O Fundo do Petróleo norueguês e o Pré-Sal brasileiro

CRÔNICAS DA ESCANDINÁVIA

Por Claudia Wallin

A essa altura, os noruegueses poderiam estar razoavelmente desesperados, ou já tramando algum pacto de suicídio. Os preços do petróleo despencam como uma jaca madura, e a Noruega deve sua riqueza e bem-estar ao ouro negro.

Mas não se fala em crise no país. Por quê?

Porque nos anos 90 a Noruega criou um Fundo do Petróleo (o “Oljefondet”), a fim de economizar a fabulosa fortuna do petróleo e assim assegurar o bem-estar dos cidadãos e das gerações futuras.

É o modelo que serviu de inspiração, em parte, para o fundo brasileiro do pré-sal.

Trata-se do maior fundo soberano do mundo – e pertence ao povo norueguês. Isso quer dizer que há limites rigorosamente demarcados para que os políticos possam tocar o dinheiro do petróleo, e que a gestão pública dos recursos obedece a rígidos critérios de transparência e ética.

Pergunte a um norueguês, e ele dirá: o Fundo foi criado para beneficiar os nossos filhos, e também os filhos dos nossos filhos.

O Oljefondet é controlado pelo Ministério das Finanças, mas gerenciado pelo Banco Central da Noruega. Foi o seu conselho de ética que decidiu no fim de janeiro, sob pressão das recorrentes denúncias de corrupção na Petrobrás, colocar em observação o investimento do Fundo na estatal.

No modelo norueguês, a regra de ouro é que o governo só pode gastar o dinheiro gerado pelo retorno dos investimentos das aplicações do Fundo, a um teto fixado em 4% ao ano. Mexer no capital do Oljefondet, só em circunstâncias especiais – o que nunca ocorreu, até a recente virada na maré dos preços do barril.

Desde o princípio, consolidar uma sociedade igualitária e manter a estabilidade da economia, com práticas de boa governança, foi a prioridade dada pelos noruegueses ao dinheiro que caiu do céu. Aliás, do mar.

A Noruega era um país de camponeses e pescadores quando descobriu imensas reservas de petróleo no Mar do Norte, no fim dos anos 60. O casamento da sorte com a prudência gerou uma prosperidade meteórica, que alçou o país ao clube dos mais ricos do planeta.

O povo norueguês deixou de ser um dos mais pobres da Europa, para se tornar um dos mais afluentes e socialmente justos: o país passou a escalar o topo de todos os rankings globais de progresso e bem-estar social, com sua sociedade que escolheu como ideal dar a todos os cidadãos as mesmas oportunidades e garantias de uma vida digna.

Noruega: antes e depois

Aos poucos, a Noruega se converteu no maior produtor de petróleo da Europa Ocidental, e o terceiro maior exportador de gás natural do mundo. E conseguiu transformar os recursos obtidos, sobretudo através dos impostos pagos pelas companhias petrolíferas e pelas licenças de exploração, em riqueza e prosperidade para a população como um todo.

Mas a queda dramática nos preços do petróleo vem perturbando o éden norueguês.

O valor do barril caiu de mais de 110 dólares, em 2014, para os atuais cerca de 30 dólares.

Dizem os noruegueses que o momento não é de crise – e sim de adaptação.

“Vendemos muito petróleo quando os preços estavam altos, e economizamos grande parte do dinheiro que recebemos”, diz Ragnar Torvik, professor de Economia da universidade de Trondheim.

“O resultado é que a economia norueguesa está bem equipada para enfrentar a queda dos preços do petróleo, e o desafio da diversificação”.

Mas o país acende a luz amarela: pela primeira vez desde a criação do Oljefondet, os noruegueses recorrem agora ao seu gigantesco Fundo soberano do petróleo, de mais de 800 bilhões de dólares, para equilibrar o orçamento.

O setor petroleiro responde por cerca de 25% do PIB norueguês, e diversificar a economia para quebrar a dependência do ouro negro é preciso. Já.

No país que é um dos mais ricos do mundo em termos per capita, a demissão de quase 30 mil trabalhadores do setor desde 2014 é um fato, e o índice de desemprego atingiu 4,1% em 2015.

“A economia norueguesa, como um todo, não está em crise”, diz a ministra das Finanças, Siv Jensen.

“Mas é uma crise para as empresas, as regiões e as famílias afetadas pela transformação estrutural da economia”.

Fica a lição norueguesa: a palavra de ordem é usar o dinheiro do Fundo com sabedoria, e agir como se o petróleo já tivesse acabado.

 

10 de Julho de 2016

Para o Diário do Centro do Mundo

 

1.588 thoughts on “O Fundo do Petróleo norueguês e o Pré-Sal brasileiro

  1. Marcos Amaral says:

    Nao vamos fazer comparações, n?o. Norueguês é gente cidad?. Enquanto nós, espólio! No maior estado do país, São Paulo, a população foi para as Ruas apoiar essa cambada que está aí, financiada pela elite Brasileira que desempregosu ela. Portanto, não nivelem gente, com lixo, não. Noruega é primeiro mundo. O Brasil tem tanto ladr?o, que as fabricas n?o deram vencimentos na fabricação de tornozeleiras eletrônicas. Daqui a pouco, tem Olimpíadas e vai que o Brasil ganha? Seremos o melhor Pais do mundo. Eta raça ruim, somos nós!

  2. TJ Skinner says:

    Caraio, veio, vcs criticam os politicos que roubam os “Fundos” (nao é so esse), mas nao tem coragem de criticar o TCU, a CGU, o MPF que sao omissos quanto a isso.
    VAMOS METER O PAU NO TCU e nao acusar politico.

  3. Leandro Tideman says:

    Eu acho que nao importa quem extrai o petróleo. O que importa são os impostos que deveriam ser cobrados na extração. Acho que deveria privatizar a Petrobrás, abrir mercado pra todas as empresas pra entrar mais capital estrangeiro e cobrar impostos sobre o óleo. Essa historia de “o petróleo é nosso” é pura enganaçao.

    • Robson Santos says:

      A matéria fez uma excelente analogia ao dizer que, o petróleo na Noruega é considerado “ouro negro”.
      Na lista da OPEP a Noruega está na primeira posição, com o preço da gasolina mais cara do mundo, pois lá não existe subsídios nesse setor, com a simples finalidade de usar os recursos, para investir na educação de qualidade.
      Uma empresa estatal é viável quando há uma intenção governamental de reverter os recursos à população, que na prática é assim que deve ser. Infelizmente aqui no Brasil ter estatal, seja prestando qualquer tipo de serviço todos sabemos no que dá, por isso a campanha ferrenha por privatização vem sendo a doutrina a seguir.

    • Lia Khalo says:

      Kkkkkkjkk vc leu o texto?! Realmente vender tudo é a solução! Ficamos sem nada e felizes. A Noruega enriqueceu com o petróleo estatal. A África vendeu pra as multinacionais, hoje se vê a diferença de quem fez o certo.

    • Leandro Tideman says:

      Lia Khalo O que é “ficar sem nada”? Nós estamos enriquecendo com o petróleo estatal? Ou a estatal esta toda endividada? Se vc não sabe, é possível comprar um “pedaço” da empresa, que é conhecido como “ação”. E a Africa inteira é dominada por ditaduras socialistas. Ve?
      “Há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe vossa vã filosofia.”

    • Conceição Soares says:

      Como fazê uma revolução, se cada um tem um objetivo diferente?
      Muitos não estão preocupados com o país, más com interesse particular, como se o maú só afetasse uns e outros não.
      Na minha opinião ( não entendo) revolução. Seria se todos ou quase todos tivessem interesses iguais

    • Cici Kaneyuki says:

      O problema, como você mesmo disse, é a corrupção e não as estatais. Elimina-se o problema – o sistema de corrupção – e não a estatal. Ou então teremos problemas maiores, vide Samarco/Vale e operadoras de telefonia.

    • Luiz Gonzaga S Lima says:

      Vejam o exemplo da Petrobrás, pagamos o combustível mais caro do mundo, se a empresa dá lucro não vemos aplicação do resultado financeiro, se dá prejuízo o povo tem que arcar, há décadas que é utilizada como fonte para a corrupção e para empregar políticos e seus amigos. Só sendo portador de um nacionalismo insano para defender esta empresa. Outro exemplo, os correios com prejuízo de Bilhões, onde em todo mundo empresa deste tipo dá lucro, porque mantê-la como estatal ?
      O estado deveria se preocupar com suas funções essenciais (educação, saúde, segurança) que por sua vez oferece um serviço de péssima qualidade, deveria deixar o resto para a iniciativa privada e promover a concorrência. Vejam exemplo da Embraer, uma empresa de ponta, se estivesse nas mãos do governo já teria falido há muito tempo.
      Dizer que a empresa no controle da iniciativa privada vai trazer problemas é um grande engodo, falácia, a empresa estatal é carente de gestão, planejamento e controle, não fazem gerenciamento de seus projetos, tudo fica mais caro, com prazos, custos e qualidade nunca cumpridos e o povo tem que arcar calado com toda esta incompetência.

  4. Angela Silva says:

    Aqui no Brasil se tivessem criado um fundo desse para beneficiar o povo, já teriam roubado há muito tempo, roubar aqui compensa nunca é preso, e se for o dinheiro q roubaram nunca voltam para os cofres públicos, e ainda temos os políticos mas corruptos do mundo, q usam as suas influências e manobras, entre si para se beneficiarem e serem presos, é de morrer de raiva e pensar em se mudar para outro país de tanto ódio dessa justiça brasileira.

  5. Eber José Soragi says:

    Culpando so politicos? Afinal que colocou eles la, sabendo que estavam roubando a tempos? Pais da impunidade. E ainda falam em pre sal…os Estados Unidos nao demora e sera o maior produtor do ouro negro. Sem contar que muitos paises estao procurando outras alternativas para energias sustentaveis. Pre sal e falacia.

  6. Alex Medeiros de Oliveira says:

    Tudo isso é por conta de leis fracas ,que dá margem a interpretações distorcida os estados brasileiros precisa de autonomia cada estado ser dona dois seus recursos sem repasse pra união com governos municipais e estaduais forte e suas leis…Brasil é um país muito grande pra ser administrado por um governo centralizado não tem como atender as demandas das regiões somos iguais falamos um mesmo idioma mas diferentes em costumes e necessidades.

  7. Raimundo Nonato Neto says:

    O fundo criado aqui serviu para enrricar politico corrupto e ladrao somos o oposto de todas as nacoes la fora ladrao e’ ladrao aqui e ‘ contrario penalisa -se os trabalhadores e da mordomia aos ladroes somos um paiz do quarto mundo

  8. Ricard Penina Sans says:

    E triste de falar, más o Brasileiro e muito individualista e egoista, depreça muito ao proximo, sobre tudo si e pobre. Ai a raiz do problema brasileiro, não tem senso de comunidade integral, so chegatam ao pais, os imigrantes a ganhar dinheiro e ficar ricos e numca a amarlo e formar parte da comunidade, so a explorarlo!!!!

    • Nádia Regina Macedo Rocha says:

      Rogerio Silva, o Fundo Soberano foi usado para tapar os rombos, oriundos dos 13 anos de roubalheira petista! Como poderia existir um Fundo de Petróleo, se até nossa maior empresa petrolífera foi levada à quase falência por causa dos roubos? Se nossos Fundos de Pensão não escaparam dos famigerados ladrões? É muito pouco tempo para o novo governo roubar tanto, vc não acha? Fanatismo “emburrece” as pessoas, meu jovem!!!!

    • Rogerio Silva says:

      Nádia Regina Macedo Rocha vc está desinformada, o fundo foi usado para pagar o custo do GOLPE, as manifestações pagas aos movimentos pagos, as empresas a Fiesp. O governo Dilma pediu 80 Bi de difit e foi negado e Cunha aprovou 190 Bi de difit.. Muita ignorância sua.

    • Isaac Tamai says:

      Bom dia Carlos, no Brasil o que existe não se resume a conceitos bonitos como vc falou ,e puro banditismo mesmo estes tecnocratas,politicos e funcionários públicos não estão nem aí com o Brasil é o povo brasileiro são bandidos egoístas ao extremo e nem um pouco patriotas é o pior ainda acham que estão certos na condução de suas ideologias,olha Carlos está difícil o Brasil decolar não é mesmo,somos um povo muito egoísta e individualista como vc falou,mas vamos ser otimistas e quem sabe daqui uns 50 anos não é mesmo,teremos um país mais justo e próspero para todos ,abs saúde e paz para você e sua família.

  9. Almeida José says:

    Comparar o Brasil com a Noruega é pelo menos insensato, desde o renascimento comercial os povos nórdicos já criavam organizações que regulavam as dinâmicas econômicas e o Brasil nem mesmo existia.

  10. Marly Godoy says:

    É mais aqui no Brasil a sabedoria e a competência passa longe da maioria dos políticos que aí estão São gananciosos, arrogantes, incompetente s , querem viver da boquinha. A boa governança não existe aqui e ainda aposto que eles nem sabem o significado de “BOA GOVERNANÇA “

    • Isaac Tamai says:

      Bom dia Marly ,os políticos tupiniquins sabem o significado da boa roubalheira e da tecnologia dos desvios de dinheiro público para o bolso deles,infelizmente vivemos em um país em que ser político ou trabalhar para o governo e sinônimo de ficar bilionário ou muito rico através roubo desvios e privilégios mil,e de preferência nada para o povo brasileiro que paga impostos,vivemos na cultura da corrupção e da lei de Gerson em todos os segmentos da sociedade civil organizada,assim nenhum país se levanta ou vai ser próspero e justo,a mudança tem que partir de cada habitante e de cada criança que está sendo educada agora,porque estes políticos e funcionários públicos que governam e administram o Brasil não querem mudar nada , para eles do jeito que está,ta ótimo ,para estas duas categorias de brasileiros não existe crise econômica,vamos torcer que na próxima geração o Brasil seja um país mais justo e próspero com todo o povo brasileiro.

    • Isaac Tamai says:

      Sim Marta ,o povo brasileiro se acha os mais espertos do mundo,mas estão destruindo com o seu próprio país em nome do egoísmo exacerbado ganância,orgulho e sede pelo poder ,somos tao idiotas que vendemos todas as riquezas brasileiras a preço de banana para as potências mundiais,e ainda recebemos a escória do mundo para imigrar ao Brasil e ainda achamos legal,vide recente onda imigratória de chineses bolivianos,arabes,haitianos e africanos,mas o Brasil é a eterna terra do futuro não é mesmo,vamos torcer que um dia o Brasil vai melhorar,talvez daqui uns 50 anos não é mesmo.

    • Marta Machado says:

      Com certeza tenho esperança que esse momento é de limpeza que aprendamos essa lição e ficarmos mais atentos e não deixar nosso futuro nas mãos de incompetentes…não nos o mitirmos mais!

  11. José Prudente says:

    Isso é chamado de consciência solidária, aonde os interesses são comuns, muito diferente dessa nossa republiqueta aonde o favorecimento indevido são da grande maioria dos políticos desonestos, em detrimento a população!

  12. Luciano Oliveira says:

    Fundo do petróleo? Pennso que a Petrobrás participou de vários subsídios de de ativudades organizadas, o que ativiu a ecobomia e um crescimento muito maiir que parada em um fundo.
    Importante e contabilizar esses invertimentos e fazer uma auditoria como em qualquer subsídio.
    Vê se alguém fala em CPI DA PETROBRÁS?
    NÃO ADIANTA FICAR CHORANDO O LEITE DERRAMADO O FUNDAMENTAL É AGIR PARA REESTRUTURAR A PETROBRÁS COM CAUTELA, JÁ QUE AS NOVAS FORMAS DE ENERGIA RENOVÁVEIS TAMBÉM COLABORAM COM A DIMINUIÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO OURO NEGRO QUE GERA A SUA MAIOR DESVALORIZAÇÃO.

  13. Jose Roberto De Almeida Almeida says:

    Sensacional né, sem dúvidas um povo previdente um país administrado com sabedoria,.O que nos leva a uma reflexão..e se fosse no Brasil.? Provavelmente essa imensa fortuna estaria nas contas de políticos e grandes empreiteiros em algum paraíso fiscal, e nossa economia Como estaria.? .é bem provável que não estaria diferentes desse momento ” minguando ” a corrupção mata mais do que a maioria dos conflitos armados, diga não a corrupção…!

  14. Siderlei Santos Leal says:

    Está claro que os problemas que envolvem o nosso país não são os mesmos da Noruega. Embora a riqueza, no petróleo, seja comum entre essas nações, a diferença está nos políticos que governam lá e os que (des)governam aqui. Também está no povo que, lá é mais participativo, consciente. Enquanto que o nosso recém começa a “despertar” para uma dura realidade.

  15. Gustavo Inúbia says:

    E é justamente por isso que se deve fazer a crítica de como se deram os investimentos no pré-sal brasileiro. Menos em razão do regime de partilha que substituiu o regime de concessão, e mais em decorrência da política de conteúdo nacional e da obrigatoriedade de a Petrobras participar de cada consórcio na qualidade de única operadora e com pelo menos 30% do investimento, o pré-sal brasileiro consumiu, de saída, uma enormidade de recursos, muito mais do que seria necessário caso se abrisse o mercado à exploração de outras empresas ou se a Petrobras tivesse a liberdade de contratar de quem lhe oferecesse a melhor relação custo-benefício, em qualquer lugar do mundo. O fundo soberano brasileiro teve existência medíocre. Virou veículo de investimento em ações de estatais, como a própria Petrobras e o Banco do Brasil; foi envolvido em uma escandalosa e fraudulenta manobra para manipular o resultado primário de 2013, numa triangulação envolvendo também o BNDES e o Tesouro Nacional; e está em vias de ser extinto alienando as ações do BB que ainda tem em carteira. Infelizmente, o pré-sal brasileiro foi usado como mecanismo de enriquecimento de políticos e empreiteiras, e de projetos fracassados como a Sette Brasil. Lamentável e revoltante.

  16. Gustavo Inúbia says:

    E é justamente por isso que se deve fazer a crítica de como se deram os investimentos no pré-sal brasileiro. Menos em razão do regime de partilha que substituiu o regime de concessão, e mais em decorrência da política de conteúdo nacional e da obrigatoriedade de a Petrobras participar de cada consórcio na qualidade de única operadora e com pelo menos 30% do investimento, o pré-sal brasileiro consumiu, de saída, uma enormidade de recursos, muito mais do que seria necessário caso se abrisse o mercado à exploração de outras empresas ou se a Petrobras tivesse a liberdade de contratar de quem lhe oferecesse a melhor relação custo-benefício, em qualquer lugar do mundo. O fundo soberano brasileiro teve existência medíocre. Virou veículo de investimento em ações de estatais, como a própria Petrobras e o Banco do Brasil; foi envolvido em uma escandalosa e fraudulenta manobra para manipular o resultado primário de 2013, numa triangulação envolvendo também o BNDES e o Tesouro Nacional; e está em vias de ser extinto alienando as ações do BB que ainda tem em carteira. Infelizmente, o pré-sal brasileiro foi usado como mecanismo de enriquecimento de políticos e empreiteiras, e de projetos fracassados como a Sette Brasil. Lamentável e revoltante.

  17. Guilherme Consentino Egalon says:

    Gente, a única comparação que dá para ser feita diz respeito à mentalidade da população. O que é muito ou o mais importante. Agora, a Noruega tem uma população de 5,3 milhões de habitantes. Já o Brasil tem uma população de 203 milhões de habitantes. Uma coisa é fazer um fundo para manter os benefícios de 5,3 milhões de pessoas, outra muitíssimo diferente e fazer um fundo para garantir o benefício de 203 milhões de pessoas. Os recursos gerados com o petróleo não aumenta porque a população aumenta. Assim, os recursos guardados pela Noruega talvez seja sufuciente para garantir uma estabilidade por uma década, já no Brasil, esse mesmo fundo, se os políticos não o tivessem furtado, seria suficiente para garantir uma estabilidade por uns 3 meses?

  18. Isaac Bell says:

    Então comparemos com os problemas atuais nos países do golfo, Arábia Saudita e cia…. população pequena e o dinheiro nas mãos de uma elite familiar. Tirando o tamanho da população, é o caso do Brasil. Ou seja, o problema não é o petróleo, é a desigualdade social e a concentração da renda.

  19. Paulo Roberto Wilken says:

    Enquanto isso no Brasil ….O PROJETO DE LEI SOBRE ABUSO DE AUTORIDADE ESTÁ PARA SER VOTADO NO SENADO…É BOM VERIFICAR OS SENADORES QUE PRETENDEM VOTAR A FAVOR……
    Juízes estão revoltados com um projeto de lei que pode atrapalhar até mesmo os planos de investigação de Sérgio Moro. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, do jornal ‘O Globo’, em reportagem publicada nesta sexta-feira, 08, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) decidiu resistir ao polêmico projeto que pode mudar o entendimento do que seria abuso de autoridade. Para os magistrados, o texto que está no Senado, quer na verdade, dar margem aos políticos a terem planos mais sérios de corrupção. Com a situação atual, especialmente com a deflagração da Lava-Jato, muitos nomes que fazem as leis, mas estão fora da lei, temem que possam ser o próximo alvo de Sérgio Moro. A mudança seria conveniente para os corruptos.
    A entidade que representa mais de 14 mil juízes decidiu realizar uma manifestação contra o projeto de lei e já tenta uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros. O objetivo é mostrar todo o descontentamento que a medida pode gerar, além do retrocesso que ela significaria na Justiça brasileira. O Senador Romero Jucá, segundo Lauro Jardim, ao dizer que o projeto não teria prioridade na pauta, anunciou na quarta-feira, 06, que um substitutivo ao Projeto de Lei seria redigido, com as contribuições de “diversas instituições”.
    É para checar que mudanças seriam essas que a AMB está à frente do protesto dos juízes. A representante dos magistrados argumenta que o projeto de Renan Calheiros intimidaria o trabalho de quem quer combater os crimes do “colarinho branco”, além de atingir até mesmo a liberdade de imprensa. No projeto, existe até uma proposta de punição nos casos em que o investigado é exposto por causa de alguma decisão judicial. Ou seja, impossível grandes investigações não exporem os acusados, especialmente quando esses tem grande projeção nacional.
    Com isso, os juízes poderiam ter processos por darem medidas judiciais e a imprensa de noticiar os casos. Com a Lava-Jato, por exemplo, todos os meses vemos pessoas sofrendo essa exposição, que tem um fim, educar o povo e evitar que novos políticos façam de novo falcatruas.

  20. Luiz Carlos Leo Pardo says:

    Aqui tinha um fundo soberano que foi destruído pelo Arno Agostin e Guido Mantega.
    Meteram a grana do fundo em estatais brasileiras no preço mais alto atingido e venderam na baixa.
    Essa é a forma brasileira de administrar a grana do povo. Não dá para confiar nesses políticos a não ser que se faça uma amarração legal bem estruturada

  21. Luiz Gustavo says:

    Não e só isso não, o país e pequeno riqueza bem distribuída baixa natalidade impostos bem empregados tudo que nos poderíamos ser a esqueci o estado e mínimo ou seja não tem o câncer mortal chamado estatais.

  22. Vilmar Severo says:

    Temos que nos livrar dessa regulamentação dos preços do barril de petróleo! isso só serve para uma casta de países desenvolvidos que utilizam isso como arma? não sei como? mas devemos!

  23. Diógenes de Apolônia says:

    Aqui é negócio é doar tudo aso EUA, Petróleo, Nióbio, juros, e tudo mais. O Brasileiro não tem direito a ser uma país soberano. Aqui aos invés de patriotas temos traidores que tomam conta do poder e são geridos pela mídia podre e entreguista. E dá-lhe golpe no mundo todo.

  24. Carlos Rempto says:

    Huahuajuahua… a companheirada, a quadrilha lulopetista arrasou a petrobras, o fundo de pensão da empresa (e fez o mesmo com outras empresas) e é o Zé Ruela do Temer quem ‘vai torrar’… vai torrar o que? Roubaram tudo… rsrsrsrsrsrsrsrsds

    • Diógenes de Apolônia says:

      Bom se isso fosse verdade. No entanto, o roubo já vem desde o milênio passado. Em 1943, Monteiro Lobato já denunciava. Cunha controlava o esquema. Lula, FHC, Collor, Itamar, não mexeram nisso. FHC, inclusive disse que sabia mas não fez nada pois senão seria derrubado. Dilma, fez e foi derrubada.

    • Carlos Rempto says:

      Ladrões sempre existiram. Cristo foi crucificado entre dois, segundo a Bíblia. Mas em mais de 60 anos a Petrobras foi roubada e nunca chegou a quebrar como agora. Você tem que reconhecer que a companheirada tem método e elevarem o crime ao estado da arte…. rstsrsrsrsrsrsrs… roubaram tanto leite que secaram a vaca.
      A solução é privatizar essa droga que, todos parecermos concordar (ou não?), só serviu de antepasto para ladrões. Para que ter uma empresa que em mais de meio século só prestou para ser roubada? Rsrsrsrsrs

  25. Mario J. Thomas Rosales says:

    .. a diferencia crucial é que na Noruega! não existe e não existira jamais, nem por um acaso, alguma variante de “modelo político-social” que se assemelhe ao “Populismo Bolivariano” tão comum e fatalmente difundido e/ou instalado nos países da América Latina!.. .. deu para entender..??

    • Gianpietro Saisi says:

      Criticar o tal bolivarianismo é fácil. Quero ver criticar o Capitalismo tupiniquim e o fracasso do capitalismo no terceiro mundo. Noruega capitalista e rica, adotou muitas políticas de saúde e educação com planejamento Socialista. Assim como Finlândia, Suécia

    • Erick Prado says:

      Que bobagem vc falou. Tudo na Noruega é estatal meu caro, e lá não se vê o subsídio estatal como populismo porque eles tem a pura consciência que a altíssima carga tributária de 45% é que promove a igualdade e o alto nível de serviço público, além de ser o no. 1 em IDH no mundo.

  26. Aula Manda says:

    Que artigo bosta. O Brasil já economizou quase 400 Bi de dolares. O problema é que as reservas estao em US treasuries, e o Brasil emite dívida muito mais caro, a 14%. Logo, essas reservas sao carissimas para o Brasil. Mais reservas podem falir o Brasil ainda mais…

  27. Silvia L. B. Cuattrin says:

    Los noruegueses son personas que piensan en el futuro, y para eso usan la materia gris que tienen dentro de sus cabezas !!!!!…..Por eso criaron el fondo, para prevenirse.de posibles problemas petroleros. Nosotros deberíamos darnos golpes, uno atrás de otro, pero de la cabeza contra las paredes, a ver si el cerebro despierta y comienza a funcionar correctamente !!!!…..

    • Jose Parrot Bastos says:

      A ideia de guardar o petróleo do pré-sal para daqui a 20 ou 30 anos, quando a Petrobras poderia estar recuperada do desastre econômico não tem fundamento. Daqui duas ou três décadas, as energias alternativas já terão tirado os combustíveis fósseis por desinteresse comercial e ambiental. Se não for utilizado agora, acontecerá o mesmo que ocorreu com as gigantescas reservas de lítio da Bolívia: restaram inaproveitadas por que o governo não abria a exploração ao capital estrangeiro que, tendo demanda para baterias de carros elétricos, optou pelas reservas americanas, mais caras, porém mais seguras e confiáveis.

    • Antônio Mário Araújo da Ponte says:

      Marcelo Moraes, prezado, se entendi bem a postagem a mensagem da Noruega nada tem a ver com Relações Exteriores. Mostra a responsabilidade que o governo daquele país em 1990 teve em fazer uma reserva financeira advinda do petróleo para, hoje, ter o suficiente para não viver uma crise nacional. Enquanto isso, no Brasil o descaso dos governos, em especial, do PT por meio do LULA e DILMA nos últimos 13 anos levou o Brasil a bancarrota que vivemos num caos sem precedentes. A Noruega e o Brasil e a historinha da formiga e da cigarra. abraço cordial.

    • Julianna Barros says:

      Antônio Mário Araújo da Ponte realmente na época de FHC a Petrobras era uma maravilha, ia até se chamar Petrobrax. Era estação afundando em alto mar misteriosamente. Vender pros gringos nossas riquezas naturais e a solução (pra o bolso de quem quer vendê-la e so) Neste texto a Noruega dah uma aula de como se tornou uma grande nação através do petróleo. Mas o do Brasil e pra vender. Vender tudo é melhor. Aí ficamos com nada e seremos felizes para sempre.

  28. Leandro Prudente says:

    Em primeiro lugar a crise do Brasil não vem do petróleo ou pré sal e sim da falta de governo no Brasil e inclui se ai lula e dilma.se juntar os dois não da nem 1/6.os royalties do petróleo não foram investidos como se deveria.eh culpa do governo de federal ou seja dilma e do governo do Rio.

  29. Sidinei Lopes says:

    ESTA É A EVIDÊNCIA QUE ELES TAMBÉM ESTÃO AMPARADOS POR UM SISTEMA ECONÔMICO QUE PODE DEIXAR A TODOS EM SITUAÇÃO DIFÍCIL E O MODELO ECONÔMICO QUE TENHO FALADO MUDA A SITUAÇÃO, NÃO SÓ DO BRASIL, MAS DO MUNDO TODO.

  30. Nina Konescki says:

    Não deixe de nos enviar ou de ler como a Noruega enfrentou e enfrenta neste momento seus problemas econômicos . Lá existe respeito , transparência , ética ao lidar com o bem público.

  31. Geraldo Sales says:

    Os noruegueses, como muitos outros povos, tiveram a felicidade de ter grandes estadistas, gente honesta e patriota, no governo, muito simples! Ao contrário, nós brasileiros, não soubemos exigir que os militares continuassem no poder, e a desgraça toda começou lá, em 1985, e se agravou muito nestes últimos 13 anos!!!

  32. Reinaldo Arcanjo Pinheiro says:

    Aqui a PTRALHADA junto com os outros do bando gastaram por conta, a Petrobras descobriu que PT está a anos luz no que diz respeito a tecnologia do desvio da riqueza do ouro negro. Usaram o ** PTroleoduto** que foi capaz de destruir uma das maiores empresas do mundo, usando o recurso no plano maquiavélico do FORO DE SÃO PAULO, tentando escravizar a população do continente. No mais, estes recursos nunca chegaram aos destinos propagados pelos ESCARAVELHOS PETISTAS: SAÚDE, EDUCAÇÃO.

    • Marcelo Amaral says:

      Que pensamento retrógrado meu caro, informe-se de fato sobre a situação da Petrobrás e demais petrolíferas (Chevron, Shell, BP..) e verás que o destino dos recursos do Pré-Sal iriam abastecer a Educação e Saúde do Brasil (E cadeia para todos os corruptos, todos sem exceção, entendeu?)

    • Reinaldo Arcanjo Pinheiro says:

      Gino Viana. Deves ter perdido a mamata por isto não podes houvir a verdade. Se trate deste mal e fdse.
      Marcelo Amaral, falo que os recursos nunca chegaram a educação e saúde. Não atoa voltarás a pagar CPMF para tentar pagar o rombo trilionario do governo

    • Lia Khalo says:

      Existe corrupção em todo o planeta. No texto mesmo explica que tudo e fiscalizado. Aqui o primeiro governo que começou a investigar fiscalizar e combater a corrupção foi posto pra fora. Pq p os partidos antigos precisam da corrupção para sobreviver.

    • Ana Maria HM says:

      Lia Khalo existe corrupção mas não impunidade total como no Brasil. É desculpa esfarrapada dizer que todos os países são iguais. Corrupção como no Brasil só acontece nessas republiquetas ditatoriais da Africa que Lula e Dilma favoreceram com milhões de dólares e que o Brasil necessitaria para melhorar a qualidade de vida das camadas pobres da população

    • Ana Maria HM says:

      Lia você é petista e não quer enxergar a crise em que os bolivarianos afundaram o país. Esses governos são farsantes blindaram o STF , a PGR, o Legislativo e se as investigações vão para a frente é graças aos “coxinhas ” que inundaram as ruas das principais capitais do país pedindo justiça. Sinto muito Lia , à corrupção não foi inventada pelo PT mas nunca chegou aos níveis a que chegou nos últimos 20 anos

    • Lia Khalo says:

      Ana Maria HM por acaso vi muito pobre melhorar de vida graças a lula e Dilma. tem corrupção no mundo inteiro, inclusive nos EUA, sendo que não interessa aos corruptos super poderosos q ela seja descoberta. Quem afundou o Brasil foi uma crise mundial junto com um congresso que em 2015 não votou nada que pudesse melhorar a situação. Fhc no meio de uma crise conseguiu votar tudo q precisava em 6 meses. Com Dilma, para acabar com as investigações a puseram p fora e quebraram o. pais. Sim, mas voltando ao texto, entregar nossas riquezas Jamais será a solução. O pre sal é do Brasil, embora ze serra insista em vender pra lucrar muito c isso.

    • Ana Maria HM says:

      E os mais de 12 milhões de desempregados? Se a política assistencialista fosse boa e não puramente eleitoreira, a gente humilde que melhorou de vida não estaria de novo na estaca zero? e a dívida pública interna de mais de 3 trilhões quando FHC deixou uma dívida de 700 bilhões? e as obras inacabadas e superfaturadas? e a roubalheira na Petrobras, BNDES, Caixa Econômica. Nucleobras….? e os bilhões dados quase de graça a países comunistas e corruptos sulamericanos e africanos? e a falência da saúde, da educação, da segurança? e as viagens com enorme staff feitos em países sem nenhum resultado para a nação? e os gastos astronômicos dos cartões corporativos? e a Lei Rouanet dando milhões a artistas já ricos e famosos para conseguir apoio? …. Dilma é responsável por tida a roubalheira de Petrobras: ela cometeu crimes de responsabilidade pois foi presidente do conselho do petróleo, ministro de Minas e Energia, chefe da casa civil e presidente da República. Não sabia de nada ??????

    • IVIS says:

      fUNDO SOBERANO FOI CRIADO PELO GOVERNO LULA, ALIÁS SACADO PELO GOVERNO GOLPISTA TEMER!!! E AI OS PETISTAS SÃO TÃO RUINS ASSIM? E NÃO SOU PETISTA, MAS A VERDADE É DOLOROSA, DOA A QUEM DOER!!!

  33. Lia Khalo says:

    Exemplo que vem do primeiro mundo. De um país onde seu povo vive com igualdade. Onde um médico mora no mesmo prédio que um pedreiro. Esse é um exemplo de sociedade feliz e ideal! Mas no Brasil do Pmdb é melhor vender nosso petróleo para os gringos cedentos. Com isso ficamos sem nada, realmente é melhor. #sqn O bolso de jose serra agradece.

  34. Edvaldo Dortas Carvalho says:

    Os Noruegueses tem bons políticos porque tem um povo consciente e responsável…políticos originam-se do Povo… O povo Norueguês deu origem a bons políticos. Tudo num país depende e é fruto dos habitantes. Os representantes políticos são o espelho da maioria dos seus habitantes.

  35. Jamili Lopez says:

    Inacreditável como esses batedores de panelas só enchergam o que lhes convém. A Petrobras existe muito antes são governo do PT e sempre foi roubada por políticos q na boca dos paneleiros é impossível citar. Dilma do está sofrendo impeachment pq não convinha a ela e corrupção e por saber da existência e impossibilitada de denunciar não aceitou fazer parte ou viabilizar conforme a vontade do presidente da câmera Eduardo Cunha. O Pré Sal será vendido assim como parte de nossa terra. E vcs jamais saberão o valor de propina recebido por cada negociação . Assim como nunca soubemos sobre a Vale do Rio Doce. Em quanto vcs destilam odio pelo PT , seus respeitáveis deputados estão lá botando a favor da entrega do Brasil e afrochando o cinto dos trabalhadores e aposentados. Cobrando do povo o que o povo nao deve. Anistiado uma porção de dúvidas para com o governo como a do Fiesp dos planos de saúde, dos Estados, da Globo , das grandes empresas sonegadoras. Continuem seus blá blá blá nas redes sociais e não procurem se informar devidamente e tomarem atitudes, providências como fizeram ao ir pras ruas gritaram e baterem panelas. Disso tudo a única coisa q me deixa feliz é saber que a turma do verde e amarelo logo logo sentirão os mesmos desgostos que a turma do vermelho. Rsss

    • Kristina Blyth says:

      Enquanto não houver a faina geral que só as FFAA pode fazer , continuaremos com esse bando de corruptos dilapidando todo o patrimônio do povo trabalhador e honesto do BRASIL… TODAS AS CORES JÁ CHORAM PELA INSENSATEZ DO POVO E DOS SEUS ELEITOS…

  36. Peter Michael Frohnknecht says:

    Em países nórdicos, se a economia e os serviços públicos não funcionarem direito — e a poupamça é um dos esteios disso, né? –, quando chega o inverno poderiam morrer milhões … Lembrando a fábula da cigarra e da formiga, lá precisa predominar o comportamento de formiga … aqui predomina o da cigarra, da esperteza de pernas curtas.

  37. Claudio Manoel da Silva says:

    um bando de ladroes vendendo tudo culpa e do povo tiraro a Dilma e colocarao um bandido no lugar dela e agora outro pau mandado de Paulo Guedes falando que vai privatizar tudo o congresso PMD e PSDB sp pensa em vender tudo ratos

  38. gamefly free trial says:

    Thanks for every other informative web site.
    Where else may just I am getting that type
    of info written in such a perfect means? I have a undertaking that I am simply
    now working on, and I have been on the look out for such info.

  39. free minecraft download says:

    Howdy just wanted to give you a quick heads up.
    The text in your post seem to be running off the screen in Chrome.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do with
    browser compatibility but I figured I’d post to let you know.
    The style and design look great though! Hope you get the problem resolved soon.
    Cheers

  40. download minecraft says:

    Undeniably believe that which you said. Your favorite justification appeared to be on the internet the simplest thing
    to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that they just
    don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having
    side effect , people could take a signal. Will probably be
    back to get more. Thanks

  41. free minecraft download says:

    Attractive section of content. I just stumbled upon your
    site and in accession capital to assert that
    I acquire in fact enjoyed account your blog posts. Anyway I will be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently quickly.

  42. gamefly free trial says:

    Great post. I was checking constantly this blog and I am impressed!

    Extremely helpful information specially the last part 🙂
    I care for such information much. I was looking for this particular information for a long time.
    Thank you and good luck.

  43. gamefly free trial says:

    Howdy are using WordPress for your site platform? I’m new to the blog world but I’m
    trying to get started and create my own. Do you need any coding expertise to
    make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

  44. gamefly free trial says:

    Howdy very cool blog!! Man .. Excellent .. Superb ..

    I will bookmark your blog and take the feeds additionally?
    I’m happy to find so many useful information right here in the post, we want develop more techniques on this regard, thank you for sharing.
    . . . . .

  45. gamefly free trial says:

    Thanks for the marvelous posting! I seriously enjoyed reading
    it, you may be a great author.I will make sure to bookmark
    your blog and will eventually come back from now on. I want to encourage you to definitely continue your great job,
    have a nice weekend!

  46. gamefly free trial says:

    Hey there I am so delighted I found your web site,
    I really found you by mistake, while I was researching on Google for something else,
    Nonetheless I am here now and would just like to say thank you for a tremendous
    post and a all round interesting blog (I also love the theme/design),
    I don’t have time to look over it all at the minute but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more,
    Please do keep up the fantastic b.

  47. gamefly free trial says:

    Excellent post. I was checking continuously this blog and
    I am impressed! Extremely useful info specifically the last part 🙂 I care for such information much.
    I was seeking this certain information for a long time.
    Thank you and best of luck.

  48. gamefly free trial says:

    Have you ever considered about adding a little
    bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and
    all. But think of if you added some great images or videos to give your posts more, “pop”!
    Your content is excellent but with pics and clips, this website could undeniably be one of the best in its niche.
    Very good blog!

  49. best ps4 game says:

    Sweet blog! I found it while searching on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Thank you

  50. Pingback: Google

  51. quest bars cheap says:

    It’s the best time to make some plans for the future and it is time to be happy.
    I’ve read this post and if I could I desire to suggest you
    some interesting things or advice. Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I want to read more things about it!

  52. smore.com says:

    Hey would you mind letting me know which hosting company you’re using?

    I’ve loaded your blog in 3 completely different browsers and I must say this blog loads a lot faster then most.
    Can you recommend a good web hosting provider at a honest price?
    Kudos, I appreciate it! natalielise pof

  53. plenty of fish says:

    Good day I am so delighted I found your site,
    I really found you by mistake, while I was looking
    on Aol for something else, Regardless I am here now and
    would just like to say kudos for a incredible post and a all round interesting blog (I also love the theme/design),
    I don’t have time to read it all at the minute but I have saved it and also included your
    RSS feeds, so when I have time I will be back to read much
    more, Please do keep up the awesome jo.

  54. plenty of fish says:

    Excellent items from you, man. I’ve take note your stuff prior to and you’re simply too fantastic.
    I really like what you have got here, certainly like what you’re stating and the way in which through which you say it.
    You’re making it enjoyable and you continue to take care of to stay
    it wise. I can not wait to learn far more from you.
    This is actually a terrific website.

  55. Bella Dyer says:

    Hello there, simply become alert to your weblog through Google, and found that it is truly informative. I am gonna be careful for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future. Many other folks can be benefited from your writing. Cheers!

  56. Caroline Poole says:

    Its such as you read my thoughts! You seem to understand so much about this, such as you wrote the book in it or something. I think that you just could do with a few percent to force the message home a bit, however instead of that, this is wonderful blog. A fantastic read. I will definitely be back.

  57. Amanda McGrath says:

    Thanks for your article. I would also love to say that a health insurance dealer also works well with the benefit of the actual coordinators of your group insurance coverage. The health insurance professional is given a summary of benefits needed by an individual or a group coordinator. What a broker does indeed is seek out individuals as well as coordinators which usually best go with those needs. Then he gifts his suggestions and if both parties agree, the particular broker formulates a contract between the 2 parties.

  58. Pingback: Google

  59. Pingback: custom road case wrap

  60. quest bars cheap says:

    Can I just say what a comfort to discover someone who truly understands what they are talking about on the web.
    You definitely understand how to bring a problem to light and make
    it important. More people have to check this out
    and understand this side of the story. I can’t believe you’re not more popular
    because you definitely possess the gift.

  61. Pingback: taraftarium 24

  62. oil says:

    Hello there, just became alert to your blog through
    Google, and found that it’s really informative.
    I am gonna watch out for brussels. I will appreciate
    if you continue this in future. A lot of people will
    be benefited from your writing. Cheers!

  63. cialis says:

    Excellent blog here! Also your web site loads up fast! What
    web host are you using? Can I get your affiliate
    link to your host? I wish my web site loaded up as fast as yours lol

  64. Pingback: Crystal Meth

  65. then coconut oil says:

    Undeniably believe that which you stated. Your favorite reason appeared to be
    on the internet the easiest thing to be aware of. I say
    to you, I certainly get irked while people
    think about worries that they just don’t know about.

    You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side effect ,
    people could take a signal. Will probably be back to get more.
    Thanks

  66. plenty of fish dating site says:

    I have been surfing on-line more than three
    hours as of late, but I by no means discovered any attention-grabbing article like yours.
    It is beautiful price sufficient for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made excellent content material as
    you probably did, the internet will likely be a lot more useful than ever before.

  67. plenty of fish dating site says:

    I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored material
    stylish. nonetheless, you command get bought an edginess over that you wish be delivering the following.

    unwell unquestionably come further formerly again since exactly the same nearly very often inside case you shield this
    hike.

  68. Pingback: 우리카지노

  69. tinyurl.com says:

    you are truly a good webmaster. The website loading speed is amazing.
    It kind of feels that you’re doing any unique trick. Furthermore, The contents are masterwork.

    you’ve done a wonderful activity on this matter!

  70. tinyurl.com says:

    Yesterday, while I was at work, my cousin stole my apple ipad and tested to see if
    it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now broken and she has 83 views.
    I know this is entirely off topic but I had to share
    it with someone!

  71. http://tinyurl.com/ says:

    Heya this is somewhat of off topic but I was wondering if blogs use WYSIWYG editors
    or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no
    coding expertise so I wanted to get advice from
    someone with experience. Any help would be greatly appreciated!

  72. tinyurl.com says:

    I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and
    was curious what all is needed to get setup? I’m assuming having a blog like yours would cost
    a pretty penny? I’m not very internet smart so I’m not 100% certain. Any
    tips or advice would be greatly appreciated. Many thanks

  73. when coconut oil says:

    I’m pretty pleased to discover this great site. I wanted to thank you
    for ones time due to this wonderful read!! I definitely loved every part of it and i also have
    you saved to fav to look at new things in your web
    site.

  74. that coconut oil says:

    Hi there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I’m getting tired of WordPress because I’ve had problems
    with hackers and I’m looking at options for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good
    platform.

  75. quest bars cheap says:

    Excellent beat ! I wish to apprentice whilst you amend your web site, how can i subscribe for a weblog web site?
    The account helped me a acceptable deal. I were a little bit
    acquainted of this your broadcast offered brilliant transparent
    concept

  76. ps4 games says:

    Good day I am so glad I found your weblog, I really found you by
    accident, while I was searching on Google for something
    else, Anyways I am here now and would just like to say cheers
    for a marvelous post and a all round exciting blog (I
    also love the theme/design), I don’t have time to go through it all
    at the minute but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time
    I will be back to read a lot more, Please do keep up the superb work.

  77. coconut oil says:

    Hi, I do think this is a great blog. I stumbledupon it 😉 I may return yet
    again since i have bookmarked it. Money and freedom
    is the best way to change, may you be rich and continue to
    guide other people.

  78. sling tv says:

    My spouse and I stumbled over here by a different website and thought I should check things
    out. I like what I see so now i’m following you.

    Look forward to checking out your web page again.

  79. sling tv says:

    Hi there, I found your website by means of Google while searching for a similar matter, your website got here
    up, it appears to be like good. I’ve bookmarked
    it in my google bookmarks.
    Hi there, simply changed into aware of your weblog through Google, and
    found that it’s really informative. I am gonna be careful for brussels.
    I will appreciate when you proceed this in future. Lots of folks can be benefited out of your writing.
    Cheers!

  80. sling tv says:

    I would like to thank you for the efforts you’ve put in penning this website.
    I really hope to check out the same high-grade content by you
    in the future as well. In truth, your creative writing
    abilities has encouraged me to get my own website now 😉