Como era a vida de um deputado sueco até o ano 2000: sofá-cama no gabinete e roupa lavada na pia

Por Claudia Wallin
[show_fb_likes] Nos tempos de Eva, nem a visão mais demente do paraíso poderia descrever a realidade da vida de um parlamentar sueco. Pratos e roupas eram lavados a mão na pia do gabinete, cama não havia, apartamentos funcionais não existiam. Durante os quatro primeiros anos do seu mandato, de 1994 a 1998, Eva Flyborg, deputada do Partido Popular Liberal (Folkpartiet), dormiu em um sofá-cama no próprio gabinete, no Parlamento.
Chego ao Parlamento para a conversa com Eva numa manhã gelada do inverno sueco, dessas em que até os cachorros tremem nas ruas debaixo de suas roupas especiais de passear no frio. No saguão de entrada, sou recebida por um funcionário que me encaminha ao escritório da deputada, na ala do Parlamento reservada ao Partido Liberal. Pergunto se ele é o assessor de Eva Flyborg. ”Trabalho em meio expediente auxiliando Eva e outros oito deputados em diferentes tarefas. Na Suécia não existem assistentes particulares para parlamentares”, pontua Lars Johansson, o assessor coletivo.
Porta-voz do Folkpartiet para assuntos relacionados a energia, indústria e comércio, Eva Flyborg é economista e ex-funcionária da montadora sueca Volvo. Ela nasceu em 1963 em Otterhällan, na região de Gotemburgo (costa oeste da Suécia), e é também conhecida como a fundadora da Associação de Fãs dos Beatles do Parlamento sueco.
Em seu atual escritório de 12 metros quadrados, sem secretária na porta, copa com cafezinho ou banheiro privativo, a deputada contou como era a vida dentro do gabinete naqueles idos de 1990.
EVA FLYBORG: O escritório era pequeno, tinha cerca de 10 metros quadrados. Havia um banheiro bem pequenino, uma máquina de café, uma torradeira, e isso era tudo. Tínhamos que lavar os pratos e as roupas na pia do banheiro. No subsolo havia uma lavanderia coletiva, que poderia ser usada caso não estivesse ocupada por alguns dos outros mais de 300 deputados.
. Não era uma lavanderia grande?
EVA FLYBORG: ”Não, não. Era uma lavanderia pequena. Duas máquinas de lavar”.
. Duas máquinas de lavar para 349 deputados?
EVA FLYBORG: Sim, duas. Muitos deputados preferiam lavar a roupa na pia do banheiro do escritório ou então levar as roupas para casa, em seus estados de origem, e trazê-las de volta limpas.
. E as roupas lavadas, era preciso pendurar no próprio escritório?
EVA FLYBORG: Sim. Aonde mais eu poderia pendurar? Eu só tinha o meu escritório. Então eu pendurava as roupas nas cadeiras, no computador, no abajur. De manhã, quando estavam secas, era só recolher.
. Trabalhar e dormir dentro do escritório no prédio do Parlamento era considerado normal, ou havia um sentimento de insatisfação entre os deputados?
EVA FLYBORG: Não, era normal, sem problemas.
. Nenhum deputado reclamava dessas condições?
EVA FLYBORG: Você vive um tipo de vida diferente quando é deputado. Não é um emprego normal. E você sabe disso desde o princípio. Eu fui escoteira quando era garota, então para mim não era nenhum problema dormir num sofá-cama no escritório. E os suecos são um povo muito prático. Você faz o melhor que pode. Se tem que lavar uma roupa e precisa ser na pia do banheiro, tudo bem.
. Por que então o Parlamento decidiu criar apartamentos funcionais para parlamentares, a partir do fim da década de 90?
EVA FLYBORG: A decisão de criar apartamentos funcionais para deputados só foi tomada com base na obediência a normas legais de segurança contra incêndio e também a normas ambientais. Porque chegou-se à conclusão de que era arriscado demais ter deputados vivendo, comendo e acendendo velas em seus escritórios, em meio a todos esses documentos e livros. Por isto, tiveram que nos retirar dos prédios do Parlamento. Do contrário, ainda estaríamos vivendo em nossos escritórios.”
. A senhora estaria?
EVA FLYBORG: Sim, estaria. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Veja bem, a minha casa não é aqui na capital. Minha casa é em Gotemburgo. É lá que eu vivo, é lá que estão a minha família, o meu carro, os meus amigos. Eu apenas trabalho em Estocolmo durante parte da semana. Até alguns anos atrás, eu ficava de segunda a sexta-feira na capital por conta da minha agenda parlamentar, e às vezes também durante o final de semana. Em algumas ocasiões, era necessário permanecer em Estocolmo durante um mês. Atualmente, passo quatro dias por semana na capital.
. Como a senhora compara o sistema sueco em relação a países nos quais os políticos gozam de privilégios como espaçosos gabinetes e apartamentos funcionais, motoristas, secretárias e assessores particulares?
EVA FLYBORG: Em primeiro lugar, não julgo nenhum país. Cada sociedade faz suas próprias escolhas. Mas devo dizer que certos privilégios concedidos a políticos em certos países me parecem excessivamente exorbitantes. Talvez isso seja um reflexo da visão da sociedade destes países de que a representação política é uma função importante, que deve portanto ter status social. Na Suécia, não atribuímos status algum à função de político. Talvez seja esta a diferença. E se alguém chamasse algum deputado aqui de Excelência, as pessoas iam achar ridículo. Somos todos iguais. Ninguém está acima de ninguém. Com uma única exceção: a Família Real. Mas a Família Real não tem mais poderes.
. Como é o seu atual apartamento funcional?
EVA FLYBORG: ”Hoje vivo em um dos maiores apartamentos funcionais do Riksdag, que tem 48 metros quadrados. Isso porque sou deputada há muitos anos, e também porque meu filho vivia comigo aqui. Então, foi uma conjunção de fatores.”
. É um apartamento de dois quartos?
EVA FLYBORG: Não, apenas um quarto. Pequeno. Eu dividia o quarto com meu filho, que atualmente estuda em Gotemburgo.
. A senhora precisava pagar para que seu filho vivesse no apartamento funcional?
EVA FLYBORG: Não, porque na época ele tinha menos de 12 anos de idade. Acima de 12 anos, qualquer filho de parlamentar precisa pagar para ter direito a viver ou pernoitar no apartamento funcional, o que é normal. Em qualquer hotel, crianças acima dessa idade têm que pagar para dormir.
. O apartamento tem alguma comodidade, como máquina de lavar, ou de lavar pratos?
EVA FLYBORG: Não, não há nada disso. Temos uma lavanderia no subsolo do prédio. São duas máquinas de lavar para dois edifícios, que têm cerca de 80 apartamentos no total. ”
. Deputados lavam roupa e passam suas próprias camisas?
EVA FLYBORG: E quem mais deveria fazer isso? Por que alguém deveria fazer isso para você, se você sabe fazer? É também mais prático. Eu passo a minha camisa em dois minutos. Se eu fosse deixar na lavanderia, teria que gastar tempo e dinheiro. Não tenho tempo para isso. É mais fácil eu mesma fazer. Faço jantar em vinte minutos, e passo minha camisa em dois minutos. É um esquema bastante eficiente”.
. Como deputada e integrante da comissão parlamentar de Indústria e Comércio, a senhora não tem assistente particular no seu gabinete.
EVA FLYBORG: Não. Eu e outros oito deputados dividimos um assistente, que trabalha em regime de meio expediente.
. Não há uma secretária para ajudá-la, por exemplo, a marcar uma passagem de avião para participar de um encontro ou conferência?
EVA FLYBORG: Não. E é mais rápido e eficiente eu mesma fazer, em vez de falar com uma secretária que vai telefonar para a agência de viagens, voltar a falar comigo sobre diferentes opções de vôo, e então ligar de novo para a agência de viagens, até achar a alternativa que me atende melhor, de acordo com as necessidades e restrições da minha agenda pessoal. Não seria portanto muito eficiente dar essa tarefa a uma secretária, não é verdade?
. Não, a menos que a deputada tivesse uma secretária particular que organizasse seus compromissos e coordenasse a sua agenda pessoal.
EVA FLYBORG: Bem, isso não existe aqui na Suécia. Nenhum deputado tem secretária particular.
. Seria algum privilégio exorbitante ter secretária particular?
EVA FLYBORG: ”Na minha opinião, sim. Porque não é justo com o restante da sociedade. Seria demais. E um deputado não precisa disso. Privilégios tendem a transformar um deputado, e políticos em geral, em pessoas acima dos cidadãos que os elegeram. Dessa maneira, cria-se uma distância entre o povo e seus representantes, o que por sua vez gera um sentimento de desconfiança e descrença da população em relação aos políticos.
Trecho do livro “Um País Sem Excelências e Mordomias”: http://www.claudiawallin.com.br/o-livro/

342 thoughts on “Como era a vida de um deputado sueco até o ano 2000: sofá-cama no gabinete e roupa lavada na pia

  1. Clodoaldo Lima says:

    Não fala porque eles vam. morrer de inveja eu vou falar como eles são felizes porque seus filhos sábe do pai honesto que tem ,comecem do fruto do trabalho suado do seus país, de contra partida aqui como será que se cente os filhos desses deputados ladrão eu tenho do porque são diguino. de do mas com DEUS E JUSTO JUIZ EU OS COLOCO EM SUAS MÃOS.

  2. Jose Srur says:

    Aqui é o melhor emprego do mundo.Nao fazem absolutamente nada , ganham um pequena fortuna mental dentro da legalidade e ganham uma fortuna colossal por fora,entram pobres e saem ricos em apenas um mandato( o que dirá em vários mandatos) e o melhor de tudo- raramente serão pegos pela Receita Federal, Polícia Federal ,Ministério Público e outras ditas autoridades.Imaginem 513 deputados federais,81 senadores,milhares de deputados estaduais, vereadores,27 governadores,uma infinidade de aspones sugando o Erário.Trata-se de um escárnio com o povo brasileiro e o povo ainda vota nessa cambada.Reforma política ampla,geral e irrestrita feita pelo povo e não por eles.

  3. Diogo Guagliardo Neves says:

    Na entrevista que deu à Globo, a autora disse: “A Suécia ainda é uma monarquia, que realizou seu sonho republicano” (?!?). É lamentável como os brasileiros têm preconceito contra a monarquia. Na Suécia ela existe desde a Alta Idade Média, sem perspectiva nenhuma que acabe, nem a longo prazo.

  4. Maria Aparecida Dojas says:

    É o que eu também acho. Chamar deputado e excelência é ridículo. E quanto aos nossos, o último predicado deles é exatamente a excelência. Tem direito a tudo isso sem contar o que eles nos roubam. Com honrosas exceções não passam de uma cambada e estão lá só para se dar bem – a começar pelo presidente das duas casas. E isso se repete pelas assembleias legislativas de todos os estados e câmaras de vereadores. Ou seja – os legislativos da fora que funcionam estão custando caríssimo ao contribuinte brasileiro.

  5. Danila Knebel says:

    se as empresas e indústrias não precisasse pagar tanto imposto eles poderiam construir uma casa para cada funcionário terminava o problema de moradia e os funcionários trabalhavam com muito mais vontade e amor já pensaram nisso e ainda sobraria muito lucro para os empregadores .

  6. Nina Rosa Battanoli Diehl says:

    Lá os políticos trabalham por amor e quase de graça, como os comunistas bolivarianistas querem q médicos e professores trabalhem aqui. Por q eles políticos tem q ganharem uma pequena fortuna mensalmente e o resto da populaçao tem de viver com salários medíocres?Não perceberam q a maioria ganha mal aqui no Brasil do PT?!

  7. Silvio Rafaeli says:

    Não somos a Suécia! Temos outra origem, outra língua, outra mistura. Mas, o que falta e’ coragem e vergonha! Começou o jeitinho brasileiro, que perdura até hoje, quando aportou por aqui o tal Pedro A. Cabral! Terminem com os apartamentos funcionais, as verbas de representação? Caçam a presidenta no dia do anúncio!

  8. Djalma Polido says:

    vejam bem, “não julgo nenhum país. Cada sociedade faz suas próprias escolhas… se alguém chamasse algum deputado aqui de Excelência, as pessoas iam achar ridículo. Somos todos iguais. Ninguém está acima de ninguém”.

  9. Rafaela Santos says:

    A grande diferença é que nos outros países O DINHEIRO VALE MAIS QUE QUALQUE COISA… Lembro-me da AULA DE Nila Bezerra, ajundando-nos a conhecer o quão nossa cultura política convencional, nos torna seres humanos, POBRES!… Que é preciso conhecer os dois lados da moeda, para desenvolvermos o nosso senso crítico! Me lembra a música ” Que troca vidas por diamante” do Egnheiros do Hawai. Cantando a realidade de muitos países…

  10. Glacy Mello says:

    Condições+caráter que certamente, reforçou-lhes objetividade e capacidade de cumprimento dos deveres propostos! Pelo visto, luxo, conforto e muito $ anula a proposta inicial de muitos “salvadores” da pátria…

  11. Ly Marques says:

    Num país onde ,num dia VC vai ao banco de gravata, o segurança te cumprimenta e te chama de “Dotô”, noutro dia VC vai de chinelo e bermuda, o mesmo cara te faz virar os bolsos vazios no avesso e te diz, “algum pobrema meu?”… Temos que evoluir culturalmente, ainda endeusamos roupas, cargos, posições, carros, posse, etc…
    Um dia chegamos lá, daqui uns quinhentos anos!!!

  12. Eres Crispim says:

    É lamentável que os políticos brasileiros não fazem nada para ter uma reforma política digna de respeito aos cidadãos, mas o que impede os políticos de fazerem isso é esse tal de ¨A.V.C¨ Ausência de Vergonha na Cara, que contaminou toda a classe política brasileira, se tivesse um tratamento para currar esse mal, mas não tem! só se mandando eles lá para a Indonésia quem sabe resolveria o problema.

  13. Paulo Contini says:

    Temos de apoiar a “DILMA” , e exigir uma nova assembleia constituinte ,para o povo votar as leis referente a governantes ,senadores ,deputados ,vereadores ,desembargadores ,juizes , e funcionários publicos em geral ; Que a lei seja igual para todos ,sem corrupção e preconceitos ; criminoso é criminoso independente da sua posição social !!! Cadeia neles !!!

  14. Mari Dantas says:

    esse modelo de mordomias não foi criado por Dilma, já vem de mto antes…..os nosso parlamentares estão mal acostumados, se achando o supra sumo, e verdadeiros deus do Olimpo….mudar isso não eh nada fácil, mas não eh impossível, só depende de vontade política e apoio popular….e mudar a legislação que os protege em relação a esses privilégios.

  15. Abelardo José de Sant'Anna says:

    Cristiane Gottes e Amaro Rocha, meus respeitos. Vou pedi-los que atentem a alguns dados importantes. A Suécia é um país que ,teve a criação como Estado, um século antes de CRISTO .Tem uma população de 9,6 Milhões de Habitantes.;extensão territorial 447,420 Kms 2 ;No momento estão com 340 Deputados (unicameral ) .;taxa de desemprego 8,1% e gastam com a educação 7% . -QUE TAL COMPARAR ESSES DADOS COM O DO NOSSO PAÍS ??????. FAÇÃO ISSO, COMPARE COM OS QUASE 200 PAÍSES INDEPENDENTES NO MUNDO . NÃO ESQUEÇAM. SOMOS A 7ª ECONOMIA . ESTAMOS NO CAMINHO CERTO,SE NOS UNIRMOS NÃO DEMORARA .OBRIGADO .

  16. Abelardo José de Sant'Anna says:

    PERDÃO….LEMBREI DO VELHO DITADO ”VIDA BOA É A DOS OUTROS”. Imaginem governar um país com 210 milhões de habitantes, extensão de 8.515.767 Kms 2 – Com 515 anos após o descobrimento e somente com 193 anos de independência . . Ainda bem que não somos governados por ‘ CHEFES DE GOVERNOS EXTERNOS. VEJAM CANADA , AUSTRÁLIA . NOVA ZELÂNDIA ,IRLANDA DO NORTE ,PORTO RICO.,JAMAICA , ESCÓCIA e tantos outros..

  17. José Braga says:

    Os nossos têm apartamento funcional super-confortável, passagem aérea semanal, de ida e volta, para seus estados de origem. Têm o cotão, que lhes ajuda a cobrir despesas diversas, bastando apresentar NF. Têm verba de representação para contratar corpo técnico. Têm salários altíssimos. A legislação permite que suas campanhas sejam financiadas por empresas “generosas”. E ainda gozam da prerrogativa da emenda parlamentar anual, de aproximadamente R$ 16 milhões, para aplicar em sua base eleitoral. Essa verba, na realidade, funciona como propaganda eleitoral antecipada, visando à reeleição. E viva a democracia representativa.

  18. Walmersn Neiva says:

    UMA NAÇÃO QUE NÃO SABE VOTAR! COLOCAM OS ARISTOCRATAS PARA SEREM LEGISLATIVO, CONCLUSÃO: FAZEM AS LEIS DE ACORDO COM OS PRÓPRIOS INTERESSES, SEMPRE PREJUDICANDO OS TRABALHADORES E OS QUE NECESSITAM DE POLÍTICAS SOCIAIS.

  19. Angélica Aguiar Aguiar says:

    Que tudo o que eles estão fazendo tomara que sirva de lição para que os brasileiros retorne para os mesmos,ou melhor elegendo outros que tenham consideração com o povo que lhes colocou na câmara.Mas o povo tem a memória curta,esquecem bem ligeiro.

  20. Abelardo José de Sant'Anna says:

    Muito bom o padrão de vida do povo Sueco ,porém em 2013, eles tiveram que enfrentar o desemprego na casa dos 8,1% .Enquanto no Brasil , no mesmo ano (2013 ), foi de 5,9% . . Pesquisa recente mostra que o Brasil que estava com 23 %, ou mais , em países com os melhores do mundo. Este ano já melhoramos , estamos com 16% no ranking mundial . E bom lembrar que são 198 países no mundo. E somos a 7ª ECONOMIA .

  21. Marcos Pereira says:

    Fazem pq somos acomodados. As passeatas de junho de 2013 viraram piada no meio parlamentar. Povo acha que fez uma gracinha a toa e que td iria mudar. Nestes paises ditos avançados, houve mto derramamento de sangue pra começo d convers ,
    j,
    ,j A

  22. Valério Barbosa says:

    Este é um exemplo, uma boa referência que pode ajudar muito aqueles que tem pureza no DNA, sinto não acreditar que isso possa acontecer aqui em nosso país porque aqui está tudo comprometido pelo câncer da corrupção e da lei da vantagem. Porém é bom ver e ler matérias assim serve para aquela minoria que tentar agir com decência não pensar que são apenas idiotas.

  23. Lázaro Fernandes Vieira Vieira says:

    Sabe. Como os povos ameríndios escolhiam seus lideres? Ex. Os incas, que foi uma das maiores civilizações escolhiam seu rei? Existiam uma pré condição Par ser rei, ele assumia a . condição de ter que fazer sacrifício pelo o povo caso fosse necessário. Eu pergunto si existe algum deputado está disposto a decepar uma unha pelo os eleitores?

  24. Frankleno Ferreira da Encarnação says:

    se considerarmos como nossa sociedade foi constituida veremos que sempre esteve presente essa ideia de diferenciação entre os que governam e os que sao governados..os primeiros sempre criaram e votaram favoravelmente para terem vantagens ja que no nosso apís em sua maior parte da historia as eleições eram feitas pelos que tinham posses e elegiam seus representantes para as camaras e poderes legais apra manterem a sociedade dividida em camadas, no estilo piramide

  25. Sergio Carlos Francisco says:

    DEVERIA SER ASSIM AKI….. COM LEIS BEM SEVERAS CONTRA CORRUPÇÃO (PRISAO PERPETUA E EM ESTILO AGRICOLA). SO SERIA POLITICO QUEM GOSTASSE. POLITICA NAO SERIA ESPECIE D PROFISSAO PRA GANHAR DINDIM E SIM PRA SERVIR AO PAIS E TER UMA VIDA DIGNA. SOMENTE.

  26. Jose Leono says:

    PRECISAMOS SIM… QUE NOSSOS REPRESENTANTES PÚBLICOS CRIEM VERGONHA DESTAS FORMAS ABUSIVAS E IMPRÓPRIAS DE ESBANJAMENTO DOS PARCOS RECURSOS PÚBLICOS TÃO ESSENCIAIS PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO NECESSITADA EM TUDO!!!!

  27. Fernando de Roque says:

    E aqui no Brasil, além de todo o régio salário e conforto, (des)governo corrupto ainda acaba de TRIPLICAR a verba partidária com o objetivo claro de comprar (mais ainda) o Congresso e tentar impedir o impeachment.
    Mas não dará certo, podem anotar!!!

  28. Giberto Gomes says:

    Aviso aos tupiniquins para se espelharem em países de primeiro mundo, onde existe cultura sabedoria de uma sociedade em que os politico são honestos e trabalham para um bem comum ofertando a todos o melhor que se pode dentro do bom senso usando a inteligencia somente para o bem .

  29. Luizinho Tripa says:

    O país (nós brasileiros) precisamos mais que nunca derrubarmos este estado que nos escravisa e zomba na nossa cara. O Brasil não é um país de um povo acomodado e “pacifico submisso” como querem que acreditamos, nossa história é repleta de episódios de revoltas populares. Não mudaremos nada pelo voto, como nos fazem crer. Antes que seja mais tarde do que já está.

  30. Luizinho Tripa says:

    O “estado” precisa ser atacado é preciso varrer e eliminar da vida pública estás figuras representantes do PIOR que uma sociedade pode gerar…HONORAVEIS BANDIDOS. Precisamos ,mais que nunca, de algum tipo de extremismo de ação contundente no meio deles…Irão reagir sem dúvida, mas não poderão esconder-se. O nazismo pela força ocupou a França na 2a guerra….,mas não dominou a alma livre, por causa das ações da RESISTÊNCIA. É dessa RESISTÊNCIA que urgentemente precisamos, precisamos desocupar o país dessa corja, e isso só vai acontecer Na Marra.

  31. Antonio Lannes says:

    O Brasil parece uma mornaquia a Dilma é a rainha o lula o rei o lulinha o princepe .
    Os deputados são os duques , os senadores os condes .
    E o povo são os subalternos, escravos e temos q bancar a realeza com nosso suor e sangue.viva a corte e a coroa.

  32. Pingback: Cinco diferenças da vida “sem mordomias” na Suécia para o Brasil | Gazeta do Povo

  33. Pingback: Cinco diferenças da vida “sem mordomias” na Suécia para o Brasil « Geração Editorial

  34. sopa de caldo verde says:

    Have you ever considered about including a little bit more
    than just your articles? I mean, what you say is important and all.
    Nevertheless think about if you added some great pictures or
    video clips to give your posts more, “pop”! Your content is
    excellent but with pics and videos, this site could certainly be
    one of the very best in its niche. Fantastic blog!

  35. gamefly free trial says:

    I was wondering if you ever considered changing the layout of your blog?
    Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you
    could a little more in the way of content so people could connect with it
    better. Youve got an awful lot of text for only having one or 2 images.
    Maybe you could space it out better?

  36. minecraft download free says:

    Hi there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s truly informative.
    I’m gonna watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future.
    A lot of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  37. g says:

    whoah this blog is magnificent i love reading your posts.
    Stay up the great work! You know, many individuals are hunting around for this
    information, you can aid them greatly.

  38. minecraft free download pc says:

    I’m extremely inspired with your writing abilities as smartly as with the
    format in your weblog. Is that this a paid theme or did
    you customize it yourself? Either way keep up the excellent quality
    writing, it is uncommon to look a great blog like this one these days..

  39. minecraft free download says:

    I absolutely love your website.. Pleasant colors & theme.
    Did you develop this site yourself? Please reply back as I’m planning to create
    my own personal blog and would love to find out
    where you got this from or exactly what the theme is named.
    Kudos!

  40. playstation 4 best games ever made 2019 says:

    Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.”
    She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is entirely off topic but
    I had to tell someone!

  41. plenty of fish says:

    Thanks for the marvelous posting! I truly enjoyed reading it,
    you might be a great author.I will always bookmark your blog and will eventually come back very
    soon. I want to encourage one to continue your great work, have
    a nice weekend!

  42. minecraft games says:

    Greetings from Ohio! I’m bored to tears at work so
    I decided to browse your site on my iphone during lunch break.
    I enjoy the info you provide here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m shocked at how quick your blog loaded on my phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, amazing blog!

  43. quest bars cheap says:

    What you published was very reasonable. However, what about
    this? what if you added a little information? I mean, I don’t wish to tell you how to run your website,
    however what if you added a title that grabbed a person’s attention? I mean Como era a vida
    de um deputado sueco até o ano 2000: sofá-cama no gabinete e roupa lavada na pia – Claudia Wallin – Cartas da Suécia is a little plain. You might peek at Yahoo’s home page and watch how they
    write article headlines to grab viewers to click. You might add a related video
    or a related picture or two to get people excited about everything’ve got to say.
    Just my opinion, it could make your posts a little bit more interesting.

  44. quest bars cheap says:

    Hey there! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly?
    My website looks weird when viewing from my iphone4. I’m trying
    to find a theme or plugin that might be able to correct this
    issue. If you have any recommendations, please share.
    Thanks!

  45. Jennifer Vance says:

    I’m impressed, I must say. Really rarely do I encounter a blog that’s both educative and entertaining, and let me let you know, you’ve hit the nail on the head. Your concept is outstanding; the difficulty is one thing that not sufficient persons are speaking intelligently about. I’m very pleased that I stumbled throughout this in my seek for something relating to this.

  46. Joe Gray says:

    I have realized that of all kinds of insurance, medical care insurance is the most questionable because of the conflict between the insurance company’s obligation to remain afloat and the client’s need to have insurance coverage. Insurance companies’ profits on overall health plans are extremely low, therefore some companies struggle to earn profits. Thanks for the strategies you discuss through your blog.

  47. Andrea Robertson says:

    I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored material stylish. nonetheless, you command get bought an nervousness over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this increase.

  48. Warren Rampling says:

    Howdy! This post could not be written much better! Going through this post reminds me of my previous roommate! He always kept talking about this. I most certainly will forward this information to him. Fairly certain he’s going to have a good read. I appreciate you for sharing!

  49. Wanda Bower says:

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You definitely know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something enlightening to read?

  50. minecraft games says:

    Wonderful beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how could i subscribe for
    a blog site? The account helped me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast provided bright
    clear idea

  51. Emily Duncan says:

    I am curious to find out what blog platform you happen to be working with? I’m experiencing some minor security problems with my latest blog and I’d like to find something more secure. Do you have any suggestions?

  52. quest bars cheap says:

    It’s appropriate time to make a few plans for the future and
    it’s time to be happy. I’ve learn this publish and if I
    may I desire to suggest you few interesting things or
    advice. Perhaps you can write subsequent articles regarding this
    article. I want to learn more issues about it!

  53. Ava Black says:

    Thanks , I have just been looking for information about this topic for ages and yours is the best I have discovered so far. But, what about the conclusion? Are you sure about the source?

  54. Rachel MacLeod says:

    We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community. Your website provided us with valuable info to work on. You have done an impressive job and our entire community will be thankful to you.

  55. plenty of fish dating site says:

    I’d like to thank you for the efforts you have put in penning this
    website. I really hope to view the same high-grade content from you in the future as well.
    In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own,
    personal blog now 😉

  56. Bella King says:

    hello!,I like your writing very much! share we communicate more about your article on AOL? I require an expert on this area to solve my problem. Maybe that’s you! Looking forward to see you.

  57. that coconut oil says:

    I do not even understand how I finished up here, however
    I believed this put up was once good. I don’t recognize who you are however
    definitely you are going to a well-known blogger if you happen to aren’t already.
    Cheers!

  58. Tracey Wilkins says:

    Many thanks to you for sharing these wonderful posts. In addition, an excellent travel along with medical insurance program can often reduce those issues that come with travelling abroad. The medical crisis can before long become expensive and that’s absolute to quickly impose a financial problem on the family finances. Having in place the excellent travel insurance package prior to leaving is well worth the time and effort. Cheers

  59. coconut oil this says:

    Hi there I am so glad I found your webpage, I really found you by accident, while I was looking on Askjeeve for something
    else, Anyhow I am here now and would just like to say thanks
    a lot for a incredible post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I
    don’t have time to read through it all at the minute
    but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great
    deal more, Please do keep up the superb work.

  60. plenty of fish dating site says:

    Amazing blog! Do you have any tips and hints for aspiring
    writers? I’m hoping to start my own site soon but
    I’m a little lost on everything. Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a
    paid option? There are so many options out there that I’m totally overwhelmed ..
    Any tips? Thanks!

  61. quest bars cheap coupon twitter says:

    Howdy! I know this is kind of off topic but I was wondering which
    blog platform are you using for this site? I’m getting sick and tired
    of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking
    at options for another platform. I would be awesome if you could point me in the
    direction of a good platform.

  62. quest bars cheap says:

    I’m really enjoying the design and layout of your website.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more
    enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to
    create your theme? Exceptional work!

  63. ps4 games says:

    Wow that was odd. I just wrote an very long comment but after
    I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr… well
    I’m not writing all that over again. Anyways, just wanted to say
    excellent blog!

  64. ps4 games says:

    With havin so much content and articles do you ever
    run into any issues of plagorism or copyright violation? My website has a lot of exclusive
    content I’ve either authored myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up
    all over the web without my authorization. Do you know any solutions to help prevent content from being stolen? I’d genuinely appreciate it.

  65. ps4 games says:

    Hello! Do you know if they make any plugins to assist with Search
    Engine Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good gains. If you know of any please
    share. Appreciate it!

  66. coconut oil says:

    My spouse and I stumbled over here different website and
    thought I may as well check things out. I like what I see so now i’m following you.
    Look forward to exploring your web page repeatedly.

  67. match.com free trial says:

    You’re so interesting! I do not think I’ve read through anything like
    this before. So nice to discover someone with original thoughts
    on this subject matter. Really.. many thanks for starting this up.
    This web site is one thing that is needed on the internet, someone with some originality!

  68. sling tv says:

    whoah this weblog is wonderful i love studying
    your articles. Keep up the good work! You know, many individuals are hunting around for
    this info, you can help them greatly.

  69. https://asksylphoflight.tumblr.com/ sling tv says:

    Wonderful site you have here but I was wanting to know if you knew of any
    discussion boards that cover the same topics talked about in this article?
    I’d really like to be a part of group where I can get feedback
    from other experienced individuals that share the same interest.
    If you have any suggestions, please let me know. Kudos!

  70. sling tv says:

    My developer is trying to persuade me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a number of websites
    for about a year and am anxious about switching to another platform.
    I have heard great things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress content into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

  71. sling tv says:

    whoah this weblog is great i like reading your posts. Stay up the good work!
    You already know, a lot of people are searching round for this info, you could help them greatly.

  72. sling tv says:

    It’s a shame you don’t have a donate button! I’d definitely
    donate to this fantastic blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to fresh updates and will talk about this
    website with my Facebook group. Talk soon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *