Claudia Wallin
[show_fb_likes]A polonesa Beata Romanowicz é a minha ajudante providencial das faxinas quinzenais, mas nem sempre está a postos. Nos finais de semana, ela costuma desaparecer como um Aécio em dia de manifestação pró-impeachment. É quando Beata e o marido, o pedreiro Jacek, saem para passear e pescar no arquipélago sueco a bordo do barco do casal, um confortável Bayliner americano de dez metros de comprimento.
Nos dias em que vem trabalhar, ela chega em minha casa ao volante de um BMW 325 conversível. Mas como qualquer habitante desta terra gelada, Beata também sofre de uma aguda síndrome de girassol que a faz jogar-se em um vôo promocional para destinos ensolarados, a cada vez que os termômetros caem demais e o orçamento permite. Em janeiro, auge do inverno sueco, ela escapou para a ilha espanhola de Tenerife ao lado do marido.
Decidida a revigorar o espírito com novas emoções, Beata já me pediu para anotar na agenda os dias em que estará com Jacek em Nova York, em setembro.
Beata é parte de um fenômeno relativamente novo na Suécia: o surgimento de diaristas para a limpeza doméstica. Elas foram chegando aos poucos, vindas principalmente da Polônia, quando a entrada do país na União Européia em 2004 eliminou as fronteiras com o continente.
A chegada gradual das diaristas alimentou, de imediato, um intenso debate em torno de uma das igualitárias máximas suecas – “man måste ta hand om sin egen skit”, ou “cada um deve cuidar da sua própria sujeira”.
Na Suécia, empregada doméstica que dorme no emprego é como uma fábula de mau gosto, e simplesmente não existe. Entre os suecos mais radicais, o zelo pela igualdade e o medo do ressurgimento de uma subclasse social chega a provocar reações exaltadas. Em um debate da campanha eleitoral de 2006, flechas voaram contra a então líder do Partido de Centro (Centerpartiet), Maud Olofsson, quando ela defendeu a introdução de abatimentos fiscais para permitir aos suecos contratar faxineiras e aliviar assim sua dupla jornada.
”E quem limpa o banheiro da empregada?”, perguntou, irritado, o jornalista e mediador do debate na TV4 sueca, Göran Rosenberg.
”E quem pinta a casa do pintor?”, retrucou Maud, rápida no gatilho. ”A faxineira também pode contratar ajuda quando precisar”, argumentou ela.
A coalizão de Maud venceu as eleições e a contratação de faxineiras foi facilitada, mas não é pequeno o número de suecos que ainda se sentem constrangidos ao contratar uma diarista. Ou que simplesmente recusam-se a ter alguém limpando a sua sujeira – como é o caso dos meus sogros, que aos 81 e 84 anos de idade continuam cuidando da faxina, lavando a roupa e polindo as janelas da casa. Diaristas na Suécia, aliás cuidam rigorosamente apenas da faxina: não lavam roupa, não cozinham, e raras são as que aceitam manejar o ferro de passar.
O cúmulo do contrangimento, para uma amiga sueca que esteve conosco em Búzios certa vez, foi descobrir que a casa que alugara incluía os serviços de uma empregada doméstica em tempo integral.
“Claudia, a empregada me perguntou o que ela deveria fazer para o almoço”, disse Åsa, que é editora-chefe da maior revista feminina da Suécia, em um telefonema aflito para o meu celular.
“E daí?”, perguntei.
“Fiquei envergonhada, então perguntei à empregada o que é que ela gostaria de comer hoje”, respondeu Åsa, naquele diálogo sobrenatural.
Mas aos poucos, diaristas como Beata Romanowicz vão quebrando em parte este tabu nacional, e agências suecas de serviços de limpeza doméstica também já vão surgindo. Um dos argumentos favoritos para se livrar da culpa é o de que, ao contratar os serviços de uma faxineira, está-se também ajudando uma pessoa a ganhar a vida.
Beata ganha, de fato, a vida. Como funcionária de uma agência de diaristas administrada por uma polonesa, ela tira por mês entre 20 e 25 mil coroas suecas, o que equivale aproximadamente a uma quantia entre 7.400 e 9.300 reais. Trata-se de um valor um pouco abaixo da média salarial na Suécia, que é atualmente de 27,3 mil coroas suecas.
Depois de pagar cerca de 30% em impostos, ela tem no bolso o equivalente a entre cerca de 5,2 mil e 7,8 mil reais. Uma quantia mediana, para viver em uma das cidades mais caras do mundo.
“Eu jamais conseguiria ganhar na Polônia o que ganho aqui na Suécia, e ter as mesmas condições de vida”, diz Beata, que chegou à capital sueca há oito anos.
A vida de Beata ficou melhor quando ela conheceu o marido, o pedreiro Jacek Romanowicz, pela internet. Jacek já havia desembarcado em Estocolmo muito antes, determinado a ter uma vida mais digna.
Na Polônia dos anos 80, naquele dia em que completava 38 anos, Jacek resolveu dar um basta na vida subterrânea que levava como operário de uma mina de carvão da cidade de Katowice, no sul do país – por acaso, o mesmo lugar onde Beata nascera.
“Meu sonho era poder comprar um carro”, ele lembra.
“Naquela época, foi muito difícil conseguir os papéis para entrar na Suécia. Mas um dia, eu consegui”.
De ajudante a mestre de obras, Jacek trabalhou em dezenas de construções e reformas em Estocolmo. Aprendeu o máximo que podia, especializou-se no ofício de pedreiro, e há oito anos conseguiu dar o salto que planejava: criar a própria microempresa de pequenas obras, onde emprega três ajudantes.
Jacek diz que fatura em média cerca de 500 mil coroas suecas por ano (aproximadamente 186 mil reais) – mas boa parte dos ganhos é taxada pelo leão sueco. Ele explica:
“Se eu ganhar até 420 mil coroas por ano, pago 30% em impostos. Se o faturamento anual ficar entre 420 e 550 mil, a taxa de imposto sobe para 50% do total de rendimentos acumulados nesta faixa. E o que eu faturar acima de 550 mil coroas, é taxado em 60%”, ele calcula.
Jacek banca ainda os encargos sociais dos três ajudantes, que têm seus salários atualizados de acordo com os acordos coletivos da categoria – o poderoso Byggnadsarbetarförbundet, o sindicato sueco dos trabalhadores de construção, o intima a oferecer uma vida digna aos seus operários, como ele próprio teve antes de se tornar um microempresário do ramo.
Dependendo do ano, ele fatura menos, ou mais.
“Em 2013, paguei cerca de 500 mil coroas em impostos”, conta Jacek.
É uma conta alta demais?
“Acho que é muito. Todo mundo na Suécia paga impostos altos. Na Polônia paga-se bem menos. Mas é melhor aqui na Suécia”.
Por quê?
“Porque aqui as oportunidades são maiores, pode-se ganhar mais. A vida também é mais tranquila, porque na Suécia existe pouca corrupção e pouca violência. E aqui o trabalho de qualquer pessoa é respeitado, não importa se uma pessoa trabalha como médico, pedreiro ou faxineira”, ele diz.
Beata concorda, com um movimento de cabeça. Como ainda luta para aprender melhor o esfíngico idioma sueco, ela pede a Jacek para ajudar na tradução.
“A vida aqui é mais digna, e 100% melhor do que na Polônia”, ela diz. “Lá ninguém respeita a profissão de faxineira, que é considerada um trabalho de segunda classe.”
Juntos, Beata e Jacek dividem uma casa de dois andares e 90 metros quadrados em Snösätra, subúrbio ao sul de Estocolmo. O imóvel foi adquirido no sistema de bostadsrätt – literalmente, “direito à moradia” em imóvel pertencente a uma cooperativa de proprietários, que é o sistema predominante na Suécia. Pela cota mensal de serviços e manutenção cobrada para o imóvel, o casal paga seis mil coroas suecas (equivalente a cerca de 2,2 mil reais).
Na garagem, está um carro provavelmente melhor com o que sonhava Jacek nas profundezas da mina de carvão de Katowice – um utilitário SsangYong Kyron 2.7, equipado com motor turbodiesel da Mercedes-Benz. Na vaga ao lado, fica o BMW que ele deu de presente a Beata há dois anos, quando ela completou 45 anos de idade.
Ao lado de Jacek, Beata também conquistou seu lugar ao sol, ou melhor dizendo, seu lugar sob o carregado céu cinzento dos longos invernos suecos. Antes de se mudar para Estocolmo, ela tinha deixado a Polônia para trás a fim de tentar uma vida melhor na Escócia, trabalhando como arrumadeira em um hotel da cidade de Glasgow. Levou junto com ela a filha Patricia, e lá ficou durante quase dois anos. Patricia tem agora 27 anos de idade e trabalha no mesmo hotel que Beata limpava – mas como funcionária da administração.
Como faxineira na Suécia, Beata tem direito aos mesmos hospitais públicos de qualidade que atendem empresários, deputados, vereadores, médicos, policiais e lixeiros, nesta cidade onde só existe um hospital particular para consultas – e no qual não há serviços de emergência.
Beata viaja nos mesmos limpos e organizados ônibus e trens onde circulam o presidente do Parlamento e os ministros da Suprema Corte sueca. Frequenta cafés e restaurantes do centro da cidade, como seus patrões e patroas.
Na Suécia, a faxineira Beata não é, enfim, uma cidadã de segunda classe.
O que me faz lembrar um amigo sueco dos meus primeiros tempos de Suécia, que foi uma das minhas primeiras referências sobre a consciência social dos escandinavos.
Ele pagava a uma agência de diaristas quase o dobro do que eu gastava com os serviços da minha faxineira, uma brasileira recém-chegada ao país e ainda sem registro de trabalho. Quando sugeri dar a ele o número de telefone da diarista, ele recusou a oferta, com um sorriso educado. E quando abriu a boca, me fez passar por um dos muitos vexames que já passei e ainda vou passar na vida:
“Se eu pagar uma faxineira no black, ela não vai poder ficar doente, porque não vai ter acesso aos serviços de seguridade social. Também não vai poder envelhecer com tranquilidade, porque não terá direito a uma aposentadoria pública. É por isso que eu prefiro pagar mais.”
* Texto publicado originalmente no Diário do Centro do Mundo (DCM).
“Nos finais de semana, ela costuma desaparecer como um Aécio em dia de manifestação pró-impeachment”. Nunca ri tanto! hahahah
E não é vero, Juliana?
Somos duas! Tive que recuperar o fôlego pra continuar a leitura…
Tigre, vc precisa de uma faxineira aí? 😀
Quero ser sua empregada , Claudia Varejão Wallin
hahaha
Tbm quero!!
Carrego suas malas 😉
hahahaha
aqui no Brasil, os “meia-bocas” estão impedidos de terem uma ajudante devido aos encargos trabalhistas. Os que poderiam se dar ao luxo, estão todos comprometidos com as maracutaias e afins. triste, não é?
Ninguém esta impedido, os encargos enfim chegaram, é o mínimo que se espera ao se tratar de trabalhadores.
Encargos esses que já deveriam fazer parte desde o começo, pois é um serviço cansativo. Se não podem pagar os encargos, que os façam seus serviços domésticos sozinhos
Aqui no Brasil as coisas não andam porque tem muita gente que ainda acha que vale a pena brigar pelo direito de odiar…..de colocar religião no meio da politica….e de ser o must em algum setor. Aqui a ideia é nivelar por baixo…para massagear o ego de quem é exceção à regra.
Que graça teria ter carrão em um lugar onde todo mundo tem?
A cabeça do Brasileiro não admite a ideia de jogo sem vencedor, como era comum em comunidades indígenas.
Para validar seu atraso….tudo é polêmico ou cultural.
Religião, futebol e politica não se discute.Assim se justifica a lógica de que se tocar no assunto, a pessoa pode mostrar seu “ódio” .Que seria o único direito do Brasileiro nesse país cruel…onde só ele quer melhoria, mas ninguém permite que ele se mecha e faça a “diferença”. Logicamente fazer a diferença no entendimento arrogante é impor a sua visão VENCENDO os demais. É exatamente pela construção dessa lógica estupida que o Brasil anda aos trancos e barrancos.
Mesmo com esta crise ai na Europa? tenho minhas dúvidas….mais parece algo para depreciar as coisas do Brasil, muito próprio de quem está lá fora-e que normalmente não é nenhuma celebridade…
Podem ter certeza que isso é o luxo dos luxos na Suécia. Não se aplica à população em geral. De certa forma os suecos tem orgulho de serem independentes.
Exato Lívia! Eu mesma me orgulho de ser!
Eu idem! 😉
Uma lógica que baseia se no seguinte: como ser o melhor se não houver o pior? Então melhor mesmo é manter pior os”piores”…
Comecei a te seguir em Janeiro quando vim para Suécia, agora minha pesquisa está terminando e eu tenho que voltar para o Brasil. Mas a cada postagem sua me dá mais vontade de me esconder aqui mesmo. Em tempo, parabéns pelas postagens e assim que chegar no Brasil comprarei o livro.
Enquanto isso no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=4tbOIuPU5Vs
Que jumento
A minha hostmother em Dublin tinha uma faxineira que era disputadíssima, 2 vezes por mês era o máximo que ela podia contar. Ela também chegava com um carrão, um volvo todo invocado. Se formou em história no Trinity College mas gosta mesmo é de ser autônoma e planejar seu próprio horário de trabalho.
Guilherme Almeida
Esse sim e um pais digno de se morar
Nossa só quem foi pra este país sabe que é verdade pra começar mendigo anda com cordão de ouro no pescoço só são mendigos porque na verdade eles são alcolotra fiquei 3 meses lá e vivenciei coisas maravilhosas
Aí sim voce pode falar em oportunidades parecidas
dreamland…
Respeito é tudo também…vida digna!!
Adoro!!
Aqui impera o socialismo e a hipocrisia da distribuição de renda!
E nós , pobres mortais brasileiros , pagamos horrores de imposto , e , nem chegamos perto disso . Qual é o país mais caro ?!! Brasil ou Suécia ?!!
Suécia sem dúvida, um amigo sueco comprou um ap de 28m2 pelo valor de um ap na beira mar aqui de fortaleza, a diferença é que lá todos podem comprar um ape de 28m2 pelo valor de um ap na beira mar daqui.
Pois é Carolina Alves . Lá todos podem : aqui não . Apesar de pensarmos que a Suécia é mais cara que o Brasil , lá eles tem escolas , moradia transporte e , o principal de tudo . Saúde , que não temos aqui . Tudo por conta do pais . Aqui também pagamos a mesma quantidade de imposto que eles e não temos nada disso .
Aqui não temos os maiores impostos do mundo mas temos a maior sonegação do mundo, já está em 200 bilhões de reais sonegados. É isso que precisa parar de ocorrer, a sonegação. São 200 bilhões de reais em operações comerciais que afetam a vida de todos nós porém nenhum centavo chega em benefício do povo, vai tudo para p bolso do empresário sonegador.
Você está completamente enganada . Temos sim os impostos mais caros do mundo . Empresários de peso pagam simmmmm impostos . Dinheiro ilegal e propinas , me parece são pessoas ( políticos ) que recebem . A cada instante só vemos mais e mais notícias vergonhosas da corrupção e propinas . Ah … São Paulo é uma cidade mais cara que Paris para turismo . Beijos .
PeiHua Chiang David Fernando Rodrigues
Pais onde a educação trabalho a mão de obra é valorizado ,onde Ser honesto não é virtude, é obrigação
Com a grana que as madames pagam aqui não dá pra comprar nem patinete. Elas contratam como faxineira, depois pedem pra cozinhar, pra lavar, passar roupa e fazer compras, sem acrescentar um centavo à diária previamente acertada. É… Beata, fica por aí mesmo. Não cometa a loucura de vir curtir o sol no Brasil. Seria a maior fria. A escravidão não foi abolida nas terras tupiniquins. Foi camuflada… Vai que obrigam você a trabalhar de faxineira em solo verde amarelo… Até seu BMW 325 conversível vai ficar a serviço dos patrões…hehehe!!!
Cada país com seus costumes. Querer receber salário de terceiro mundo a viver vida de primeiro mundo, apenas e tão somente na Suécia isso será possível. Por enquanto, ficamos na inveja, na cobiça e na vontade de algum dia chegarmos lá. Com essa classe política que temos está muito difícil.
Pois eh, so que aqui (na Escandinavia) diretor de petroleira lava privada, ja que a faxina eh carissima e so da pra ter empregada de 15 em 15 dias. Quem ai no Brasil se habilita? Ja lavou sua privada hoje?… Adoro viver em pais socialista, lavando privada e tudo!
Eu Thea! Vou na hora!! Só me chamar 🙂
Vou pra Suécia …..fazer uma faculdade de faxineira
Claudia, presenciei fato semelhante, na Bélgica em Bruxelas, ainda no ano de 1973, na residência de minha sogra. Chegava com o mesmo aparato e eficiência, trabalhava até as 14 hrs e após prestava serviço até o final do dia, tudo cronometrado,na parte residencial, na embaixada do Brasil. Ganhava e vivía, merecidamente, muito bem.
so faxina?
Eliana Batista
Precisa ver os politt
Ariane Felício.
Opa! kkkkkkkkkkk
Marcelo Rawls, olha aquilo que te falei.
É assim mesmo Eva Henriksson?
…será que consigo vaga…, eheh…
Tb to querenu.kkkk.faço curso de jardinagem.kkkk
suecia!vamos!
Bem estou aqui em MIAMI
DIANTE DE FATOS Rs
Ainda no Japão carro e barato e
ONQUE HA SAO 2 coisas:
1- MENOS GOVERNO nos PRECOS
2- E SOCIEDADE mais INFORMADA
3-,E UMA ESCOLA que se aprende ECONOMIA
e nao MITOS MARXISTAS.
Vida mais luxuosa que a do juiz da suprema corte que vai trabalhar de bicicleta .
É que aí fora as pessoas não costumam manter domésticas em casa… Normalmente faxineiras trabalham 02 duas em cada casa…
No Japão carro e ainda mais barato do que nos Estados unidos
Aqui roubam o dinheiro dela através de impostos para pagar Propinas, Mensalão, Petrólão, Bendolão, Reeleição…. Ela ainda tem que Saúde, Segurança, Habitação, e Educação… Lá se o Governante disser que ” não sabia de nada” perde o cargo na hora…. E outra, os eleitores tem vergonha na cara e não defendem Ladrões descaradamente , seja de Esquerda ou de Direita…
Ninguém lá na Suécia tem a Coragem de defender Ladrões Descarados….
Mas aqui nas terras da Copa da Copas da FIFA….
O governo reflete o povo, a própria Claudia, teve de se ajustar. Pois carregou com ela o “jeitinho brasileiro”, quando estava com uma empregada sem documentação e pagando menos.
Isso que é pátria educadora!
Meire Coelho Geniva Coelho Barros Rochelle Oliveira Coelho Edelmara Coelho Ednágela Coelho N. Moura Ingrid Mustafa
De fato, Claudia, existe uma distância de alguns anos-luz entre a admirada organização social da Suécia e a maltratada sociedade brasileira que segue como dizia minha bisavó, “aos troncos e barracos”…
Claro, onde os políticos trabalham em prol da sociedade. Não recebem salário e nem ajuda do governo! Aqui no Brasil, além de receberem salários absurdos, estão todos em filiação partidária com a corrupção.
Os políticos refletem o seu povo. E a generalização e a visão superficial da política é típica daqueles que não desejam mudança, querem apenas cuspir o horror que tem sobre si mesmos.
Viviane Hoffmann, Joze Freire, Joelma Freire
Sandra De Moura Silva
Para de ficar vendo essas coisas que vc vai começar a pensar que o Brasil é ruim!
Kkkkkkkk opa acho que seria empregada lá!
Aécio some nas manifestações e Dilma some cada vez fala uma mentira. Assim, ela tá subida faz tempo. Kkkkkkkk Ela não tem feito outra coisa, se não mentir!
A turma do PT não permitiria… Aqui todo mundo tem que ser pobre..
Não, quem quer todo mundo pobre sempre foi a direita, tanto o é, que programas de renda mínima são tratados pelos “DEM”, “PSDB” como coisa pra formar vagabundo. Os desonestos sonegadores, explorados de direita não querem distribuição de renda, querem é viver na mordomia.
Aliás, estão na maior crise, sem empregada, sem faxineira, sem facilidade de achar subempregado tendo que encarar a própria sujeira… Ah! Se forem mulheres porque homens dessa estirpe de pseudo elite intelectual assumem que esse trabalho é para mul – ou administrando ou fazendo… Kkkk! Este país tem quase tudo para construir!!! Adoro!!! E estamos construindo!
Bia Gumiere, Fernandinha Machado,
Mariana de Castro :/
Aqui também, os ladrões vem e fazem a faxina na casa, na garagem….
Mas estamos falando da faxina daquela sujeira que todos fazemos em nossas casas, mas que, aqui, quem limpa nunca foi respeitado… foi subempregado e não tinha condições de vida semelhantes a de seus empregadores. Sobre roubarem suas coisas… isso faz parte dessa mesma história da violenta desigualdade social que nunca foi normal, apesar de ser tratada por muitos como uma fatalidade. Na Suécia que os suecos construíram e também em toda a Escandinávia, desigualdades socais assim são inadmissíveis e a sociedade teve que inventar um jeito diferente de se relacionar…Como precisa acontecer aqui!
Ótimo texto!
A Eleição de Lula já atestava o baixo nível critico da razão no Brasil e depois Dilma uma pior q ele foi a Gota final.
Seu comentário, atesta a estupidez clássica da classe média brasileira. Muito longe do nível moral, social e humano de um suéco. É claro, temos que dar um desconto, na Suécia náo tem uma rede Globo e Veja mentindo descaradamente dia e noite e o zé povinho de classe mérdia acreditando. Recomendo ao ilustre, fazer só uma compraração do nível do Lula e do FHC quando entrevistados no programa HardTalk na BBC, vai no youtube, procure lá “HardTalk BB FHC” e “HardTalk BBC Lula”.
Suécia e tudo de bom.
Que bom pra eles. Sinal que merecem. Felicidades mil eu desejo ao casal.
Ler isso e pensar na realidade do Brasil até desanima
IGUALZINHO IGUAL IGUALMENTE NO BRASIL
Enquanto isso, nossos políticos vão espalhando as migalhas que minam a capacidade reativa do povo, encurralando-o entre as benesses do paternalismo estatal e a alienação política. Ao mesmo tempo, surrupiam a COISA PÚBLICA de todos os modos possíveis e imagináveis, notadamente pelos ralos da corrupção e das mordomias imorais infindáveis.
vou me candidatar!
como faço pra ir pra lá!!!
E AINDA TEM LUGAR PRA TANTOS CARROS?
Qualquer semelhança com as nossas. E ainda tem gente achando que paga muito.
Aqui os ladrões do colarinho branco, se elegem pra roubar os impostos cobrados por eles aos Brasileiros.
Alto índice de suicídios e de chatos….
Imagino esses ai de cima no trânsito da Suíça…estariam presos….
Raul… Suiça e Suécia são na Europa, e são MUITO diferentes… Que fora!!!!
Não acho muito diferentes não…qualidade de vida, clima, política, história em comum…
Na Suécia cada pessoa escolhe a sua profissão pelas suas aptidões, porque em termos financeiros todos são bem remunerados, todas as profissões são dignas, não importa se é de origem braçal ou intelectual, todos são respeitados e valorizados. Conheço um pouco da cultura e do modo de vida sueco, fui empregado de uma empresa sueca (Ericsson).
Por favor, sejam suíços aqui no Brasil
Raul… suíços são da Suíça… Está dando fora de novo… Suecos são da Suécia… Comece por aí, dispa-se de preconceitos, estude, abra as janelas… que coisa feia criticas os que nem entende…
Silvia, desculpe mas sempre ouço e leio as pessoas dizendo maravilhas das condutas de outros povos. Não seria bom imitarmos eles aqui ?
A Ericsson que constantemente infringia o CDC…ótima na Suécia
Nossa quero ser faxineiro na Suécia kkkk
Aqui no Brasil,quero deixar de ser professora pós graduada, para me tornar faxineira na Suécia.
Em paises como Suiça Alemanha e outros mais,faxina é luxo e faxineiros sao chiques!
No Brasil sao escravizados,por patroeszinhos metidos!
Na Europa a esposa é do lar!
Aqui escrava.
Sem comparaçoes!!
Falou tudo!!
se nós não pagassemos tanto impostos para sustentar uma cambada de gente no governo com altos salarios e + roubalheira = talvez nós brasileiros pudessemos ter uma vida semelhante, veja bem estou dizendo semelhante.
Só que não!! A Suécia é um dos países com maiores impostos do mundo e lá tem várias bolsas para inclusão social porque lá não se admitem diferenças sociais e que um cidadão não tenha um começo de vida digno, então a sociedade inventou um modelo em que todos pagam muitos impostos para que haja distribuição de renda… Estudar, sempre!
Neste pais administrado por ladrões.
Quanto mais miserável estiver a população
Mais ricos eles ficam
FORÇAS ARMADAS NO
COMANDO.
O governo reflete seu povo.
Ou parte dele.
Quando as forças armadas deram um golpe que durou mais de 20 anos… as desigualdades sociais do país foram as mais vergonhosas… E tinha ministro da justiça que roubava pedras preciosas, e teve o cultivo de Paulo Maluf, ACM, Sarneys e tantas outras “personalidades” que nunca fizeram nada para moralizar nossa cultura e tratar os cidadãos com respeito e ética. Os “ladrões” representam seus eleitores.
A riqueza produzida no Brasil é suficiente para que toda a sua população tenha dignidade, consumindo produtos e serviços para seu bem estar. Mas, a máquina pública é obesa e ineficiente; arrecada-se muito, entrega-se pouco. Carga tributária de quase 40% e não há investimentos corretos e estratégicos para a sociedade andar, ou seja, sobra incompetência. Soma-se corrupção e o resultado é evidente – desigualdade social, educação ruim, economia decadente, inflação descontrolada – mas, durante a campanha eleitoral é tudo lindo e será ainda melhor.
Brasil um país de todos.
Brasil pátria educadora.
Blah Blah Blah. Você falou isso sem pensar, repetindo alguma ladainha da direita. É o básico do brasuca, falar sem conteúdo.. Mas, vamos lá. Você sabe a diferença entre carga tributária e arrecadação? Você acha que investimentos em educação, moradia e renda mínima, são estratégicos ou não? Você sabia que é sonegado mais de 500bilhões ao ano? Você sabe que vão para os Bancos quase 1TRILHÃO? Você acompanha as votações? Ou só vê a TV e capas de jornais e revistas?
Que país incrível! Mesmo tendo um dos mais altos imposto de renda do mundo, uma imigrante, com emprego de baixa qualificação pode comprar um carro desses e ainda ter um barco para pesca. Só que o marido, empreiteiro, é quem deu de presente. KKK
Eles vivem assim pq a Suecia (e seus bancos e suas transnacionais) vive da exploração do 3o mundo e das populações de trabalhadores a que impõe a exploração de trabalhos com baixos salários…isso gera altos lucros que eh enviado destes países à Suecia (a tal remessa de lucros ao exterior, entende ?) que financia o bem estar deles (lembra dos vikings que saqueavam outros povos ???) e do restante dos bárbaros europeus…
Jumento
Algo parecido nós teríamos se empresas como a FNM – Fábrica Nacional de Motores S.A. não tivesse sido ENTREGUE à FIAT italiana nos anos 70. Trabalho esse finalizado (anos mais tarde) com a PRIVATARIA TUCANA…
A falta de argumentos leva fascistas e entreguistas (na maiir parte ignirnates crasos) às ofensas e agressões (muitas vezes físicas)…
…mas dessa vez estamos preparados e de olho…
Exploração que a VOLVO faz com seus funcionários no Brasil: os maiores salários e a maioria nem chega perto… Conta outra, Sr. Flavio Costa Awa-Guajá…
E lá o regime político é SOCIAL-DEMOCRATA.
gostaria de ver estes brasileiros que reclamam até da nova PEC das domésticas. Querem pagar nada e sabem de nada….não lavam nem sua cuequinha ou calcinha hehehehehehe
Imagine só quanto não ganha um professor neste país.
Gustavo Mello Brunno Bari
Fred Nogueira Ra Fael Eduardo Guedes Partiu faxina?!
Igual a faxineira aqui do nosso condomínio!
Posso até imaginar um fim de semana de uma faxineira em nosso solo brasilis: às seis da matina, Maria das Dores sai de casa – casa só no nome – um pequeno quartinho no Morro do Alemão, subúrbio carioca, toma um café preto e chega à casa da patroa em sua segunda condução, o busão da Carioca. Maria das Dores é mãe solteira, deixa suas duas filhas na creche municipal, sua carga horária é dez horas, lavando e passando, sem esquecer da cozinha e dos banheiros, e o melhor, seu salário mensal de R$ 788,00, sem direito à ticket transporte, pra variar, estamos no Brasil.
Quem leu este texto, percebe claramente que no pensamento de um sueco, não cabe explorar a mão de obra. O Sueco olha pra si mesmo em seus atos. antes de tudo. E em seus atos, olha pras outras pessoas, é humano. Aqui, só vi pessoas falando do Brasil e do Governo, tudo em terceira pessoa. A maioria, não lê um livro por ano, jamais leu nada sobre ética, política, humanismo, nada. Só vê TV! e vê capa da Veja. Se encantam com o carro da Doméstica. Me encantou mesmo Claudia Varejão Wallin, foi ler quando escreveu sobre a história de sua empregada. Primeiro pela coragem de contar e ver como carregamos valores podres em nós mesmos. E depois pra mostrar o que é um Sueco. Uma pessoa que olha os outros como irmãos, como deveria ser todos os que se dizem “Cristãos”.
Rafaela Barros Rebeca Nisse
Uma faxineira no Brasil, pra chegar próximo a esse patamar.
Tm q ganhar mto bem ,q é impossível por aqui.
Nem quem tm formação, não ta ganhando.
Ou jogar na mega, e rezar pra ser sorteada.
So isso!!!!
comparar com o Brasil e´covardia…mas valeu!!!
Infelizmente você tem toda razão, Elza Mari… Lamentável!!!
É raro eu ver um conversível nas ruas da minha cidade e da cidade de São Paulo, por ai já dá pra saber o nível…
Na Suécia imaginária. Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk! ! ! !
Pesquisa antes de comentar…
Éhhhhhh, primeiro mundo !!!!!
Que chato nao! Ir trabalhar de BMW, passear no barco da familia……tudo isso de empregada domestica…..aqui.no brazil NUNCA chegaremos a este ponto……nao tem mais conserto
Estou de viajem marcada para Suécia.
Pedro Bastos
Isso é que é País p se trabalhar!!!!
Não vou nem comentar.
Um país onde programas sociais assistencialistas é uma forma “legalizada” de compra de votos da população carente não podia ser diferente.Improbidades administrativas,uso incorreto do dinheiro público,facilicitações para construtoras no exterior através do BNDES….entre outras afrontas,deixam o país na situação que se encontra….um desses efeitos o desemprego em crescente escala.
É o Brasil..
Faz isso por aqui não! Tem que ser aos poucos senão metade da medíocracia hipócrita vai suicidar por falta absoluta das muletas que sustentam a sua existência.
É melhor nem ficar lendo este tipo de leitura…
Kkkkkkkkkk
Esse sim e um pais digno de se morar
Juliana Xavier Ribeiro
Se é no Brasil,as Patroas não as querem nem no avião até o Rio de Janeiro hehehehe.
Por esse tipo de pensamento implantado pelo PT que nossa população é tão desunida e acaba reelegendo essa corja petista. Reveja seus conceitos. Abs, Hellen
Thelma Gregória
Não existem diferenças de classes
Aqui no Brasil as patroas odeiam quando uma empregada tem um celular melhor
Zenilton Custodio
Edméa Dall’Orto
Izabel Mendonca
Milcamaria Nunes
Luiz Delfino Canal
Vagner Salucci
Rachel Martins
Elaine Castro Garau
Viva a diferenca!
Olha ai Alessandro La Neve Jr.
Brunno Galvão
Sérgio Cardoso
Sergio Denicoli
Vanessa Maia
José Hilton Alcantara Filho
Roberta Montalvão Campos Rabelo
Iguarzinhi aqui
Alex Puga Cano veleiro jà na Espanha
No Brasil ela troca o pneu desse carro. Kkkkjjj
Só sonho.
Governo honesto.
Quero ser Beata….igualzinha…..fazer faxina na Dina, da dindin….
Elissandra Melo
Já por aqui, dinheiro só na propina….cueca, meia e etc e tal….o resto do povo q se lasque…AFF!
País de primeiro mundo. Estamos tão longe daquela realidade, que da vontade de chorar. Lá os impostos são altos, mas retorna para os suecos em forma de educação, segurança, saúde e bem estar social.
Ser invejoso não é legal eu sei. Mas que inveja do povo do primeiro mundo. Não pelo que possuem, pois isto é supérfulo, mas pelos seus governantes que respeitam o povo e lhes dão condições dignas para viver. Com certeza la nao deve existir bolsa esmola, vale mendicancia, etc.
Tem sim, mas não esmola. É o direito que TODO cidadão tem como uma forma de retorno do alto imposto de renda.
Arrume uma vaguinha pra mim, pois sou limpa à beça! deixo até os meus dois diplomas de Universidade Pública aqui no Brasil, pois não estão me servindo para quase nada. O que me vale é que deixei de ser alienada há muito tempo.
Cris santos vê isso
Irene Caroline…
Arrumando minhas malas pra ir ser faxineira kkkkk
Fantástico!
Realmente, pagamos altíssimos impostos para beneficiar a classe política eleita por nós!. O saldo dessa nossa pobreza de conhecimento tem origem na nossa precária educação e na falta de iniciativa de querer realmente mudar o Brasil. Tudo só depende de nós..
E um professor, como vive?
Estou me candidatando a vaga da Beata. Ofereço mais disponibilidade em troca.
Capitalismo para todos e democracia social, um lugar chamado Suécia…
Postagem idiota, compartilhamento mais idiota ainda. Vamos gastar nosso tempo com problemas nacionais. Dar munição para o inimigo é coisa de besta!
Vou fazer faxina por lá! Kkk
Gostei das palavras, Celia Maria Arcanjo Costa. Vejo muita gente falando de político, mas no texto fica bem claro o posicionamento respeitoso das pessoas. Já vi gente falando aqui algo como “daqui a pouco a minha empregada vai ganhar mais do que eu”. E qual o problema disso? Temos que parar de usar como desculpa os políticos por todos os nosso problemas.
É um paradoxo ao quadrado comparada a uma faxineira daqui, que só carro é Gol, “Grande ônibus lotado”…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aqui se bobiar,nem a patroa tem essa vida.
veja como vive um juis lá tambem lá é um condominio pra pouco e fazem ostentar riquesa e poder com a misera alheia maior cofre do mundo com volumes de dinheiro sujo de sague lavanderia de sujeira mundial
Não entendi a o que o senhor está se referindo, mas tive a impressão que, falando tanto de dinheiro sujo e tal, o senhor na verdade está pensando na Suíça, onde muitos ricos mafiosos têm conta (as famosas contas nos bancos suíços!). Meu senhor, o texto fala sobre a SUÉCIA, não SUÍÇA. São dois países totalmente diferentes, meu senhor, a Suécia está na Península Escandinava, tem um idioma totalmente diferente da Suíça, etc etc etc. Olha o mapa e procura adquirir um pouco de conhecimentos gerais. Tenha um bom dia.
Islam Tavares
Isso é socialismo.
PAIS RICO QUE VAORISA O TRABALHO E OUTRO NIVEL
Engraçado que todos nós sonhamos com uma país assim, que valorize seus trabalhadores, seja que trabalho façam. Mas, quando chega a hora de assinar a carteira e pagar os direitos….bem… Aí a historia é outra.
Mas são justamente os ditos “direito trabalhistas” que tiram a competitividade do país e impedem que mais gente progrida. Se cada um tivesse mais renda disponível (e não perdesse todo mês 1/3 do que ganha para bancar um governo corrupto e inoperante), cada um teria o direito de gastar como quiser a sua renda sem a interferência de ninguém. Ou seja, se a faxineira quer comprar um barco e um carrão, isso é um problema dela pois ela faz o que quiser com o seu dinheiro. Só no Brasil as pessoas acreditam que direito trabalhista é bom… Quem você acha que gerencia melhor o seu dinheiro: você ou o governo?
Catharine, desculpe, mas acho uma ilusão país sem impostos. Existem bens que são comuns e o governo funciona como um síndico que ajunta pra distribuir. A questão é que nosso governo é corrupto, incompetente, mal intencionado. Mas os direitos dos trabalhadores precisam ser garantidos como em todos os países o sáo.
A minha faxineira ganha bolsa família e já veio trabalhar de carro, e aí?
Aqui a gente só sofre nessa desgraça de país, com esses governantes que odeiam o povo ! E o pior é que com todas as riquezas minerais que temos no Brasil, poderiamos ter uma vida mais confortavel tambem. Nao precisaria de ninguem depender de bolsa esmola . Ninguem viver de esmolas de governo. Mas nossos governantes são uns desgraçados malditos, que querem ver o seu povo à mingua !!!
Falou tudo!
Marilene Gonçalves.
Uia
De Aécio, por enquanto, a gente se livrou. Já de Dilma…
É o Brasil tem muito muito o que aprender
E isto nâo é ostetaçao, é a realidade de um pais SÉRIO que da valor ao seu povo, E OPOVO, CORRESPONDE, PAGANDO, SEUS INPOSTOS, SABENDO, QUE TUDO, QUE ELES PAGAM, RETORNA, COM SEGURANÇA , SAUDE E QUANDO DE DE VIDA, NÂO, EXISTE CORRUPTOS, POR LÁ,
È verdade más a proporção, é tão, pequena, e a ação, da Justiça, è tão, ràpida, que nen entra, nas estatisticas, , aqui nos estados, unidos, tambem, tem, corruptos, só, que quando, descobertos, sâo, presos, não importa, a idade, ou grau, de hierarquia, que ele exerce, no pais, pode, ir do presidente, ao primeiro, degrau, na sociedsde,.
____ (Y)
Guilherme Cardoso Mundim
Simbora Luciene Agra tô indo kkkkk
Igualzinho ao Brasil!!
Bacana.
A Suécia é um país do século XXI e o Brasil ainda está no estágio social do século IXX.
Jonas, admiro seu otimismo . De verdade
Se depender do Congresso atual é bem pior que isso!!!
Qualidade de vida, Màs, la, O povo, participa, de tudo, pois começam,muito cedo, a aprender c Omor se tornar, um cidadâo, FISCALIZADOR, DOS MA US FEITORES, O BRASIL, È O MELHOR, DO MUNDO, NÂO PODEMOS, POR, A CULPA, NO, PAIS, POIS, A TERRA, NAO, TEM CULPA, , TAMBEM, NÂO, PODEMOS POR A CULPA NA ATUAL, POPULAÇAO, POIS, NÂO, TIVEMOS, OPORTUNIDADE, DE NOS, PREPARAR-MOS, INTELECTUALMENTE, E ACESSO, A EDUCAÇAO, NESCESSARIA, NÂO, POR, CULPA, NOSSA, MÁS POR CULPA, DOS NOSSOS GOVERNANTES, MAS SE NÃO, PROCURAR-MOS, MUDAR, O SISTEMA, O, FUTURO, DE TODAS AS NOSSAS GERAÇOES, , ASSISTIRÃO, ESTES, VIDEOS, DE PAISES, QUE SE DIZEM, DE PRIMEIRO, MUNDO, E SE SENTIREM, EXCLUIDOS, POR ISTO TEMOS, QUE EXIGIR, MAIS NOSSOS DIREITOS, PROCURAR, VOTAR, NO MELHOR, POSSIVEL, ESTUDAR, MAIS, QUE POSSIVEL ESTE, JOGO, PARA NÒS, DE MAIS, IDADE, OU SEJA DE MAIS DE 50, OU 60, JA FICAR MAIS DIFICIL, MÁS, PODEMOS, ORIENTAR, COM, NOSSA, EXPERIENCIA, , SÓ, ASSIM, EM 15 OU 20 ANOS, PODEREMOS, ALMEJAR, ALGO, PARECIDO, COM, ESTE VIDEO.
Lorena Nadolny Daniele Dutra Nadolny
Vou embora p lá..
Kkkkk
va e me leve mãe kkk
O país já é lindo e com esses empregos é um caso a pensar . Pena q a lingua é uma desgraça.
Poxa ! Pq não nascemos na Suíça em Aninha ?
Suíça deve ser bom, mas o texto se refere à Suécia.
Como dizia um prefeito da minha cidade : Suécia, Suíça é tudo a mesma coisa. É frio. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É, para alguns deve ser mesmo. Muitos aqui confundem o Brasil com a Argentina. Às vezes, nem adianta explicar a diferença.
Vou conhecer este país. Se Deus quiser.
Christiano Ventura Venancio Telles
Coloco-me à disposição para trabalhar de ajudante providencial de faxinas quinzenais, nos meses 07 a 12, na Suécia. Interessados, favor entre em contato com a devida proposta. P.Souza
Oiá la amor Débora
to indo para lá
Socialismo!!!
E show porem as pessoas trabalham muito e muito mesmo pra ter td isso..
e sem tempo de bater panelas pras patroas !
todo trabalho é digno e dá trabalho
pagam impostos sem mimimi
Viva ao capitalismo! A Suécia é um país rico e com um governo austero, além disso investe com eficiência nos serviços públicos.
Lucas Oliveira partiu Suécia? Sim ou com certeza? Kkkkkk
Sempre soube que eu tinha um “Q” de faxineiro…
O detalhe é quê, os brasileiros que lá moram são amigos íntimos da Dilmanta e seus comparsas…Os que voltaram, recebem gordas pensões por terem tentado implantar o comunismo em 64…voltem para o Brasil do PT para lha. ..duvido!!!
Acho que você está brincando porque não é possível que você acredite nisso. Todos que conheço aqui (os brasileiros, claro) não votaram na Dilma. Não só não votaram nela, como ainda a abominam. Uma coisa que, na verdade, não tem nada a ver com o país aqui em questão. Suécia não tem e nunca teve nada de comunista. Olhe um mapa e adquira um pouco de conhecimentos gerais, principalmente de história, para não passar vergonha. Não sei da onde você tirou esta idéia estúpida, mas realmente mostra o alto grau de sua ignorância em relação ao resto do mundo ao seu redor.
Como gosto de fazer faxina,adoraria trabalhar neste país,pelo ao menos dão valor ao trabalho,se recebesse uma proposta iria,não correndo.Iria a jato!
Parece Brasil do PT não é dona Cláudia Varejão Wallin?
Imagina na casa da Atacadão?
nos países onde não impera o comunismo, socialismo – há educação, liberdade,os direitos são iguais e cada um merece pelo que luta!
No estado que a senhora mora não impera comunismo, socialismo e sim o neoliberalismo e eu lhe pergunto como está o seu estado você pelo que vi é educadora ou tem iniciação vê suas alcançada sua conquista através de sua luta?
Tem uma brasileira em Dublin, trabalhando de faxineira ganhando menos que um salário mínimo brasileiro. Ela está nas páginas da Internet. Vão pra Europa sem qualificação profissional.
Aqui no Brasil estaria sendo escrava sexual,traficante ou outras mais no esquema da velha república?
Todos nós gostamos de fazer sexos, mas que seja com respeito e responsabilidade. Se alguém faz sexo por profissionalismo é qualidade de vida que ela está escolhendo, não o sistema. O Brasil com suas dificuldades é um fui melhores países pra se morar. Não está gostando vá pra Europa.
Mauro G. Rossiter Jr.
Pois é, cara! Uma petralhada isso aqui.
Monarquia e outra coisa. Uma pena isso nos foi tirado.
Jaqueline Cruz, Michelle Trugilho Assumpção, lembrei do nosso debate de morar fora do Brasil!
Vamos para lá? Kkk
Caramba! Mas aí vem aquele cidadão frustrado e fala assim: “Tirando onda que mora na Suécia, mas trabalha com faxina”. Garanto que a Beata não tá nem aí. Rsrs
Eu assentaria tijolo com maior orgulho! rsrs
A única diferença pra minha faxineira é que a minha se chama Maria.
Educação, pais organizado, sério e respeito ai cidadãos
Henrique Neto Santos
Essa faxineira aí, a tal da Beata Romanowicz não tá precisando de FAXINEIRA? Tô a disposição! Kkkkk
Lucas Nordlund
O preço do BMW produzido no Brasil é o mesmo preço do BMW importado! Isso significa que se você importar o BMW da Alemanha, pagando mais impostos, ou comprar o BMW produzido no Brasil, pagando menos impostos, O PREÇO VAI SER O MESMO! http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/09/carros-da-bmw-fabricados-no-brasil-vao-custar-o-mesmo-que-importados.htm
No Brasil as montadoras põe o preço nos carros 0 km que acham que os brasileiros vão aguentar pagar, é a história do “Se Colar, Colou”! Por que a BMW vai baixar os preços se o brasileiro paga? http://youtu.be/qdL8KEpg17M
http://www.correiodoestado.com.br/noticias/lucro-e-nao-imposto-faz-brasileiro-pagar-o-carro-mais-caro/115896/
Bora Adlla Teixeira??? Sim ou claro??? ? #partiu ???
Os impostos altos se justificam pelo bom investimento na Suécia. Aqui se paga caro e não temos retorno nenhum.
O motivo e que seu ganho e real, ela nao e assaltada pelo leao,terra em que ate bicho tem fama,rs
O imposto de renda na Suécia é super alto, em torno de 30%. A diferença é que o povo tem o retorno como estradas seguras, ruas limpas, todos os tipos de consultas médicas quando chegam a 1.100 coroas são depois de graça por um ano. Crianças até 18 anos têm médico e dentista de graça e recebem ajuda em dinheiro do governo, todo o material escolar, almoço e lanche de boa qualidade na escola para todos os alunos de graça. As faculdades e universidades são todas de graca. Remédios não custam mais que um certo valor, etc etc etc. A vida se torna MUITO mais fácil.
Igualzinho ao Brasil, fiquei espantando com à semelhança! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Dá-lhe Dilma Ferrão!
Até pq antes, durante governos de direita, era bem diferente. E havia leis específicas para proteger as empregadas domésticas, carteira assinada e etc.
Será que esse argumento imbecil vai durar pra sempre na ideia de quem é capaz de acreditar nela?
Fica a deixa pra eu ser chamado de petista. Vai lá fera.
Participem no Facebook do movimento para baixar o preço do carro 0 km no Brasil: Abaixo ao Lucro Brasil !!! Campanha não compre carro 0 Km em 2014 !!! Protesto por preço Justo! Chega de exploração ao povo do Brasil !!! Abaixo à “Lei Ferrari”: queremos carros a preços justos !!! Compartilhem! https://www.facebook.com/events/161202864071534/
Boa vida terá. Mas prefiro o sol e o calor, o caráter duvidoso dos brasileiros,nossa música, a sensual brasileira.
Mentira.
Se a faxineira viver assim imagina como vive quem tem um melhor emprego
Vive melhor. É só saber como usar o dinheiro que se recebe. O sueco não precisa, por exemplo, receber rios de dinheiro para viajar todos os anos para o exterior. Economiza nas viagens, investe em outras coisas.
Esta reportagem fala algumas verdades sobre comparar viver na Suecia e na Polonia… mas a realidade e’ muito mais dura do que parece no texto e nas fotos. Trabalhar na Europa e’ trabalhar duro mesmo. 1 minuto de producao e’ considerado. E pra conseguir comprar carro ( que e’ sem duvida muito mais barato..porem o combustivel e manutencao e’ carissimo), pagar aluguel( nem todos tem casa dada pelo governo) etc tem que ralar muito. O custo de vida e’ muito caro.. Parece um paraiso… mas nem tanto assim… alem de que a maioria dos estrangeiros em sub empregos estao sem visto de trabalho e tambem sao explorados. a verdade desta reportagem e’ sobre o sistema classista que nao existe e o respeito a qualquer profissional.
Alguém sabe se alguém esta precisando de um faxineiro com muita prática. –^0
No Brasil é quase impossível uma realidade dessa pq nenhum assalariado consegue comprar absolutamente nada, devido a flutuante inflação constante e os juros extremamente abusivos de todos os produtos e serviços , assim como , aqui não tem educação e saúde, o que gera mais despesas ao trabalhador que tem que optar por esses serviços particulares. No supermercado nós deixamos todos os outros sonhos de consumo diante da prioridade de nos alimentarmos, pagando absurdamente caro por cada grama de alimento. ..abs, Hellen obs: nem pra sair daqui nós temos condições :/ que bom que muitos conseguem se livrar do Brasil.
Andrea Castella Diao Essa é a sua faxineira, também? Rsrs
Vai pra lá sem qualificação profissiinal pra ver a realidade.
O que acontece?
Qual a qualificação profissional que essa senhora Beata adquiriu para fazer limpeza?
Quem danado compra uma BMW lavando prato ou vidraças em nenhum canto do mundo? Só na internete.
Em relatividade um medico ou engeheiro compraria um iate.
Eu moro na Suécia há 25 anos e posso te garantir que a Cláudia Wallin está descrevendo exatamente o que pode acontecer com um casal aqui, no caso, ele trabalhando de pedreiro e ela como faxineira. Claro que eles podem se esforçar um pouco mais e estudarem numa faculdade /universidade, pois todas são de graça aqui na Suécia. Difícil de acreditar para quem mora no Brasil, não é? É por isso que ela, como jornalista e brasileira morando na Suécia, resolveu divulgar a vida aqui. Para o brasileiro ver o que um governo sem mordomias pode fazer pelo seu povo. Se informe ou visite a Suécia para ver que é verdade.
Exatamente! Um médico ou um engenheiro pode comprar um iate se souber usar e aplicar bem o seu dinheiro. Porque não?
Procure se informar sobre o livro “Um país sem excelências e mordomias” para entender como o governo funciona aqui.
Elina Rask , poderia me indicar onde posso obter informações sobre possível mudança de país? Agradeço desde já 🙂 tenho um enorme desejo mas estou me sentindo no escuro, sem informações. Abraços, Hellen
A Suecia é sim pais serio e sem a corrução que existe aqui e é em paises assim que o profissional qualificado tem seu verdadeiro valor. Sei que o Brasil está mil anos atrás dos paises de primeiro mundo mas acredito por ser ainda um pais jovem com pouco mais de 500 anos de descobrimento, as futuras geraçôes tenham tambem um tratamento igualitário a exemplo da europa ou paises evoluidos.
Tiago EHellen, eu e meu marido nos mudamos para cá porque temos além da cidadania brasileira também a sueca. Foi na época do Collor e achamos que o Brasil ia virar ditadura novamente e decidimos vir pra cá e aqui estamos até hoje. Amo a Suécia! Para obter o visto permanente aqui não é fácil, você tem praticamente que casar com um cidadão sueco e mesmo assim está sujeita a várias entrevistas com a polícia. Eu, se fosse você, procuraria se informar nas embaixadas dos países em que está interessada se eles estão aceitando imigrantes (geralmente estão a procura de profissionais específicos). Muitos brasileiros veem morar aqui com suas famílias por alguns poucos anos porque um deles trabalha, por exemplo, na Scania, Alfa Laval, ABB, etc empresas suecas no Brasil. Mas depois desse tempo voltam. Conheço vários que tentaram ficar, mas não puderam. Talvez você nem precise ir nas embaixadas / consulados. É só entrar nas páginas deles pela Internet. Eu realmente não sei muito mais do que isso aí no Brasil. Aqui, como cidadão europeu, podemos viajar ou mudar para outro país europeu sem precisar de visto. Se você tiver como obter uma cidadania européia ou norte americana, canadense tudo se torna mais fácil. Boa sorte!
Esta precisando de uma empregada, Claudia?
A estatística diz q atualmente, é o melhor país pra se morar.
http://www.edreams.com/?mktportal=google&mobileDomainIgnore=0&ipLookupIgnore=0&awsearchcpc=1&gclid=CNPei9H59cUCFdcTHwodaoMAtQ
Claro q é verdade!!!!! Isso aqui é Brasil !!!!
Vou prá lá
Pq aqui em casa não ganho nada.
A qualidade de vida na Europa é sem dúvida bem superior a do Brasil pois mesmo as pessoas que ganham pouco têm educação, saúde, lazer … garantido pelo Estado através dos impostos devidos. Entretanto, trabalham de verdade. O profissional técnico é muito valorizado e respeitado e a diferença de classe social não serve de paradigma para respeitar e conviver com as pessoas. Diferente di Brasil e dos brasileiros. Sejamos realistas… Os governos brasileiros deixam muito a desejar mas o povo brasileiro também. A primeira mudança precisa vir de dentro de cada um de nós. Exigir do outro aquilo que não temos é quase utopia.
Concordo! O pessoal fala que o escandinavo é frio, que o brasileiro é carinhoso e tal, mas não é verdade. O brasileiro é mais simpático e aberto na maneira de conversar, mas em matéria de respeito pelo ser humano e suas diferenças, de como se trata os animais etc os escandinavos ganham de LONGE dos brasileiros. E lógico que digo de maneira geral. Tem muita gente boa e realmente fantástica no Brasil, em todos os sentidos.
Vou ser faxineira na Suécia com certeza !
Erick Britto, Carla Ma quero ir para lá virar faxineira !
Realidade impossivel de ser alcançada no Brasil.
Aqui no Brasil as faxineiras (detesto esse termo), sobrevivem!!!
pow me leva…
Eu acho que vou pra lá. E agorinha mesmo.
Pensando seriamente em mudar…
Partiu, Suécia ?
acreditas realmente nisto?
Thiago Chaves Ocirene Barbosa De Carvalho Lima
O trabalho doméstico é muito valorizado no exterior!!!!
Quando morava no Uruguai a pessoa que limpava a escola ia de carro trabalhar!!!
Carlos Mendes
Valorizo muito o trsbalho doméstico, mas não fui educada para ele, logo não sei fazer estes trabalhos e sempre trabalhei e tenho uma faxineira toda a semana que faz isso muito melhor!!!!Só cozinho e lavo na máquina o resto ela faz com perfeição.
Tem gente que só sabe falar mal do Brasil como se nossas dificuldades tivessem surgido agora. É claro que o contexto europeu é diferenciado. Dominaram e exploraram o mundo por séculos acumulando capital. Estamos melhorando e isso depende de nós e não de comparações desconexas.
A questão neste caso não é “falar mal do Brasil”, mas não se limitar a fazer uma oposição por simples oposição, não se limitar a fazer uma oposição vazia, sem conteúdo, não se limitar a fazer uma oposição sem ideal. Realmente “depende de nós”. E o que a jornalista faz neste caso é, além de questionar a nossa cultura política, mostrar que existe alternativa diferente e real.
kkk, petista detectado. O país em questão é a Suíça, que nunca foi imperialista. Entretanto, nos países imperialistas o povo costuma ser bem tratado por seus governantes… Já os de passado colonial, que você aponta como vítimas do Imperialismo, estão sempre entre os que apresentam piores índices de IDH e padrão de vida. Não creio que nosso povo tenha sido mais vitimado por potencias estrangeira que pelas mãos dos próprios compatriotas.
Não disse que a jornalista falou mal do Brasil mas muitos comentários se limitaram a dizer isto.
Não sou petista mas se fosse apenas estaria exercendo minha liberdade de escolha. Todos os povos europeus mesmo antes da criação dos Estados foram guerreiros, dominadores, e beneficiários da concentração de capital após a revolução industrial. Não tenho preconceito em relação a diversidade politica ou ideologica. Acredito wue somos um só povo e um só país. Portanto não me deixo manipular pela grande mídia que tenta dividir a Nação. Isto é democracia na prática.
Vamos inbora pr suecia porq no brasil ta feio ivai fica ainda mais.
Olha aí Rosangela Cirilo.
To indo pra lá
Eu sou cuidadora de idosos mas eu desejo esse trabalho que da conforto e valorização ao trabalhador.
Isso é primer mundo
É. ….ela não é Brasileira né. …
Tatiana Marrara bora fazer faxina na Suécia?
Estou de malas prontas! Vou me mudar para a Suécia e ser faxineira! Sem estresse de alunos que não querem aprender, e sem esse salário de professor brasileiro.
Viver na Suecia e falar do Brasil é facil, la nao tem o PT para roubar o trabalhador! A opção é mudar para lá ou para Cuba…hehehe
Será que tem uma vaga por lá. Kkkkkkkklkl
Vamos ser faxineiras? Bia Siilva Elinez Nascimento ? Kkk
Curioso que e o pais mais ateu do mundo
Aqui também é quase igual, se vc vê uma faxineira na beira dacestrada, ela não está passeando, logo à frente tem um fusquinha 68 enguiçado de gasolina. Kkkkkkkkk
“Como Aécio em dia e manifestação” é ótima.
Excelente!!!
Se uma faxineira ostenta isso tudo, to indo pra lá para ser um técnico em higiene automobilística (lavador de carro).
não cai não emmm
dever ser tráfico de pessoas
Na Suécia houve roubo de mais de 6 bilhões de reais de alguma empresa estatal? Há, lá, 39 Ministérios? A Suécia construiu portos, aeroportos, metrôs e rodovias em outros países, com contratos secretos, juros bem abaixo dos de mercado? A Suécia tem um exército de parlamentares, que só trabalham três dias por semana (nesta semana, nenhum dia de trabalho, na Câmara dos Deputados e no Senado brasileiros, face ao feriado, nesta quinta, de Corpus Christi)? O Primeiro Ministro da Suécia gasta mais do que arrecada, como fez Dilma, em 2014, ano das eleições presidenciais (não vindo a ser punida porque mudou, providencialmente, a Lei de Responsabilidade Fiscal)? A Suécia tem os maiores impostos da Terra, como o Brasil? A Suécia tem previsão de inflação de 13% para este ano, como o Brasil tem? Na Suécia um professor de ensino fundamental ganha o que ganha um similar brasileiro? Na Suécia há mensalão? Há mais de 50.000 homicídios por ano?
Pensei que estava falando da faxineira!! Maís e de Aecio Neves!!!!
Imagine as prostitutas, ganham mais ainda.
Quem quiser ir pra Suécia que vá, eu vou continuar aqui lutando pra que meu Brasil seja melhor!!!
Tô contigo e não abro. E quem achar ruim q se lasque.
Com certeza, o Brasil é meu país é jamais vou abandona – lo.
Quem tem que desaparecer daqui são esses larápios que roubam nossas riquezas desde o seu dito “descobromento” .
E naquela época não existia o pt, então só pra vocês, os ignorantes, que não sabem ler e nao conhecem a história, a roubalheira sempre existiu no Brasil.
O PT está pagando o preço pela tentativa de moralizar e acabar com a corrupção, pois foi o único partido que teve a coragem de investigar e punir com rigor toda essa corja de ladrões do nosso povo.
Esse Brasil esta uma MERDA mesmo ! E a culpa nao é do povo nao. A culpa sao desses governantes corruptos e ladrões demais ! Se eu tivesse condicões sairia dessa desgraça o quanto antes, porque a tendência é só piorar !
Certíssima, Brasil não tem mais conserto.
.
Pois discordo de você Élia., a culpa é do povo sim., quem é que vota.? quem é que põe esses corruptos no poder a cada eleição? Mesmo quando são acusados de corrupção o povo ainda vota neles., veja Fernando Collor aí, depois de tudo as pessoas ainda o elegem…..
Carlos Martin Thomas Donkin
Estou pensando, seriamente, em ir para lá. ..
Deixa o pt chegar por lá
Showwww!!!
Se for verdd!!!
No dia da manifestação, a pessoa que o abastece não tinha a substância para anima lo.
Quanto a Suécia é um país rico com alta renda per capita e, inverno gelado durante 8 meses por ano.
Quem é mais bandido?
O bandido em si.
Ou os que fazem leis p proteger os bandidos.
Partiu Suécia! Rsrsrs
Mas é verdade. O mundo é muito maior e melhor do q este mundinho q nós conhecemos.
Rosangela Brito
O Aécio nao pode se expor, é nossa unica chance de tirar esse pt do poder
É q no Brasil a desigualdade é tão grande q nos impressionamos com fatos assim.
Sindrome do Girassol! Todos quem moram na Europa tem! Rs
Outro padrao de vida e pensamento! Pq no Brasil nao eh assim?
Plano B ! Claudia Rubbo kkk
Um filho teu não foge à luta, e como filho desta pátria que tem de se arrancar daqui são estas desgraças desses ladrões corruptos e corruptores que sonegam e roubam o povo humilde e trabalhador, estes sim tem de ser exterminados.
Talvez não veja meu país livre destas corja, mas acredito e tenho certeza que o pt está fazendo um bom trabalho e iniciou uma era histórica e qye há alguns anos será aplaudidas pelos nossos herdeiros. Quero um país de honestos e íntegros para minha filha viver e quero que ela saiba que seu pai acreditou e lutou por isso.
VIVA O BRASIL É VIVA O PT E QUE TODOS OS LADRÕES E SAFADOS QUE TENTAM ENGANAR O POVO SEJAM IDENTIFICADOS E ENVIADOS À JUSTIÇA.
Este é o legado que posso deixar para minha filha, a certeza que seu pai não pactuou com injustiça e roubalheira que sempre imperou em nosso país.
Nao tenho herdeiros e nao acho que tenho que esperar mais. Sorte pra quem ficar na terra Brasilis.
Kkkkkkkkkkkkkkk
ainda tem gente que acha que o PT é honesto.
Marinetti Fernande era essa a história q eu te contei
Lá o governo não se mete nas questões de trabalho
Legal
Quase igual aqui no “brazil”
Aqui ainda estamos uns mil anos atráz.
Igual no brasil…..kkkkk
muito mentirosa sua idiota , sera que alguem , com inteligencia vai acreditar em vc ? quem eh vc ? e quanto ganha ? de que vc vive ? sua babaca idiota .
No Brasil os políticos para levarem a grana contam historias e os idiotas acreditam, ainda
Os ladrões roubam pq o povo os elege.
Fernando de Figueiredo Hector Ferraz Rejane Paternostro
Camila Proença, Luis Gustavo Sobreira… Partiu ser faxineira e pedreiro na Suécia.
Partiu agora!
Calma pessoas. O Aécio vai pra presidência da FIFA. Parece que vai junto com Ronaldo, pois a Roberta Close mora lá na Suécia. Chora coxinha! Ah! Compra panela mais forte que o choro vai no mínimo até 2023.
e aqui no Brasil, as madames acham demais ter que assinar carteira de trabalho.
Rosita Freitas bora pra Suecia fazer faxina… Adriane Uchôa Marques e Elaine Rocha
Embarcamos amanha. ok! 🙂
Ok
Vou pra lá.
Ricardo Ferreira Junior #partiu Suécia
Allice Giselle Lins DE Oliveira vamos para a Suécia?
Qual o dia da passagem pra arrumar a mala
Geovani Schaefer
Por certo lá ela não tem que trabalhar o correspondente a 5 meses para cobrir a carga tributária cobrada pelo governo.
Ate trabalha, mas recebe em troca
Geovani Schaefer
Pois é, lá ela não é uma faxineira e sim uma TRABALHADORA como outro profissional qualquer.
É até sacanagem comparar o Brasil com a Suécia !
Rafael Mello amooooorrrr vamos embora
Kkkk nos EUA tb
Continuo com o pensamento que nosso lugar pode ser o rj por um tempo. .mas depois deviamos partir p fora…
Isso é que é vida!
sera que ela faz horas extras ?
Salario minimo igual da dilma…..
assim vive uma faxineira na suécia ,e como vive uma professora no Brasil…triste realidade.
Como lá faxineira é raridade, as que existem ganham muito bem.
Está ai uma boa opção que para os Coxinhas que querem intervenção militar; Virar faxineira na Suecia..
Só uma pergunta Claudia Varejão Wallin, durante o periodo em que vc viveu por lá, nunca te passou pela cabeça fixar residencia?
Ela mora na Suécia.
Sim Elina, vivo aqui há 12 anos
Em terra de Gerson, isso nao acontece…
Isso é vida!
Partiu….kkk
Um petista não consegueria viver por lá nem um dia, pq lá não é lugar de falcatrua e bandidagem.
A burguesia lá não é coxinha medíocre.
Que dirar entao do Cunha e sua corja né!!
Pra começar a conversa, todo petista é analfabeto e ignonante como o seu maior mentor, aquela topeira do Lula.
Eu não sei qual é a intenção dessa moça em publicar aqui na terra tupiniquim as maravilhas do primeiro mundo, até porque ela se referiu ironicamente a Aécio Neves, o qual já adianto, não defendo porque não tenho procuração e nem interesse. Mas ela poderia também, com sua capacidade de escrever, fazer alguma referência comparando as condições daquele país às maravilhosas condições que os brasileiros estamos vivenciando, pagando as contas da “incompetenta” “guerreira” e ainda tendo que aguentar fanáticos esquerdistas fingindo que vai tudo muito bem aqui no reino da fantasia.
A Suecia ta fugindo de brasleiros.La podemos contamina-los com a corrupcao e a violencia!!
A pessoa que deseja ter seu proprio negocio á partir de casa deve ter muita disciplina, capacidade de superar desafios e acima de tudo o de crescer profissionalmente.
Lá vamos nós kkkk
Isso é real
Partiu Suécia!
Geisa Matos
1° mundo é assim!! Triste realidade a nossa! Eita Brasil! #partiuSuecia Dandara Balby kk
Viva a socialdemocracia. . .
Tudo tem seu preço. O imposto é alto para dar ao próprio pais qualidade de vida. Acho justo por este lado. Deve ter lá seus contras mas nada é perfeito.
Ôpa partir para suécia .
Se fosse aqui no Brasil ela chegava de Bmw e saia a pé pois já teriam roubado o carro.
claudia desculpe a brincadeira, gostei da tua publicação porque ela mostra a diferênça entre uma nação onde todos são iguais, aqui no Brasil quase todos são desiguais.
Andreia Lina Dantas Kelvia Melo Rejane Araújo Talita Thiala bora ser secretaria do lar na Suécia #partiu
#arrumandoamala em 3 2 1…
o Marcos Paulo Silva Viana pode ser pedreiro lá, nao acho ruim, nao kkkkkkkkkkk
Melhor do que em Cuba
Mauro Carvalho Jr. compara-se a um advogado do BNB aqui no Brasil! 🙂 kk
Passa longe, meu amigo Luzivan Luciene!
Concordo, infelizmente estamos quase vendendo o almoço para comer mo jantar. Dependemos dos clientes, se estes estão sem dinheiro tb ficamos sem…
O que estamos fazendo aqui mesmo Caio? Kkkk
Priscila Carpinter
Igual no Brasil, Kkkkkkkkk!
Can ta explicado, sobre nosso assunto de ontem!!!
É pra lá q eu vou!!!!
CHEGA DE PUBLICAR COISAS LÁ DA SUÉCIA. ME CONVENCERAM. COMO FAÇO PARA ME MUDAR PARA LÁ?
Pagar 30% de imposto pra sustentar vagabundo e ter que utilizar sistema privado para saúde, educação, segurança, transporte, previdência e tipo TUDO é um excesso e uma vergonha. Pagar 60% (para quem ganha muito) e ter todos esses serviços de excelente qualidade me parece bem melhor…
Tem razão. O Brasil é tão louco que são os pobres que sustentam os ricos. Mais da metade da arrecadação vem de quem menos ganha. Como é que pode?! Pra piorar, são os já privilegiados os que mais reclamam rss
No brasil se trabalha 4 meses e meio só para sustentar os nossos 3 poderes executivo, legislativo e judiciário.
Tá na hora de brasileiro deixarem de invejar países alheios e lutarem pra melhorar o sua pátria mãe por que se lá é um bom país para se viver é mérito deles e não nosso
Concordo
Fico pensando… Por que os petista não se inspiram na Suécia ao invés de Cuba?
Que tal pagar teus impostos corretamente sem sonegar ????
Fico pensando… Por que os tucanos não se inspiram na Suécia ao invés de vender o brasil para os EUA?
Vamos amor Daniel Ongaratto? Kkk
Rafaela Da Rocha Mattar
Raphael Paz tu vai querer voltar??? Hahahahahahahaha // Aline Melo
Cunha ta sambando na cabeça do povo e esse povo so sabe tratar politica igual time de futebol, acorda cambada de lesado!!!!
Lidiane Dias Andrade Carvalho
Frederico Resende Bessa olha…
Gata, veja do que falo… Domizia Pessôa…
Sylvania Silva e Sylvaneide Silvaneidy Silva olha pra isso
Legallll rsrsrs
Bora Rafaela Marins Nunes Pereira
Paises de 1° mundo as condicoes sao melhores
Será que lá os políticos são tão desonestos…. quanto daqui ?
Os políticos suecos são os menos corruptos da terra. São exemplos para todos os outros países. É só pesquisar que vc logo encontrará a mesma resposta que estou lhe dando.
Os políticos suecos representam a sociedade sueca, os brasileiros representam a sociedade e “jeitinho” brasileiros. Basta ler o ultimo parágrafo pra constatar isso.
Cleide, leia isso! Como o nosso país é atrasado e preconceituoso! E não precisa nem ir para o segundo parágrafo do texto para perceber isso
Claudia, compartilhei e um amigo dos EUA enviou-me esta matéria com o Stiglitz. Bem apropriado.
http://money.cnn.com/2015/06/03/news/economy/stiglitz-income-inequality/index.html
Muito bom, George, tack!
Simone Pires
Suécia. A capital, Estocolmo, na escrita da língua portuguesa. Se não me engano, a principal porta de entrada ao país é o terminal de Arlanda.
E por falar em motorista…
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/juiz-nao-e-motorista-de-onibus-diz-magistrado/
Fernandah Goltis Ferreira
Vou arrumar minhas malas! É pra já!
Eh p chorar ne? Rs
Vamos, Rodrigo Lisboa Yazbek!
Outro dia soube que meus antepassados vieram da Suécia. Será que me aceitam?
Marcelo Nazario e claro que eles se inspiram na Suíça , eles te roubam e depois vão para la
O texto se refere à Suécia, não à Suíça. São dois países bem diferentes, nem o idioma é semelhante. Existe SUÉCIA e existe SUÍÇA. Procure olhar um mapa do mundo e adquirir um pouco de conhecimentos gerais para entender sobre o que o texto está falando. Tenha um bom dia.
Obrigado pela correção , foi um erro de digitação minha tenho conhecimento da diferença dos dois países . Grato
Nunca nos meus 25 anos aqui na Suécia ouvi falar de políticos corruptos fugindo aqui para a Suécia. A Suécia tem repúdio à corrupção. Refugiados de guerra sim, mas não políticos brasileiros corruptos. Por isso tive a certeza que estava se referindo à Suíça.
Um sonho..
Divo Augusto Cavadas
Oshiii! Inguarzinnn no brasil… é com “b” minúsculo messss
E eu ralando p caramba como enfermeira…e ganhando pouco. ..
Thayná Duarte
Dá uma profunda tristeza ler essas coisas! Enquanto a realidade aqui no Brasil é outra, muito distante!
É…na cara e na coragem né!? Hahahah
Melhor q ficar passando sufoco aqui! As vezes temos q arriscar.. Se ficarmos acomodado nada vai melhorar!
Jefferson Ferreira
Pablo G. Nogueira partimos? Kkkkkk
Partimossss
Vai vendo que é assim pra qualquer um que faz faxina na europa.
João Lucas Rezende
saia da zona de conforto 😉 quer resultado diferente? faça diferente!
Conheça os melhores preços do mercado. Aqui só postamos as ofertas das grandes lojas. Sem falar que de vez enquanto são dados cupons de desconto pra quem quiser usar, mas tem que ser rápido! O cupom é pra quem pegar primeiro. É só clicar no link abaixo:
https://www.facebook.com/pages/Baratooo-de-verdade/941189452616027
Não dá para achar isso uma grande vantagem essas coisas só dão tranqueira na vida das pessoas e criam mais necessidades inúteis o que acaba tornado o ser humano escravo.
O bom mesmo é uma bolsinha família e ficar de papo pro ar curtindo o mar, seu bando de invejosos
Resta saber o motivo de ter uma vida assim e continuar sendo faxineira.
???????? Talvez pq a profissão faxineira e que lhe dá o sustento e conforto. …
Bastante suspeito!
Eliana, desculpa ocupar teu espaço, mas talvez eu ajude a entender o que representa essa deixa: o que devemos nos ater não na profissão, mas nas condições, o exemplo deixa claro que mesmo se não tens oportunidade de ter uma formação acadêmica e ou profissional técnica, tens em qualquer profissão o seu lugar ao Sol ( conforto e dignidade) não é por classe e sim por esforço!?
Provavelmente os horários em que ela trabalha e a possibilidade de escolhe los faz com que ela continue nessa profissão. Deve ter horários bastante flexíveis.
Morrendo de amor pela sociedade sueca!
To indo pra lá.
Tadinha dela!!!!
Concordo com essa faxineira, que trabalha pra viver. E não vive pra trabalhar.
Acho que o capitalismo tem dessas coisas né?
A pior inferioridade de alguém e sempre se comparar e se sentir sempre por baixo de outro alguém. ..país ou raça
E não é pra se sentir? O suecos estão evidentemente em uma situação economica superior a nossa
Eu prefiro ficar por aqui c minha família meus amigos. Ir p Suécia só se todo mundo meu fosse junto.
Experimenta viver lá, vc vai voltar correndo pra nossa terrinha boa
Moro há 25 anos aqui na Suécia e nunca fiquei sabendo de algum brasileiro ou brasileira que voltou para morar no Brasil. Os que voltaram foram os que não tinham a cidadania sueca e não puderam ficar ou foram trabalhar no Brasil temporariamente através de alguma empresa.
O problema do Brasil não chega nem a ser seus dirigentes mas o próprio povo que jamais aceitaria, como não aceita, o filho da empregada frequentar a mesma escola/ faculdade, pobre andar de avião, frequentar restaurantes, etc…
O Brasil tanto melhorou nestes últimos anos, que deu ao pobre esta oportunidade, mas a classe A e B não consegue ruminar isso e preferem culpar o governo!
Nunca aqui existirá igualdade social enquanto não houver mudanças comportamentais.
Você está errada. Tudo isso é uma mera questão econômica. Você está mirando no alvo errado.
Perfeito, Fernanda! Os livros de História embasam seu raciocínio. Só não enxerga quem não quer ou a quem não convém enxergar isto…
Vixi vou pra lá!!!!!
Na Europa, não faz distinção de qualquer tipo de trabalho todos são iguais.Na França conheci uma secretária executiva, que era casa com um encanador. Eles não fazem distinção, entre uma simples profissional de um executivo. Todos tem o mesmo valor social… aqui no Brasil, é que uma faxineira é inferior as demais pessoas. Na Suécia, todos tem o mesmo nível de vida iguais. Os impostos são alto, mais eles tem boa escola e boa saúde, que é de responsabilidades do governo. todos tem boas residencias que são verdadeiros palácios, bons carros. Lá os governantes não se apropria dos impostos pagos. Enquanto aqui no Brasil, a presidente tira milhões da educação e saúde. se os nossos impostos fosse bem empregado a dar boas escolas e boa saúde, o nosso Brasil seria um país maravilhoso. igual a Suécia.
A Suécia só tem uma economia melhor que a nossa, muito provavelmente por ter um estado mais enxuto que o nosso e, por consequência, mais liberdade econômica.
Suécia não tem estado enxuto nenhum… você nao leu o relato???? altíssima carga tributária, presença forte do estado nos serviços públicos… isso nada tem a ver com estado enxuto
Louise Araujo that’s what i’m talking about!! Depois me lembra de comentar algo!
Chique, perde…
Pessoal, o trabalho de faxineira eh igual a qualquer um, não precisa ter vergonha, RS … Se ela quiser ajudante, eu Varro o quintal, eh só ela dar um Camaro pra mim que ta bom… RS…
Nossa! Quanto será o preço da faxina?
se tiver precisando de faxineiro pode chamar ae..
Soh vejo mimimi!
Na HR de votar Soh fazem merda!
A culpa eh de vcs q na HR de escolher poe akeles ladrões no poder …
Agora senta e chora!
Há malucos na fila de banco, onde os coxinhas se reúnem, dizendo que querem o Brasil como a Suécia. Total ignorância! Non sense! Bota a Suécia no mapa do Brasil. Vixe!!!!!
Nicole Freitas, essa é uma potencial rota de fuga, kkkkkkkk
Nos Japão é quase isso. Minha coleguinha operária conhecia a Europa todinha, sempre viajando nos feriados. Aliás os carros lá fora são mais baratos. No Brasil ainda perdura a demarcação das capitanias hereditárias…
Tão diferente daqui, muda Brasil.
Jully Hellen
Débora Ramos Fernanda Ferraz
Gisele Nunes
To indo para lá já…. si meu Deususssss… Eliz Rocha
Estou pensando seriamente em ir pra lá
em vez de médicos cubanos, queremos enfermeiras suecas.
http://www.piadas.com.br/blogs/piadas/nao-queremos-medicos-cubanos-queremos-enfermeiras-suecas
Bora faxinar lá!! Anderson Vieira da Silva
Enquanto isso aqui no Brasil a realidade é bem diferente. Para onde vao os nosso impostos?
Quem não entende de economia jamais vai entender o porquê dessa discrepância entre os padrões de vida brasileiro e sueco.
Adeus Brasil, Suécia lá vou eu… sqn
E que tal Dittmar Egon Musskopf – ainda chegamos lá…
E que tal Dittmar Egon Musskopf – ainda chegamos lá…
Alguém precisando de uma faxineira, cozinheira? ????? Topo ir embora para Suécia.
Michele Cambuy, olha ae uma boa opção!
QUE BOA VIDA !!
Jose Dornellas
vamos pra suecia amor huahuahua =)
Jose Dornellas
Uma pergunta……quanto ganha um político lá?????
Aqui no Brasil, muitos com pouco e poucos com muito. O culpado somos nós que elegemos uma corja de mafiosos, sanguinários e assassinos.