O escândalo do apartamento funcional do político sueco

Claudia Wallin *

 [show_fb_likes]

Håkan Julholt parecia ser a encarnação do Messias que a social-democracia sueca esperava. Orador eloquente, ar vitorioso, Julholt assumiu a liderança do partido em março de 2011 com a missão de voltar a eletrizar o eleitorado e reconduzir os social-democratas ao poder, após duas vergonhosas derrotas eleitorais consecutivas.

Mas no meio do caminho, havia um apartamento funcional com uma namorada dentro. A revelação de que a companheira do líder morava no apartamento funcional, sem pagar sua devida parte do aluguel, interrompeu a ofegante escalada de Håkan nas pesquisas de opinião. Era outubro, e o caso faria Håkan entrar na cadência das folhas das árvores do outono sueco, em sua lenta e inevitável queda ao chão.

Na Suécia, o erário paga apartamentos funcionais exclusivamente para parlamentares: se a esposa de um deputado do interior decide viver no apartamento funcional da capital com o marido, cabe a ela arcar com a metade do valor do aluguel.

”É claro que não pagamos para ninguém morar de graça, a não ser os parlamentares com base eleitoral fora da capital”, diz Anna Aspegren, a chefe do setor no Parlamento sueco. A cônjuges de deputados, familiares, namorados e afins, é negado o benefício de morar ou até mesmo pernoitar em propriedade do Estado sem pagar.

O então líder do partido social-democrata sapateou nas regras, e iria enfrentar as consequências.

A denúncia partiu do jornal Aftonbladet: desde 2007, Håkan Julholt vinha ”recebendo dinheiro dos contribuintes para pagar o aluguel integral do apartamento funcional” que dividia com a companheira, Åsa Lindgren. Foi escândalo instantâneo. No total, Håkan tinha recebido 320,532 coroas suecas (cerca de 122 mil reais) durante quatro anos e meio. Pelas estritas regras do Parlamento sueco, Åsa deveria ter arcado com a metade deste valor – aproximadamente 160 mil coroas suecas (cerca de 61 mil reais).

O caso foi parar na polícia. ”Agência Nacional Anti-Corrupção Investiga Julholt”, noticiou a mídia em coro. Concluída a investigação preliminar, a Agência Anti-Corrupção encaminhou o caso ao Departamento Criminal da Polícia Nacional da Suécia (Riksenheten för Polismål), como mandam as normas que regem supostos crimes envolvendo parlamentares na Suécia.

Sem temer o inferno, Julholt jurou inocência e disse que não conhecia as regras que obrigam cônjuges e familiares a pagar pelo uso dos apartamentos funcionais. Mas tratou de devolver, sem esperneios nem demora, as 160 mil coroas suecas recebidas indevidamente. Håkan agiu rápido. Mas já era tarde.

”Eu errei por não ter me informado sobre as regras do uso de apartamentos funcionais. Peço desculpas por isso. Gostaria de enfatizar que não pedi dinheiro demais deliberadamente”, disse Julholt. Já segundo o setor de Administração do Parlamento, um assistente do líder social-democrata tinha sido notificado sobre a questão meses antes.

Foto.Julholt.Press

Os parlamentares suecos baseados fora da capital têm duas opções de moradia em Estocolmo: a primeira é viver em um dos apartamentos ou quitinetes funcionais. A segunda é alugar um apartamento por conta própria, e cobrar do Parlamento o ressarcimento correspondente ao valor do aluguel. Neste caso, o valor máximo que o Parlamento reembolsa aos deputados é de 8 mil coroas suecas mensais (o equivalente a cerca de três mil reais), quantia relativamente baixa para a escassa oferta imobiliária do centro da capital.

Håkan Julholt vem da cidade de Oskarshamn, 300 quilômetros ao sul de Estocolmo. Eleito deputado em 1994, ele ocupava sozinho um apartamento funcional no centro da capital. Em 2007, Håkan mudou-se para o apartamento da namorada Åsa, no subúrbio de Västertorp. A partir daí, registrou o imóvel dela como o seu novo apartamento funcional na capital, e passou a solicitar ressarcimento pelo valor do aluguel de 7.225 coroas suecas.

O aluguel do apartamento no subúrbio era mais barato que o do apartamento funcional que Håkan ocupava antes, sozinho, no centro da capital. O valor do aluguel no subúrbio também estava abaixo de oito mil coroas suecas, que é o limite máximo estabelecido pelo Parlamento para pagamento de auxílio-moradia a parlamentares.

Com esse e outros argumentos, Håkan percorreu incessantemente o país durante dois meses para pedir desculpas ao eleitorado, na chamada ”turnê do perdão” (förlåtelseturnén).

Foto.Julholt.Chora

Mas o pecado de Håkan Julholt foi imperdoável: a companheira do líder estava morando no apartamento funcional às custas do dinheiro do contribuinte, sem pagar a parte do aluguel que cabia a ela, e não ao erário, custear. A esta altura, a imprensa revelara ainda que a namorada teria acompanhado Håkan em uma viagem oficial à Bielo-Rússia – e neste caso, segundo as regras parlamentares suecas, ele teria direito ao reembolso de apenas metade dos gastos com hotel.

O seguinte diálogo com Julholt foi publicado no jornal Dagens Nyheter na edição de 8 de outubro de 2011:

Repórter: ”Como você pôde crer que os contribuintes deveriam pagar o valor total do aluguel, se você divide o apartamento funcional com sua companheira?”

Håkan Julholt: ”Isso nunca passou pela minha cabeça. O que eu não sabia é que, quando um parlamentar divide o apartamento funcional com alguém, deve pedir reembolso apenas pela metade do valor do aluguel. Eu deveria conhecer esta regra. Não procurei me informar, mas deveria ter feito isso”.

Repórter: ”Você não acha lógico ter que dividir o valor do aluguel do apartamento funcional com sua companheira, uma vez que ela também mora lá?”

Håkan Julholt: ”Certamente”.

Repórter: ”Você chegou a refletir sobre essa lógica?”

”Não, eu não cheguei a fazer isso. O apartamento funcional que eu ocupava antes sozinho, no centro de Estocolmo, era mais caro. Por isso, não cheguei a refletir sobre essa questão”.

Repórter: ”Como considera que esse episódio vai afetar a confiança dos eleitores em você?”

Håkan Julholt: ”Isso prejudica a imagem dos políticos como um todo.”

O escândalo produziu editoriais inflamados. O diário liberal Gefle Dagblad observou que, como líder do Partido Social-Democrata, Håkan Julholt tinha uma renda mensal de 144 mil coroas suecas (cerca de 55 mil reais).

”Com um salário desses, nem o Joakim von Anka (o milionário e avarento Tio Patinhas das histórias em quadrinhos)” entraria numa fraude para ganhar algumas notas de mil”, disse o editorial.

Muitos deram crédito à alegação de Julholt de que ele não tinha conhecimento sobre as regras de ocupação do apartamento funcional. Mas se perguntaram se os eleitores perdoariam o líder, e se Julholt seria, afinal, um candidato adequado a ocupar o posto de primeiro-ministro da Suécia.

Em janeiro de 2012, já desgastado por intensas pressões para abandonar a liderança do partido, Håkan Julholt anunciou a renúncia. Durou dez meses no cargo.

”Os suecos detestam quando vêem alguém que ocupa posição de poder enchendo o próprio bolso”, comentou a cientista política Jenny Madestam, em declarações à agência de notícias sueca TT.

Parlamentares suecos vivem em apartamentos funcionais que têm em média 45,6 metros quadrados. Os menores têm 16,6 metros quadrados. Do total de 197 imóveis administrados pelo Parlamento sueco, apenas oito dispõem de espaço entre 70 e 90 metros quadrados, e somente 85 têm área superior a 45,6 metros quadrados.

O escândalo de Håkan fez o Parlamento introduzir novas regras: hoje, todo deputado é obrigado a declarar, em formulário oficial, se vive sozinho ou com quem divide o apartamento funcional. Antes, valia só a lei da confiança no respeito às normas.

* Trecho do livro “Um País Sem Excelências e Mordomias”

377 thoughts on “O escândalo do apartamento funcional do político sueco

    • Job Diogenes Ribeiro Borges says:

      A Suécia, é o resultado do povo Sueco. Onde cada um é responsável pela sujeira que faz. Onde o Homem Sueco, também é responsável e trabalha no lar, lavando roupas, limpando a casa, etc. Esperar que o exemplo venha de pessoas com poder é meio difícil, o poder não costuma melhorar as pessoas. Como diz Dalai Lama. “É melhor achar os defeitos de si, pois estes você pode mudar”. Alegar os problemas para os outros ou para sociedade,não fornece nenhuma mudança.

  1. Luiz Augusto says:

    Matéria excelente, este com certeza nunca mais entra na vida pública sueca. Que exemplo para o mundo, não adiantou usar de desculpas esfarrapadas. Até início do século XIX a Suécia era um país pobre, o que existe por lá chama-se lei, o sistema pode não ser perfeito, mas com certeza é o melhor do mundo.

    • Job Diogenes Ribeiro Borges says:

      A Mudança se faz em si mesmo. Se fores honesto de verdade, ai estará promovendo a mudança. Se pagar TODOS seus impostos, pedindo NF de tudo, não furar sinal, beber e dirigir, vender imóveis registrando valor menor. Não usando coisas roubadas, como softwares, músicas, etc. Quando se tornar exemplo e parar de dizer “Há tem outros piores”, ou “todo mundo faz” para justificar as desonestidades , quando cada Brasileiro assumir a responsabilidade, ai sim, iremos melhorar. Enquanto as pessoas ficarem xingando algum bode expiatório, não iremos pra frente. A Claudia, descobriu a diferença entre um brasileiro e um sueco, quando ofereceu sua empregada “mais barata” pra trabalhar pra um sueco. É em inúmeros momentos como este que a Claudia passou, que vem atona nossos terríveis valores morais, que estão afundados em nosso cotidiano como algo normal. É o famoso “levar vantagem”.

  2. Adalberto José Renner says:

    Para alcançarmos esse patamar teremos que, primeiro mudar a cultura do povo brasileiro, onde deve ser exterminado o famoso jeitinho de levar vantagem em tudo e sempre pensarmos no coletivo. Defender o que é bom para toda população e deixar a individualidade em segundo plano. Esperar isso dos políticos é uma utopia.

    • Angelo Rizzi says:

      Correto Sr. Adalberto. O que está faltando para o povo brasileiro, é primeiro cada um limpar seu quintal, depois, junto com os vizinhos limpar a rua. E assim por diante. Temo por mim e por todos que lutam diariamente para que nossa cultura educacional melhore, mas temos pessoas demais que apenas sonham em vivermos num País melhor e nada fazem para mudar a si próprio.

  3. Jose Carlos Sopchaki says:

    Maldita reeleição. Todos trabalham para se manter mamando, ampliar a mamata. Acabando a reeleição até para conselheiro da associação de bairro, acabaria com esse tipo de coisa. Cada um que passasse por lá teria a vocação de melhorar para não se sentirem trouxas como os demais brasileiros contribuintes. MALDITA REELEIÇÃO!

    • Rodrigo Maia says:

      Isso é uma puta imbecilidade. Diz isso pra um sueco .. hahahahahahahahha
      Melhor, muda para o oposto do socialismo sueco . Vai morar na Etiópia, quase nao tem estado por la .. hahahahahahahahhahahahahaha imbecil

  4. Marcia Margareth says:

    Em alguns lugares os políticos sao éticos ..corretos…e ate supostamente honestos NOSSOS POLÍTICOS no Brasil …AHHHHHHHHHH……….como deixamos isto chegar ao ponto que estamos ????? todos somos culpados por esta política NOJENTA …e políticos CORRUPTOS….. e povo ou melhor alguns brasileiros que estão nesta mesma base so a corrupção ….dinheiro …fama…..e o que interessa ???? onde esta o caráter e honestidade de cada um ? estão se perdendo junto com a corja…..esta em tempo de mudar … a postura ……valores ….e caminho a seguir …….EU sou Brasil ….ja pensei em desistir mas nao vou ajudar fazendo isto …..vamos todos unidos reformar nosso pais lindo …quase destruído …..mas com chance de sobreviver …..

  5. Aladim Safanelli says:

    É Claudia, se estiver na Suécia, fique por aí, porque isso aqui não vale mais a pena. Brasileiro que puder ir embora do brasil, nem pense duas vezes. Vá e não volte pra esse inferno nunca mais. Isso aqui é perda de tempo, perda da vida.

  6. Luiz Lazzari says:

    No Brasil até juiz recebe auxílio moradia. Mesmo sendo proprietário do imóvel onde reside. Pior, agora. no RS, começou receber auxílio alimentos. Pior, retroativos a 2011. Num Estado falido, que não tem condições de pagar os vencimentos dos seus funcionários. Algo tem que ser feito para mudar essa situação.

  7. Ricardo Freitas says:

    A Suécia é de gente pobre, inculta! O bom mesmo é no Brasil , país de gente rica , culta, onde os políticos têm tudo de graça,para ele , familiares, amigos e comparsas. O povo paga com prazer! Quando o PT era oposição, seus membros e militância eram contra tudo que cheirava mordomia imoral ,hoje , estão se locupletado e a UNE calada!

  8. Mariah Persson says:

    Exatamente assim Paulo Cesar, não tem empregados domésticos, os apartamentos são minúsculos, sem luxo. Zero mordomias. Corrupção praticamente zero. Qualquer vacilo o político é desmoralizado de maneira crucial. Na realidade, a política aqui é idealista, não oportunista. O poder político é do povo. Um exemplo para o mundo.

  9. Fabricio Linhares says:

    Nosso problema gente não é o PT, nem PSDB, nem Lula, nem Dilma, nem o Congresso. O problema do Brasil é cultural, vem desde o descobrimento, somos uma nação culturalmente corrupta, adora levar vantagem em tudo. As mudanças devem começar de baixo pra cima. É do povo q saem nossos governantes. Se furamos fila, falsificamos carteira de estudante, atestado médico, ou subornamos o guarda, nao temos direito de cobrar nada. Ta tudo errado. Por isso Brasil jamais vai mudar, esta impregnado na gente. Uma pena….

  10. Delvo de Oliveira says:

    Imaginem aquele “ídolo” da coxinhagem, instrumento da mídia golpista que hoje vive em Miami e de vez em quando publica asneiras na internet, Joaquim Barbosa: além de morar num apartamento funcional em Brasília, reformou com dinheiro público o banheiro por 90 mil reais – bunda de ouro… – e ainda declarou o imóvel como “sede de empresa fantasma” pra burlar impostos na compra do apartamento na Flórida!

  11. Vandique Carneiro says:

    Tenho certeza que se trocarem todo congresso por políticos Suecos eles aprender a roubar bem rápido. O problema não são os políticos, é o povo que é corrupto! Só cego não vê. Querem soluções imaginárias e utópicas. Brasil o país do Futuro!!!!!! hehehehe!!!

  12. Alexandre Caetano says:

    Na Suécia o voto é distrital c/ lista fechada. Portanto, é mais importante o partido do que o nome do parlamentar. Além disso, as distâncias entre a capital e as demais cidades não são tão grandes como no Brasil.

  13. Analia Pinheiro says:

    Por isso o brasileiro tem que lutar por uma reforma politica seria e nao ficar brigando por causa de partidos porque todos sao corruptos e o sistema brasileiro dda margem a corrupcao em todos os niveis.Melhorar a nossa educacao que esta muito aquem daquilo que e necessario para que o Brasil se torne um pais de primeiro mundo.Educacao….educacao de qualidade para que o brasileiro tenha condicoes de evoluir tecnologicamente e moralmente

  14. Paulo Juarez Valsecchi says:

    Eu votei na monarquia, é a única saída para o Brasil, isso só terá jeito quando tivermos uma pessoa no comando que não precise se vender porque de lá só vai sair se roubar; um monarca que não tenha o rabo preso e possa chamar um monstro, governador, prefeito ou Barnabé qualquer, meter o dedo na cara e mandar pra rua. Tenho dito.

  15. Zilda Limeira says:

    Os políticos e membros do poder judiciário precisam aprender com a Suécia a austeridade e a moralidade com a coisa pública. E o povo precisa ir às ruas pra acabar com a bandalheira e afarra q os políticos fazem com o dinheiro público.

  16. Claudio Dias says:

    A PODRIDÃO DE UM GOVERNO COMUNISTA!
    Os resultados destes quase 13 anos do governo PTralha, trazem conseqüências desastrosas para a sociedade, afetando drasticamente as instituições sagradas da família e da democracia, destruindo assim a alma da nação brasileira.
    De forma sorrateira e cruel, este governo comandado pelo então comunista, ladrão e corrupto Lularápio (O BRAHMA), já no início de seu mandato em 2003, planejou estrategicamente desvirtuar o processo normal de vida das crianças com até cinco anos de idade, hoje com idades entre 13 e 18 anos, e que infelizmente muitos deles são conhecidos como sendo “Os Meninos do PT” pelos crimes bárbaros que cometem através de estupros, roubos e assassinatos.
    A estratégia destes comunistas imundos iniciou com a desmotivação ao estudo através das péssimas condições oferecidas; posteriormente nomearam uma mulher devassa e imoral, que já havia feito um filme pornô com uma criança de 13 aninhos para liderar a campanha da “Palmadinha”, e assim proibir os pais de corrigir e educar essas crianças, além de proibir também qualquer tipo de trabalho até os 16 anos. Se isso não bastasse, esses crápulas demoníacos começaram a incentivar esses jovens ao uso de drogas, para que fossem úteis ao “sistema”, pois assim estariam dando sustentação aos narcotraficantes, que são os responsáveis por abastecer o MST com armamentos de guerrilha. Na ânsia pela droga, e sem emprego, esses elementos tão carinhosamente tratados pelos PTralhas de “di-menor”, assassinam inocentes com tiros e facadas, até mesmo para roubar um celular. Quando isso ocorre, aparecem os vermes imundos como Maria do Rosário e Jean Wyllys, para protegerem esses “di-menor”, e assim mantê-los no “sistema” com incentivo a que outros se incorporem a esta pratica, e sustentem os propósitos destes malditos comunistas.
    Apesar dos propósitos destes PTralhas comunistas terem iniciado em 2003 com as crianças de até cinco anos, parece-me que hoje quase toda população já está adestrada, e sem perceber, está caminhando rumo ao matadouro.
    Como humano e cristão, não aceito tal situação para o nosso povo, e peço que estejamos juntos para reverter esta situação o mais breve possível . . . ainda estamos vivos!
    Delcio Bolzan

  17. Claudio Dias says:

    Enquanto a economia brasileira vai derretendo e destruindo a renda das famílias brasileiras já incluindo boa parte da classe média por conta do descalabro do governo do PT, soma-se a isso a teia infernal de corrupção e roubalheiras que já sangrou a Petrobras em R$ 19 bilhões (dados preliminares, segundo reportagem de Veja), os cidadãos brasileiros que lutam ferozmente no dia a dia trabalhando e estudando e pagando impostos vêem pasmos passar nas TVs e nos jornais uma dança macabra de impostores e ladravazes tentando tapar o sol com a peneira.

    Enquanto em Portugal o ex-primeiro-ministro socialista (para variar…) José Socrates, cumpre prisão preventiva desde de novembro de 2014, quando foi preso por lavagem de dinheiro e corrupção, no Brasil até agora só experimentaram o cheiro de jaula os atores coadjuvantes do petrolão.

    Por mais que a força tarefa da Operação Lava Jato se esforce para trazer à tona a verdade são levantadas barreiras intransponíveis de sorte a manter impunes aqueles que estão ou estiveram no comando da República e que portanto são responsáveis diretos pelas tenebrosas transações que desviaram dinheiro público para satisfazer os prazeres orgiásticos de alguns patrícios além de ditadores assassinos cubanos e africanos. Zanzando nos bastidores está o Foro de São Paulo, a organização comunista fundada por Lula e Fidel Castro em 1990, espécie de círculo de ferro, verdadeiro garrote vil que oprime o povo brasileiro e latino-americano. Este é o aspecto ideológico da trama que é completamente escamoteado de todo o noticiário, quando se sabe que o Foro de São Paulo é a organização comunista que gerou tudo isso que está acontecendo.

    Para lograr os objetivos de comunização de todo o continente latino-americano, as ditaduras do PT, do Nicolás Maduro, na Venezuela, do tiranetete Rafael Correa no Equador, do índio cocaleiro da Bolívia, da Cristina Kirchner na Argentina, viabilizaram a permanência no poder por meio da corrupção. O apoio que desfrutaram até agora decorre do uso de dinheiro público para calar ou obter apoio político. Daí, no caso brasileiro, o mensalão, agora o petrolão, daqui a pouco o eletrolão e assim por diante.

    E quem é o dirigente máximo do Foro de São Paulo e seu fundador? Ora, é Lula. Até porque Fidel Castro já está fora de combate e quem sabe sofrendo de alzheimer. Seu irmão Raúl é quem dá continuidade ao esquema, auxiliado por meia dúzia de acólitos e torturadores que mantêm centenas de presos políticos nas cadeias cubanas.

    Este aspecto tenebroso desse teatro de horror, tortura e morte, comandado pelo deletério Foro de São Paulo, sob a direção de Lula, continua intocável. Graças aos militantes do PT, travestidos de jornalistas, que operam dentro da esmagadora maioria dos veículos de comunicação. Na verdade são lobbistas a serviço do PT e do Foro de São Paulo. Portanto, recomendo mais uma vez que não gastem um tostão comprando esses jornais ou pagando pelo acesso aos seus sites. Trata-se de desinformação no seu estado mais elevado o que, de resto, constitui também um crime.

    Tanto é que até agora os cardeias do PT, que estão enterrados até o pescoço no lamaçal do petrolão, continuam intocáveis. Ora, como pode os mentores e dirigentes da corrupção continuarem pairando acima de tudo e de todos e, sobretudo, da lei?, quando já foram citados por diversos delatores?

    Esta é a pergunta que não quer calar e não pode calar até que toda verdade, sem retoques, sem subterfúgios, venha à tona.

    Lembrem-se. O que está ocorrendo no Brasil não é apenas um caso de corrupção e roubalheira comum. Não está desligado do tão decantado “projeto do PT”, ao qual amiúde Lula e seus sequazes aludem. O “Projeto do PT” é o projeto do Foro de São Paulo, tornar o Brasil e toda a América Latina numa extensão de Cuba.

    E a coisa começa quando as pessoas empobrecem. Mais adiante, inicia a escassez de alimentos. Foi assim em Cuba e agora mesmo na Venezuela; foi assim na ex-URSS. Enquanto o povo sofre nas filas de supermercados matando a fome com rapadura, e olhe lá, a canalhada do Foro de São Paulo come caviar e vive viajando de avião de luxo pra lá e pra cá, fazendo escalas no primeiro mundo onde se esbaldam em orgias e bacanais. Esta história é tão velha quanto o comunismo.

    Acordem!
    Aluizio Amorim às 7/20/2015 02:51:00 AM

  18. Jair Goulart says:

    ha ha ah mais de 30 anos ou melhor no BRASIL se rouba mais d 500 anos e a populaçao assiste de camarote e nada fazem com o sistema …..é muito mtriste em saber q o BRASIL é um pais rico mas se rouba muito e ainda é rico mas vaim chegar um momento q outros paises tomaram conta porq aqui é casa damãe joana kkkk

  19. gamefly says:

    I used to be suggested this blog through my cousin. I’m
    now not positive whether or not this submit is written through him as no one else
    realize such exact about my trouble. You’re incredible!
    Thanks!

  20. gamefly says:

    I have read a few excellent stuff here. Certainly price bookmarking for revisiting.
    I wonder how a lot attempt you place to create the sort of magnificent informative web
    site.

  21. how to download minecraft free says:

    hey there and thank you for your information – I’ve certainly picked up anything new
    from right here. I did however expertise some technical points
    using this web site, since I experienced to reload the web site many times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your web host is OK? Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times will often affect your placement in google and can damage your high quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Anyway I am adding this RSS to my e-mail and can look out for a
    lot more of your respective exciting content.
    Ensure that you update this again very soon.

  22. g says:

    Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say
    that I have really enjoyed browsing your blog posts.
    In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!

  23. how to download minecraft says:

    An impressive share! I have just forwarded this onto a co-worker who had been conducting a little homework on this.
    And he in fact ordered me dinner due to the fact that I discovered it
    for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the
    meal!! But yeah, thanx for spending time to discuss this
    subject here on your website.

  24. minecraft download says:

    I believe everything posted made a lot of sense. However, think about this, what if you added a little information? I mean, I don’t
    wish to tell you how to run your blog, but suppose you added something to
    maybe get a person’s attention? I mean O escândalo
    do apartamento funcional do político sueco – Claudia Wallin – Cartas da Suécia is kinda boring.

    You ought to glance at Yahoo’s home page and watch how they create article titles to get viewers to click.
    You might add a related video or a related picture or two to get people excited about everything’ve got to say.
    In my opinion, it might bring your posts a little bit more interesting.

  25. gamefly free trial says:

    I think this is one of the most vital info for me. And i am glad reading your article.
    But want to remark on few general things, The site style is
    perfect, the articles is really great : D. Good job, cheers

  26. gamefly free trial says:

    Great website you have here but I was curious about if you knew of any user discussion forums that cover the same
    topics discussed in this article? I’d really love to be a part
    of group where I can get advice from other knowledgeable individuals that share the
    same interest. If you have any suggestions, please let me know.

    Many thanks!

  27. how to get help in windows 10 says:

    Hey there would you mind letting me know which web host you’re using?
    I’ve loaded your blog in 3 completely different browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you suggest a good internet hosting provider at a fair price?
    Thanks a lot, I appreciate it!

  28. Pingback: seo services las vegas

  29. dating site says:

    Hi there, just became aware of your blog through Google, and found
    that it’s really informative. I’m gonna watch out for brussels.
    I’ll be grateful if you continue this in future.
    Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  30. quest bars cheap says:

    Excellent post. I was checking constantly this blog and
    I’m impressed! Extremely helpful information specifically the closing phase :
    ) I take care of such information much. I used to be
    seeking this certain info for a very long time. Thank you and good luck.

  31. minecraft games says:

    Wonderful beat ! I wish to apprentice while you amend
    your site, how can i subscribe for a blog website? The account helped me a acceptable deal.
    I had been tiny bit acquainted of this your broadcast offered bright
    clear concept

  32. Brian Skinner says:

    Once I initially commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now every time a remark is added I get four emails with the same comment. Is there any method you’ll be able to remove me from that service? Thanks!

  33. quest bars cheap says:

    I have been browsing online greater than 3 hours as of late, yet I by no means
    found any attention-grabbing article like yours. It is pretty
    price enough for me. Personally, if all web owners and bloggers made good content as
    you did, the net can be much more useful than ever before.

  34. minecraft games says:

    Good day very cool blog!! Man .. Excellent ..

    Amazing .. I will bookmark your web site and take
    the feeds also? I’m happy to find so many helpful info right here in the post,
    we’d like work out more strategies in this regard, thanks for sharing.
    . . . . .

  35. quest bars cheap says:

    Hi there, i read your blog from time to time and i own a similar one and
    i was just wondering if you get a lot of spam responses?
    If so how do you protect against it, any plugin or anything you can suggest?
    I get so much lately it’s driving me mad so any
    assistance is very much appreciated.

  36. Pingback: 바카라

  37. coconut oil benefits says:

    Appreciating the hard work you put into your blog and detailed information you provide.
    It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the
    same outdated rehashed information. Great read!
    I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS
    feeds to my Google account.

  38. Pingback: forum

  39. Pingback: imitation cheapest knockoff tag heuer

  40. Pingback: ศัลยกรรมเกาหลี

  41. Pingback: 你吃饭了吗 你多吃一点慢走我跟你讲 请问一下

  42. of coconut oil says:

    Simply want to say your article is as astounding. The clearness in your post is simply nice and i can assume
    you are an expert on this subject. Fine with your permission let
    me to grab your feed to keep updated with forthcoming post.
    Thanks a million and please continue the rewarding work.

  43. coconut oil that says:

    We are a gaggle of volunteers and opening a brand new scheme in our community.
    Your web site offered us with helpful info to work on. You’ve done a
    formidable process and our whole community will be grateful to
    you.

  44. Pingback: https://simple-web.pl/

  45. ps4 games says:

    obviously like your web-site however you have to check the spelling on quite a few
    of your posts. A number of them are rife with spelling
    issues and I find it very troublesome to inform the
    reality on the other hand I will certainly come again again.

  46. Pingback: Cheap flights and hotels

  47. quest bars cheap says:

    Do you mind if I quote a couple of your articles as long
    as I provide credit and sources back to your website? My website is in the
    very same area of interest as yours and my users would truly benefit from some of the
    information you present here. Please let me know if this
    alright with you. Appreciate it!

  48. quest bars cheap says:

    I think this is one of the most significant information for me.

    And i am glad reading your article. But wanna
    remark on some general things, The site style is wonderful,
    the articles is really excellent : D. Good job, cheers

  49. ps4 games says:

    Hey there, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Opera, it looks fine but when opening
    in Internet Explorer, it has some overlapping. I
    just wanted to give you a quick heads up! Other then that,
    great blog!

  50. Pingback: Google

  51. quest bars cheap says:

    After I initially commented I seem to have clicked on the -Notify me
    when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I get 4 emails with the exact same comment.
    There has to be a means you can remove me from that service?
    Thanks a lot!

  52. ps4 games says:

    I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was curious what all is
    needed to get setup? I’m assuming having a blog like
    yours would cost a pretty penny? I’m not very
    internet savvy so I’m not 100% sure. Any tips or advice would be
    greatly appreciated. Thank you

  53. Pingback: fake real rolex submariner watches

  54. http://sinnedbeyondhelp.tumblr.com/ says:

    You’re so interesting! I don’t think I have read through a single thing like this before.
    So great to discover somebody with a few original thoughts on this subject matter.
    Really.. thanks for starting this up. This web site is one thing that’s needed on the web,
    someone with some originality!

  55. Pingback: poker99

  56. sling tv says:

    Hello! I realize this is sort of off-topic however I needed to ask.
    Does managing a well-established blog like yours
    require a massive amount work? I am completely new to operating a
    blog but I do write in my journal everyday. I’d like to start a blog so I will be able to share my own experience
    and thoughts online. Please let me know if you have any kind of suggestions
    or tips for new aspiring blog owners. Appreciate it!

  57. stock market crash today says:

    Unquestionably imagine that that you stated. Your favourite justification seemed to be on the internet the easiest thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed even as folks consider worries that they just do not know about. You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects , other people can take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

  58. sling tv says:

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for
    quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  59. my link says:

    What i don’t realize is actually how you are not actually much more well-liked than you might be right now. You’re very intelligent. You realize thus considerably relating to this subject, produced me personally consider it from so many varied angles. Its like women and men aren’t fascinated unless it is one thing to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs outstanding. Always maintain it up!

  60. Todd Snively says:

    You actually make it appear so easy with your presentation but I to find this topic to be really something that I feel I might never understand. It sort of feels too complicated and very huge for me. I’m taking a look ahead to your subsequent submit, I’ll try to get the hold of it!

  61. Todd Snively says:

    My spouse and i have been now delighted when Emmanuel managed to conclude his researching because of the ideas he grabbed out of the web site. It is now and again perplexing just to continually be offering solutions which often men and women may have been trying to sell. And we see we need the website owner to be grateful to for that. These illustrations you made, the easy blog navigation, the friendships you make it easier to create – it is many overwhelming, and it’s facilitating our son and us reason why that article is entertaining, which is certainly very essential. Many thanks for everything!

  62. visit this site says:

    Simply wanna remark on few general things, The website style is perfect, the subject matter is very wonderful. “The stars are constantly shining, but often we do not see them until the dark hours.” by Earl Riney.

  63. sling tv says:

    I’m not sure the place you’re getting your info, however good topic.
    I needs to spend some time finding out much more or figuring out more.
    Thank you for excellent info I was looking for this information for my mission.

  64. acquistare steroidi Italia says:

    I’m really loving the theme/design of your blog. Do you ever run into any web browser compatibility issues? A few of my blog audience have complained about my blog not working correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any tips to help fix this issue?

  65. sling tv says:

    Thank you for any other informative website. The place else may just I am getting
    that kind of info written in such a perfect means?
    I’ve a mission that I’m simply now operating on, and I have been on the
    glance out for such information.

  66. sling tv says:

    An outstanding share! I have just forwarded this onto a
    coworker who was doing a little research on this.

    And he in fact bought me dinner because I found it for him…
    lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanks for spending the time to discuss this topic here on your blog.

  67. Buy Handicraft Products says:

    Hi there! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website? I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

  68. Melanotan 2 kaufen says:

    Does your site have a contact page? I’m having problems locating it but, I’d like to send you an email. I’ve got some creative ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it develop over time.

  69. esboço de pregação sobre salvação says:

    I have been surfing online more than three hours as of late, but I by no means discovered any interesting article like yours. It’s pretty worth sufficient for me. Personally, if all website owners and bloggers made just right content as you probably did, the internet will likely be much more useful than ever before. “No one has the right to destroy another person’s belief by demanding empirical evidence.” by Ann Landers.

  70. Apartamento 4 quartos Noroeste says:

    I have been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this site. Reading this information So i¦m happy to exhibit that I have a very good uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I such a lot definitely will make sure to do not disregard this web site and provides it a glance on a continuing basis.

  71. CBD For Muscle says:

    I cling on to listening to the news broadcast speak about getting free online grant applications so I have been looking around for the best site to get one. Could you advise me please, where could i find some?

  72. Deutschland says:

    I’m not sure exactly why but this web site is loading very slow for me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end? I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  73. in Deutschland says:

    There are definitely quite a lot of details like that to take into consideration. That may be a great point to carry up. I provide the thoughts above as basic inspiration however clearly there are questions just like the one you carry up the place the most important thing shall be working in sincere good faith. I don?t know if finest practices have emerged round things like that, but I am sure that your job is clearly identified as a fair game. Each boys and girls feel the affect of just a moment’s pleasure, for the remainder of their lives.

  74. acheter steroides en ligne says:

    Good – I should definitely pronounce, impressed with your site. I had no trouble navigating through all the tabs as well as related info ended up being truly simple to do to access. I recently found what I hoped for before you know it at all. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or something, website theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task..

  75. programa de afiliado says:

    It’s a shame you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this outstanding blog! I guess for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will talk about this website with my Facebook group. Chat soon!

  76. ephedrin kaufen says:

    I am not certain where you’re getting your information, however good topic. I must spend a while learning much more or figuring out more. Thank you for magnificent info I was in search of this information for my mission.

  77. Ordine Adipex Retard in Italia says:

    I’ve been exploring for a little for any high quality articles or weblog posts on this kind of area . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this website. Reading this information So i’m satisfied to express that I’ve a very excellent uncanny feeling I discovered exactly what I needed. I so much without a doubt will make certain to don’t fail to remember this website and provides it a look on a relentless basis.

  78. steroide kaufen says:

    you’re in point of fact a good webmaster. The site loading pace is incredible. It seems that you’re doing any distinctive trick. Also, The contents are masterpiece. you’ve performed a wonderful process on this matter!

  79. Comprar Melanotan 2 says:

    Its like you read my mind! You appear to know so much about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is wonderful blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  80. Jornal de Goiás says:

    Nice post. I be taught one thing more difficult on totally different blogs everyday. It should always be stimulating to learn content from different writers and practice a little one thing from their store. I’d desire to use some with the content on my weblog whether you don’t mind. Natually I’ll give you a link in your net blog. Thanks for sharing.

  81. frolep rotrem says:

    When I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the same comment. Is there any way you can remove me from that service? Thanks!

  82. Lista Iptv m3u says:

    This blog is definitely rather handy since I’m at the moment creating an internet floral website – although I am only starting out therefore it’s really fairly small, nothing like this site. Can link to a few of the posts here as they are quite. Thanks much. Zoey Olsen

  83. Janina says:

    With havin so much content and articles do you ever run into
    any problems of plagorism or copyright violation? My site has a lot of unique
    content I’ve either written myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the web without my permission. Do you know any
    solutions to help prevent content from being stolen? I’d truly appreciate
    it.

  84. Heriberto says:

    Hi! This is my 1st comment here so I just wanted to give
    a quick shout out and say I truly enjoy reading through
    your blog posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that go over the same topics?
    Thanks a ton!

  85. Compactador says:

    Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  86. smoretraiolit says:

    Nice post. I was checking constantly this blog and I am impressed! Very useful info specially the last part 🙂 I care for such information a lot. I was looking for this particular info for a very long time. Thank you and best of luck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *