Claudia Wallin *
[show_fb_likes]
Fontes inquestionadamente fidedignas e ilibadas teriam dito que, inapelavelmente, um suspeito deveria ser evidentemente um culpado, dado que haveria ou poderia ou saberia ter cometido um suposto ilícito que seria, com toda a certeza, o pior de que já se teria tido notícia neste nosso mundo irremediavelmente cão.
Mas o que a teoria sueca e a de tantos outros povos admirados diz, sobre um suspeito, é mais simples de entender do que o teorema da carne moída de Eduardo Cunha: um suspeito é, até que evidências factuais indiquem o contrário, apenas um suspeito.
É por esta exótica lógica que o direito de resposta de um indivíduo criticado ou acusado pela mídia, assim como a não divulgação da identidade de um suspeito pelos órgãos de comunicação, são dois princípios sagrados do Código de Ética da Imprensa, do Rádio e da Televisão da Suécia.
Ligo para o Ombudsman da Imprensa, Ola Sigvardsson, e peço a ele que explique o por quê.
“Porque as fronteiras da decência não devem ser cruzadas pela mídia”, responde ele, com a agilidade de um delator.
Tamanha é a preocupação ética da imprensa sueca em não divulgar nomes de suspeitos, que todos os órgãos de comunicação do país recusaram-se a revelar a identidade de Christer Pettersson, o homem acusado de cometer um dos maiores crimes da história da Suécia: o assassinato do primeiro-ministro Olof Palme, morto a tiros em 1986 quando saía de uma sessão de cinema com a esposa, no centro de Estocolmo.
“Ninguém publicou o nome do suspeito pelo assassinato de Palme até o início do julgamento do caso, que ocorreu vários meses após a prisão de Pettersson”, diz Britt Börjesson, especialista da Universidade de Gotemburgo em ética na mídia. Conta Britt que a decisão dos órgãos de imprensa suecos, de finalmente publicar o nome do suspeito, foi uma notícia em si na época.
Christer Pettersson, aliás, acabaria sendo absolvido pela Justiça sueca. O culpado pelo crime jamais foi encontrado, e o mistério em torno da morte do primeiro-ministro permanece como um trauma nacional.
O que se vê por aqui, no noticiário sueco, são informações genéricas sobre um suspeito: ele pode ser por exemplo “um homem de 32 anos” ou “uma mulher de 48”. Sem qualquer citação adicional sobre raça, religião, filiação partidária ou algum tipo de pista sobre sua identidade.
“Não é ilegal (publicar nomes). Mas na Suécia achamos que não citar ou publicar nomes de indivíduos suspeitos é uma expressão de boa ética jornalística”, diz Börjesson.
“Quando emissoras de TV ou jornais cruzam essa linha ética e divulgam o nome de um suspeito, os leitores ou telespectadores reagem e reclamam que isto não é ético”, acrescenta ela.
As regras do Código de Ética para a publicação de nomes de suspeitos de crimes recomenda aos jornalistas o exercício da extrema vigilância. O código existe para garantir que a mídia atue com “responsabilidade proporcional ao seu poder de disseminar informação”. Fontes de material jornalístico devem ser verificadas cuidadosamente. Manchetes devem ser condizentes com o teor do texto.
Diz uma das seções do Código, conhecido informalmente nos meios jornalísticos como “Spelregler” (“As Regras do Jogo”):
“Exerça cuidadosa consideração sobre as consequências nocivas que a publicação da identidade de suspeitos pode provocar para estes indivíduos. Evite divulgar nomes, a não ser que a divulgação seja de evidente interesse público”.
“Os editores publicam apenas os nomes de alguns criminosos, mas apenas aqueles criminosos perversos, que representam um perigo para a sociedade”, diz Britt Börjesson.
O mesmo princípio ético rege o exercício do direito de resposta na mídia, para os indivíduos que se sentem acusados indevidamente em matérias jornalísticas.
“Se um indivíduo é submetido a um tratamento aviltante, degradante, ofensivo ou indigno na mídia, ele pode ter o direito de resposta”, diz o Ombudsman da Imprensa.
Não se trata, aqui, da força da lei – mas da robusteza da ética:
“Os veículos de comunicação não são legalmente obrigados a abrir espaço para um direito de resposta. Mas na maior parte dos casos, o direito de resposta é concedido, pois este direito é parte da cultura de nossa mídia. Se um indivíduo é acusado de um malfeito e tem seu nome identificado e divulgado pela mídia, esta mídia deve, segundo o Código de Ética sueco, ser generosa na concessão do direito de resposta”, explica Ola Sigvardsson.
“Ou seja, o direito de resposta a um indivíduo criticado ou acusado pela mídia não está escrito na lei, pois a nossa Lei de Liberdade de Imprensa e de Expressão, que é a mais antiga do mundo (de 1766), garante ampla liberdade aos meios de comunicação. O direito de resposta faz parte de nosso código ético. E o Código de Ética é extremamente importante para a mídia na Suécia”, ressalta ele.
Para o Ombudsman da Imprensa, o direito de resposta é uma prática de importância, já que dá ao indivíduo acusado pela mídia a possibilidade de corrigir eventuais informações errôneas.
“O direito de resposta também traz transparência para a sociedade, ao dar voz a indivíduos acusados e evitar assim que o debate na mídia seja unilateral e tendencioso. Isto é bom para a sociedade, e bom para a democracia”, diz Sigvardsson.
Também é possível, evidentemente, contestar afirmações da mídia nos tribunais de justiça.
“Uma coisa não exclui a outra”, pontua o Ombudsman.
O modelo sueco é, por definição, um sistema de auto-regulação voluntária da mídia – mas que se equilibra sobre o alicerce de um sólido conjunto de normas de conduta, e leva em conta a voz do público.
Em 1916, o país criou o mais antigo conselho supervisor de imprensa da história. Um modelo pioneiro, que viria a inspirar a criação de organismos de auto-regulamentação da mídia em diversos países.
Os guardiões da ética na imprensa sueca são o Ombudsman da Imprensa e o Conselho de Imprensa (Pressens Opinionsnämnd).
O Ombudsman, também uma invenção sueca, é a face pública do sistema. Ele atua como o primeiro filtro das queixas relacionadas à mídia, e tem poderes para mediar correções e direitos de resposta nos jornais. Casos mais complexos são examinados pelo Conselho em seu conjunto.
O Conselho de Imprensa sueco é formado por 32 integrantes: além dos quatro juízes da Suprema Corte que se revezam na presidência, a composição do órgão é equilibrada entre 16 representantes das organizações de mídia e 12 membros do público em geral. Para o rádio e a TV sueca, o sistema de auto-regulação segue os moldes do modelo adotado na imprensa.
No rito sueco, uma pessoa que se declare ofendida pode solicitar o direito de resposta diretamente ao órgão de comunicação envolvido, ou acionar o Ombudsman da Imprensa, num prazo de até três meses contados a partir da data da publicação.
Se o Ombudsman decidir investigar o caso, uma cópia da reclamação do autor da ação é enviada ao jornal, que deve então se pronunciar. Dependendo do caso, o jornal terá que responder no mesmo dia, ou em prazo máximo de duas semanas. Ao final da troca de argumentos e fatos entre as duas partes, o Ombudsman toma a sua decisão.
Não há regras fixas acerca do espaço concedido para a resposta do autor da ação: esta é uma decisão que fica a critério da publicação envolvida.
“Algumas vezes, o direito de resposta é publicado na primeira página de um jornal, com tamanho considerável. Outras vezes, pode ser uma nota em uma coluna”, diz o jornalista Nils Funcke, considerado um dos maiores especialistas em liberdade de expressão e de imprensa na Suécia.
Pergunto ao Ombudsman da Imprensa em que circunstâncias se dá o direito de resposta na Suécia.
“Depende de cada caso. Meu trabalho é avaliar as circunstâncias de cada caso, e decidir se o direito de resposta é válido ou não. Se por exemplo um jornal critica um político, afirmando que ele não está conduzindo bem o seu trabalho, isto pode ser um caso de direito de resposta. Ou não”, diz Ola Sigvardsson.
“E se um jornal publica um ataque pessoal contra alguém, que atente contra a honra e a dignidade de uma pessoa, esta pessoa pode ter um direito de resposta simultâneo – ou seja, ela pode ter seu direito de resposta publicado no mesmo dia, na versão online do jornal, e também na edição subsequente. Mas este direito de resposta simultâneo aplica-se apenas a casos de ataques pessoais, de alegações contra a dignidade de um indivíduo, e não contra o trabalho que ele desempenha”, acrescenta o Ombudsman.
Caso a queixa seja rejeitada pelo Ombudsman, o autor da ação pode recorrer ao Conselho de Imprensa.
“Divulgar em suas páginas ou na voz de um locutor a resposta de uma pessoa acusada de algum fato não é ruim para a mídia, e na Suécia isso não significa uma derrota. Dar o direito de resposta a um indivíduo é simplesmente boa prática jornalística”, diz o Ombudsman.
O que é considerado vergonhoso, segundo Sigvardsson, é não publicar um pedido de resposta, e ser criticado por isso pelo Conselho de Imprensa:
“Isto, sim, é extremamente vergonhoso”, diz o Ombudsman da Imprensa, “porque demonstra que você violou o Código de Ética. E porque quando as críticas do Conselho são publicadas em um jornal, ele perde a credibilidade junto aos seus leitores, que não toleram ver este tipo de conduta.”
Também aqui, não se trata do poder da lei – e sim do vigor da ética: a mídia sueca não é legalmente obrigada a publicar as críticas dirigidas a ela pelo Conselho de Imprensa. Mas ela faz isso.
“Em mais de 99% dos casos, a mídia sempre divulga os comunicados nos quais é criticada por má conduta ética”, aponta Sigvardsson.
Nem sempre, porém, a mídia é criticada. Em 2012, a própria Rainha Silvia da Suécia submeteu uma queixa ao Ombudsman da Imprensa (PO, na sigla em sueco).
Diversos jornais haviam reproduzido imagens de uma montagem fotográfica que mostrava a Rainha – filha de mãe brasileira e pai alemão – ajoelhada no chão, aparentemente tentando apagar, a golpes de esfregão, o símbolo da suástica. Ao fundo, o Rei Carl XVI Gustaf era representado ao lado de várias personalidades da Suécia, pronto para deglutir uma pizza servida sobre o corpo nu de uma mulher com quem o monarca teria mantido uma relação extraconjugal.
A queixa real, em que a montagem foi descrita como ofensiva e dolorosa, foi rejeitada pelo Ombudsman da Imprensa, Ola Sigvardsson.
“Trata-se de uma sátira”, respondeu na época o editor Daniel Suhonen na revista Tiden, uma das publicações que haviam divulgado a foto da montagem. “O rei é o chefe de Estado, e deve estar preparado para ser criticado enquanto for rei. Não faz parte do nosso trabalho manter o rei feliz”.
* Artigo publicado originalmente no Diário do Centro do Mundo.
O Brasil vive uma guerra de comunicação, onde todos (especialmente os pobres) são culpados até que mostrem sua inocência, no caso dos ricos, até que o processo prescreva.
Aqui vale aquela máxima “Para os Amigos, Parentes e Irmãos” tudo, para os inimigos a Lei ou até certeas interpretações estranhas das mesmas.
No Brasil ,acusado de receber propina,tem o poder de definir procedimentos de cassação de um governo também acusado de receber propinas do Petrolão,e depois de definido o processo,devera ser aprovado pelo Senado,que por sua vez também tem o seu presidente investigado também por receber propinas,que paísa é este
A Presidenta Dilma não tem nenhuma acusação contra ela.
Marcia Márcia Torres Márcia Torres
Um suspeito é apenas um suspeito. Exceto no Brasil, onde vingadores sanguinários adeptos do linchamento moral e físico fazem um banco de dados público com informações de indivíduos apenas acusados de cometer pequenos crimes, como esse absurdo aqui http://www.universopolicial.com/2010/08/aplicativo-de-cadastro-de-cidadaos.html
Não entendi por que o cidadão desenvolveu tal sistema…
Textos sensacionais!!!!
Liberdades de pensamento e de expressão na Suécia são bens com semânticas bem diferentes das em vigência no BRasil. Nos aqui no BR ainda não conseguimos sair do medievo tardio… e pelo andar da carruagem ainda iremos consumir mais umas duas dúzias e 1/2 de décadas para civilizarmos essa magna questão. Para se ter uma noção da tragédia brasileira nessa questão: aqui ainda dispomos de editores – publishers – que desconhecem as dimensões políticas dessasliberdades e operam fascistamente suas editorias como se fôssemos donos do mundo… Mas, deixemos isso de lado, dado que o tema é de complexidade vasta impossível ser eqquacioda
Todos sao inocentes ate provado culpado. Quem decide por processar ou nao ate os proprios politicos, eh o poder juridico – nap os mesmos politicos. Eh obvia as fatalidades causadas pela mistura dos 3 poderes! Ate uma crianca entende isso…
Mais um post muito esclarecedor de seu blog. Muito obrigado!
Os parâmetros éticos da imprensa sueca me parecem bastante sólidos.
Mesmo em programas policiais apelativos nos EUA, há o habito de chamar os suspeitos de “suspeitos”, por mais contundentes que sejam as imagens.
Quebra tudo e chama a NASA!
Ola, gostei do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importantes.
Legal, mas pra isso funcionar teremos que também trazer politicos Suecos pra ca, com os nossos não vai dar certo…
Trazer também o povo sueco, rssss. Pq os nossos políticos quem elege somos nós. O problema parece estar no processo de formação das nossas crianças e jovens. O exemplo dos adultos são temerosos na família, no mundo do trabalho, no mundo da política enfim na sociedade. E a escola é produto dessa mesma sociedade.
Ainda bem que temos alguma imprensa. Ela deve ser aprimorada, melhorada e responsabilizada por seus atos. Assim como a Justiça, ainda bem que temos o juiz Moro e Operação Lava à Jato. Precisamos, isso sim, aprimorá-la para investigar TODOS os politicos e de TODOS os partidos.
O Juiz Moro. jamais vai prender os patrões da esposa dele, do PSDB Nunca o fez e nunca o fará, provas não faltam e não são apenas ilações.
o juiz Moro só investigou e vai investigar apenas um partido, só os corruptos de um partido estão sendo presos e processados, e a propósito procure se informar o que aconteceu com a investigação no Banestado, rea o juiz Moro que estava a frente das investigações, e adivinha, tudo foi varrido para baixo do tapete, poe que será.
Estou bem informado e acho que é melhor prender quem já sabemos corrupto, ladrão. Melhor do que deixar de prender pq não investigaram os outros partidos. Acho que o caminho é apoiar essa ação e amplia-la por pressão popular nas ruas, nas redes sociais.. Criticar o que o Moro fez é desserviço, no meu entendimento.
A esquerda toda na área! Vendem PSDB como direita e oposição…Dualidade ilusória…
A partir do momento que o Judiciário não age com imparcialidade e isonomia em um processo contra a corrupção, qualquer decisão e condenação se torna injusta e ilegal. Acaba sendo ingenuidade achar que depois de legitimado o erro, a pressão popular conseguirá corrigi-lo. Como e por que reagirá uma opinião publica manipulada e idiotizada por uma mídia conservadora??? O próprio juiz Moro já disse como se deve fazer o processo: utilizar a grande mídia para condenar moralmente aqueles que ele e sua turma de inquisidores acusarem, para assim manipularem a opinião publica a um nível de aceitação de seus erros jurídicos, aonde os “fins justificam os meios” e em contrapartida entregam “corruptos selecionados a dedo” para saciar a fome de justiça desse povo, atiçado contra tanta “injustiça e corrupção promovida por um único grupo político. Assim conseguem eliminar os inimigos políticos e protegem os amigos e quem mais interessar. Por que será que isso me lembra a tomada do poder pelos nazistas na Alemanha.
O maniqueísmo sempre foi necessário para manipular mentes emocionalmente frágeis. Tanto nas religiões quanto nos partidos políticos. Ainda bem que não sou o único a saber e perceber isso.
Papai Noel tambem devia dar presente de Natal para todas as criancinhas…
Pior que o Moro, só PT que fez acordo Branco com PSDB, PT só tem Didático Hipócrita que joga a sujeira para debaixo do Tapete e se faz de Vitima, são uns sujos Picaretas que enrolaram a Nação. Falar nisto, Zé ta no Parana e tem uns Companheiro levando Charuto para ele.
Aqui pagamos impostos de Suécia e recebemos serviços de Afeganistão, estamos longe ainda.
INforme-se melhor sobre os impostos na Suécia.
Informe-se melhor sobre a vida no Afeganistão.
Informe-se melhor Alexsandro Vieira. Pergunte para um petista. Eles sabem tudo.
Multiplique por 5 o quanto voce paga em impostos e nao vai chegar no que um sueco paga.
Julio De Marchi é impossível conversar com um rs. Abs.
Nossos Juristas não tem discernimento para entender o que é Sociedade.
A corrupção impera. A Lei tem mais exceç~]oes do que regras.
Por mim traria tudo da Alemanha e países nórdicos. Juízes, Promotores, políticos, pensadores e as próprias leis. Isto aqui está tudo podre, sujo e a hipocrisia impera em todos os sentimentos e atitudes. Estou enojado de tudo isso. Vamos deixar de ser hipocritas.
Aqui é Datena e Rezende
E o Faustão “engraçadinho”!
A Rede Globo, Veja e Folha tem muito o que aprender com esse artigo!
povo culto. civilização adiantada. justiça rápida. maioria preza pela honestidade ….Não é o Brasil, que nunca foi sério
A ética é a soberana nas relações entre as pessoas, muito bom né.
Bom… Isso, em algumas situações, não acontece no Brasil.
Mas o que dá para esperar de um país onde boa parte dos veículos de comunicação estão ligados direta ou indiretamente a partidos políticos, fazendo de sua principal função, que é divulgar notícias, ser meramente secundária?
Que lei mais complicada….parece as leis do Brasil que o que reza a constituição não é bem aquiloe sim é preciso interpretar…e cada um interpreta à sua maneira….
Aqui o direito de resposta foi impedido pelo MST e a milícia de Dilma ,de se manifestar.Bloquearam a estrada na entrada de Brasília evitando a entrada de300ônibus com manifestantes em protesto contra o governo
Bloquearam nada – eram golpistas e imundos direitistas, assim que seus lacaios ! Porrete nessa gente mesquinha e vagabunda !
Caro Barbin, sua reação “Porrete nessa gente mesquinha e vagabunda” mostra que tipo de pessoa que você é: Não sabe conviver com ideias diferentes da sua.
É uma pena que a esquerda esteja perdendo os seus bons quadros e ficando com apenas com pessoas pequenas, incultas e intolerantes. Era bom quando tínhamos pessoas com quem ter bons debates.
Tchau!
Ricardo Barbin com toda certeza faz parte do exército de atuantes (bem pagos)que vasculham e. desmoralizam qualquer manifesto anti governo na internet.Vergonha !Até a mídia internacional aqui vem e assiste ao desgoverno
Sou jornalista no RN, a foto usada para enganar a senhora e lhe provocar tanto ódio é de um fotógrafo do meu estado, publicado anos antes no jornal A Tribuna do Norte. Pesquise no google. Aproveita a licao e veja o quanto esta se deixando manipular por farsas e mentiras.
As misérias do processo penal Izabella França Thaynah Igor Mayara
My brother suggested I may like this blog.
He used to be entirely right. This put up truly made my day.
You can not believe simply how so much time I had spent for this
information! Thank you!
This is really interesting, You are a very skilled blogger.
I have joined your feed and look forward to seeking more of your
great post. Also, I’ve shared your web site in my social networks!
Excellent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just too
great. I actually like what you’ve acquired here, really
like what you are saying and the way in which you say it.
You make it enjoyable and you still take care of to keep it
smart. I can not wait to read far more from you. This is really a tremendous site.
WOW just what I was looking for. Came here by searching for minecraft download free pc
This post is worth everyone’s attention. How can I find
out more?
Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures on this
blog loading? I’m trying to determine if its a problem on my
end or if it’s the blog. Any feedback would be greatly appreciated.
I just like the helpful info you provide for your articles.
I’ll bookmark your weblog and check again right here regularly.
I am moderately sure I will be told a lot of new stuff proper here!
Good luck for the next!
I really like your blog.. very nice colors &
theme. Did you create this website yourself or did you hire someone to do it for you?
Plz answer back as I’m looking to construct my own blog and would like
to find out where u got this from. kudos
Greetings from Colorado! I’m bored to tears at work so I decided to
check out your site on my iphone during lunch break.
I love the knowledge you present here and can’t wait to take a look when I get home.
I’m surprised at how quick your blog loaded on my phone ..
I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, amazing blog!
Write more, thats all I have to say. Literally,
it seems as though you relied on the video to make your point.
You definitely know what youre talking about, why waste your intelligence on just
posting videos to your blog when you could be giving us something informative to read?
Hi, I would like to subscribe for this website to take most up-to-date updates, therefore where can i do it please assist.
Hello everyone, it’s my first pay a quick visit at this site, and piece of writing is truly fruitful designed for me, keep up posting these types of content.
Viagra Brand Vs Generic Cialis E Dolori Muscolari Acheter Du Viagra A Paris Cialis Alternative Naturali
This article is truly a good one it assists new the web people, who are wishing in favor of blogging.
Viagra 100 Mg Pulmonary Hypertension Buy Avodart For Hair Loss Online cialis 40 mg Quand Prendre Le Cialis Caracteristicas Del Propecia Order Propecia Service
Everyone loves it when folks get together and share ideas.
Great site, keep it up!
Have you ever considered publishing an ebook or guest authoring on other sites?
I have a blog centered on the same topics you discuss and would love to have you share some stories/information.
I know my subscribers would value your work. If you are
even remotely interested, feel free to shoot me an email.
This excellent website truly has all the information and facts I wanted concerning this subject and didn’t know who to
ask.
Good day! This post couldn’t be written any better!
Reading this post reminds me of my good old room mate!
He always kept talking about this. I will forward this page to him.
Fairly certain he will have a good read. Many thanks for sharing!
If some one wishes expert view concerning running a blog after that i propose him/her to pay a visit this web site, Keep up the pleasant work.
Dapoxetina Ficha Tecnica cialis Piriton Mix Keflex
I am extremely inspired together with your writing talents and also with the format on your blog.
Is that this a paid subject or did you modify it your self?
Either way stay up the excellent quality writing, it is
uncommon to look a nice weblog like this one today..
Propecia Online Without A Rx Amoxicilline Pantoprazole cialis for sale Best Price For Cialis 5 Mg Dosage Of Amoxicillin For Strep Throat
Tretinac Kaufen cheapest cialis 20mg Cod Direct Bentyl Next Day Medicine Mastercard Accepted Viagra Online Sales Pfizer
Tremendous issues here. I’m very satisfied to see your
article. Thank you so much and I am looking forward to contact you.
Will you kindly drop me a mail?
It’s amazing in support of me to have a website, which is beneficial in support of my know-how.
thanks admin
I don’t know whether it’s just me or if everybody else
experiencing issues with your site. It appears like some of the written text in your posts are running off the screen. Can someone else please
comment and let me know if this is happening to them too?
This might be a problem with my internet browser because
I’ve had this happen previously. Cheers
Cytotec 200 Avortement Posologie Viagra 50 Zithromax 2 Pills cialis canada Cialis Que Hace Is It Safe To Buy Generic Cialis Online
hey there and thank you for your info – I’ve definitely picked up something new from right here.
I did however expertise several technical issues using this website, since I experienced to reload the
website many times previous to I could get it to load correctly.
I had been wondering if your web host is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will often affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and marketing
with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and can look out for a lot more of your respective fascinating
content. Make sure you update this again soon.
My developer is trying to persuade me to move to .net from PHP.
I have always disliked the idea because of the expenses.
But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on a variety of websites for about a year and am anxious about switching to another platform.
I have heard great things about blogengine.net.
Is there a way I can import all my wordpress content into it?
Any kind of help would be greatly appreciated!
Good write-up. I certainly love this site. Thanks! plenty of fish natalielise
Great delivery. Outstanding arguments. Keep up the good effort.
Hello! I just wanted to ask if you ever have any issues with hackers?
My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing
several weeks of hard work due to no data backup. Do you
have any methods to stop hackers?
Very descriptive blog, I enjoyed that a lot.
Will there be a part 2?
It’s impressive that you are getting ideas from
this paragraph as well as from our dialogue made at
this place.
Why users still make use of to read news papers when in this technological world all is accessible
on net?
Hello to every body, it’s my first pay a visit of this website;
this website contains awesome and in fact fine stuff in support of readers.
Ahaa, its fastidious conversation about this article here at this
web site, I have read all that, so at this time me also commenting at this place.
Hi! I simply want to give you a big thumbs up for the excellent information you
have got right here on this post. I will be returning to your website for more soon.
Have you ever thought about creating an ebook or guest authoring on other websites?
I have a blog centered on the same ideas you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my visitors would enjoy your work.
If you’re even remotely interested, feel free to send me an e-mail.
Your method of explaining all in this paragraph is genuinely fastidious, every one be capable of without difficulty understand it, Thanks a lot.
Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like
you wrote the book in it or something. I think that you
can do with a few pics to drive the message home a little bit,
but instead of that, this is magnificent blog.
A fantastic read. I will definitely be back.
Prescriptions On Line Prevacid Online Pharmacy viagra online Order Azithromycin Online
This page really has all the information I needed concerning this subject
and didn’t know who to ask.
I was wondering if you ever considered changing the layout of your website?
Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a
little more in the way of content so people could connect with it better.
Youve got an awful lot of text for only having one
or 2 pictures. Maybe you could space it out better?
You could definitely see your skills in the work you write.
The sector hopes for more passionate writers like you who aren’t afraid to mention how they believe.
At all times go after your heart.
You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be really something that I think I would never understand.
It seems too complicated and very broad for me. I’m looking forward for your next
post, I’ll try to get the hang of it!
Undeniably believe that which you said. Your favorite reason appeared to be on the internet the easiest thing to be aware of.
I say to you, I certainly get annoyed while people consider worries that they just do not
know about. You managed to hit the nail upon the top as well
as defined out the whole thing without having side-effects , people can take a signal.
Will likely be back to get more. Thanks
Howdy I am so grateful I found your website, I really found you by error, while I
was researching on Yahoo for something else, Anyhow I am here now and
would just like to say thanks a lot for a marvelous post and a
all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all
at the minute but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so when I
have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the superb work.
I’ve been exploring for a little bit for any high-quality articles
or blog posts on this sort of area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this
web site. Reading this info So i’m happy to show
that I’ve a very excellent uncanny feeling I came upon just what I needed.
I such a lot surely will make sure to don?t omit this website and give it a look on a continuing basis.
I think the admin of this website is really working hard in favor of
his site, because here every material is quality based
information.
Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
Very helpful information particularly the last part 🙂 I care
for such information much. I was looking for this particular info for
a very long time. Thank you and best of
luck.
Wow, awesome weblog format! How lengthy have you ever been blogging
for? you make running a blog glance easy. The total glance of your site is great,
as smartly as the content material!
Thanks for sharing your thoughts about quest bars cheap. Regards
I think this is one of the most significant information for me.
And i’m glad reading your article. But should remark on few general
things, The website style is perfect, the articles is really great :
D. Good job, cheers
This post will assist the internet users for building
up new blog or even a weblog from start to
end.
Hi, I do think this is an excellent web site.
I stumbledupon it 😉 I’m going to come back yet again since i have book-marked it.
Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue
to help others.
Why users still make use of to read news papers when in this technological world all
is available on web?
You could definitely see your skills in the work you write.
The sector hopes for more passionate writers like you who aren’t
afraid to say how they believe. At all times follow
your heart.
Excellent article! We will be linking to this particularly great post on our site.
Keep up the good writing.
I loved as much as you’ll receive carried out right here.
The sketch is attractive, your authored material stylish.
nonetheless, you command get bought an edginess over
that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again as exactly the
same nearly a lot often inside case you shield this
hike.
Thanks for sharing your thoughts. I truly appreciate your efforts
and I will be waiting for your next write ups thank you once again.
Howdy! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers
and starting a new initiative in a community in the same
niche. Your blog provided us useful information to work on. You have done a marvellous job!
Appreciate the recommendation. Let me try it out.
Hi to all, how is all, I think every one is getting more from this site,
and your views are nice in support of new users.
I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was good.
I do not know who you are but definitely you are going to a famous blogger
if you aren’t already 😉 Cheers!
Spot on with this write-up, I really believe this website needs much
more attention. I’ll probably be back again to read through more, thanks for
the info!
This is really interesting, You’re a very skilled blogger.
I’ve joined your rss feed and look forward to seeking more of your
great post. Also, I have shared your site in my social networks!
Hi! Quick question that’s totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly?
My site looks weird when browsing from my iphone 4. I’m
trying to find a template or plugin that might be able to
correct this issue. If you have any recommendations, please share.
Thank you!
You really make it seem so easy together with your
presentation but I in finding this topic to be really something that I think I might never understand.
It seems too complicated and very vast for me.
I am having a look ahead for your next publish, I will try to
get the hold of it!
This really answered my downside, thank you!
We stumbled over here coming from a different website and thought I might as well check
things out. I like what I see so now i am following you.
Look forward to looking over your web page yet again.
Thanks for the auspicious writeup. It in fact used to be a enjoyment account it.
Glance complicated to far brought agreeable from you!
By the way, how could we keep up a correspondence?
Good day very nice site!! Man .. Excellent .. Wonderful .. I will bookmark your blog and take the feeds also…I am glad to find so many helpful information right here within the put up, we need develop extra strategies on this regard, thank you for sharing. . . . . .
Definitely believe that which you said. Your
favourite justification appeared to be on the internet the simplest factor to
be mindful of. I say to you, I certainly get irked
while people think about issues that they just do not realize about.
You controlled to hit the nail upon the highest as smartly as outlined out the whole thing with no need side-effects ,
other folks can take a signal. Will probably be back to get more.
Thanks
Thanks in favor of sharing such a fastidious thought, paragraph is nice,
thats why i have read it entirely
Thank you for the good writeup. It if truth be told used to be a
enjoyment account it. Glance advanced to far delivered agreeable from you!
However, how can we keep in touch?
Really no matter if someone doesn’t understand then its up to other visitors that they will help, so here it takes place.
That is really attention-grabbing, You are an overly skilled blogger.
I’ve joined your feed and stay up for in the hunt for extra of your magnificent post.
Additionally, I have shared your site in my social networks
Pingback: cach vao m88 khi bi chan
Pingback: Denture Implants firstclassdentalcare.com