hmens íntegros passarem a ocupar cargos de responsabilidade , o que acontece raramente hoje no nosso país.

  7. Olga Bonifácio says:

    Talvez quando o Brasil voltar a ser colonizado pelo primeiro mundo a gente consiga ter uma administração pública parecida.
    No momento estamos em fase de teste para provarmos para o mundo que os brasileiros não sabem governar o seu país.

  8. Mario Dionel says:

    Essa auditoria seria o papel dos tribunais de contas dos Estados e o TCU. Mas são tribunais de (faz) de conta. Fazem por amostragem e assim mesmo só superficialmente. Depois, mesmo quando acham algo errado o sujeito já está até aposentado.

  9. Ryuji Kanadani says:

    O problema no Brasil é mais complicado porque as estatais já são submetidas a auditoria independente todos os anos. O problema é evitar a colocação de funcionários politicamente indicados e influência política na administração.

  10. Ogilson Antonio Pereira de Almeida says:

    Se o brasileiro criasse vergonha na cara tivesse respeito, e assumisse o seu papel na sociedade, a própria auditoria seria desnecessária. Vamos combinar… Que cultura rasteira foi inserida nesta sociedade. A cada dia surge um golpe novo! E sempre envolve órgãos públicos. É muita falta de cadeia.

  11. Richard Beer says:

    Mas Riksrevisionsverket teve há muito pouco seu proprio escandalo, com uns 20 altos funcionarios recrutados diretamente pela diretora geral (sem licitação verdadeira dos cargos) e com salarios acima da norma!

  12. Rose Langer says:

    O povo sueco é o melhor auditor do governo e o governo por sua vez disponibiliza a technologia necessaria para que o cidadão sueco cheque com transparência onde e como o dinheiro público está sendo usado. Qualquer órgão público por lei tem que responder com seus dados às questões do contribuinte. Avançado? Não,justo!

    • Alexandre Nogueira says:

      Andrey Fagundes eu li o artigo inteiro, muito embora fosse desnecessária a sua leitura na íntegra para entender o cerne da publicação. Trabalho na CGU, e sendo assim, sei que muitas das boas práticas de Auditora Governamental utilizadas na Suécia são aplicadas aqui no Brasil, envolvendo atores como CGU, TCU e MP. Entretanto, como o próprio autor do texto concorda, a auditoria nao evita corrupcao nas estatais, ela mitiga, mas nao elimina. Veja o caso da Petrobras, estatal exemplar, que tinha boas praticas de gestao, que foi tomada pela corrupcao da Alta Adiministracao. Havia ate mesmo uma boa governanca dessa corrupcao, com niveis de autoridade hierarquicos. Pois bem, concluo dizendo que, na minha experiencia de 10 anos na CGU, o que se pode afirmar é que algumas estatais existem justamente para que sejam capturadas por políticos que financiam suas campanhas eleitorais com dinheiro publico. Daí a minha afirmacao de que “seria melhor que a Estatal nem existisse”. Agora, se voce quis apenas me ofender, o que torna esta minha resposta inutil pra você, vá cuidar da sua vida, pra nao dizer outra coisa.

  13. Jose Fier says:

    cadeia de 30 anos sem delação, quem n é pego tudo bem fica livre da cadeia, quem é pegoo azar,, CADEIA SEM DELAÇÃO, mesmo que o estado n consiga prender mais ninguem e n recupere dinheiro algum, mas o cara tem que saber que se ele roubar e for pego n tem perdão e nem delação, vai pra cadeia mesmo 30 anos, ficou rico as custas do dinheiro do povo mas vai curtir o dinheiro roubado na cadeia. com isso roubalheira e falcatrua diminue 90 por cento

  14. João Dantas says:

    Realmente, elementar e óbvio. A questão é mais do que saber o que fazer, é de mudança de mentalidade e de comportamento. O que os auditores suecos fazem de diferente dos auditores brasileiros? talvez, seja importante responder essa e outras questões nesse sentido para entender porque a fiscalização funciona na Suécia enquanto no Brasil é apenas mais um foco de corrupção.

  15. Edson Jose says:

    Para isso existe o TCU e o MP… Estruturas caríssimas e ineficientes na mesma proporção, somado com um judiciário lento que contribui para a impunidade e incentivo ao delito !
    Com esses órgãos funcionando: não teríamos os fichas sujas no Congresso, não teríamos o loteamento de cargos no Executivo, assim melhoraria as aplicações dos recursos públicos e de tabela os serviços públicos… de tabela a economia, pois diminuiria a sonegação e assim poderia diminuir a carga tributária e assim mais recursos para os empresários gerarem empregos devido o aumento do consumo com entrada de desempregados no mercado, além de programas sociais para combater as desigualdades !!!
    Não é complicado quando há interesse e boa fé de quem confiamos !!!
    Brasil é viável, temos um mercado consumidor enorme, como outros países que estão em dificuldades… o mundo pode ser bom e justo pra todos, mas tem países que são citados como exemplos enquanto que na verdade a ganância e o jogo sujo deles desequilibra a economia dos emergentes e dos mais pobres !!!

  16. Cláudio Gomes says:

    Infelizmente no Brasil nada funciona, pois na Petrobras tem diversas auditorias, tanto da estatal como privadas, ministério publico, receita federal e quando necessário a polícia federal, mas não vão a fundo nas auditorias, fica no obâ, obâ e acontece o que vemos hoje e de a muito tempo.

  17. Jose Carlos Soares says:

    O Brasil só atua depois da casa arrombada, mesmo assim por meio de CPI, que só serve para gastar dinheiro do contribuinte, quando o poder executivo nomeia os ministros do STF é justamente para haver coberturar na hora que a corrupção vem a tona!

  18. Licurgo Mourão says:

    No Brasil, temos os Tribunais de Contas dotados de corpo técnico caro e super especializado. A pergunta é: por que não cumprem esse papel? As respostas: STF não permite para as estatais não dependentes (as mais ricas), ausência de know-how do corpo julgador (excesso de politização) e leniência geral do Poder Legislativo que resiste em profissionalizar o controle externo (auditores e julgadores concursados), preferindo entregar esse filão a empresas privadas de auditoria não raro envolvidas em escândalos de “maquiagem” de balanços.

  19. Sergio Malta says:

    Pô ..precisa perguntar pro Sueco como evitar assalto ?? as estatais ?? Qualquer cidadão alfabetizado ..sabe que a armação política do Brasil…é direcionada para o roubo e não para servir o povo…então é assim…quem organiza..LADRÃO ..quem fiscaliza…LADRÃO ..quem julga e sentencia…LADRÃO …..PRECISA PERGUNTAR PRA SUECO…????? PÓ PARÁ …..

  20. José Sotilo says:

    Isso é lógico. Se todas as estatais e repartições públicas fossem auditadas por empresas independentes não nacionais, o deficit público não estaria nessa situação. Eu disse não nacional, pois se fosse não adiantaria nada. Mesmo sendo correta os poderosos fariam mudar os resultados, pois neste país tudo é maracutaia.

  21. Leda Pancho Figueiredo says:

    Primeiro passo, não colocar ninguém indicado por políticos nessas estatais, porque isso é a porta aberta, como exemplo temos o caso do Sr Machado que foi indicado pelo PMDB pra Transpetro, sendo assim garantiu propina a cúpula do partido. Segundo passo fiscalizar qualquer negociação antes da conclusão, pois a fiscalização desses órgãos públicos como TCU, CGU , MP eTCE é bem superficial, pois fiscalizam em cima de fatos concretizados e não a pré-concretização da negociação é aí que mora o problema a “Negociação”, quem vai ficar com quantos de propina. O segundo passo auditoria da auditoria, porque isso ? Porque não dá pra confiar, então é fiscal fiscalizando fiscal, isso seria uma boa freada na corrupção……… político é eleito pra trabalhar para o povo e não para o próprio benefícios……

  22. Edna Oliveira says:

    ESSE É O GRANDE PROBLEMA POIS ESTAS INSTITUIÇÕES NA SUA GRANDE MAIORIA SÃO COMPOSTAS POR PARENTES, FILHAS,ENTEADOS,CUNHADOS,IRMÃOS, TIOS,AVÓS, APADRINHADOS OU INDICADOS POR POLITICOS QUE JÁ POSSUEM MANDATOS OU OCUPAM CARGOS RELEVANTES E POR ISSO FICA DIFICIL DO BRASIL SUPERAR ESSE MAL DA CORRUPÇÃO.

  23. Luiz Parussolo says:

    As pessoas receberam abortamento da razão onde a imaginação, a sensibilização e a argumentação através dos juízos a priori foram abortados e não conseguem entender a extensão do todo e focam nas grandes causas desconhecendo o sofrimento e as destruições provocadas desde 1986 e principalmente nestes últimos 21 anos onde o ser moral morreu e o ente da experiência feita governou sem oposição. Treze presos, entre eles três delegados federais acusados de envolvimento em crimes contra a Previdência Social, serão ouvidos hoje (15), no Fórum Criminal Federal de São Paulo.

    Não prendem porque não querem os cartéis do estado onde podem até comparecer juízes ordinários, desembargadores, procuradores do INSS, servidores, advogados, gente da administração de gerência regional e de cúpula, talvez médicos peritos.
    Já denunciei que o sistema do INSS provavelmente não possuía lacre ou então os benefícios são calculados por programas o que é inconcebível em organismos públicos.
    Se o sistema é alimentado por todos os fundamentos jamais poderá ser processado nada fora dele. Muito menos sem lacre e alimentado manualmente.
    Também descumprindo decisões transitadas em julgado em conjunto com juízes, advogados, procuradores do órgão e gerência regional desde as instâncias administrativas, corregedoria de tribunal e até do Conselho Nacional de Justiça como procedi reclamações e denúncias a todos juntamente com outras denúncias mais que sustentadas para meus direitos expropriados contra direito expresso e decisão do processo de conhecimento transitado em julgado. Também escrevi ao MPF e à PF.
    Em meu processo de aposentadoria criaram e descriaram memórias de cálculos alheios ao banco de dados legítimo frente à Decisão do TRF3 mostrando ou falta de lacre no sistema, bem provável, ou programas também sem lacres desvinculados do sistema.
    Como não é isolado posso acreditar que cada caso poderá ser um caso dependendo de quem seja o direito ou a obrigação.
    Os postos abundam de descumprimentos de leis e normas internas em prejuízos infinitos contra pobres em pedidos de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez, enquanto correm informações de privilégios aos mais afortunados e abençoados pela sorte e também pela esperteza e a boa malícia brasileira.
    No judiciário e onde os departamentos jurídicos do INSS também deve ser responsabilizado, nos processos onde o governo PT distribuiu aposentadorias rurais a revelia pela renda mínima e com contagem de tempo rural, como também invalidez, tem muito o que ser levantado e apurado. Não contando ainda com os privilégios da elite e burguesia e das confrarias, como cabeça os privilégios a maçons.
    Existem peixadas; preferências; complôs entre juízes, procuradores, advogados, desembargadores, tribunais e até o CNJ; perseguições a quem eles parasitam os direitos e as obrigações dos titulares que os adquiriu e conquistou sendo a prestação judiciária é dispensada por lei e tudo deve ser processado pelo órgão,
    Eu mesmo ,acabei vítima desse urubuzada comedora de carcaças da sociedade comum, adestrada no direito e não formados em cursos de ciências jurídicas possível a racionais detentores de apriorismo e virtude. E calças como vestidos existem para serem honrados, à aqueles que possuem plena consciência.
    Comecei trapaceado juntamente com milhares em devoluções de recolhimentos em fundo de pensão de quase 20 anos de contribuições no governo FHC e depois do PT, no compadrio de governo, judiciário, fundo de pensão, central sindical, associações, advogados e tudo mais. Mostrou complô de organização criminosa onde corrupções pouco investigadas apontam desvios bilionários e isso deverá ser só a pontinha do iceberg.
    Resolvi ingressar com aposentadoria por tempo de serviço com contagem legítima de tempo rural e tendo eu entre 1976 a 1990 contribuído anos sobre 20 salários de contribuição, quando foi reduzido o teto para 10 S.M. Recolhi até então, inclusive no período colosso do governo Sarney como todos até 10 salários de contribuição pelo defasado MVR, de 11 a 20 sobre salários mínimos, e não foram devolvidos, nem a mim nem a ninguém o que nem preciso do direito do tempo rural previsto haja vista sobras nos recolhimentos acima dos 10 salários..
    Julgado e acatado integralmente no final de 2007 pelo antigo TRF3 com a turma majoritária ainda do passado criados até o final do Regime Militar, o que deduzo, e por sorte continuando até 2014 com um desembargador da anterior tradição ao novo modelo civil mercadológico e de resultado a partir de 1985. continua..

    • Luiz Parussolo says:

      O Jornal Nacional apresentou gravações de segurados recorrendo em auxílio-doença. Uma inclusive em espera na maca em frente ao INSS por pás carregadeiras chamados de peritos e com diploma de médicos que só por não ter discernimento para respeitar a si mesmos e à medicina é impossível supor que lhes sejam outorgados títulos e responsabilidades de médicos.
      Mas, com relação à pequenina corrupção levantada naAutarquia, talvez para passar melaço na boca da sociedade, os nobres operadores do direito que comparecem expropriando, mancomunando com órgãos e poderes contra direitos, recursos e tudo da sociedade comum, estes que são os verdadeiros trabalhadores porque operam o fazer originário e principal e não atividades sobressalentes, apesar de suas soberbas de granfinos eu ficaria muito preocupado comigo mesmo em seus lugares por atuarem nos dois terços dos processos em trâmite no judiciário sendo promovidos por entes públicos de união, estado e município, por exemplo, onde só o volume atual ultrapassa mais de 100 milhões de processos vindo a sobrecarga desde a judicialização de todos os direitos e obrigações legalmente pertencentes às esferas administrativas, processados sem ônus adicional às esferas e também aos interessados privados. Sendo transferidos ao Poder Judiciário a um custo anual talvez trilionário. Isto desde o governo FHC e talvez para atender as atividades aristocráticas, quem sabe..
      Não é ignorado que todos esses processos pertencem à esfera administrativa e é lá legalmente que devem ser processados, todos, sendo que todos integram sistemas de computadores e todos os históricos devidamente alimentados em bancos de dados.
      Portanto, um operador do sistema, muitos até no atendimento de frente, aperta botões e ali mesmo com o processamento, análise, críticas, deferimento ou não e comando para liberações, isto num único processo e em poucos minutos.
      Além disso sem ônus algum para os erários públicos e aos interessados, enquanto os modelos desnaturados de governos, união, estados e municípios, transferem responsabilidades administrativas quase sem ônus ao poder judiciário por ônus absurdos em bilhões ou até trilhão ano ao poder público e à sociedade para manter serviços sobressalentes (estes não podendo ser considerados trabalhos pois a fonte originária de trabalho é o agente administrativo público) a atividades aristocráticas trazendo prejuízos inestimáveis aos seus beneficiário, às áreas sociais gerais, à produção e ao consumo e à arrecadação tributária e destruindo principalmente trabalhadores e aposentados.
      Na minha medíocre convicção, além da mediocridade e carência governamental geral, isto pode ser considerada uma grande corrupção indireta e crime contra os direitos humanos por existir conhecimento deliberado do que está sendo feito na transferência dos serviços todos ao judiciário onde até auxílios e aposentadorias por invalidez são negadas administrativamente propositadamente para serem recorridas ao judiciário.
      Em termos de ideal e dignidade, sem referência à postura do estado governo, o peso é muito elevado aos cidadãos comuns e às atividades pequenas, médias e grandes para ser suportado.
      Isto sim é o verdadeiro custo Brasil e a oneração da sociedade e do erário juntamente com os privilégios tributários às elites e aos conglomerados.
      Por mais que queiram comparecer de justiça e equilíbrio do estado tido democrático de direito nos processos onde o poder público comparece como devedor, pelo menos, são custo, prejuízo e tropeço para a nação e o país. Considerando também que como credor maior percentual ou quase tudo as ações administrativas e judiciais também são movidas em decorrência de arbitrariedades e incompetência legislativa e funcional.
      Luiz Parussolo.

  24. Audair Suassuna says:

    É verdade,perdemos a esperança nos políticos brasileiros, depois do mensalão a corrupção explodiu mais ainda, apesar de prisões todos nós pensávamos que os corruptos iam se recolher, ledo engano, aumentaram com o rapa que fizeram na Petrobras e muitas outras..

  25. Arthur Vieira says:

    Todos os órgãos fiscalizadores do poder executivo são indicados por eles com extensas e elevadas mordomias que os levam a subserviência a este poder, ou seja, aqui está tudo errado, completamente diferente da Suécia de de outros países sérios.Todos nós sabemos que as empresas públicas brasileiras o nível de corrupção é elevado. Um exemplo que deveria ser feito aqui, para todas as obras públicas, seria contratar seguradoras, a exemplo de alguns países, pois a seguradora seria responsável pela correta execução, prazo ematerial empregado,inclusive pelos prejuízos .

  26. Evaristo Araujo says:

    “Eu proporia que se substituíssem todos os capítulos da Constituição por: Artigo único. Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara”. Essa solução foi proposta há décadas por Capistrano de Abreu.
    Ao contrário disso, há quase 30 anos discutimos direitos e mais direitos sem qualquer contrapartida de quem quer que seja.
    A conta simplesmente não fecha, daí os mais próximos do poder se locupletam e o resto paga a conta.

  27. Alexandre V Veado says:

    Isto implantado no Brasil, acabaria com as barganhas políticas… Alguém, em sã consciência, acredita que com esta corja controladoras, isto será possível? Além dos salários e mordomias aviltantes, ainda levam pelas beiradas muito mais…

    • Laila Cavalcante says:

      Exatamente. A resposta do auditor sueco não é tão elementar assim, porque recai no “Who watches the watchmen?” Ou seja, que audita os auditores? Quem garante que eles seriam incorruptíveis? Um solução seria realmente contratar uma auditoria de fora.

  28. Fernando Carneiro says:

    Claudia, excelente artigo. O único ponto que ele me faz pensar é que todas as nossas grandes companhias abertas que são estatais tem EXATAMENTE todos os mecanismos de controle supracitados. Seja em seus estatutos, no ambiente autorregulatório onde participam (bolsas em seus respectivos níveis de listagem) e no que são norteadas pela Lei das S.A. Tentamos agora passar uma lei de maior regulação e transparência das estatais. Não julgo se foi boa ou ruim. O ponto é que todos os safeguards e checks and balances existem. Mas sempre foram historicamente desrespeitados.E agora esse governo ainda quer usar Furnas para agraciar alguns congressistas. Nesse contexto, infelizmente, a listagem dos blocos de controle nas bolsas seria o único caminho que consigo enxergar. Poderiam pulverizar o capital para pessoa física, mas não vejo demanda para isso, infelizmente.

  29. Maria Jose Dantas says:

    Camara já jogou pra escanteio as leis de transparencia de renda por parlamentares, se a CGU foi extinta i magine se iriam implantar uma auditoria como esta da suécia, seria e é saída, quando SAIR 80% daquele congre$$o d elá. Ou renova-se tudo ou nada mudará, pelo que jeito, piorará, quando vc ver o FMI elogiar, tenha medo. FMI elogiando o Brasil.

  30. Chico Perez says:

    Aqui os diretores das estatais iriam oferecer propina para os auditores e eles iriam aceitar. Lá a mentalidade é outra e já moldou a cabeça das pessoas.Lá eles pensam em grupo e aqui só agimos em benefício próprio. Essa é a diferença.

  31. Genilio Júnior says:

    É simple guando essa estatal for vendida isso acaba pois tem alguém para tomar conta do que e seu . Não existe um político por ex. Ganhar em quatro anos 400 mil de salários e gastar 500 na campanha é claro que ele vai roubar, ninguém faz um investimento deste perdendo .

  32. Alexandre Botta says:

    O grau de transparência dos atos de gestão nas estatais ainda é pequeno no Brasil. A subserviência política dos detentores de cargos de direção aos seus padrinhos e patrocinadores transforma as estatais em instrumentos de corrupção e desvios de recursos públicos, tudo acobertado pelo manto ingênuo do “interesse nacional”. Esse modelo tem que ser repensado.

  33. Dilma Azevedo says:

    Suécia é Suécia aqui é Brasil.
    A corrupção dos políticos aqui esta no sangue.
    So o povo pode fazer esta reviravolta.
    No voto a começar destas eleições para prefeitos não votando nos partidos golpistas e mem nos golpistas
    Em 2018 tiraria o resto.
    Ninguém vai mudar nosso país a não ser o voto.

    • Augusto Mascarenhas says:

      O voto consciente seria um avanço, mas ele sozinho não resolve. A verdadeira democracia é a democracia participativa, em que o povo não só vota, mas participa de alguma forma dos processos decisórios governamentais. Há diversas formas de fazer isto.

    • Augusto Mascarenhas says:

      O voto consciente seria um avanço, mas ele sozinho não resolve. A verdadeira democracia é a democracia participativa, em que o povo não só vota, mas participa de alguma forma dos processos decisórios governamentais. Há diversas formas de fazer isto.

  34. Maria Angela says:

    Eu sou contra acabar com as estatais, sistema de saneamento básico, energia, telefonia, petrolifera não podem ser privatizados. Empresas de fora não podem comandar esses serviços citados acima …. é um bem nacional não podemos ficar mas mãos de estrangeiros. Olha a porcaria que foi privatizar a TELESP, BANESP

  35. Maria Angela says:

    Eu sou contra acabar com as estatais, sistema de saneamento básico, energia, telefonia, petrolifera não podem ser privatizados. Empresas de fora não podem comandar esses serviços citados acima …. é um bem nacional não podemos ficar mas mãos de estrangeiros. Olha a porcaria que foi privatizar a TELESP, BANESP

  36. Lainês Lainês says:

    Estatais em serviços essenciais, ok. Demais servem, no Brasil, como cabides de emprego e cabos eleitorais. Não produzem o desejável, mas consomem o patrimônio público como bem temos visto. E o jeitinho brasileiro transforma auditores honestos em vítimas passivas da corrupção sempre ativa.

  37. Enio Barbosa says:

    E qual é a empresa com uma Diretoria corrupta que vai contratar uma auditoria séria? Olha o exemplo da Petrobras!!!! O tem que ter no Brasil é uma justiça mais atuante colocar em pratica a prisão de 2 instancia para que seja feito um filtro de tal forma que homens corretos cheguem ao poder evitando assim essa palhaçada que já perdura por anos.

  38. Sergio Felisbino says:

    A Somarco é privada. Vai lá em Mariana dizer que empresa privada é uma maravilha. O Escândalo do CARF são de corruptos privados tentando não pagar multas. Para ficar só nesses dois exemplos. Políticos corruptos destroem até as poucas coisas boas do capitalismo.

  39. Evanilton Queiroz Francisco says:

    No Brasil, as auditorias independentes seriam corrompidas pelos dirigentes da coisa pública ou privada. Sinceramente, em vários séculos, não vislumbro algo de bom no futuro desse país, pois a corrupção já está inserida na cultura do povo, é como um câncer agressivo em fase de metástase.

  40. Paulo C Neves says:

    enquanto isso aqui no pais dos bananas preferem entregar a estrangeiros suas proprias descobertas..petrobras por ex heheheh brezil pais de tolinhos..torpes e tontos.ate nao querer mais…..

  41. Sebastião Ortiz says:

    Aqui no Brasil o que precisa e acabar com a impunidade. Como ñ ocorrer desvios e corrupção em adm públicas se os responsáveis pela fiscalização são funcionários indicado por políticos. Exemplo: TCE,TCU. Os tribunais de Contas Estaduais são formados por antigos deputados em fim de carreira. Assim como na UNIÃO,todos apadrinhados e indicados e tornando inviável uma fiscalização seria.

  42. Rapha says:

    Ou seja, o sistema privado de gerenciamento seria mais adequado para o Brasil, já que não podemos deixar as estatais nas mãos dos políticos nem dos funcionários públicos ineficientes e sem capacidade técnica. Empresas para empresários. Empresa que não dá lucro não deve continuar existindo com recursos do governo. E pela parcialidade do blog, dessa vez não vi ninguém falando do golpista e nem citando a refinaria de Pasadena.

  43. gamefly free trial says:

    I have been surfing on-line more than three hours nowadays,
    yet I never found any interesting article like yours.
    It is beautiful price sufficient for me. In my view, if all
    website owners and bloggers made excellent content as you probably did, the net can be
    much more helpful than ever before.

  44. free minecraft says:

    Hey! I know this is kind of off topic but I was wondering if you
    knew where I could locate a captcha plugin for my
    comment form? I’m using the same blog platform as yours
    and I’m having problems finding one? Thanks a lot!

  45. how to download minecraft says:

    I do consider all of the ideas you have offered on your post.

    They’re very convincing and can definitely work. Nonetheless,
    the posts are very short for novices. May you please
    lengthen them a little from subsequent time? Thank you for the post.

  46. g says:

    My partner and I stumbled over here coming from a different website and thought I might as well check things out.
    I like what I see so now i’m following you. Look forward to looking at your web page again.

  47. g says:

    Hi to every one, as I am actually eager of reading this website’s post to be updated on a regular basis.
    It includes fastidious stuff.

  48. g says:

    Every weekend i used to pay a quick visit this web site,
    as i wish for enjoyment, for the reason that this this site conations actually fastidious funny data too.

  49. g says:

    I do consider all of the concepts you have presented in your post.
    They are really convincing and will definitely work.
    Nonetheless, the posts are very short for newbies. May you please lengthen them a little from next time?

    Thanks for the post.

  50. mojang minecraft download says:

    After looking into a few of the articles on your blog, I really appreciate your technique of
    blogging. I added it to my bookmark webpage list and will be checking back in the near future.
    Please check out my web site as well and tell me your opinion.

  51. minecraft download pc says:

    We absolutely love your blog and find many of your post’s to be precisely what I’m looking for.
    can you offer guest writers to write content in your case?
    I wouldn’t mind writing a post or elaborating on some
    of the subjects you write about here. Again, awesome site!

  52. gamefly free trial says:

    Hiya! Quick question that’s totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly?
    My web site looks weird when viewing from my iphone4.
    I’m trying to find a theme or plugin that might be able
    to resolve this problem. If you have any recommendations, please share.
    Cheers!

  53. how to get help in windows 10 says:

    Hmm it seems like your website ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I as well am an aspiring blog writer but I’m still
    new to the whole thing. Do you have any helpful hints for rookie blog writers?
    I’d definitely appreciate it.

  54. gamefly free trial says:

    This is the perfect webpage for anybody who really wants to understand this topic.

    You understand so much its almost hard to argue with you (not
    that I really would want to…HaHa). You certainly put a brand new spin on a
    topic that’s been discussed for a long time. Great stuff,
    just great!

  55. gamefly free trial says:

    I feel that is among the such a lot important info for me.

    And i am happy studying your article. But should commentary on some general things, The website style
    is wonderful, the articles is really great : D. Excellent activity, cheers

  56. gamefly free trial says:

    Nice post. I was checking constantly this
    weblog and I am inspired! Extremely useful info specially the closing phase 🙂 I
    handle such information a lot. I was seeking this certain information for a long
    time. Thanks and good luck.

  57. gamefly free trial says:

    Hey there! This is my first visit to your blog! We are a collection of volunteers and starting a new initiative
    in a community in the same niche. Your blog provided us beneficial information to work on. You
    have done a wonderful job!

  58. gamefly free trial says:

    I’m impressed, I must say. Seldom do I come across a
    blog that’s both educative and entertaining, and
    let me tell you, you’ve hit the nail on the head.
    The problem is something too few folks are speaking intelligently about.
    I am very happy I came across this during my search for something
    concerning this.

  59. gamefly free trial says:

    Excellent blog! Do you have any recommendations for
    aspiring writers? I’m hoping to start my own site soon but I’m
    a little lost on everything. Would you suggest starting with a free
    platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out
    there that I’m completely overwhelmed .. Any
    tips? Bless you!

  60. son dakika yalova haberleri says:

    Zune and iPod: Most people compare the Zune to the Touch, but after seeing how slim and surprisingly small and light it is, I consider it to be a rather unique hybrid that combines qualities of both the Touch and the Nano. It’s very colorful and lovely OLED screen is slightly smaller than the touch screen, but the player itself feels quite a bit smaller and lighter. It weighs about 2/3 as much, and is noticeably smaller in width and height, while being just a hair thicker.

  61. quest bars cheap says:

    Yesterday, while I was at work, my sister stole my apple ipad and tested to
    see if it can survive a 40 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she
    has 83 views. I know this is totally off topic but I had
    to share it with someone!

  62. tinyurl.com says:

    When someone writes an piece of writing he/she retains the image
    of a user in his/her brain that how a user can understand it.
    So that’s why this piece of writing is outstdanding.
    Thanks!

  63. quest bars cheap 2019 coupon says:

    You’re so cool! I don’t suppose I’ve read something like
    this before. So great to discover another person with genuine thoughts on this subject matter.
    Really.. many thanks for starting this up. This site is one thing that is required on the internet, someone with some originality!

  64. natalielise says:

    We stumbled over here from a different web page and thought I should
    check things out. I like what I see so now i am following you.

    Look forward to finding out about your web page
    yet again. pof natalielise

  65. plenty of fish dating site says:

    Hmm it looks like your website ate my first comment
    (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I
    submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything.
    Do you have any tips for first-time blog writers? I’d
    genuinely appreciate it.

  66. pof https://natalielise.tumblr.com says:

    Does your website have a contact page? I’m having problems locating it but, I’d like
    to shoot you an email. I’ve got some creative ideas for your blog you might
    be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it grow
    over time. pof natalielise

  67. dating site says:

    I am curious to find out what blog platform you’re utilizing?
    I’m having some minor security issues with my latest blog and I would like to find something more
    secure. Do you have any suggestions?

  68. minecraft games says:

    hello there and thank you for your info – I’ve certainly picked up anything
    new from right here. I did however expertise some technical points using this website,
    since I experienced to reload the website many times previous to I could
    get it to load properly. I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times will often affect your placement in google and can damage your high-quality score if ads and marketing with Adwords.
    Anyway I am adding this RSS to my email and can look out for a lot more of your
    respective fascinating content. Ensure that you update this again soon.

  69. minecraft games says:

    Hello there! I could have sworn I’ve visited this site before but after looking at some of the posts I
    realized it’s new to me. Anyhow, I’m certainly delighted I discovered it and I’ll be bookmarking it and
    checking back frequently!

  70. minecraft games says:

    Simply want to say your article is as astounding.
    The clearness in your post is simply spectacular and i can assume you are an expert on this subject.
    Fine with your permission allow me to grab your
    feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please continue the enjoyable work.

  71. Jonathan Nolan says:

    I precisely wanted to thank you so much once again. I am not sure the things that I would’ve sorted out without the actual creative concepts shared by you concerning such a theme. This has been the challenging condition for me personally, nevertheless viewing your expert manner you resolved that made me to weep over delight. I will be grateful for the service and in addition trust you find out what a powerful job that you are doing training many others via your website. I am certain you’ve never got to know any of us.

  72. Stewart McGrath says:

    Nice post. I used to be checking continuously this weblog and I am impressed! Extremely useful information particularly the ultimate phase 🙂 I maintain such info a lot. I used to be seeking this certain info for a long time. Thanks and best of luck.

  73. minecraft games says:

    Undeniably believe that which you said. Your favorite reason seemed to be on the net the easiest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get irked while people consider worries that they plainly don’t know about.
    You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  74. Alexander Sanderson says:

    Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam comments? If so how do you prevent it, any plugin or anything you can advise? I get so much lately it’s driving me crazy so any support is very much appreciated.

  75. quest bars cheap says:

    What’s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I’ve
    discovered It absolutely helpful and it has helped me out loads.
    I hope to contribute & assist different customers like its helped me.
    Great job.

  76. Carl May says:

    Thanks for your posting. Another element is that being a photographer entails not only trouble in capturing award-winning photographs but additionally hardships in establishing the best digital camera suited to your requirements and most especially problems in maintaining the caliber of your camera. This is very accurate and obvious for those photography addicts that are straight into capturing the nature’s engaging scenes — the mountains, the actual forests, the wild or the seas. Going to these adventurous places unquestionably requires a camera that can surpass the wild’s hard landscapes.

  77. quest bars cheap says:

    Hi there, just became aware of your blog through Google, and found that it is truly informative.

    I’m gonna watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future.
    Many people will be benefited from your writing. Cheers!

  78. quest bars cheap says:

    I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you
    create this website yourself or did you hire someone to do it for you?
    Plz reply as I’m looking to design my own blog and would
    like to know where u got this from. thanks a lot

  79. quest bars cheap says:

    Hello there! I know this is kinda off topic but I was wondering if you
    knew where I could locate a captcha plugin for my comment
    form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having problems finding
    one? Thanks a lot!

  80. quest bars cheap says:

    We are a group of volunteers and starting a new scheme
    in our community. Your website provided us with valuable information to work on.
    You’ve done an impressive job and our entire community will be grateful to you.

  81. quest bar says:

    I just like the helpful info you supply for your articles.
    I will bookmark your weblog and check once more right here regularly.
    I am rather certain I’ll be informed a lot of new
    stuff right here! Good luck for the next!

  82. Pingback: Google

  83. Joe King says:

    When I initially commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a remark is added I get four emails with the identical comment. Is there any means you’ll be able to remove me from that service? Thanks!

  84. Bernadette Berry says:

    Simply desire to say your article is as astonishing. The clarity in your post is just excellent and i can assume you are an expert on this subject. Well with your permission let me to grab your feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

  85. coconut oil says:

    I simply could not leave your site prior to suggesting that I actually enjoyed the
    standard information an individual supply for your guests?
    Is going to be again regularly in order to investigate cross-check
    new posts

  86. Karen Abraham says:

    I have learned result-oriented things out of your blog post. Yet another thing to I have recognized is that generally, FSBO sellers are going to reject an individual. Remember, they can prefer to never use your expert services. But if you maintain a comfortable, professional relationship, offering support and remaining in contact for about four to five weeks, you will usually have the capacity to win an interview. From there, a house listing follows. Many thanks

  87. Ella Dowd says:

    Howdy! This post couldn’t be written any better! Reading through this article reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I’ll send this post to him. Pretty sure he will have a good read. Many thanks for sharing!

  88. coconut oil when says:

    Hello! I know this is somewhat off topic but I was wondering which
    blog platform are you using for this site? I’m
    getting fed up of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives
    for another platform. I would be awesome if you could point me
    in the direction of a good platform.

  89. Pingback: Google

  90. coconut oil why says:

    It is appropriate time to make some plans for the long run and it is time to be happy.

    I’ve read this submit and if I may just I want to suggest you some attention-grabbing
    things or suggestions. Maybe you could write
    next articles referring to this article. I want to learn more issues approximately it!

  91. plenty of fish dating site says:

    Just want to say your article is as astounding.
    The clearness in your post is simply nice and i can assume you are an expert on this subject.
    Fine with your permission let me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post.
    Thanks a million and please keep up the rewarding work.

  92. tinyurl.com says:

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog
    that automatically tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite
    some time and was hoping maybe you would have some experience with something like
    this. Please let me know if you run into anything. I truly
    enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  93. tinyurl.com says:

    Admiring the dedication you put into your site and detailed information you provide.
    It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material.
    Great read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  94. for coconut oil says:

    It’s the best time to make some plans for the
    future and it’s time to be happy. I’ve read this post and if I could I desire to suggest you some
    interesting things or advice. Maybe you could write next articles referring to this article.
    I wish to read more things about it!

  95. quest bars cheap says:

    Simply wish to say your article is as astounding. The clarity for your put up is simply excellent and that i could assume
    you are an expert on this subject. Fine together with your permission let me to snatch your feed to keep up to date with imminent
    post. Thanks a million and please continue the gratifying
    work.

  96. ps4 games says:

    Hi there, I discovered your site by means of Google even as searching for a
    comparable matter, your website got here up, it appears to be like good.
    I have bookmarked it in my google bookmarks.
    Hi there, just turned into aware of your weblog thru Google, and located
    that it’s really informative. I am gonna be careful
    for brussels. I’ll be grateful for those who continue this in future.
    Lots of other folks will probably be benefited out of your writing.
    Cheers!

  97. ps4 games says:

    Howdy this is somewhat of off topic but I was wanting to know if
    blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with
    HTML. I’m starting a blog soon but have no
    coding experience so I wanted to get guidance from someone with
    experience. Any help would be enormously appreciated!

  98. ps4 games says:

    Howdy! This post couldn’t be written any better!

    Reading through this post reminds me of my good old room mate!

    He always kept chatting about this. I will forward this write-up to him.

    Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!

  99. quest bars cheap says:

    Hey there would you mind stating which blog platform
    you’re using? I’m looking to start my own blog soon but I’m having a hard time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs
    and I’m looking for something completely unique.

    P.S Sorry for getting off-topic but I had to
    ask!

  100. ps4 games says:

    Hmm it seems like your site ate my first comment (it was extremely long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your blog.

    I too am an aspiring blog writer but I’m still new to the
    whole thing. Do you have any helpful hints for inexperienced blog writers?
    I’d definitely appreciate it.

  101. coconut oil says:

    Hello There. I found your blog using msn. This is a really well written article.

    I will be sure to bookmark it and return to read more of your
    useful info. Thanks for the post. I will definitely comeback.

  102. match.com free trial says:

    Hey this is kind of of off topic but I was wanting
    to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to
    manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding know-how
    so I wanted to get advice from someone with experience. Any
    help would be enormously appreciated!

  103. sling tv says:

    This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your excellent post.
    Also, I have shared your web site in my social networks!

  104. sling tv says:

    Today, I went to the beach front with my children. I found a sea shell and gave
    it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and
    screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell
    someone!

  105. sling tv says:

    Woah! I’m really digging the template/theme of this site.

    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s hard to get that
    “perfect balance” between usability and visual appearance.
    I must say that you’ve done a amazing job with this.
    Additionally, the blog loads extremely quick for me on Internet explorer.
    Outstanding Blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *