Como os escandinavos tratam os presos

[show_fb_likes]
Por Claudia Wallin
 
O ideário nórdico sobre os direitos de um prisioneiro é de fazer um justiceiro brasileiro hiperventilar.
Só recolhendo os cacos de muitas verdades absolutas será possível tentar compreender a atordoante notícia que trazem os jornais noruegueses: Anders Behring Breivik, autor confesso do massacre brutal que chocou o mundo em 2011, vai processar o governo da Noruega. De dentro da prisão.
Breivik diz que seus direitos humanos estão sendo violados na penitenciária. E será ouvido.
Puxemos, antes, a capivara do atirador.
No dia 22 de julho de 2011, o ultradireitista Anders Breivik cometeu um duplo atentado que matou 77 pessoas, em protesto contra o que ele chamou de “invasão muçulmana” do país. Primeiro, detonou uma bomba perto da sede do governo norueguês em Oslo, provocando a morte de oito pessoas. Em seguida, abriu fogo contra uma multidão da Juventude Social-Democrata reunida em um acampamento de verão na ilha de Utoya, próxima à capital, matando 69 pessoas – quase todos adolescentes.
Da sua folha corrida escorre sangue em cascata – mas, em nome do robusto respeito às normas universais que garantem a proteção aos direitos humanos de cada cidadão da Noruega, neste caso isso literalmente não vem ao caso.
Assim como dita a lei para todos os presos na Noruega, a Anders Breivik deve ser dado o direito de ir à Justiça defender seus direitos. As audiências do processo que ele move contra o Estado estão previstas para 15 de março.
Em outras palavras, na Noruega até o carniceiro de Utoya tem direitos.

Foto tirada por Breivik antes do massacre
Foto tirada por Breivik antes do massacre
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Preso desde 2012 em regime de isolamento, Breivik cita o Artigo 3 da Convenção Européia de Direitos Humanos para alegar que suas condições de confinamento na penitenciária de segurança máxima de Skien constituem tortura.
Alega ele também que a pré-censura das cartas que envia e recebe na prisão viola o Artigo 8, que trata do direito de um indivíduo a “vida privada e em família, sua casa e sua correspondência”.
Alega ainda seu advogado, Øystein Storrvik, que ao ser privado de um contato mais frequente com outras pessoas Breivik está efetivamente sendo impedido de encontrar uma parceira, em violação ao Artigo 12 da Convenção Européia – o direito de se casar.
Pausa para digestão.
Anders descreve a prisão como “um inferno”. Em 2014, chegou a ameaçar entrar em greve de fome na prisão para exigir a troca de sua Playstation 2 por uma Playstation 3, além de demandar um sofá ou uma cadeira mais confortável na cela.
“Outros detentos têm acesso a videogames melhores, enquanto eu só tenho direito a jogos infantis e menos interessantes, como por exemplo o ‘Rayman Revolution’”, escreveu o atirador em uma carta.
No ano passado, sua disposição de processar o governo ganhou fôlego após uma visita à prisão feita pelo Ombudsman Civil, que é o responsável pela investigação de possíveis injustiças cometidas por autoridades públicas na Noruega.
“O regime de isolamento em unidades de segurança máxima impõe condições extremamente rígidas para a liberdade de movimento dos detentos, e sua possibilidade de manter contato com outras pessoas”, constatou em seu relatório o Ombudsman, Aage Thor Falkanger.
“Isto, e o fato de que há um número muito limitado de detentos em uma unidade de segurança máxima, significa que tal regime de prisão representa um elevado risco de constituir tratamento desumano’”, completou Falkanger.
Mais: este ano, Anders Breivik começou a estudar Ciências Políticas na Universidade de Oslo, a partir de sua cela. No website da universidade, o reitor admitiu ter enfrentado “dilemas morais” para aceitar a inscrição do atirador, apesar de Breivik ter obtido todas as qualificações para tal. Mas concluiu: “A universidade deve manter o respeito às suas regras – pelo bem de nós mesmos como sociedade, e não dele (Breivik)”.
Em respeito ao dinheiro do contribuinte, foi decidido que as audiências do processo movido por Breivik serão realizadas na própria prisão de Skien (sudeste da Noruega), onde o atirador está encarcerado. Quer-se, assim, economizar os gastos com transporte e segurança.
Ainda não se sabe se Breivik conseguirá convencer a Justiça de que o inferno são os outros.
Serão os nórdicos loucos, ou visionários?
Certa vez, ao visitar a maior penitenciária de segurança máxima da Suécia, observei que as instalações eram comparáveis às de um hotel cinco estrelas, onde os presos tinham ainda acesso a bibliotecas, cursos universitários e treinamento profissionalizante de qualidade.
O diretor da prisão me disse então o seguinte: “Para a Suécia, a perda da liberdade já é o maior castigo que se pode impor a um indivíduo. Daqui de dentro, devem sair pessoas melhores e mais capacitadas”.
Provavelmente a regra não se aplica ao caso de Breivik – sua pena, de 21 anos de prisão, poderá ser prorrogada caso ele ainda seja considerado um perigo para a sociedade.
Mas o direito nórdico mostra que pau que não bate em Chico, também não bate em Francisco.
13 de Março de 2016, para o DCM
Veja aqui o vídeo que mostra como são as celas na prisão de Breivik – as imagens são da TV norueguesa NRK.

245 thoughts on “Como os escandinavos tratam os presos

    • Lia Souzaa says:

      Segundo eles, defensores do sistema, a vítima que se dane, já está morta mesmo, apodrecendo, não reclama mais e não sairá depois de cumprir 1/3 ou 1/6 da eternidade. No caso de estupro sem morte, segundo os ”humanistas do frio”, a vítima deveria se sentir grata pela experiência atípica, mudando sua rotina entediante, o algoz, afinal, lhe fez um favor, ainda mais se ele foi o primeiro (ligar sarcasmo, pls)

    • Lia Souzaa says:

      Diga isso quando matarem vc ou alguém da sua família. Seria uma experiência extremamente pedagógica. Que ela não demore! Tenho certeza que vai adorar aprender sofre aflição, sofrimento e vingança. A vítima é a razão de ser da Justiça, não os algozes.

    • Fernando Redede Rodrigues says:

      Se me matarem, possivelmente não vou dizer nada… mas continuo dizendo o que disse mesmo após ter sido assaltado por duas vezes e meu pai ter sido feito refém por 04 horas na mira de duas pessoas armadas… sofri… foram experiencias que não desejo a ninguém. Meu comentário foi no sentido de termos um direito penal justo, racional, e não meramente fundado em vingança. Fique em paz.

  1. Damicele Salgado Gorgatti says:

    O cumulo é a população brasileira abonada na hora de votar e exercer a cidadania não levar a serio seu papel na cobrança de que os honestos e trabalhadores possam ter acesso a esse “conforto”. Muito pelo contrário, se puderem explorar a mão de obra…o fazem como se nada estivesse acontecendo.
    O cumulo é a falta de humanidade com que o trabalhador é tratado e constantemente tem de brigar por direitos trabalhistas.
    O cumulo é um homem que defende a diminuição dos salários de mulheres trabalhadoras ser chamado de mito. Viabilizar dignidade ao ser humano nitidamente não é valor para muito brasileiro.

  2. Ana Claudia Bastos da Silva says:

    As prisões brasileiras são a ” cara” da corrupção institucionalizada em todos os níveis da sociedade ( desde os governantes até o agente de segurança ou o responsável pela comida dos presos) que não preza por seus cidadãos ( que pagam impostos absurdos ) e sim por seus interesses particulares e por um projeto de poder criminoso … Não temos segurança pública , sistema prisional decente e justo ( que inclusive ponha o preso pra trabalhar e produzir ) …Todo os nossos impostos recolhidos, que deveriam voltar à sociedade sob a forma de saúde pública digna , educação e acesso à cultura imparcial ( que reduziria bastante o volume de potenciais encarcerados ) , empregos ( estímulo ao empreendedorismo ) , moradia acessível e segura , segurança pública , alimentam a ganância e psicopatia governamental dessa Nação … Tudo é desviado , valores materiais e morais!!! Chega disso !!! Há presos irrecuperáveis por conta das falhas da Justiça que estimulam a recorrência no crime e na marginalidade e aumento da ousadia e truculência dos bandidos ! Aqui a lição é : ” o crime compensa ” !

  3. Edworld Jose says:

    Tratar um carniceiro como humano é um desrespeito aos humanos. Eu penso o contrário. Um sujeito que comete uma barbárie dessa não merecia sequer estar preso, mas, sim, ser jogado ao mar a milhares de quilômetros do litoral e em um local onde há grande quantidade de tubarões branco.

    • Janete Vieira says:

      Pois é… E aí vem esta senhora mostrar a “prisão” dos países nórdicos… Vamos colocar nossos presos para viver assim… Alguns brasileiros nem banheiro tem… Esta Claudia Wallin é meio utópica…

    • Lia Souzaa says:

      Janete Vieira não é utópica, é que ela ainda não sentiu na pela como é bom enfrentar um estuprador, nem ter de enterrar alguém que ama morto pelas mãos de assassinos, incluindo os que matam usando carros. Quando não se sente na pele, no dos outros é refresco. E se passar pelos fatos que citei e ainda fingir a ”nobreza” de tanta consideração pelo algoz, então não amava quem enterrou, é indigna de viver. Uma pena não haver um meio de a vítima saber que tipo de sentimento perpassa quem deveria justiçá-la, bem que trocaria de lugar sem pensar duas vezes. Por isso não tenho esse deslumbre todo por Europa de ”primeiro” mundo, sobretudo a dita ‘Escandinávia’, em termos de lei e Justiça sou mais o modelo japonês. Sempre estiveram na frente da Europa em termos de civilização.

    • Lia Souzaa says:

      Não é a Justiça, são as vítimas e familiares que pedem e estão certos. Pena a violência não ter ainda chegado até gente assim como você, só aprendem a dor quando são alcançadas por ela. Mostre aí quantos menores como Champinha estão na sua casa tendo uma oportunidade? Senti falta dele nas suas festinhas de família, dividindo o mesmo quarto de tantas gente bonita… No Fb é fácil ser moderno e humano com bandidos, já em casa são outros 500. Quem não pensa nas vítimas e na dor de seus familiares não merece viver, nem no Brasil, nem em lugar nenhum.

  4. Katia Kroeker says:

    Lá, o preso tem que trabalhar para pagar o que deve, para comprar as coisas que usa. Não teríamos mais crimes se aqui fosse assim, teríamos criminosos com chance de recuperação e não formados numa escola do crime.

  5. Rafael Capuano says:

    admiro muitas coisas dos escandinavos,mas não isso,acho uma falta de respeito com as vítimas e as famílias das vítimas,claro,depende do crime,mas a prisão é para remover a pessoa da sociedade para que não cause problemas,não uma escolinha interna de reabilitação super confortável

  6. Lenilda Bittencourt says:

    Devido a quantidade de pessoas que este desgraçado matou, queria mais que ele estivesse preso dentro de uma pocilga, concordo com o sistema dos nórdicos, mas ficar com mimi mi com um sanguinário , que jamais deve ser solto, pois vai cometer tudo outra vez!!!

  7. Ricardo Gondim Suy says:

    Lembrando que não tem como comparar o nível de intelectualidade e trato social dos nórdicos com os brasileiros.
    Lá, ser um criminoso é fato extremamente atípico, já por aqui virou foi profissão e ganhou status social.
    São 2 culturas e realidades completamente distintas

  8. Cintia Tereza says:

    Todo mundo acha lindo defender o direito dos bandidos, mas somente até o dia em que são vítimas de algum marginal. Como sempre mostram apenas metade da verdade. O atirador em questão é sueco e a Suécia abriu tanto as portas para a criminalidade q hoje é a capital mundial dos estupros!

    • Lia Souzaa says:

      E as vítimas são induzidas, na Suécia, a não revelarem que seus estupradores são ”aqueles”. A ”linda sociedade sueca” já está instituindo o estupro com ou sem morte como fato normal. Não invejo nem um pouco nem quem mora lá, menos ainda quem tem as ideias desumanas que e eles alimentam contra vítimas. São doentes! Com igualdade de ganhos, mas doentes, podres por dentro! Quem defende lobos sacrifica as ovelhas. Vão aprender logo, logo com quantos paus se faz um canoa.

  9. Nina Rosa Battanoli Diehl says:

    É meu pensamento,q a liberdade é o bem mais precioso durante a vida,e baseado nisso o fato de o Presidio Central em Porto Alegre,RS atingiu sua capacidade máxima e a ultrapassa em 3000 homens q vivem em condições sub-humanas mostrando bem q ditadura comunista q vivemos hj.É uma fábrica de monstros e miséria humana! Parabéns esquerda brasileira ! SOS Forças Armadas

  10. Cris Simões Ferraz says:

    Por termos mts direitos e poucos deveres a cumprir, numa sociedade atrasada como a nossa,é q estamos nad ruas pedindo mudanças em todas as esferas públicas.
    Que tal mais deveres!!!???
    Dever é uma causa…
    Direito é uma consequência! !

  11. Andrè Bossan says:

    Realmente, a justiçaria pira!
    Matar é uma solução muito atraente, desde o extermínio em massa dos indígenas (que ainda não cessou completamente), passando pela conquista da África no século XVI e no século XIX, pelos expurgos de Stalin, passando também pelos crematórios da Polônia sob o nazismo, chegando à nossa América pelas ditaduras militares, atualmente se estendendo ao “brilhante” trabalho dos grupos de extermínio que andam pelas periferias do Brasil…
    O que fica muito incômodo é que estes justiceiros têm vergonha de reconhecer que sofrem o mesmo mal dos assassinos que perseguem: gostam de matar. Mas limpam a consciência se acreditando fazedores de justiça.
    A lei…? Ora a lei!

  12. Andrè Bossan says:

    Realmente, a justiçaria pira!
    Matar é uma solução muito atraente, desde o extermínio em massa dos indígenas (que ainda não cessou completamente), passando pela conquista da África no século XVI e no século XIX, pelos expurgos de Stalin, passando também pelos crematórios da Polônia sob o nazismo, chegando à nossa América pelas ditaduras militares, atualmente se estendendo ao “brilhante” trabalho dos grupos de extermínio que andam pelas periferias do Brasil…
    O que fica muito incômodo é que estes justiceiros têm vergonha de reconhecer que sofrem o mesmo mal dos assassinos que perseguem: gostam de matar. Mas limpam a consciência se acreditando fazedores de justiça.
    A lei…? Ora a lei!

    • Anderson says:

      A questão prisional dever ser tratada com equilíbrio, ciente de que o objetivo é PUNIR e RECUPERAR. Condenados não devem ser tratados desumanamente, mas também não devem ser tratados como cidadãos íntegros; ou seja, criminosos devem, sim, perder certos direitos, para que não se gere na sociedade um sentimento de impunidade. Enfim, nem o rigor de Jair Bolsonaro, nem a complacência de Maria do Rosário.
      Obs.: apesar de alguns exageros, Bolsonaro tem mais moral de que todos os ‘esquerdopatas vitimistas’ juntos!

  13. Ivan Warlet says:

    Como as vítimas desses bandidos Escandinavos são amparadas pelo estado ou sociedade? A justiça é rápida? São presos após a primeira condenação ou podem esperar em casa 20 anos pela decisão da última instância??? Como é lá???

  14. Maria Silveira says:

    Claudia, responda a pergunta sobre a pergunta sobre como é tratado os familiares das vitimas, pois aqui se pagam (indenizam )aos familiares das vitimas mortas e deixam o cara sofrer na prisão durante o tempo de lei…mostra ai,,,já que nos informou desta prisão tão lindinha ai! Mas foi bom mostrar que a lei é igual para todos.

  15. Eliana März says:

    Bom dia,Claudia Wallin.Recebi, recentemente,relatos do atual marido brasileiro de uma brasileira que está em prisão na Suécia.Já ouviu falar do caso Roberta de Santalúcia e Lucas? Quanto às acomodações,confere com essas informações mas,do ponto de vista do que os tribunas suecos estão permitindo que façam com essa mãe brasileira de um menino autista…Apenas porque o pai biológico de Lucas é funcionário de um ministro Sueco,o processo contra essa brasileira contém atrocidades que levam um a duvidar tratar-se da Suécia.Essa mãe foi atirada nessa armadilha pela coordenação da ACAF brasileira e desde então,meu Deus! tem sido bizzarro! Há um grupo aí na Suécia com o nome:O CASO ROBERTA DE SANTALÚCIA na internet .Sobretudo chama a atenção que,tudo que esse ex-marido tem conseguido fazer é por ser funcionário de um ministro e me chamou a atenção sobre seu nome,justamente por causa de seu livro sobre como é, habitualmente, a lisura dos políticos suecos.Peço-lhe,como mãe,que dê uma olhada no caso de Roberta e então descobrirá que,mesmo aí,há um universo paralelo onde influências políticas e machismo dão a nota,até mesmo nos tribunais… Muito grata pela atenção,cordialmente,Eliana März

    • Lia Souzaa says:

      Ué, mas a Suécia não é perfeição da Justiça? Ah, sim, são bons para os algozes, as vítimas que se explodam. Veja bem: mãe brasileira… Se fosse ”refugiada” já teria outro tratamento…

  16. Moacyr Antonio Coelho says:

    Não existe um sistema perfeito, ter o chefe do chefe, não resolve, é uma questão cultural, não se respeita determinados valores, a menos que alguém esteja olhando, se ninguém estiver olhando, então substrai-se o que não lhe pertence, aproveita-se de vantagens que não tem e assim por diante. Isso só vai se resolver quando a enorme maioria da população estiver convencida de duas coisas, 1- não fazer, 2 – não deixar fazer.

  17. Anderson Santana says:

    A questão prisional dever ser tratada com equilíbrio, ciente de que o objetivo é PUNIR e RECUPERAR. Condenados não devem ser tratados desumanamente, mas também não devem ser tratados como cidadãos íntegros; ou seja, criminosos devem, sim, perder certos direitos, para que não se gere na sociedade um sentimento de impunidade. Enfim, nem o rigor de Jair Bolsonaro, nem a complacência de Maria do Rosário.
    Obs.: apesar de alguns exageros, Bolsonaro tem mais moral de que todos os ‘esquerdopatas vitimistas’ juntos!

  18. gamefly says:

    This is a really good tip particularly to those new to the blogosphere.
    Simple but very accurate information… Thank you for
    sharing this one. A must read post!

  19. download minecraft for free says:

    Definitely imagine that which you said. Your favourite reason appeared to
    be on the net the easiest thing to have in mind of.
    I say to you, I certainly get annoyed even as people
    consider concerns that they just do not recognise about.
    You controlled to hit the nail upon the top as neatly as
    outlined out the whole thing with no need side effect ,
    other folks could take a signal. Will likely be again to get more.
    Thanks

  20. g says:

    It’s remarkable to visit this site and reading the views of all mates about
    this article, while I am also keen of getting familiarity.

  21. g says:

    I have been browsing on-line greater than three hours as
    of late, yet I by no means found any fascinating article like yours.
    It is beautiful value enough for me. In my view, if all site
    owners and bloggers made just right content as you did, the
    internet shall be a lot more helpful than ever before.

  22. minecraft free download pc says:

    It is the best time to make a few plans for the future
    and it is time to be happy. I have read this publish and if I may I want
    to recommend you few attention-grabbing issues or suggestions.
    Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I desire to learn even more things about it!

  23. gamefly free trial says:

    Yesterday, while I was at work, my sister stole my iPad and tested
    to see if it can survive a 40 foot drop, just
    so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and
    she has 83 views. I know this is totally off topic but I had to share it with someone!

  24. gamefly free trial says:

    Today, I went to the beach with my children. I
    found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to
    go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

  25. gamefly free trial says:

    What’s Going down i am new to this, I stumbled upon this
    I’ve discovered It absolutely helpful and it has aided me out loads.
    I am hoping to give a contribution & aid different users like its helped me.
    Good job.

  26. gamefly free trial 2019 coupon says:

    Do you mind if I quote a few of your articles as long
    as I provide credit and sources back to your blog?
    My blog site is in the very same niche as yours
    and my visitors would truly benefit from some of the information you provide here.
    Please let me know if this ok with you. Many thanks!

  27. quest bars cheap says:

    I’m not sure exactly why but this web site is loading very slow for me.
    Is anyone else having this issue or is it a problem on my end?
    I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  28. tinyurl.com says:

    I’m really impressed with your writing skills and also with the
    layout on your weblog. Is this a paid theme or did you
    customize it yourself? Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a nice
    blog like this one these days.

  29. quest bars cheap says:

    Heya superb website! Does running a blog such as this take a massive amount work?
    I’ve no understanding of coding but I was hoping to start my own blog soon. Anyway, if you have any ideas or
    techniques for new blog owners please share. I understand this is
    off topic however I just had to ask. Kudos!

  30. how to get help in windows 10 says:

    Hey! I know this is sort of off-topic however I had to ask.
    Does running a well-established blog like yours take a large amount of work?
    I’m brand new to operating a blog however I do write in my journal daily.
    I’d like to start a blog so I can share my personal experience and feelings
    online. Please let me know if you have any recommendations or tips
    for new aspiring blog owners. Thankyou!

  31. plenty of fish dating site says:

    Hmm it appears like your site ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it
    up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your
    blog. I as well am an aspiring blog blogger but I’m still new to the whole thing.
    Do you have any suggestions for newbie blog writers?
    I’d definitely appreciate it.

  32. plenty of fish says:

    You actually make it seem really easy with your presentation but I to find this topic to be actually one thing that I feel
    I would by no means understand. It kind of feels too complicated and very extensive for me.
    I’m having a look forward on your next put up,
    I will attempt to get the dangle of it!

  33. plenty of fish dating site says:

    Have you ever considered writing an ebook or guest authoring on other sites?
    I have a blog based upon on the same information you discuss and would
    love to have you share some stories/information. I know
    my subscribers would appreciate your work. If you’re even remotely interested, feel free to send
    me an e-mail.

  34. plenty of fish dating site says:

    An outstanding share! I have just forwarded this onto a friend who was conducting a little homework on this.
    And he in fact bought me lunch simply because I discovered it for him…
    lol. So allow me to reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanks for spending the time to talk about this
    matter here on your website.

  35. quest bars cheap says:

    I do not even understand how I finished up here, however I thought
    this publish used to be great. I don’t understand who you might
    be however certainly you are going to a famous blogger if you happen to are not already.
    Cheers!

  36. quest bars cheap says:

    Hi, I think your blog may be having browser compatibility problems.
    When I take a look at your web site in Safari, it
    looks fine however, when opening in IE, it has some overlapping issues.
    I merely wanted to provide you with a quick heads up!
    Aside from that, wonderful blog!

  37. Sally Black says:

    Thanks a lot for sharing this with all people you really understand what you are speaking approximately! Bookmarked. Please also talk over with my site =). We will have a link trade contract among us!

  38. minecraft games says:

    What’s Going down i’m new to this, I stumbled upon this I have found It positively helpful and it has aided
    me out loads. I’m hoping to give a contribution & assist other customers like its helped
    me. Good job.

  39. minecraft games says:

    We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your web site offered us with valuable info to work on. You have performed a formidable process and our whole community can be thankful to
    you.

  40. quest bars cheap says:

    Wonderful article! This is the kind of information that are supposed to be
    shared around the internet. Disgrace on the seek engines for not positioning this publish higher!
    Come on over and discuss with my website . Thank you
    =)

  41. download netspot full crack says:

    Great blog! Do you have any tips for aspiring writers? I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally confused .. Any tips? Thank you!

  42. quest protein bar says:

    Hi there, I discovered your website by the use of Google at the
    same time as looking for a related topic, your website came
    up, it looks great. I have bookmarked it in my google bookmarks.
    Hi there, just became alert to your weblog through Google, and found that
    it’s really informative. I am going to watch out for brussels.
    I’ll be grateful when you proceed this in future.
    Lots of folks will probably be benefited out of your writing.
    Cheers!

  43. coconut oil that says:

    Pretty element of content. I simply stumbled upon your website and in accession capital to say
    that I get in fact loved account your weblog posts. Anyway I will be subscribing
    on your augment or even I success you get entry to persistently quickly.

  44. plenty of fish dating site says:

    Today, I went to the beach front with my kids.
    I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!

  45. tinyurl.com says:

    I’m impressed, I must say. Seldom do I encounter a
    blog that’s both educative and engaging, and
    let me tell you, you’ve hit the nail on the head.
    The problem is something too few folks are speaking intelligently about.
    Now i’m very happy I stumbled across this during my search for something concerning this.

  46. http://tinyurl.com/ says:

    You actually make it seem really easy along with your presentation but
    I find this topic to be actually something that I
    think I might never understand. It sort of feels too complex
    and very wide for me. I am taking a look ahead in your subsequent put
    up, I will try to get the grasp of it!

  47. off coconut oil says:

    Please let me know if you’re looking for a article author for your site.
    You have some really great articles and I think I would be a good asset.
    If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some articles for your blog in exchange
    for a link back to mine. Please blast me an email if interested.
    Regards!

  48. quest bars cheap says:

    Excellent blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own blog soon but I’m a
    little lost on everything. Would you recommend starting with
    a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out
    there that I’m totally overwhelmed .. Any ideas? Many thanks!

  49. coconut oil says:

    Admiring the persistence you put into your site and in depth information you provide.
    It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same old
    rehashed information. Excellent read! I’ve saved your site and
    I’m including your RSS feeds to my Google account.

  50. coconut oil says:

    I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored material stylish.
    nonetheless, you command get got an impatience
    over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again since exactly the
    same nearly a lot often inside case you shield this
    increase.

  51. Pingback: Google

  52. sling tv says:

    Excellent blog here! Also your web site so much up very fast!
    What web host are you the use of? Can I get your affiliate
    hyperlink in your host? I wish my site loaded up as fast as yours lol

  53. Pingback: Google

  54. Todd Snively says:

    I just like the helpful info you supply on your articles. I will bookmark your weblog and check again here regularly. I am somewhat sure I’ll learn a lot of new stuff right here! Best of luck for the following!

  55. sling tv says:

    Hi there terrific blog! Does running a blog similar to this require a large amount of work?
    I have absolutely no understanding of computer programming but I was
    hoping to start my own blog in the near future. Anyways, should you have any ideas or techniques for new blog
    owners please share. I know this is off topic nevertheless I simply wanted to ask.
    Thank you!

  56. sling tv says:

    My partner and I stumbled over here from a different website
    and thought I may as well check things out. I like what
    I see so i am just following you. Look forward to finding out about your web page again.

  57. sling tv says:

    Today, I went to the beach front with my children. I found a
    sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.”
    She placed the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic
    but I had to tell someone!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *