1.097 thoughts on “Vídeo: como funciona o inovador sistema de educação da Finlândia

    • Sonia Lucena de Andrade says:

      Porque modelo de educação não se copia. O que deviam fazer era dar exemplo e não atrapalhar os projetos de educação do Brasil. Paulo Freire foi um dos maiores educadores do mundo e expulsaram do Brasil porque o método dele era revolucionário, então ele era comunista. O professor inovador numa sala de aula no Brasil assusta os próprios alunos e agora os chamam de petralhas. Para você sentir que o buraco é mais fundo do que parece.

    • Taciana Dutra says:

      É porque quando se inventa, se cria a partir de demandas e recursos disponíveis. Cabeça, não só de petista, deveria ser mais livre, pra aprimorar sua inventividade, criatividade. Pena que, ao que me parece, cabeça de coxinha anda meio bloqueada, a ponto de tentar atrapalhar o pouco de bom que já foi feito.

    • Fernando Nelson says:

      …Alimentar-se bem! Taciana Dutra tem muita gente se arrumando como pode. É fácil lidar c/ pobre c/ fome, complicado com pobre que sabe pensar.(Demo) o bolsa família é uma farsa em educação… não resolve. Os maus políticos sofrem muito quando tocam nesses aspectos.

    • Fernando Nelson says:

      Não existe o mínimo…dignidade não tem meio termo ! Um país que se diz rico, não pode ter tendência para pessoas pobres, pobreza e sofrimento geram problema de saúde que por tabela reflete no aprendizado e consequentemente na profissionalização. O crescimento demográfico tem sido maior nas camadas mais pobres.
      Tem muita gente se alimentando Mau e outros com fome eu conheço essa realidade, houve sim, pequenos avanços…piorou dnovo!

  1. Paulo Natalicio Weschenfelder says:

    Não precisa copiar. Ensinar e cobrar o que foi ensinado; estudar e mostrar que estudou e sabe. Cumprir os princípios da Educação que estão estabelecidos na Constituição Federal. Parar com a pedagogia do coitadismo. São algumas das medidas que melhorariam a Educação. Eh claro que isso tudo cabe a escola, com a ajuda dos paus e da sociedade.

  2. Nelza Ribeiro says:

    Aqui, a educação publica está praticamente proibida de inovar,estão fechados para novas idéias.Enquanto o mundo virtual está ai oferecendo oportunidades.Penso q. as escolas teem de acompanhar a evoluão virtual.

  3. Paulo Cesar says:

    Estão anos-luz, à nossa frente , em civilidade , e não chegaram a ” grandes conclusões” esse caminho é tão obvio , que todos deveriam segui-lo e prestigia-lo, um país sem educação , ainda é um país subdesenvolvido !!!

    • Elenai Krauss says:

      Ah Valmir! Engano seu. Na realidade a maioria dos jovens atualmente não tem o menor interesse em estudar. Bom se existissem estudantes questionadores, são raros! Repetir sem questionar? O ensino Tradicional já está longe das escolas há anos!

  4. Paulo Kasmirski says:

    Porque isso não interessa os analfabetos daqui, não sabem disso

    Você elegeu os que nem está ai com nada

    Negocio e verba para se perpetuarem no lugar que estão sem nunca sair do lugar, achando que os inocentes nunca vão perder a inocência

    Cortam verba que favorece todos, menos desfavorável há eles mesmos, que não cortam pagamento do juro maior malandro do Brasil já e o juro alto, nem da divida publica, do resto cortam tudo
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/10/1699004-relator-do-orcamento-quer-triplicar-recursos-para-fundo-partidario.shtml

    Caminhoneiros gente que dirige já tão fazendo greve na moda atualizada unindo todos

    Essa, ai, turma que tem alto conhecimento viajando pelo Brasil sabem mais das coisas do que todos imaginam vãos ser peça importante em direção solução pronta e o destino.

    Unir para vencer ou morrer para sustentar os reis atuais se multiplicando a cada dia

    Essa ferramenta de votar obrigatoriamente ainda

    Não serve mais nem para água benta, se já tem como votar pela internet, enviando comprovante em tempo real sem sair de casa, ou do lugar que esta

    Greves na moda antiga não e mais greve, a favor dos grevistas isolados pelo grudou ficou.

    Como progresso com ajuda do poder da tecnologia pelo poder que todos ainda não sabemos usar esse poder a favor de todos serem beneficiados ao mesmo tempo sem perder tempo

    Com cada um, como cada organização seja do quer for só defende seu ninho no lugar de defender todos os ninhos ao mesmo tempo priorizando essencial para progresso da vida de todos que nascem treino do conhecimento e uma coisa, programação e outra coisa que vai tocar tudo para todos irem pescar disputando um lugar. Individualmente, e uma coisa, coletivamente e outra coisa.

    Como individualidade de cada organização e uma coisa cega, sem se unirem coletivamente por todas as coisas.

    Como a internet das coisas do mundo da ficção herança de domínio publico para todos

    Das coisas do mundo da ficção nos fatos das coisas estranhas, ruins, boas são as coisas mais copiadas do mundo virando moda na casa toda, incluindo cozinha.
    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/bancarios-decidem-sobre-fim-da-greve-nesta-segunda.html

    Presente para aniversario dos eleitos

    Aposentadoria de um salário mínimo, uma moradia/01, dentro das maiores favelas, e o cartão da bolsa família para serem tratados no SUS

    Presente para os eleitores uma memória extra

    Apoio cultural financeiro pelo tudo que vem pela nossa frente não vai fazer mais diferença ser dono de tudo, ser dono de nada vai ser a mesma coisa de baixo para cima dentro do limite ate 27% diferente das coisas ate 73% fim do desemprego/01/10 em troca de tudo por uma coisa só distribuidora de renda/01/05 em cima da renda das coisas fracionadas em cotas juntando todas as coisas

    Faça parte das coisas que vem de encontro
    Cota10 já e uma coisa dentro das coisas junto com outras coisas
    De partida para ter mais coisas http://www.Cota10.com/cotas1
    FanPage https://www.facebook.com/Cota-10-1681594848744642
    Link da nossa Sala Oficial http://www.gvolive.com/conference,cotaoficial

    Faça parte da coisa e das coisas que vem de encontro
    Cota50 já e uma coisa dentro das coisas junto com outras coisas
    De partida para ter mais coisas http://www.cota50.com/cotas2
    Fan Page Oficial https://www.facebook.com/cota50
    Link da sala: http://login.hotconference.net.br/conference,cota

    Tenha sucesso na vida para ter as coisas que precisa nos aplicativos das coisas

    Para isso precisa ter conhecimento, participe de alguma coisa mais alem das coisas do que faz, sem ficar de fora da UNIVERTEAM trabalhando resultado.
    LINK CADASTRAR: http://sistema.univerteam.com/p/inglaterra7

    Paulo Ilmar Kasmirski

    Contato: cotaspublicitarias@gmail.com
    SKYPE canalxvoip TIM 11957963899
    Rua 7 de Abril 29 Centro SP. Perto da Ladeira da Memória
    Visite Cidade de Bonito MS, Corcovado Rio de Janeiro, Singapura pólo do vale do silício.

    • Diógenes de Apolônia says:

      Civilização vem do latim “Civilis Domini”, que significa que a sociedade é regida pelas Leis e a Justiça. Com se sabe não temos justiça, assim não temos civilização. Aqui reina a Barbárie, a Hipocrisia, a Mentira e o Descaramento, que é vermos funcionários públicos recebendo auxílios e mordomias indecorosas, etc.

  5. Dirceu Fagundes says:

    O Finlândia é um pouco maior que o Estado do Rio Grande do Sul, com população aproximada de 5.500.000 de habitantes. Vale lembrar que o ensino desde o fundamental até o superior é totalmente gratuito. Garanto que nesse País os políticos e principalmente os Empresários não são corruptos como no Brasil.

  6. Wilson Moreira says:

    Grato, Claudia! Reportagem primorosa como, aliás, tudo o que você faz. Teus insights estimulam a nós brasileiros – nossas elites, se é que não estão dormindo o sono antropológico em pleno século 21 – uma autocrítica indispensável de nossas muitas crenças e poucos valores politicossociais. Em nome do Brasil, muito obrigado!

  7. Anilton Moccio says:

    Fantástico, sem dúvida, mas alguns pontos devem ser considerados, país de população mais homogênea, área menor que Minas Gerais, a população da cidade de São Paulo é mais que o dobro da Finlândia, e, quer aceitem ou não, em um país que a temperatura é extremamente baixa, só os fortes sobrevivem.

  8. Antonio Macedo says:

    Na minha modesta opinião o dado fundamental de toda essa revolução é que a Finlândia é o TERCEIRO PAÍS MENOS CORRUPTO DO MUNDO!!! A corrupção MATA qualquer ideia ou projeto revolucionário que por ventura possa existir. NADA prosperará no Brasil enquanto a revolução da honestidade não decepar as cabeças corruptas que por aqui granjeiam.

    • Antonio Macedo says:

      Lucas Campos, essas pequenas corrupções do dia a dia, reflexo da impunidade dos corruptos e de uma educação formal e informal deficiente, na minha opinião, só será efetivamente combatida com uma revolução na educação, porém está deve ser precedida de cadeia para os corruptos “profissionais” que sangram os cofres públicos. Não vejo condições de melhora antes desse expurgo! Muitos defendem a revolução na educação primeiro, mas não vejo como. As ideias podem ser boas, as intenções também, e pode até existir verba, só que “ela” fica pelo caminho… Pelos bolsos…

    • Antonio Macedo says:

      Elenai Krauss, as duas coisas! A sociedade também reflete o comportamento dos seus “representantes”, até pela impunidade que presencia diariamente. É a velha história do “quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?” Mas como disse antes, a solução pela educação é necessária, mas é de longo prazo e sem fazer o dever de casa, que é prender os corruptos no curtíssimo prazo, não chegamos a lugar nenhum.

  9. Gilda Orige says:

    NO BRASILLLLLLLLLLLLLLLLL EDUCAÇAO NOTA ZEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO LAMETAVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  10. Eriberto Antonio Rovetta says:

    SEGUNDO A PROFESSORA DO PPGE DA UFES, JANETE MAGALHÃES, NÃO É BEM ASSIM…A LÓGICA É ESTRITAMENTE MERCADOLÓGICA, COM BASE NEOPOSITIVISTA, QUE ALIMENTA O NEOLIBERALISMO…OS PRÓPRIOS ´PROFESSORES DO PAÍS JÁ TECEM SÉRIAS CRÍTICAS AO MESMO…

  11. Vivaldo Matos Santos says:

    Educação e cultura no Brazil – Brasil é uma vergonha diante a verdadeira educação que se aplica nos países nórdicos. ……
    Diploma valioso e honrado no Brás, só de deputados Semianalfabetos como Romário, Tiririca ,popó e a lista prossegue … … …..

    • Raí Araujo says:

      No Brasil, temos condições de fazer melhor, basta escolher melhor nossos Poderes (os 3) Vejam que aqui, não temos o inverno rigoroso como na Finlândia, e somos agraciados pela natureza, pela maior área agriculturavel do planeta, e pela mais extensa reserva aquifera do mundo, e o clima mais apropriado para produzir alimentos.

  12. Silvestre Teles says:

    Aqui a profissão de professor não recebe o respeito merecido, nem tão pouco a valorização. Isso se dá por que os governantes não têm interesse de ter uma população formadora de opinião e de conceitos filosóficos. Por conseguinte, aplicando-os para alcançar resultados em prol de cada um de nós, Povo…

  13. Izabel Soares says:

    Um dia chegaremos lá ou bem próximo. Pois, o governo está investindo em qualificação dos professores. Exemplo, o PACTO. Não adianta pagar bem demais( mesmo merecendo e muito), com profissionais antes desmotivados e que não se qualificaram. Sei que tem que ser valorizada a classe, mas, como eu disse, acredito nesta possibilidade no futuro.

    • Geraldo BSilva says:

      É Mari Dantas aqui o PT “revolucionou” a educação: investiu pesado no ensino superior privado que é de baixa qualidade e facilita a graduação pro aluno não perder o financiamento, aí o sujeito fica com um diploma e uma dívida, enquanto o ensino fundamental e médio é relegado ao esquecimento.
      Será que é porque criança não vota???

  14. Rosana Fonseca says:

    Qualquer semelhança com a Pátria deseducadora e mera coincidência…E quem está descordando do modelo Finlandês…adivinhem??? E petralha, portanto sem crédito…bom e o modelo anta que faz apologia aberta ao sistema obsoleto, falido Marxista que só seu certo nos livros do MEC..kkkkkkk

  15. Marcelo Madureira says:

    Países que investiram sério educação conseguiram mudar a realidade da pobreza para a prosperidade em poucas décadas, além da Finlândia a Coréia (do sul, lógico) também consegui grande êxito, em comum, além da seriedade política está o foco na lógica e no raciocínio analítico, deixando as filosofias e principalmente as ideologias no campo particular de cada aluno.

  16. Raí Araujo says:

    E se me permite acrescentar, tão prospero, que o Estado criou uma espécie de Renda Minima, que a partir de 2018, vai remunerar a”todos”os cidadãos em idade economicamente ativa (maiores de 18 anos) independente deles trabalharem (terem uma atividade formal) com um valor suficiente para um padrão de vida, com o mínimo de dignidade.

  17. Geraldo BSilva says:

    Além de não valorizar o professor, a “revolução na educação” promovida pelo PT inverteu as coisas, privilegiou o ensino superior privado de baixíssima qualidade, relegando ao esquecimento o ensino fundamental e médio e as universidades públicas, talvez porque criança não vota .e porque os donos dessas universidades são grandes doadores de campanhas eleitorais petistas .dai…é só pensar

    • Geraldo BSilva says:

      Esse teve sua chance de fazer e não fez. O brasil havia saído de mais de 20 anos de inflação galopante , estagnação econômica e uma dívida externa impagável, O mundo passou por CINCO crises reais, não como essas fictícias que a Dilma alega ter prejudicado a economia brasileira, o aí o povo elegeu o partido que IRIA fazer, e fez, só que optou pelo caminho errado, nenhum país do mundo avançou começando pelo ensino superior.

    • Geraldo BSilva says:

      Vamos colocar assim: quem define os parâmetros da educação é o MEC ( governo federal) através das diretrizes e bases, e que entra com uma parte da verba. Se houvesse “vontade política” poderia mudar a o estado de miséria em que se encontra o ensino fundamental e médio, mas criança não vota, dai…

  18. Melquiades Medeiros says:

    Muito bom! Heber Lopes da Silva Isabel Cristina Alana Rocha Leo Santos Clévio Filosofia Camila Figueiredo James Carlos Da Silva Araújo Antonio Couto Everton Dsb Maria Aparecida Medeiros Mauryleia Marques Lindemberg Irineu Silva

  19. Domingos Freitas says:

    Muito bom! Um modelo para ser copiado, pois com a criação das creches, pré-escolas, escolas técnicas e universidades criadas pelo governo aqui no Brasil, agora é aperfeiçoar e seguir em frente com um País melhor para todos!

  20. Vivaldo Matos Santos says:

    Resp.
    Sr. Eres crispim.
    A educação no Brasil vem fora de compasso desde os tempos do império. O governo não prioriza o sistema educacional, não respeita os professores, um mau exemplo a ser seguido pelos alunos em razão da precariedade, fracasso , falta de investimentos e desatenção do governo, ambiente de trabalho inadequado, baixa remuneração, grande maioria de professores leigos ( não concursados ), enquanto os capacitados lutam pela sobrevivência fazendo quebra galhos, sem perspectivas de futuro, a constituição bras. Valoriza a péssima e falha segurança enquanto a educação é tratada sem causa de obrigações. A razão pela qual citei políticos semianalfabetos seria o mesmo que referir aos técnicos de futebol como verdadeiros professores ( como solução ). … … ……. …….. … … .

  21. Claudio Dias says:

    VEJAM O QUE ELES PLANEJAM!! NÃO TEM NADA A VER COM O POST MAS É UM ALERTA:
    Veja as verdadeiras intenções por traz desta emigração em massa vinda do Oriente Médio.
    Os comunistas levaram 50 anos com seu marxismo cultural para destruir o Brasil, deixaremos agora que continuem estragando de uma forma bem sutil nossa cultura, religião e tradições para provocar um choque político no futuro?
    Vamos conscientizar a todos sobre isso!
    Link do vídeo no Youtube: https://youtu.be/9M9_jWzLO5o

  22. Wilson Cotrim says:

    Fico feliz em ver que também podemos seguir por caminhos como esse. Sinto apenas que os contrarios a Educação criativa e libertadora tem conduzido parte da sociedade ao ódio e, mesmo dentro de universidades, professores tem se servido a pregar o ódio e propagar o golpe contra a democracia por meio de falacias para legalizar o ilegal, o injustificavel.

  23. Simone Becker says:

    Tudo que contém música contemporanea é barrado aqui na Alemanha por causa dos direitos autorais..Não posso ver o vídeo. Seria de muita ajuda qd fizessem um vídeo em colocar de fundo músicas tradicionais, clássicas, neutras que não estivessem no alvo de DA. Grata

  24. Pingback: Trinca Ferro | Lições da Finlândia

  25. Kleber Ribeiro says:

    Me cansa um pouco essa coisa de ficarem desfazendo do que é nosso. Nem sei que é essa tal de Wallin, mas caiu na minha timeline, eu comento. Sugiro observarem como é o sistema tributário para as diferentes profissões lá. Se estou bem lembrado, aí sim reside um ponto notável, diferente de nós. Mfernanda De O Moraes: quem é essa tal, que tu tanto curte?

  26. José Vilson Amaral says:

    Bom dia.
    Foi muito bom ver um vídeo que mostra que a Educação é a solução de todos os problemas de uma sociedade. Só a Educação Liberta. Professor Amaral

  27. Ernani Alves Da Silva Junior says:

    A questão é de vontade política real, que vai além do discurso em prol da educação. A Finlândia decidiu que sairia da pobreza de fato. E qual a saída da pobreza? Investimentos pesados e valorização máxima da educação. Prestígio para o magistério. Os melhores serão os professores! A excelência se espalha num ciclo virtuoso… O Brasil seria uma Finlândia elevada à décima potência por tudo que temos no país. Vamos reverter isso em ações concretas num plano de longo prazo independente de governos.

  28. Maria De Fátima Couto says:

    Acho interessante e louvável a reportagem. Mas sinceramente não há o que melhorar por aqui. Acredito não haver interesse em tornar o povo educado e, consequentemente, politizado. A gente vê os caminhos que a educação tem tomado e sentimo-nos, de certa maneira, aviltados.

  29. Alfonso Schmitz says:

    Mais lá tem leis vi hoje um menor numa reparticao quebrando tudo e tinha uma mulher dizendo deicha a gente não pode por a mão nele se e num país deses lá ele aprende fácil infância vara de marmelo e um grande educador

  30. Djalma Divina Maciel says:

    Se essa elite direita, cega, maldosa, egoista, sem noção, atrasada, gananciosa e facista deixasse o governo do PT trabalhar em paz. Já melhorou muito e quando começar entrar o dinheiro do pré sal vai ficar muitissimo melhor.

    • Marisabel Luchesi says:

      Eu sofro horrores em um país que é caótico, sem educação, sem segurança, sem saúde desde que me conheço por gente….ou seja esses problemas brasileiros não estão ligados a esse ou aquele partido. É estrutural, cultural. E apenas a Educação pode nos salvar é disso que se trata a matéria. A experiência da Finlândia prova que esse é o caminho. Mas infelizmente os brasileiros, cujo pensamento morreu, ainda preferem acreditar que apenas trocar um partido por outro vai levar o Brasil a resolver esse complexos problemas!

  31. Luiz Parussolo says:

    Você não verá isto no Brasil pois a decadência eterna portuguesa que aqui impera jamais deixará.
    Os EUA só são o que são devido ao Norte, industrializado, cognitivo e tecnológico ter vencido o sul, ruralista, latifundiário, medieval e dono do país. Sem recursos financeiros e poucos recursos humanos, mas com o conhecimento arrebentou o Sul. Só em navios de guerra construíram quase 800 enquanto o Sul acreditava em seus recursos, no potencial humano e na tecnologia e compras e vendas inglesas e cercados os ingleses no oceano ficaram pelados.
    Se isso não fosse os EUA seriam uma macaxeira como o Brasil.

  32. Cida Pompeo says:

    Que pena que não terei tempo de ver nada semelhante para meus netos……uma lição para o Brasil, que quer fala em fazer justiça social na base de demagogia desonesta.O povo não precisa de bolsas esmolas e sim de boa educação e serviços públicos.

  33. Leonilda Carvalho says:

    dEDICO A TODOS OS MEUS AMIGOS professores A GRANDE Mariza Cipriano, Adriana Jorge Caria, Sonia Mazzi, a você Edwiges Carvalho, Ya Monica Ifadola Kolawole, Ester Correia Melo, Carina Aparecida Leite, e tantas (os) outros beijos

  34. Edmilson Penedo says:

    A grande diferença é que o Brasil foi descoberto e colonisado pelo Portugueses a nossa raiz e daquela estirpe .Observe na europa o que representa Portugal em termos de educação.Lamentavelmente expulsaram os holandeses franceses e dominaram o nosso país trazendo o q de pior havia no mundo.Deu no que deu

    • Regina Treiro says:

      Eu também tinha esta visão, mas pelo menos na questão de educação política, nos deram uma lição.
      Prenderam o populista corrupto, amigo de Lula e deram um pontapé nos socialista.
      Essa história de dizer que a pior estirpe veio pra cá e por isso somos atrasados, infelizmente não cola mais.
      Portugal hoje está se recuperando da queda após entrar na União Europeia e vai muito bem.

    • Deniti Nakazato says:

      Esta afirmaçao eh preconceituosa e , gostaria como v. explicaria o sofrimento impingido pela colonizaçao inglesa a paises tao cultos como a India ( que soh foi libertada com o movimento de Ghandi ) , a China , a mais culta das naçoes por milenios , onde disseminou a mais terrivel das drogas ( ver Guerra do Opio) , ou ainda , se v. acha correto a destruiçao de toda a civilizaçao maori e sua substituiçao pelos europeus brancos ,…ai , meo ….serah a Europa com outro clima e ,com o meio-ambiente ainda preservado …eh mais facil para desenvolver , cade os maoris ??…cade os os indios americanos ????…..bom , serviram bem como alvo para os cow-boy praticarem tiro-ao-alvo…..pensando nesse assunto sob esta otica , eventualmente , podes colocar em duvida esta sua afirmaçao…se nao conseguir , encerramos por aqui pq detesto discussoes por via eletronica ( sou um analfabeto digital !! ) e este teclado tah no fim , nem sinalizaçao pega !!!!

  35. Carlos Camara says:

    Lá não há ‘bolsa família’! Há ‘bolsa educação’, como desenvolvimento pleno da cultura. Igualmente, cite-se o Japão, a maioria dos países europeus, Estados Unidos, Canadá, etc. Regan, presidente norte-americano, definiu a alegria das ‘bolsas’, que essas eram vitoriosas, não quando eram criadas, fornecidas, mas quando o povo às devolvia. Aí residia o SUCESSO!

  36. Sonia Britto says:

    Na Noruega também é assim, a cultura impera sobre o “decoreba” eu costumo dizer que eles brincam com a cultura. Sabe o que é vc ir á um Pub e de repente tudo PARA e os clientes são convidados a participarem de um QUIZ sobre Cultura geral? Não tem premio…mas todos participam com uma enorme sede de acertar. Quando eu vi…não acreditei. Pensei, se fosse aqui no Brasil o povo pagava a conta e ia embora dormir. Por essa e outras mais simples diversões eles ocupam os melhores lugares no Ranking da Educação.

    • Rigo Rodriguez says:

      Finlândia é mais comunists/socialista que o Brasil…e fala para estudar..kkkkkkk…cuba, coreia do norte e os bolivianos, entre os quais nós estamos incluídos. E já que falou em estudar, eles sumiram com o troço chamado de ideologia de genero há tempos. De uma olhada no youtube “lavagem cerebral”. Esse troço de comunismo so existe em livro velho…ou aqui nesse atraso…

    • Gisela Pires Santiago says:

      Google responde: A Constituição da Finlândia define o sistema político do país. A Finlândia é uma democracia representativa com um sistema semi-presidencialista parlamentar. Além da política em nível estadual, os moradores usam o seu voto nas eleições autárquicas e nas eleições da União Europeia.

  37. Aguinaldo Wechesler Dinazio says:

    TOTALMENTE INVERSO A POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA E BRASILEIRA!

    23 ALUNOS POR SALA DE AULA – SÃO PAULO 30, 40 OU MAIS ALUNOS POR SALA PARA ECONOMIZAR PARA O ESTADO.
    *SEM INSPETORES, PSICÓLOGOS, ASSISTENTES SOCIAIS..
    *SALÁRIOS RIDÍCULOS QUE LEVAM OS PROFESSORES A TEREM OUTRO EMPREGO PARA SE SUSTENTAREM
    *INFRAESTRUTURA PRECÁRIA…

  38. Vivaldo Matos Santos says:

    Educação no Br. é apenas um paleativo em relação aos países desenvolvidos .Desmotivado em todos os aspectos ,totalmente fraco em física ,química e mecatrônica ,problema cultural …. (plantar batatas obtém bons rseultados) …

  39. Vivaldo Matos Santos says:

    Educação no Br. é apenas um paleativo em relação aos países desenvolvidos .Desmotivado em todos os aspectos ,totalmente fraco em física ,química e mecatrônica ,problema cultural …. (plantar bananeiras obtém bons rseultados) …

  40. Alexandre Arnoldi says:

    Tudo por cousa desta bosta de comunistas e socialistas de merda. Eu já vi muito brasileiro, ir tentar a vida em países capitalistas e nunca mais voltar, mais nunca vi um merda, um lixo desses ir pra Cuba ou Rússia e não voltar mais. Comunistas lixo, monte de bosta que acabou com tudo.

  41. José Eduardo da Silva says:

    Um país com população menor do que a da cidade de São Paulo,
    Uma referência meio desproporcional não acha
    Resolver problemas de meia dúzia é bem mais fácil do que o de milhares
    População Finlândia menos de 7 milhões
    População cidade de São Paulo mais de 10 milhões

    • Paulo Barbosa Carvalho says:

      Não , não e desproporcional porque eles tiveram vontade política . Quanto ao Brasil , de políticos como a sr sabe como são , mentirosos , sagazes , ridículos , quando não bandidos mesmo , pode ser um município pequeno ou grande a política educacional será sempre tacanha . O estado não fica atrás , vide os estados e a federação também não escapa a desgraça . O que falta ? Vontade política verdadeira quanto a educação independente da corrente partidária .

    • José Eduardo da Silva says:

      Más a culpa não é dos políticos, eles possuem o mesmo caráter antes e depois de eleitos , somos nós que não sabemos avaliar e votamos completamente errados impulsionados por falsas promessas e troca de favores
      O caráter de cada um o acompanha pela vida ele não muda de uma hora prá outra
      Emfim os verdadeiros culpados, apesar de tudo ainda somos nós que insistimos em votar ao léu sem avaliar a vida e o caráter dos candidatos temos memória curta infelizmente
      Temos que ter a consciência que a solução não está nas mãos dos políticos e sim em nossas mãos

    • Edna Pontes says:

      Concordo com o José Eduardo da Silva e com o Paulo Barbosa de Carvalho. Vivemos numa simbiose. Os políticos são ruins porque o povo não sabe votar e vice versa. Os políticos brasileiros são uma vergonha. Em sua quase absoluta maioria são corruptos e chegam ao poder com o único objetivo de tirar proveito em seu próprio benefício. Querem um mandato para enriquecer ilicitamente, acobertados pela impunidade. Mas o Brasil, apesar de sua extensão territorial, tem tudo para ser uma potência mundial.

    • Edna Pontes says:

      Quando da gestão Lula fiz trabalhos em algumas cidades no interior e tive oportunidade de entrevistar secretários de educação e pude verificar que havia ali sido plantado uma semente do bem. Havia muitos projetos super interessantes voltados para a aprendizagem, que envolviam também a família nesse processo. Os resultados eram surpreendentes. Isso em Viçosa do Ceará, onde a administração era séria e comprometida com o povo. Cheguei a conclusào que a questão não era dinheiro. Era compromisso e vontade política. Dois pequenos ingredientes que estão totalmente em falta nos políticos do nosso país.

    • Pamella Vecchi says:

      Vou responder o mesmo que respondi em outro post, extensão territorial não tem nada a ver, tem inúmeros países pequenos subdesenvolvidos quiça ainda mais que o Brasil, mas corrupção, incompetência e falta de vontade tem a ver sim, e muito!

  42. Deniti Nakazato says:

    Como todos os países nórdicos europeus , o Japão com a Revolução Meiji ( 1868 ) , os tigres asiáticos, enfim , todos os países que se desenvolveram……se tivéssemos seguido o plano de Darcy Ribeiro para a Educação , não estaríamos chorando hoje o leite derramado……mas ao invés disso , tem governador fechando escolas…..

  43. Gisela Pires Santiago says:

    A quem interessar: A Constituição da Finlândia define o sistema político do país. A Finlândia é uma democracia representativa com um sistema semi-presidencialista parlamentar. Além da política em nível estadual, os moradores usam o seu voto nas eleições autárquicas e nas eleições da União Europeia.

    • Luiz M Moraes says:

      A Finlândia é uma economia totalmente capitalista, mas com uma gestão social assistencialista. Não é uma economia socialista, de maneira nenhuma.
      Mas é a prova que o capitalismo, quando não é gerido à moda neoliberal da Escola de Chicago, pode ser mais humano e bem sucedido.
      Isso só acontece porque os impostos, pesados, são bem aplicados, de maneira responsável, privilegiando a educação e a qualidade dos serviços públicos…

    • João Leite says:

      Na Finlândia e nos países ricos não é só os professores que são valorizados. La o maior salario não ultrapassa 4 vezes o salario mínimo. De nada adianta dar um salario justo aos professores e dar uma merreca de salario aos pais de alunos que o desempenho dos alunos vai ser fraco. Os alunos que vão a escola para comer e receber bolsa família nunca terão bom desempenho. Na Finlândia a prioridade dos impostos é dar boa educação aos alunos. No Brasil a prioridade dos impostos é sustentar a corrupção.

  44. Murilo Cesar Fonseca says:

    Como exemplo, nota dez, mas, ainda assim penso que devemos aproveitar os exemplos para construirmos nossos modelos, em todas as áreas ! Aliás, por favor, me digam a extensão territorial da Finlândia e, sua população total para ser comparada com o Brasil ? Pedindo antecipadamente perdão por uma eventual ignorância, antecipadamente também agradeço !

  45. Ademar Aleixo Camilo Camilo says:

    Sra Cláudia, ainda bem que a Finlândia não tem no seu meio político um ordinário igual ao Alckmin. Que se esse elemento governador de nosso Estado tivesse como meta a educação paulista. Infelizmente o “picolé de xuxu, na contra-mao da Filandia, gosta de fechar escolas. Foram quase 250 escolas!… Lá na Finlândia o professor é respeitado é remunerado a contento e é ovacionado. Aqui em São Paulo, ao contrário da Finlândia, o professo é espancado, preso, punido e etc e tal. A sua viagem do ponto de vista turístico foi excelente para você. Agora, como exemplo a ser seguido, nunca vai acontecer, posto que o projeto escolar do PSDB, cujo implementador é o sr. Alckmin, que não quer mudanças. Aqui em São Paulo, o que vale é: ” quanto mais ignorante, mais fácil para manipular”.

  46. Maria Aparecida Neta says:

    Ainda bem que a Finlândia não fica na América e não tem PT no governo!Duvido que a Finlândia teve algum governante se vangloriando de não ter estudado e chegado a governar um país!Talvez o que nos falta é sermos finlandeses!

  47. Adalberto José Renner says:

    O terceiro país com a menor corrupção. Não querendo comparar as escolas brasileiras, mas colocar os jovens nas escolas aqui no Brasil é muito difícil pois, para grande parte, parece ser um fardo muito pesado, mesmo com todas as facilidades que já foram conquistadas.

  48. Missao Tanizaki says:

    Falta RECURSOS HUMANOS para COPIAR ! ! ! ! ! ! !

    O JAPÃO começou COPIANDO, mas para isso INVESTIU PESADO na EDUCAÇÃO com OBJETIVO de se tornar um dos Mais Importantes PAÍSES, em INOVAÇÃO TECNOLÓGICA e CONSEGUIU ! ! ! ! ! !

    Algo semelhante tem ocorrido com Outros Países, como a KOREA, CHINA, entre Outros.

    No BRASIL um PÁIS com FARTURA de MATÉRIAS-PRIMAS, entra um Novo Governo, com PROMESSAS MENTIROSAS e quase sempre não saem do lugar ou seja a ECONOMIA não consegue os AVANÇOS ALMEJADOS – O GOVERNO ATUAL, como TODOS os BRASILEIROS tem conhecimento, ANDOU para TRÁS ou seja a ECONOMIA entrou em RECESSÃO e para PIORAR querem que o POVO pague as CONTAS ! ! ! ! ! !

    Se CONCORDA com o exposto DIVULGUE / COMPARTILHE ! ! ! ! ! ! !

    Missao Tanizaki
    missaotanizaki@yahoo.com.br
    TUDO por Um BRASIL MELHOR ! ! ! ! ! !

  49. Gaudencio Barbosa says:

    Falam que a inveja é um dos sete pecados capitais. Este, é um mal tremendo que cometo sem tutebear quando se fala em educação e valorização do professor. O Brasil é um País maravilhoso se considerarmos a natureza como farol do acalento. Pena que é uma terra, em regra geral, onde quem manda são os bandidos que estão no poder. As instituições estão falidas e desprovidas de moral. As cúpulas dos poderes da pseudo democracia estão lastreadas de autoridades sem idoniedade e desprovidas de reputação ilibada. Nesses momentos de decepção, lembro de um trecho de uma música que diz assim: ” se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”. Esta nação está fadada ao fracasso, a desonestidade venceu a honestidade, a imoralidade venceu a moral, os bons costumes foram para o ralo. Quincas Borba, na obra literária de Machado de Assis-Memórias Pótumas de Brás Cubas, sugeriu que fosse adotado o idioma tupi-guararani como língua oficial, porém, foi mal sucedido. Não podemos ser ingênuos ou visionários em acreditarmos que um país recheado de larápios, possa tornar-se uma nação desenvolvida!
    mos adota ntudo

    • Gonzaga says:

      É só implantar um sistema desses em algumas escolas públicas brasileiras e posteriormente estender proporcionalmente para até concluir 100% do projeto.
      será visto automaticamente que nenhum aluno terá mais preferência por escolas que enriquessem empresários políticos na educação.

  50. Cris Regina says:

    Num país que quer combater a corrupção e vira as costas para os problemas enfrentados na escola… Num país que se revolta com tudo, menos com o fechamento de escolas (Paraná e São Paulo) e acha normal abrir penitenciárias por acreditar que estamos combatendo a violência… A distância aqui, não é física.
    Empresários, donos de indústrias, etc, irão sentir as consequências de não ter apoiado a educação em breve.

    • Adriana Barbatto says:

      Sei que o grande vilão é o empresário que emprega. ..paga impostos e tal….aliás eles são mais perseguidos por ladrões pq têm dinheiro…podem pagar sequestro e tal….e eu que sou autónoma. …o que tenho a ver com cada dia ter mais ladrão e vagabundo nas ruas.???….minha mãe criou 6 filhos no arroz e feijão. .sem receber ajuda de ninguém. …e não saímos por aí roubando e matando…..esse discurso é tão ridículo…..me dá nojo……

  51. Gilberto Carvalho says:

    Realmente, o governo do PT é ruim. Mas acho interessante que para algumas pessoas o Brasil foi descoberto em 01 de janeiro de 2003, quando Lula e o PT tomaram posse.
    Porque antes disso a Educação, a Saúde e Economia eram de primeiro mundo, ou então não tinha nada disso!

  52. Pamella Vecchi says:

    Enquanto isso no Brasil escolas são fechadas na maior tranquilidade, país onde os pais mandam os filhos “obrigados” pra escola para “se livrar” deles por um tempo. Vou nem falar dos políticos porque neh, é chover no molhado!

  53. Maria Torii says:

    A gente cobra demais dos outros, depende muitos outros, exigimos a vida do outro, esperando que caia do céu. A valorização vem com mudança de pensamento de atitudes, não é ficar invejando a vida do outro e se queixando que se consegue algo, é ação e mudança. No nosso ritmo de comodismo nunca seremos valorizados.

    • Maria Da Graça Pereira says:

      Concordo contigo. Os educadores brasileiros baseiam sua competência pelo salário, resistem à estudar, ler, preparar-se melhor, são despolitizados, não lutam por si e nem por seu plano de carreira e nem pela coletividade . ..é só fazer uma simples pesquisa e chegaremos ao resultado. …e, com base nisto, o estado faz o que quer respaldado pelo povo…..

  54. Edes Pacheco Goncalves says:

    CLAUDIA WALLIN, ATÉ QUANDO VC VAI QUERE ENFIAR O PRIMEIRO MUNDO, NA CABEÇA DOS BRASILEIROS QUE NEM LEEM, E QUANDO FOMOS COLONIZADOS, ESCRAVIZADOS, ELES JÁ ESCREVIAM E LIAM, ISSO É UMA UTOPÍA, LÁ TEM EDUCAÇÃO, TEM LADRÃO TAMBÉM, MAS O POVO DA FINLANDIA NUNCA SOFREU COM GUERRAS, LADRÕES AOS MONTES, CORRUPCÕES, E OS POLICOS PAGAM PRA SEREM POLITICOS, AQUI NÓS TIRAM AS VESTES…!

    • Maria Da Graça Pereira says:

      Penso que já estás fazendo, pensando. ..o outro passo e contribuir com honestidade em tudo mudando o comportamento do “jeitinho brasileiro “, lendo boas obras, inibindo esta mania que temos de falar mal do nosso país, fazendo cursos de aperfeiçoamento…. fico feliz em ver que somos um bom número de gentes que pensa isto “como posso contribuir para mudar o meu país,?”

    • Antonio Carlito De Oliveira Carlito says:

      Às vezes vou dormir tarde, e fico pensando, o que posso fazer para melhorar o nosso país? Tenho 60 anos de idade, tenho vontade de ser professor, para isso terminei o ensino médio, e fiz o enem este ano! Me sinto jovem, e posso ser útil ao nosso país, quem pode me ajudar? Para que eu possa ser um professor, e colaborador desse país, que tanto amo! Não precisamos ir embora para lugar nenhuma, aqui é a nossa pátria, r devemos lutar por ela…

  55. Fabio Cruz says:

    Crítica à loucura

    É loucura
    Odiar todas as rosas
    Porque uma te espetou.
    Entregar todos os seus sonhos
    Porque um deles não se realizou.
    Perder a fé em todas as orações
    Porque uma não foi atendida.

    É loucura
    Desistir de todos os esforços
    porque um deles fracassou.
    É loucura condenar todas amizades porque uma te traiu.
    Descrer de todo o amor
    porque um deles te foi infiel.

    É loucura
    jogar todas as chances de ser feliz
    porque uma tentativa não deu certo.Espero que não cometas estas loucuras.
    Lembrando que sempre há uma outra chance, um outro amor, uma nova força.
    Para todo fim tem um recomeço…
    ( Fábio Cruz )
    https://m.facebook.com/trovamedieval2/

  56. Lucineide Nobre says:

    Na Finlândia o Governo paga o salário das mães trabalhadoras para elas ficarem em casa alimentando e cuidando de suas crianças até os 3 anos de idade, e só após essa idade a criança começa na pré escola, que são preparadas em todos os sentidos para o livre brincar, a descoberta de ambiente amoroso e seguro fora de casa, a convivência com outras crianças, sem antecipação do conhecimento cognitivo. Investir qualitativamente no primeiro set?nio para todas as crianças, independente da condição financeira de suas famílias, faz toda a diferença numa civilização.

  57. Cleber Monteiro says:

    Vejo que é necessario como em tudo vontade,comprometimeomto.ação ,tudo que se faz necessário para que possamos promover as transformações .Gostaria de dessem uma olhada no site do MPF dez passos .Tenho a certeza de que será de grande valia para colaborar com nossa siciedade no caminho de uma sociedade mais justa e mais comprometida com o que queremos.

  58. Fredy Dodeles says:

    Com o aparelhamento partidário da educação e nossos políticos corruptos aliados a incompetência de nossos gestores. ..a única coisa que pode salvar o Brasil que é a educação está desse jeito aí. .
    Tenho respeito e muita pena de nossos professores ..

  59. Milton Jose Welter says:

    E quanto isto no Brasil a falta de um projeto educacional capaz de valorizar os professores e a educação como um todo de maneira que possa suprir a demandas do mercado.Mas isso exige da população uma postura ativa e responsável pois a inércia e que se encontra atualmente e transferir toda a responsabilidade para os município e o estado educação é um projeto que em necessita a participação de todos e assim talvez em 30 ou 40 anos possamos ter uma realidade diferente…

  60. Wilmar Araujo says:

    No Brasil muitos professores aderiram à política partidária através dos sindicatos, tornando-se “trabalhadores da educação “. Portanto, temos vários obstáculos a vencer além da questão governamental.

  61. Jairo Francisco says:

    Infelizmente nossos governantes e a sociedade brasileiras compactuam com o descaso na educação e principalmente a pública. Estudei em escolas públicas, mas meus filhos, não. Isso precisa ser revertido logo!

    • Frederico Mobley says:

      Com certeza!..Muito bom exemplo para nós,brasileiros.Vamos fazer igual a eles e mudar o país.O país era pobre até a década de 50.E assim como a Dinamarca,que também era pobre no começo do século passado,investiram em educação e mudaram o país.Ficaram lá,mesmo com os problemas e mudaram o país.Se aqui no Brasil não temos no poder pessoas comprometidas com o bem comum e com a melhora do país,é obrigação nossa enquanto povo lutarmos para que TODOS JUNTOS achemos a solução para os nossos problemas.Investir em educação como eles fizeram para colher os frutos a médio,longo prazo seria um belo começo.Abraço!

  62. David Zen says:

    O maior problema FOS educadores brasileiros não é apenas a má formação! É o conservadorismo exacerbado! Nada mudará em educação se não mudarmos a mentalidade ultraconservadora dos professores! MUITOS SÃO RACISTAS E HOMOFÓBICOS E CULTUAM MUITOS PRECONCEITOS O QUE AUMENTA A EXCLUSÃO DOS DISCENTES!!!

  63. Vilia Ruzzene says:

    Eles ensinam o valor do trabalho ,para a criança, como algo que não traz inferioridade, se você varre uma rua, limpa um monumento, acompanha um idoso, ou é um alto executivo, todos são úteis e necessarios , mas cada um precisa de um tempo de aprendizado, elas são incentivadas a trabalhar desde criança, não existe essa estória de trabalho enfantil escravo, é preservada a vontade e o tempo da criança , é ludico , mas faz ela se sentir participante e responsavel , é muito lindo e eu ensinei minhas filhas assim, elas não tem problema com nenhum tipo de trabalho, ou profissão, e sabem que o trabalho sempre vai existir, não dá para produzir, progredir, sem trabalho, Hoje vejo na nossa sociedade uma apologia do fácil e rápido, o que é mais simples e cansativo paga-se para alguem fazer

  64. Neri Moreira says:

    Daí vem uma pessoa e fala que muitos docentes são isso é aquilo! Aí eu penso será que esse cidadão visitou várias escolas, conversou com vários alunos e professores? Será que fez mestrado ou doutorado sobre o assunto? Ou será que é mais um idiota leviano que fica postando asneiras sobre a educação brasileira!