O jeito escandinavo de lidar com mau uso de dinheiro público

Claudia Wallin

De Estocolmo

[show_fb_likes]

Quem lê o noticiário político da Escandinávia, encontra evidências comprobatórias de que Eduardo Cunha e seus yahoos do Congresso dariam um rim para viver longe do exótico conceito nórdico de democracia.

Os fatos recentes: um dia depois de cidadãos terem denunciado à polícia o Ministro da Defesa da Dinamarca, Carl Host, ele renunciou ao cargo. Agora, diante de novas acusações sobre mau uso do dinheiro público, Holst acaba de afastar-se também – voluntariamente, e sem ser empurrado – de sua cadeira no Parlamento dinamarquês.

Na Dinamarca, assim como na Suécia, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia criminal na polícia contra qualquer político. Nestes estranhos países, onde a ideia de que todos são iguais perante a lei não é tratada como um mero verso da Constituição, políticos acusados de práticas ilícitas não têm o privilégio da imunidade parlamentar ou do foro privilegiado – e todos têm a decência de afastar-se dos cargos, diante de qualquer acusação grave, até prova em contrário.

O enredo da queda do ministro Carl Holst na Dinamarca mais parece uma fábula infantil, se comparado aos escândalos dos Cunhas do Brasil.

Mas o olfato dos vigilantes dinamarqueses indicava que havia algo de podre no reino: Holst continuava a receber salário como presidente da região administrativa da Dinamarca do Sul, apesar de ter renunciado ao cargo no fim de junho deste ano para assumir o posto de ministro da Defesa.

Se mantido, o salário anual de 833,040 coroas dinamarquesas (cerca de 444,6 mil reais) que Holst recebia da região administrativa, somado aos vencimentos anuais de 1,2 milhão de coroas (660 mil reais) pela função de ministro, daria ele uma renda invejável de aproximadamente 300 mil dólares por ano.

Acuado pela pressão popular contra o duplo salário, revelado semanas após sua posse, o ministro abriu mão dos vencimentos da região da Dinamarca do Sul.

No fim de setembro, porém, Carl Holst começou a caminhar na prancha do navio: com horror, os dinamarqueses descobriram que Holst havia usado um assessor da região administrativa da Dinamarca do Sul para trabalhar na sua campanha eleitoral para o Parlamento – em patente violação às regras de uso do dinheiro público.

“Foi descoberto que o assessor chegou a trabalhar metade do seu expediente, na região da Dinamarca do Sul, prestando assessoria à campanha de Holst. Ou seja, Holst usou ilegalmente o dinheiro dos contribuintes da Dinamarca do Sul, que pagavam o assessor exclusivamente para trabalhar em atividades da região”, disse em Copenhague o jornalista político Matin Kaai, do jornal dinamarquês Jyllands Posten, em entrevista por telefone.

“Na Dinamarca, o financiamento de campanhas eleitorais é majoritariamente público, e cada político já recebe, segundo as regras desse financiamento, 25 coroas dinamarquesas (cerca de 13,5 reais) por cada voto obtido na eleição anterior”, acrescentou Maati.

A nova revelação contra Carl Holst levou três cidadãos dinamarqueses a protocolarem uma denúncia contra o ministro na Polícia. Um dos cidadãos, Jimmy Rasmussen, explicou por quê:

“Quando um cidadão comete um ato ilícito, ele é punido. Portanto, quando um político usa seu cargo de maneira imprópria, ele também deve ser punido. Foi por isso que eu denunciei o ministro à polícia”, disse Rasmussen em entrevista ao jornal dinamarquês Jydske Vestkysten.

Um dia depois das três denúncias dos cidadãos à polícia, o ministro Carl Holst anunciou sua renúncia.

DCM.Foto.Carl.Holst.1

“Devo admitir que episódios relacionados à minha gestão na região da Dinamarca do Sul ofuscaram a minha oportunidade de fazer a diferença no cargo de ministro. Esses casos também passaram a ofuscar o trabalho do governo, o que é algo que eu não desejo”, disse ele em comunicado oficial.

De volta à sua cadeira no Parlamento, Carl Holst levaria a pedrada final em novembro: durante a gestão de Holst, segundo revelações do jornal Fyens Stiftstidende, a administração da Dinamarca do Sul havia alterado uma fatura para esconder o fato de que um consultor recebera pagamentos para escrever artigos e discursos para o então presidente da região administrativa.

Carl Holst também havia usado fundos da região administrativa para pagar por suas aulas particulares de inglês.

Para os estômagos dinamarqueses, isso já era corrupção demais.

É por isso que Carl Holst acaba de anunciar agora seu afastamento também do Parlamento, até que se prove – ou não – sua inocência:

“A atual situação de instabilidade afeta não apenas o meu trabalho como político, mas também a imagem do meu partido (o partido liberal Venstre)”, capitulou Holst.

Ao contrário da Suécia, onde nenhum político tem direito a imunidade parlamentar, a Dinamarca ainda mantém, nas regras regimentais do Parlamento, a cláusula histórica que tinha a finalidade de proteger os deputados de eventuais perseguições políticas.

“É uma reminiscência dos tempos em que ainda estávamos desenvolvendo a nossa democracia”, diz o jornalista dinamarquês Matin Kaai.

Na prática, porém, a imunidade parlamentar já foi há tempos enterrada.

“O Folketing (Parlamento dinamarquês) sempre alcança um amplo acordo político, para suspender a imunidade de um deputado acusado de atos impróprios. E o acusado sempre se afasta voluntariamente de suas funções”, pontua Kaai.

 

464 thoughts on “O jeito escandinavo de lidar com mau uso de dinheiro público

  1. Sérgio Dimitruk says:

    O Brasil é um país maravilhoso, cuja história é completamente diferente das nações nórdicas e q está engatinhando no estabelecimento de sua democracia. Estamos longe de qquer comparação com esses países e essas situações chocam-nos e demonstram q precisamos avançar social e culturalmente e amadurecer politicamente em diversos aspectos.

    • Ana Paula says:

      Brasil, um país que foi colônia de exploração, escravista de 1530 a 1822.. e de lá pra cá pouco mudou em relação a exploração e querer comparar com países nórdicos, onde a primeira universidade sueca foi fundada em 1477, em Uppsala… Itaguaraci, provavelmente nome indígena, devia conhecer pelo menos um pouco de história… Bom, Obrigada Sérgio, pela paciência.

    • Eduardo Lucas says:

      Mas e a Austrália, que começou sua colonização depois do Brasil? É um dos magníficos exemplos do planeta. …
      Desculpe, mas o EUA tbm é jovem….
      Será que a nossa composição genética, cultural. .etc. ..nos dão boas perspectivas?

    • Sérgio Dimitruk says:

      O processo colonizatório da Australia foi totalmente diferente do nosso e sua população total (em que pese o enorme território) equivale hj a da RMSP…Essas comparações são interessantes, mas complicadas se feitas superficialmente…

  2. Wilson Moreira says:

    O ‘pobrema’ é aquilo que o estadista da Deutschland, Konrad Adenauer sinopsiou ao dizer que a diferença entre povos capazes de produzir democracias e os não capazes é de KULTUR, i. é, um problema simplesmente cultural. Em 1971 visitei a Uppsala Universitet da aadorável cidade do mesmo nome na adorabile Suécia e me caiu a bunda no chão quando li na entrada do prédio principal a data de fundação daquela admirada instituição acadêmica: 1486. Nessa época o BR estava nas mãos das oligarquias indígenas com caciquismos de todos os matizes… Portanto, acredito que os bisnetos das minhas bisnetas Renata e Priscila quem sabe consigam ver parâmetros democráticos mais elevados que os vigentes… Hasta la vuelta!

    • Thynnah Nery says:

      Porém, ao contrário do povo daqui, os de lá não tinham “exemplos”, a humanidade toda estava engatinhando e, mesmo assim, construíram bases morais sólidas e não castelinhos de areia da praia que o mar leva. Construir uma sociedade mais honesta, justa, séria e digna, seria muito mais fácil hj em dia, pois teríamos os traumas da evolução como exemplos que não deveriam ser repetidos. Mas aqui só existe a lei de Gérson. Uma pena.

  3. José Roberto Gialdi says:

    Infelizmente o Brasil nunca chegará a esse patamar, é simples brasileiro não é povo, é massa e sendo dessa forma ele não tem cultura, considero a miscigenação o principal fator para esta falta de cultura, e sem cultura nos tornamos uma massa, e portanto sem identidade.

  4. José Miguel de Souza says:

    A distância que separa o Brasil da Escandinávia é de anos-luz(no trato com a coisa pública). E na mesma linha de raciocínio: uma juíza manda bloquear o WhatsApp por 48 horas. E se um outro magistrado determinar o fechamento da internet por 10 dias em todo o país, a quem recorreremos? Existem poderes ilimitados previstos na Constituição Federal? Bem que Rui Barbosa já nos alertava sobre a ditadura do judiciário, a pior de todas!

  5. Luis Carlos says:

    Se vivemos no MESMO planeta e nos foi dada a GLOBALIZAÇÃO para interagir com todo o planeta então esta mais do que na hora de começarmos a traçar o caminho certo da POLITICA corretamente como ela realmente DEVERÁ (…e não como deveria…) ser exercida. O mais importante Claudia Wallin…é encontrar o caminho correto por onde começar… Será muito bom e importante se você, que uma grandiosa jornalista, puder fazer matérias com esse traçado e mostrando a todos uma linha a seguir.. e claro todos que puderem contribuir com suas experiências, fazerem o mesmo! ..

    • Gloria Dore says:

      Comece por você! Cada um tem q assumir seu próprio papel transformador e revolucionário ! Simples assim! Em casa, na rua, no salão … Limpar, arrumar, consertar, pagar, receber, fazer , agir. …

    • Luis Carlos says:

      Obrigado pela resposta!!! Concordo com a senhora em todos os sentidos e ja iniciei há exatos 50 anos.. ou seja desde que nasci. Principalmente por ser de uma família humilde onde a honestidade e a ética sempre estiveram presentes pois sempre acreditei conforme a senhora mesmo expôs, que tudo deverá fluir primeiro de cada um para que a partir da própria mudança se possa crescer como um espiral, de dentro para fora…. primeiro o ser, seguido da família, vizinhos, rua, bairro, município, estado, união e mundo… grato pela sua colocação!

  6. Larry DE Carvalho says:

    Infelizmente a corrupção é Cultural. Desde 1500, começou com trocas de espelhos por informações privilegiadas. Se políticos tivessem vergonha na fariam questão de não ter nem rabo preso e muito menos mãos sujas.

  7. Ivone Dorneles says:

    Sabe como encaro este tipo de reportagem? Primeiro, estes países passaram pelo processo que estamos passando, ou seja, por muito tempo foram enganados, mas chega o dia que muda!! Segundo, sempre vai haver pessoas sem escrúpulos, cabe a sociedade barrar!! Então??? Não é privilégio de um partido ser eleito o vilão!!! Somos nós, cidadãos, os guardiãos!!!! Isto que escrevo tem nome!!! POLITIZAÇÃO!!!!!!!!!!

    • Jonathan Pires says:

      mas ai é que está..como um povo que não foi “politizado” vai ser politizado??
      dolosamente não ouve investimento em educação e o resultado está ai…o nível moral e educacional da nossa população é muito baixo e nosso políticos são o reflexo disso..eu até concordo que em geral brasileiro não vota consciente,mas a culpa não é só disso!!!

    • Ivone Dorneles says:

      Mas Jonathan como encaras os escândalos, as prisões de empresários e políticos? Quando em outros tempos ouvíamos ou víamos????E como dizer que a educação é tão falha assim!!! Somos um povo que consegue viver dentro das normas que rege uma sociedade. Temos uma cultura invejada. O problema está na baixa estima, no olhar que muitas vezes parte da mesma ótica!!! Tenho orgulho de ser brasileira, não me considero sem cultura e agradeço aos professores desse país! Concordo que a educação precisa ser bem mais valorizada pois é base de um país igualitário!!!

  8. Edson Vidal de Souza says:

    É INCOMPARÁVEL A PERSONALIDADE,O CARÁTER,A ÉTICA,A ÍNDOLE E A FORMAÇÃO MORAL & CÍVICA DOS BRASILEIROS COM O POVO ESCANDINAVO…NA ESCANDINÁVIA BASTA UMA DENÚNCIA SÉRIA PARA O POLÍTICO ENTREGAR O CARGO,AQUI NO BRASIL O POLÍTICO DENUNCIADO SE APEGA AINDA MAIS AO CARGO E CONVOCA OS AUTO DENOMINADOS ”MOVIMENTOS SOCIAIS,ONGS E SINDICATOS” PARA DEFENDÊ-LO,MEDIANTE PAGAMENTO DE PROPINA.

  9. Fernando Rodrigues says:

    Porque no Brasil só teremos algo parecido quem sabe daqui há uns 200 anos? Porque os políticos “fabricam” uma sociedade alienada, sucateando a educação e promovendo eventos de distração em massa…. as manobras para manipular uma sociedade inteira não tem limites, eles não têm escrúpulos. Eles apenas se protegem entre si, além de suas “parcerias” e coligações. Política no Brasil é uma máfia legalizada.

    • Mara Alcivar says:

      Canalha existe em qualquer lugar. O que muda é a forma como são tratados! Até que se prove a denúncia de forma limpa e clara, sem corrupção, o indivíduo é afastado ou sai por conta própria! Eis a diferença!

  10. Samir Andersen Talah says:

    Aqui se apegam com unhas e dentes na tal imunidade, que está deturpada. A imunidade parlamentar foi criada na ditadura militar apenas para evitar que o congressista não fosse preso pelo que falasse. Aí aperfeiçoaram no comum interesse próprio.

  11. Sulamita Cardoso says:

    Existe uma diferença descomunal. Os políticos daqui não têem decência e jamais disputariam uma eleição se não tivessem o famigerado “foro privilegiado”. Este, é o maior incentivo para que continuem com suas práticas ilícitas e mostrando ao mundo como se dilapida uma nação. Infelizmente!

  12. Paulo Roberto Gomes says:

    Engraçado que tudo que a mídia noticia de ruim nada tem a ver com Lula, Dilma, Renan, Collor, etc., mas, somente, com Eduardo Cunha, como se tudo de ruim que está acontecendo tivesse por origem o presidente da Câmara. Essa visão esquerdista seletiva de fazer política e combater os desafetos, aqueles que se tornam óbices aos seus anseios, retrata o seu mau-caratismo e o quanto são capazes para atingir os seus objetivos, custe o que custar, ou no popular, “fazer o diabo”. O Brasil não precisa disso …

    • Paulo Roberto Gomes says:

      Sem nexo, não, com nexo. Não sou um grande admirador de Eduardo Cunha, aliás, de nenhum político, ou melhor, de uns pouquíssimos políticos. Mas, o fato é real e desde que Cunha resolveu “bater de frente” com o governo, ao contrário de Rena Calheiros, que a “cobra vem fumando” para ele, principalmente, depois que resolveu aceitar o impedimento de Dilma, pecado mortal degolador no presente governo lulopetista. O pecado de Eduardo Cunha, pelo menos aquele comprovado, é possuir uma conta na Suíça, como se ele e somente ele fosse culpado por esse crime hediondo. e eu pergunto, e os demais? Assim, companheiro, eu apenas prezo a igualdade, ou seja, querem degolar alguém, então degolem todos e não apenas aqueles que discordam do desgoverno Dilma. Só para constar, eu não preciso ficar puxando saco de ninguém, muito menos de políticos e até fui convidado para entrar na política, mas, realmente, não me interessei depois de ver “in loco” como funciona..

  13. Neildo Souza Jorge says:

    Cara Claudia, a questão de fundo no Brasil não é ausência de democracia ou das instituições públicas. A situação é pior do que se possa imaginar e me parece de difícil solução. Como uma praga apocalíptica, gestada a cada legislatura e altamente contaminante, produz ordas de delinquentes da pior espécie que assumem às instituições públicas em todos os níveis, os noticiários diários comprovam está verdade deplorável, e o quadro piora a cada ano. A lógica para quem ingressa na atividade pública seja eleito ou concursado é a pior possível, com raríssimas exceções, e estas exceções são perseguidas pelas quadrilhas que ocupam os postos mais altos da hierarquia. Até os mais ignorantes tem consciência desta triste realidade. Eu que me incluo nos com relativo esclarecimento, não sei mais em quem votar, não sei como sair deste pântano viscoso que são nossas instituições públicas infestadas de bandidos e o que se esperar de um bandido, protegido por quadrilhas que se intercambeiam em todos os níveis. Sinceramente espero a queda de um meteoro.

  14. Cleber Teodoro says:

    Os políticos brasileiros não dão valor á decencia; pelo contrário, estimulam e exaltam a esperteza! O Lulinha, depois que plagiou um relatório na internet, e “vendeu” por 2.5 milhões virou herói e exemplo de empreendedor do Lulão! A neta que aponta o dedo obsceno, é a renovação política do clã! Dá pra alimentar esperanças?

  15. Ernani Nocciolini says:

    Quem foi que criou todas essas leis favoráveis a esses infratores que roubam escandalosamente e descaradamente o dinheiro público e não acontece nada? Infelizmente a corrupção no Brasil é uma doença e atinge todos esses políticos. O que tem que acabar é todo esse privilégio a parlamentares.

    • Jorge Tavares says:

      Aconselho a estudar um pouco da história política recente brasileira, lendo várias fontes fidedígnas e de comprovada idoneidade. Para que assim, não se transforme, num mero
      ” instrumento de repetição do que certas ideologias querem que defenda! ”

      O mensalão… ” foi criado no governo FHC… e infelizmente até hoje mantido!

      Aliás, do governo FHC… sobram ainda,
      – ” mensalão, Tremsalão, Zelotes… escandalo HSBC… entre outros bancos… vários escândalos da saúde em MG e só a título de exemplo…
      – o PROER… que deu R$ 1,5 BILHÂO…, para o banco da família de Aécio, que estava para falir”.

    • Anna Margarida Mossa says:

      Jorge Tavares E você é um dos ‘privilegiados’ recebedores das benesses PTstas?… me engana… vai trabalhar como eu trabalhei, estudar como estudei e depois vem defender esses ‘idôneos’ bolivarianos…. perdi gente da família na ditadura…e você?…esses todos que se dizem vítimas eram os vândalos da época em que todo mundo trabalhava e valorizava educação/cultura…

  16. Andre Gaspar Schmidt says:

    ESQUERDISTAS MAL INTENCIONADOS, NÃO OLHAM O SEU RABO, CAMBADA DE FDP, O MILIONÁRIO BANDIDO ALILULA VCS NÃO FALAM NADA, SOCIALISTAS DE MERDA, SOCIALIZAM O DINHEIRO DOS OUTROS, BANDIDOS, SAFADOS, ILUDEM OS IGNORANTES, FORA PETRALHAS! TROACADOS POR MERDA SEMPRE A MERDA!

  17. Paulo Souza Souza says:

    A questão, fundamental aliás, é que as patifarias quanto ao mau uso do dinheiro público aqui no BRASIL não se restringe nem se limita ao Cunha. Aqueles que ontem discursavam defedendo a ética e a moral, quando lá chegaram tornaram-se professores no saque à Nação!….

  18. Daniel Paes Barbosa says:

    O impressionante é que, na cultura nórdica, tao estranha aos legisladores brasileiros, este hábito vem desde o tempo em que eram “bárbaros pagãos”….mas as mulheres tinham os mesmos direitos dos homens e tudo o mais que está na matéria indicada. Mesmo com a cristianização da Escandinávia, estes valores milenares não se perderam.

  19. Fabricio Linhares says:

    Acho essas matérias da jornalista bem interessantes, mas convenhamos o Brasil jamais será assim. Precisaremos de ao,menos uns 300 anos pra chegar a níveis altos de desenvolvimento. Vamos morrer se ver nosso país desenvolvido. Uma pena…

    • Marcos Daye says:

      PQ não reagimos agora imundo para as ruas presoonando mesmo esses C analhas colocando faixas em frente suas casas para mostrar os corruptos que são fazendo passar vergonha em frente familiares e vizibhos

  20. José Antonio Porto de Oliveira says:

    Correto, isto é país, cidadania e orgulho. Aqui também deveria ser assim, para todos os governantes, passando primeiro pela nossa presidente, ministros , presidente da câmara, do Senado e alguns, ou quase todos, ministros do STF, além, claro, de muitos, deputados, senadores, governadores e prefeitos. Infelizmente, no entanto, isto é o Brasil. Se fosse só o Cunha este país seria uma maravilha, infelizmente nem todos acreditam. Querem sacrificar somente uma ovelha negra, quando estamos empestados das mesmas.

  21. Paulino Murillo Filho says:

    Não podemos nos esquecer que os politicos são reflexos de nossa sociedade e cultura, numa amplitude maior. ..Então, primeiramente há que se mudar os valores , cultivar a honestidade e deixar de lado o jeitinho brasileiro , como também o hábito de se querer tirar vantagem em tudo…em um pais onde se suborna guardas, policiais. ..onde se compra uma CNH, vantagens em repartições publicas, falsifica-se carteiras estudantis, só pra ficar em alguns poucos e exemplos, a reeducação da sociedade,com reflexos nos políticos, será uma tarefa árdua e longa…mas há que se iniciar e cabe a cada um fazer a sua parte, não apenas olhando o rabo alheio, mas olhando pro seu próprio antes de criticar.

    • Analia Pinheiro says:

      Estive recentemente em Copenhague e vi muito lixo proximo ao metro Lixo que me pareceu estar ha muito tempo por la . Deixemos de endeusar os paises europeus porque la tambem tem suas mazelas Nao sao perfeitos nao isso nao quer dizer que nao devamos nos preocupar e tentar melhorar as mazelas daqui

  22. Neusa Maria Teixeira says:

    Tem brasileiro que é tão chucro que só acha erro no PT, nenhum político nosso presta! Ainda tivemos sorte de ser tudo descoberto fosse PSDB, DEM, PMDB e as outras porcariadas continuariam roubando na surdina como sempre foi desde o descobrimento do país

  23. Antonio Andrade says:

    A Escandinavia é a ultima palavra em democracia.. Conseguiram fazer o que o leste europeu nunca conseguiu.. ser socialista sem ser comunista. Povo instruido e evoluido. Sabem fazer contas com 10 anos de idade e tem educacao moral e civica na escola. Eles estao entre os primeiros do mundo e nao precisam ser americanos. O Brasil tem um longo caminho a percorrer.

    • Antonio Andrade says:

      Exato…toda a turma do PT, sem excecao, pois quem tinha carater do PT já saiu..todo o PMDB, 30% do stf de hoje (que aceita coação) e 20% do psdb que deveria ser parte do pmdb por fazer parte da mesna escola dz conveniência, para começar com is mais conhecidos.

  24. Joao Luis Goulart says:

    Lá o povo tem os Políticos q merecem, são politizados, educados e responsáveis, lá um Tiririca jamais seria sequer Candidato, aqui esse povinho de merda brinca com o voto, são tiriricas, malufs, hildebrandos, jardeis e mais uma penca de pura bosta para nos representar, vão vão reclamar pro Capeta.

    • Luiz Claudio Pieruccetti says:

      Nunca esquecendo lula Molambo cachaceiro. Foi deputado federal e presidente eleito 2 X e agora fazendo governo paralelo .E ignorante safado .Tiririca e apenas de poucas letras

      e palhaço profissional e Lula Molambo e amador e sem graça
      Não estou contestando apenas acrescentando

  25. Eduardo Tullii says:

    Temos muito q aprender, estudar/ler e participar do processo. Estamos engatinhando mas o Brasil avançou muito nos últimos 30 a 50 anos. Falta entender o momento cultural e histórico q vivemos. Para dar um exemplo apenas um, a empregada doméstica um resquício da escravidão foi mantido por muitos Eduardo Cunhas da vida. Conseguiram apenas seu reconhecimento como trabalhadores com direito a FGTS etc e tal, agora, em nossa atual consciência como seres políticos q somos.
    Realmente pimenta nos olhos dos outros é refresco. Nossa sociedade é um bebê cego, surdo, mudo e pior demagogo até na alma.

  26. Stella Amaral says:

    É inadmissível o modo vergonhoso como políticos como Dilma, Renan, Cunha e outros, se agarram de unhas e dentes a seus cargos, quando as pesquisas mostram o enorme grau de rejeição da população e os inquérito policiais citam seus nomes como suspeitos de crimes contra o interesse público.

  27. Son Lian says:

    Que vexame para o Brasil, um corrupto no Japão comete o ariquiri (suicidio) e vemos aí acima na Escandinavia o cara pede para sair, aqui no Brasil o Cunha corrupto ainda quer derrubar a Presidente eleita para evitar a própria prisão.

  28. Luiz Claudio Pieruccetti says:

    Explanação e colocação brilhante! Quando Hitler anexou a Dinamarca os judeus eram obrigados a usar uma braçadeira com a “a estrela de David pra serem discriminados. O povo passou a usar tb em solidariedade e até o Rei usou! Os nazistas se calaram !

  29. Bruno Peitl says:

    Num sistema parlamentarista, Dilma também já teria caído há muito tempo. Tudo bem que provavelmente vocês usaram Eduardo Cunha como exemplo, mas acho que o foco excessivo nele é conveniente pra muita gente, não é? Ninguém fala do Renan Calheiros, dos vários petistas investigados na Lava-Jato, etc. Por que será?

    • Adonal Santos says:

      Verdade Bruno so se quer a cabeça do Cunha, enquanto isso o governo Dilma paga bilhões as mídias pra calarem a boca e ainda falar bem deles, vide Globo e Veja so como exemplo que no início desciam o pau no governo e hoje o que fazemx

    • Fernando Henrique Ribeiro says:

      Uma obs: Temos educação de “primeira”. Colégios particulares, universidades que deveriam formar massa critica para chacoalhar os fundamentos do País. Porém, formam também os políticos que exatamente saqueiam o país, e que dão de ombros para a universalização da qualidade do ensino, da saúde, da segurança etc. Ou seja, se preocupam em manter as coisas exatamente como estão. Então, antes da educação, tem que vir a ética, caráter e a vergonha na política brasileira.

  30. Eliete De Gino says:

    Quando eu falo que esse país é um lixo, que os políticos e governantes me dão nojo, e leio uma reportagem dessa, cada vez mais me convenço de que o Brasil não tem jeito. Tenho vergonha de ser brasileira!!!

  31. Mario Abranches says:

    Lá demoraram mais de 2000 anos para acertar suas culturas e caráter, aqui, vendo tudo isso de cadeira cativa, com globalização, não aprendemos nada, parece que estamos em outro planeta, chamado América do sul, só exemplos ruins, e não adianta culpar Espanha e Portugal!!
    Errado somos nós que aceitamos e não nos esforçamos pára mudar!!!!

  32. Ana Thereza M. Feitosa Tenório says:

    Eduardo Cunha não tem idoneidade alguma para permanecer no cargo. Isso é inegável. Também gostaria de ler a opinião da jornalista sobre os escândalos da petrobras, nos quais Cunha figura, pelo menos até o momento, como apenas um dos coadjuvantes recebedores de dinheiro sujo. O que dizer de Delcídio do Amaral?

  33. Conceiçao Rocha Rocha says:

    quem sabe os futuros políticos tenham hombridade para se comparar com políticos da Suécia ou Dinamarca, porque is de hoje são muito cara de pau , são piores que cachorro roendo isso, não querem deixar de roubar o dinheiro público.

  34. Ricardo Martinelli says:

    SE FOSSE LÁ, QUANTAS ASSINATURAS EU TERIA? É TARDE DEMAIS PARA 2014 e 2016, MAS AINDA DÁ TEMPO PARA 2018!!!
    DIVULGUE!!! PELO FIM DO CAPITAL PRIVADO NA POLÍTICA!!!
    SE VOCÊ ACHA QUE É IMPOSSÍVEL, ENTÃO PARE DE RECLAMAR!
    O atual sistema eleitoreiro Tupiniquim seleciona negativamente os candidatos, pois é óbvio que só recebe verba privada quem vai defender os interesses dos doadores, fazendo dos políticos servidores dos doadores e não da Nação.
    A QUEM INTERESSAR POSSA: UMA PROPOSTA DE REFORMA POLÍTICA: Existem dois problemas fundamentais no processo eleitoreiro tupiniquim: O primeiro é a urna eletrônica sem voto impresso: o correto é a urna eletrônica com voto impresso – o que foi proibido pelo congresso, quando juízes honestos tentaram introduzir esse método de verificação da eleição – ao votar Eletronicamente há que se imprimir um voto para permitir a conferencia do resultado, a urna eletrônica permite um PRÉ-resultado rápido que deve corroborar com o resultado do voto impresso, diferença na contagem que não influencie no resultado podem ser ignoradas, outras obrigam a recontagem – vigilância via internet de todas as zonas eleitorais para evitar coação de eleitores também é possível. E, segundo: e mais importante, a verba privada, aqui, quase sempre, quem doa dinheiro para político espera que o político vá “retribuir” seguindo as diretrizes de quem doou. Quem tem opinião própria não vai receber verba de doação de quem quer controlar o político, selecionando NEGATIVAMENTE os candidatos. Solução: proibição de uso de dinheiro privado para as campanhas.
    Extinção dos atuais partidos e obrigação de plano administrativo para a criação de qualquer partido, não basta dizer o que pretende, mas tem que dizer como pretende alcançar os objetivos, tal compromisso tem que ser registrado e publicado para que todos tenham acesso livre via internet. Tempo e espaço igual – na TV, RÁDIO e ao VIVO para todos que concorram ao mesmo cargo entre outras regras que de a todos a mesma chance de expor suas idéias. E mais revolucionário ainda, um teste psicotécnico que demonstre o grau de patriotismo e caráter do candidato, podendo reprovar o indivíduo impedindo sua candidatura, com o resultado publicado para que o povo saiba em quem está votando e, além de outros pontos, a opção na urna de NENHUM DOS CANDIDATOS ACIMA que forçaria novo pleito, se for maioria absoluta, com novos candidatos até aparecer quem preste, ou pelo menos levar pra longe os que estão ai. Fim das dinastias e capitanias hereditárias com a proibição de mais de um parente até terceiro grau em cargo eleito ao mesmo tempo e obrigação de pular uma geração, nesse caso filho de peixe não é peixe. Somente funcionário público concursado, extinção dos cargos de confiança. Preliminares nos partidos com voto direto dos seus membros, fidelidade partidária … etc. são muitas idéias e muito debate para uma nova Lei política que deve ser passada em referendo ou plebiscito o que for mais eficaz
    https://www.change.org/p/o-congresso-nacional-reforma-eleitoral?recruiter=70382829&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_facebook_responsive&utm_term=des-lg-action_alert-no_msg&fb_ref=Default

  35. Bitler Paulo says:

    A política de bem estar social que se iniciou na Suécia , no início não foi tão facil assim Oloph Palme , que dizia não querer que os ricos chorassem e sim que ps pobres rissem foii assassinado ..então para se chegar a este estágio é preciso passar por outros.
    Não foi tão fácil assim, mas é preciso que a maioria do povo apóie e começar.. Sim é preciso comecar .Este é meu
    sonho.

  36. Jaime Junior says:

    Essa é a tão sonhada e verdadeira democracia o povo no poder e para os q não lembram depois do início dos protestos dos vinte centavos a nossa presidenta propos fazermos um referendo sobre a reforma política e entre os tópicos propostos por ela estava o fim da imunidade parlamentar o fim do voto secreto no senado e na câmara e olha quem vetou o referendo o senado e a câmara os mesmos q alegam estar zelando pelo bem estar do nosso país devemos aprender a analisar situações a partir de fatos e não de buatos criados por uma imprensa tendenciosa

  37. Ederly B Macedo says:

    Lá o respeito ao direito do próximo eh a lei. Acima de qualquer outra.
    Mas temos que observar que um país pequeno eh mais fácil de governar. E de dominar também.
    Porisso o povo fica vigilante.
    Bom dia
    Boas Festas

  38. Ederly B Macedo says:

    Lá o respeito ao direito do próximo eh a lei. Acima de qualquer outra.
    Mas temos que observar que um país pequeno eh mais fácil de governar. E de dominar também.
    Porisso o povo fica vigilante.
    Bom dia
    Boas Festas

  39. Ederly B Macedo says:

    Lá o respeito ao direito do próximo eh a lei. Acima de qualquer outra.
    Mas temos que observar que um país pequeno eh mais fácil de governar. E de dominar também.
    Porisso o povo fica vigilante.
    Bom dia
    Boas Festas

  40. Ederly B Macedo says:

    Lá o respeito ao direito do próximo eh a lei. Acima de qualquer outra.
    Mas temos que observar que um país pequeno eh mais fácil de governar. E de dominar também.
    Porisso o povo fica vigilante.
    Bom dia
    Boas Festas

  41. Ederly B Macedo says:

    Lá o respeito ao direito do próximo eh a lei. Acima de qualquer outra.
    Mas temos que observar que um país pequeno eh mais fácil de governar. E de dominar também.
    Porisso o povo fica vigilante.
    Bom dia
    Boas Festas

  42. Ederly B Macedo says:

    Lá o respeito ao direito do próximo eh a lei. Acima de qualquer outra.
    Mas temos que observar que um país pequeno eh mais fácil de governar. E de dominar também.
    Porisso o povo fica vigilante.
    Bom dia
    Boas Festas

  43. Enrico Caruso says:

    Luciano, isto funciona em uma Monarquia e/ou República constitucionais, onde o populismo também é crime. Como aqui, o projeto de República não vingou, tornando condomínio de bordel, o síndico não larga o posto, se ameaçado ele compra os conselheiros com o dinheiro dos condôminos. É assim vamos seguindo.

  44. Sueli Gunn says:

    Um sonho inatingível Virgílio… Brasileiro não sabe distinguir o que é público do privado. A política de Brasília é a coisa mais rasteira do universo. Mas a gente vai levando, né? Feliz natal e um ótimo ano novo pra VC. Um grande abraço!

  45. Ney Eduardo Possapp d'Avila says:

    Por que só destacam a excelência dos “políticos” (agentes públicos) escandinavos? e nada dizem da excelência dos Empresários escandinavos? Empresário escandinavo não sonega impostos! Empresário escandinavo paga salários justos! Os Empresários escandinavos deveriam servir de exemplo para os empresários brasileiros…

  46. Jairo Nielsen says:

    Poxa faltou falar q a chefe do governo da dk tem casa de luxo ilegal na grecia! O primeiro ministro gatou dinheiro pulblico com roupa i sapato de luxo fez viagem de primeira classe a base de champaing i caviar i tem mas vil?

  47. Ana Beatriz Rizzo Neis says:

    Lá existe caráter e vergonha na cara. Aqui, os vagabundos já fizeram a lei de foro privilegiado para se protegerem, pois sempre tiveram a intenção de roubar. O que o povo brasileiro ainda não aprendeu, é que estes canalhas são nossos empregados e nossa união, pode sim, derrubar estes bandidos.

  48. Ernani Alves Da Silva Junior says:

    A nossa democracia é “pra inglês ver”. A deles é real. No Brasil o sistema joga contra o cidadão de bem. Lá o Estado tem o propósito de beneficiar toda a sociedade. Esse princípio está bem consolidado na mente de todos os escandinavos. Aqui há o contrário: o Estado é um gigante que esmaga o indivíduo.

  49. Bira Vieira says:

    Na verdade, não sobraria ninguém: Nem Dilma, nem Lula, nem Delcídio, nem Cunha, nem Aécio, nem Serra, nem Alckmin, nem Agripino, enfim, aqui não caberia tantos corruptos e cretinos. É, também, o que eu sempre digo: Tem uma quadrilha institucionalizada no poder e outra querendo tomá-lo.

  50. Saulo Rocha Rocha says:

    Eu acredito que estamos todos caminhando p isso..igualdade liberdade ,fraternidade..não se perde nada por se ser honesto,íntegro..o tempo confabula ao nosso favor..so posso lamentar aos infelizes q nao agem assim..e torcer p q mudem..meras ilusões..

  51. Alexandre Bibikow says:

    Só existem políticos corruptos pq existem empresários dispostos a pagar propina para ter lucro fácil. .. É mais fácil derrubar um presidente ou ministro ou parlamentar que bater de frente com uma multinacional

  52. Eduardo Cavalcanti says:

    Se o Brasil fosse a Suécia, não precisaríamos de um Eduardo Cunha para tirar esta corja corrupta do poder. As instituições fariam isso, mas aqui só um canalha para entender e tirar outros canalhas do poder ou manter…

  53. gamefly free trial says:

    Hey there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

  54. gamefly free trial says:

    Hey! I could have sworn I’ve been to this site
    before but after browsing through some of the
    post I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely delighted I found it and I’ll be book-marking
    and checking back frequently!

  55. Pingback: Google

  56. natalielise says:

    Very good blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.
    Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid
    option? There are so many options out there that I’m totally overwhelmed ..
    Any suggestions? Thanks! pof natalielise

  57. smore.com says:

    Hi would you mind letting me know which web host you’re
    utilizing? I’ve loaded your blog in 3 completely different
    browsers and I must say this blog loads a lot faster then most.
    Can you recommend a good hosting provider at a fair price?

    Thank you, I appreciate it! natalielise pof

  58. pof says:

    Hey there! I simply wish to give you a huge thumbs up for the excellent
    information you have got here on this post.
    I am returning to your blog for more soon.

  59. plenty of fish dating site says:

    Right here is the right webpage for everyone who wishes to understand this
    topic. You realize a whole lot its almost hard to argue with you (not that I actually will need
    to…HaHa). You definitely put a new spin on a subject that’s been discussed for years.
    Excellent stuff, just great!

  60. minecraft games says:

    Hey! This is kind of off topic but I need some help from an established blog.
    Is it very difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I
    can figure things out pretty quick. I’m thinking about making my own but I’m
    not sure where to start. Do you have any points or suggestions?

    With thanks

  61. minecraft games says:

    An intriguing discussion is definitely worth comment.
    I believe that you should write more on this issue,
    it might not be a taboo matter but usually folks don’t talk about these issues.
    To the next! Many thanks!!

  62. quest bars cheap says:

    We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your web site provided us with valuable info to work on. You’ve done an impressive job and our entire
    community will be grateful to you.

  63. coconut oil on says:

    We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community.

    Your web site offered us with valuable info to work on. You have done a formidable
    job and our whole community will be grateful to you.

  64. is coconut oil says:

    Hello! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I really
    enjoy reading through your articles. Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the same subjects?
    Thanks for your time!

  65. http://tinyurl.com/qq7c5rf says:

    Yesterday, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive
    a 30 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83 views.
    I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  66. http://tinyurl.com says:

    Greate article. Keep writing such kind of information on your site.
    Im really impressed by it.
    Hey there, You’ve done an excellent job. I will certainly digg it and
    for my part suggest to my friends. I am sure
    they’ll be benefited from this web site.

  67. ps4 games says:

    I’m not sure why but this blog is loading very slow for me.

    Is anyone else having this problem or is it a issue on my end?
    I’ll check back later on and see if the problem still
    exists.

  68. ps4 games says:

    Thanks , I’ve recently been searching for info
    about this topic for ages and yours is the greatest I have came upon so far.
    But, what concerning the conclusion? Are you positive about the
    supply?

  69. match.com says:

    Nice weblog here! Also your web site so much up very fast!
    What web host are you using? Can I get your affiliate hyperlink
    for your host? I want my site loaded up as quickly as yours lol

  70. tinyurl.com says:

    Great article! This is the kind of info that should be shared around the net.
    Disgrace on the search engines for no longer positioning this publish
    upper! Come on over and seek advice from my site .
    Thank you =)

  71. sling tv says:

    My brother suggested I might like this blog. He was entirely right.
    This post truly made my day. You cann’t imagine just how much time I
    had spent for this information! Thanks!

  72. sling tv says:

    Magnificent beat ! I would like to apprentice whilst you amend your website, how can i subscribe for
    a weblog web site? The account helped me a appropriate deal.
    I were a little bit acquainted of this your broadcast offered bright transparent
    concept

  73. Pingback: Google

  74. sling tv best package 2020 says:

    Hey I am so grateful I found your web site, I really found you
    by mistake, while I was searching on Digg for something else, Regardless I am here now
    and would just like to say kudos for a remarkable post and
    a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have
    time to browse it all at the minute but I have book-marked it and also added in your RSS
    feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the
    great work.

  75. Phoebe says:

    What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I have found It positively useful and it has
    aided me out loads. I’m hoping to give a contribution & aid other users like
    its aided me. Great job.

  76. Reggie says:

    Greetings, I do believe your blog could possibly be having browser compatibility problems.
    Whenever I look at your web site in Safari, it looks fine however when opening in Internet Explorer, it’s got
    some overlapping issues. I simply wanted to give you a quick heads up!
    Aside from that, great blog!

  77. Felisha says:

    great put up, very informative. I wonder
    why the other specialists of this sector don’t understand this.
    You must proceed your writing. I am sure, you’ve a great readers’ base already!

  78. Tammara says:

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied
    on the video to make your point. You definitely know what youre
    talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving
    us something informative to read?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *