Vídeo: Como vive um juiz da Suprema Corte da Suécia

Por Claudia Wallin
[show_fb_likes] “Não almoço às custas do dinheiro do contribuinte”, diz um dos juízes da Suprema Corte da Suécia, Göran Lambertz, quando pergunto a ele se magistrados suecos têm direito a benefícios como auxílio-alimentação.
Nenhum juiz sueco têm direito a auxílio-moradia, auxílio-saúde, auxílio-alimentação, abono de permanência, prêmios, gratificações extras ou carro oficial com motorista. Em números atualizados, os salários dos magistrados suecos variam entre cerca de 15 mil e 30,2 mil reais.
“Luxo pago com dinheiro do contribuinte é imoral”, rebate Lambertz, que todo dia pedala até a estação ferroviária e pega um trem para o trabalho – na instância suprema do Poder Judiciário.

2.871 thoughts on “Vídeo: Como vive um juiz da Suprema Corte da Suécia

  1. Nivio Leandro Previato says:

    O problema é que no Brasil essas pessoas se auto consideram ungidas, daí a necessidade de toda pompa e circunstância vazias de compromissos éticos e morais. Na verdade não possuem nem comportamento civilizado de mínima etiqueta.

    • Jair Moraes says:

      Não nesse caso, Sabemos q na Europa com outra cultura e colonização, eh tudo diferente.
      Em se tratando desse assunto, aqui no Brasil nunca o sistema será de acordo com o modelo sueco.
      Não gosto de viver de Utopias e nem de sonhos, mas o que deve ser feito eh melhorar todo o sistema dos poderes constituídos.

  2. Jair Moraes says:

    Sabemos q na Europa com outra cultura e colonização, eh tudo diferente.
    Em se tratando desse assunto, aqui no Brasil nunca o sistema será de acordo com o modelo sueco.
    Não gosto de viver de Utopias e nem de sonhos, mas o que deve ser feito eh melhorar todo o sistema dos poderes constituídos.

  3. Guiu Goncalves says:

    Claudia Varejão Wallin manda o seu livro para todos os politicos do legislativo, executivo e judicario brasileiro ou entao para as redes de televisao e jornais, assim quem sabe eles tentam renovar e pensar mais na polulacao .

  4. Laíra Ieda da Rocha says:

    Ora ficam se preocupando salarios de juízes, que devem ganhar bem para não precisarem de propina, e esquecem os verdadeiros super salários das estatais, as gratificações absurdas, e as mordomias. Vocês viram a Graça Foster dizer, que uma chefia da Petrobras ganha 100.000 reais fora as gratificações. Então essa gente mete a mão ainda rouba o dinheiro da gente. Avaliem os BNDS da vida. Esse pessoal dessas estatais vive com quer, são.as verdadeiras caixas pretas sugando a nação. Ai ficam comparando salário de magistrado do Brasil com o da Suécia, paises tão desiguais que podem ser comparados. Desde a extensão como sistema de Governo, quantidade e qualidade de seus habitantes.

  5. Rubens Colella says:

    INSS PARA TODOS OS POLITICOS INCLUSIVE NO JUDICIARIOO , NO EXECUTIVO E LEGISLATIVO .SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE A LEI ,E NÃO DEVE HAVER BENEFICIOS PARA ALGUMAS CLASES ,, PRINCIPALMENTE POLITICA. QUE VIVE DOS IMPLOSTOS PAGOS PELOS POBRES TAMBEM

  6. Raulino Moreira says:

    AO PASSO QUE OS JUÍZES BRASILEIROS TEM AJUDE DE CUSTO EM TUDO DESDE O CHURRASCO ATÉ AO FUNERAL E NÃO DÃO PRODUÇÃO, TENHO UM AMIGO QUE TEM UM PROCESSO CONTRA O INSS HA 21 ANOS NA JUSTIÇA EU NO TRABALHISTA HA 7 ANOS SO TST PARADO HA 1,6 MESES SEM RESPOSTA. E O SEU SALÁRIO É DE 33.000,00 REAIS MENSAIS.

  7. Marisa Pieren says:

    Nenhum juiz sueco têm direito a auxílio-moradia, auxílio-saúde, auxílio-alimentação, abono de permanência, prêmios, gratificações extras ou carro oficial com motorista.
    “Luxo pago com dinheiro do contribuinte é imoral”, rebate Lambertz, que todo dia pedala até a estação ferroviária e pega um trem para o trabalho – na instância suprema do Poder Judiciário.
    Um País Sem Excelências e Mordomias: http://www.claudiawallin.com.br/o-livro/

  8. Jacqueline Araújo says:

    E, pelas bandas de cá, para pagar as mordomias de juízes, o pagamento do piso salarial ao professor não é garantido!! Que vergonha!!! Quanta injustiça!!!
    Temos, no Brasil, homens com muito poder e nenhum coração, gente que compra e que vende a moral da nação! Lamentável…,

  9. Renato de Oliveira says:

    Isso sim..que é abuso de poder….nossa cultura sempre atrasada.. Vivemos na era do feudalismo ainda..eles podem pois se acham deus…! Qdo não é político na mordomia.. Esses insanos também…. Terra abençoada!!!!!

  10. Alberto Bbandone says:

    Qual a autoridade de um juiz que recebe auxílio moradia de 5 salários mínimos sem precisar, para julgar uma ação de despejo contra uma mãe que cria os filhos sozinha e se torna inadimplente para pagar o aluguel porque perdeu o emprego e o salário de menos de 3 salários mínimos?
    Aliás, qual a autoridade de nossas “otoridades” que não cansam de aumentar os próprios benefícios e privilégios enquanto impõem cada vez mais sacrifícios para os outros, ou seja, todos nós que vivemos honestamente.

  11. José C. Silva says:

    Éssa é a democracia a qual queremos e sonhamos, o poder público não pode e não deve aproveitar do cargo que ocupa, para adquiri previlêgios pra ele ou famíliares. “Não almoço às custas do dinheiro do contribuinte”, Nenhum juiz sueco têm direito a auxílio-moradia, auxílio-saúde, auxílio-alimentação, abono de permanência, prêmios, gratificações extras ou carro oficial com motorista. “Luxo pago com dinheiro do contribuinte é imoral”, É um recado á todos os brasileiros, se não lutarmos agora! Amanhã sera tarde demais? Parabens Claudia Verejão Wallin. Pense nisso

  12. Geraldo Dalla Nora says:

    Mas lá existe uma raça diferente de gente, são pessoas que sentem vergonha de serem um peso para os demais, aqui no Brasil é o contrário, todos almejam viver bem sem esforço algum e as custas dos poucos que realmente trabalham e produzem.

    • Violeiro Mineiro Capiau says:

      E querem, cada vez mais, imitar os países da Coalizão, que desprovidos de recursos naturais,se apoiam em seus arsenais bélicos e assaltam pequenos países com desculpa de “democracia”… Coisas que a Mídia coloca na cabeça de incultos…

  13. Luciana Nobile says:

    São circunstâncias muito diferentes… Na Suécia, todos têm um padrão de vida decente… A corrupção é mais rara… Os juízes trabalham em melhores condições do que os nossos, mesmo com todas as “mordomias” …

    • Violeiro Mineiro Capiau says:

      Lula foi o primeiro presidente a pedir a “abertura da caixa preta do judiciário”, e entre ele e Dilma, foram umas cinco tentativas de reforma política e do judiciário, o que a “direita” reprovou ou omitiu; por isso são tão perseguidos por eles… Pense e relembre bem antes de comentar…

  14. Angela Alem says:

    Certamente É A FORMA CORRETA de encarar os GASTOS PÚBLICOS! Próprio somente das pessoas que têm Inteligência Coletiva e compreensão do que é Civilidade, Compromisso Cívico!!! O resto é balela, interesses próprios dominando a falta de FOCO de candidatos a cargos públicos.

  15. Cissa Ferraz says:

    Os bons exemplos vem de cima. !! Os que estão no poder aqui não tem educação. E que história é essa de dizer que lá eles, os ministros, têm melhores condições de trabalho! ! Alguém disse isso aí. Acorda!!

  16. Francisco Clarindo says:

    pois bem: eu quero mandar este vídeo para a suprema corte em brasília; e lembrá a eles que é só haver alguma cobrança da parte do povo ao supremo tribunal federal imediatamente se defende dizendo: mas no pais esse e no pais aquele é assim, e é também assado. eu agora faço a eles uma pergunta porque os dondocas dos magestraados do supremo tribunal do brasil não copiam também o modelo da suécia? e porque a suprema corte do brasil também não juga como a suprema corte da suécia? que juga segundo a constituição; e não segundo o dinheiro, a corrupção, a propina, ou segundo o presidente da republica quer, ou segundo o deputado esse ou aquele senador quer. é porque lá na suécia eles entende que todos são cidadões suécos não é só no documento não lá com certeza eles entendem que tudo que um cidadão tem o direito de consumir o outro também tem. aqui o juiz da suprema corte quer ser chamado de ecelentissimo senhor ministro. é sim mas não por mim; porque a palavra de Deus me diz que o que queres que te faça faça você primeiro, isso quer dizer que se você quer ser respeitado respeite você primeiro, quer ser amado ame primeiro. quer viver as custas dos outros deixe os outros viverem primeiro as suas custas. aqui os magestrados tem um salario igual ou maior do que o de deputado e senadores, carro oficiais moradias de luxo alimentação, uniformes, passagens de avião gasolina, tudo isso por conta do povo, para jugar contra o povo. nós o povão samos prova disso, temos um processo contra os bancos privados e publico de juros de poupança de planos Economicos processo transmitado jugado centenciado; só falta o desmembramento que todos nós entramos com processo de desmembramento em 97 e transmitou nos locais de origem e logo foi para supremo tribunal federal só para jugar o desmembramento e o supremo não sentou em cima ele deitou e não levanta. e sabe porque? porque este dinheiro é tudo de gente pobre, se fosse de rico já tinha sido pago em menos de um ano e sabe porque tinha sido pago? porque tinha saído ali uma propina e principalmente se foce para pobre pagar para rico e se não tivesse o dinheiro já tinha sido penhorado carro casa apartamento; isso tudo é só mas ou menos um por cento do retrato da justiça no brasil um professor no brasil a nível de ensino médio sabe quanto ganha? a miséria de 1600,00 reais e eles se não foce os professores esses infeliz eram analfabetos para vocês verem o tamanho da injustiça no brasil, isto é lamentável mas é a verdade.

  17. Marlene Gomes says:

    ISSO É QUE PAIS DE SE VIVER. NAÕ É ESSA CACHORRADA DO BRASIL QUE DA VERGONHA, PULITÍCOS LADRÕRS, VAGABUNDOS MENTIROSOS QUE DA NOJO NAÕ PODE CONFIAR EM FILEDAOUTA NEMHUM, ESSE BRASIL SEMPRE TEVE MORDOMIA OS POLITÍCOS, OLHA QUE EXEMPLOS A SEQUIR LÁ DA SUÉCIA,

  18. João Carlos Moreno says:

    Infelizmente, o Brasil tem a máquina pública mais cara do mundo, e a (in) eficiência que conhecemos e sofremos. Isto, nos 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Temos uma tributação insana de tão alta, e os governos vivem em déficits orçamentário, e uma grande dívida pública, que é agravada pelas mais altas taxas de juros, que aumentam exponencialmente a dívida com quase 300 bilhões de juros por ano. Temos que ir às ruas exigir providências contra esse descalabro. REDUÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA JÁ!

  19. Omar Freitas says:

    Nosso país precisa ser repaginado. Tá tudo errado. Nós, contribuintes somos vítimas desses desmandos: políticos e funcionários públicos com altíssimos salários, enquanto o povo amarga parcos salários. Acho que só assim, deixaremos de ser emergentes.

  20. Gilda Orige says:

    AQUI E O CONTRARIO OS POLITICOS VIVEM A MORDOMIA AS CUSTA DO POVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  21. Mônica de Barros says:

    É,muito bom ler isso.Mas, me pergunto como fluem as coisas por lá.
    Como é a aplicação da lei por lá?Existem casos de “manobras “,para que o juiz julgue em acordo com A ou Z?

  22. Raimundo Cruz says:

    Brasileiros e Brasileiras. Se tirarem as mordomias tudo será Bloqueado e ainda irão Presos por desacatos de tirar o bem bom, vamos morrer e nunca isso irá acabar vão tirar e mais dos nossos míseros trocado que com suor conseguimos. Eae Povinho bao

  23. Baya Jagger Jagger says:

    Será porque é primeiro mundo, será porque aqui levar vantagem é cultural. Vocês sabem que no Brasil até para ser presidente de associação de bairro muitas vezes é por interesse, até para representante de classe.

  24. Paula Corrêa Oliveira says:

    Seria bom se houvesse intercambio entre os juizes dos dois países para q os daqui aprendessem com os de lá quando os daqui forem e quando os de lá chegarem. Ganhariamos nas duas vias, nas duas vezes. ‘SE’ os daqui nao contaminarem os de lá 😉 rs

  25. Keila Moura says:

    Clap Clap Clap…para Suecia!
    Precisamos de reformas profundas nos três poderes, mas como fazer isso? somente por pressão popular pois eles não vão legislar contra eles mesmos. O poder público no Brasil está podre, juízes corruptos, políticos corruptos, procuradores corruptos…etc.

    • Cicero Lage says:

      e aos juizes brasileiros em todas as camaras civil , militar federal e outras instancias . da menor a maior instancias, cidades minimas ou maiores.TEM ALGO A RESPONDER A POPULAÇAO QUE PAGA O SEU SALARIO ? se alto , ou baixo RESPONDA A POPULAÇAO < STJ E todos os componentes desta elite.sera que alguem tem coragem pra falar?duvido eh muito ?vcs ganham um salario milionario e nao atendem a populaçao carente .alguem deve se pronunciar , pois o governo estadual ja morreu antes de iniciar o seu mandato ..o federal tambem esta acefalo . de quem eh a culpa ?que a OAB se manifeste ou pra que existe .o povo e eu quero respostas sei que os juises estao sobrecarregados , mas o governo :federal e estadual roubando tanto . nao vai dar geito nisto .alguem resolva pelo amor de deus

  26. Maria Helena Freitas says:

    Aqui é o contrário. Usa vale alimentação, viaja com despesas paga com dinheiro publico, tem Apartamento de graça, carro oficial com motorista, tem conta em paraíso fiscal, casa em Miamee e ainda quer combater a corrupção

  27. José Ribamar Reis Pavão says:

    Já que estamos tentando passar o Brasil a limpo, apurando todos os tipos de corrupção, desvios irregulares de dinheiro publico, enfim, todos os tipos de imoralidades, de ilícitos, o momento é oportuno para tentarmos copiar a Suécia pelo menos com relação aos poderes constituidos da Republica. Tenho dito

  28. Anisio Guilherme da Fonseca says:

    Fica então a Pergunta o Povo terá que Ocupar as Ruas na Luta Pela Moralização somente dos PODERES EXECUTIVOS E LEGISLATIVOS, COM A META PARA RETIRAR PRESIDENTA E PRESIDENTES DAS CASAS DE LEIS DO CONGRESSO NACIONAL, SEM PERCEBER QUE O PODER QUE EMANA DO POVO, é exercido também pelo PODER JUDICIARIO???

  29. Angelica Costa Ziegenbein says:

    A Suecia investe 18% do PIB com programas sociais (como o bolsa familia) o Brasil investe SO 0,5% do PIB……os Suecos pagam ate 50 % de imposto de renda…o Brasil maximo 32%…..e as diferencas continuam…os brasileiros estao preparado para imprementar politicas de primeiro mundo? NAO, nao estao….

  30. Ronaldo Cunha says:

    Eu não entendo por que as pessoas gostam tanto de mostrar exemplos de países ricos, civilizados, primeiro mundo com mais de mil anos, experimentando modelos de sociedade, querendo fazer comparações em tudo com o Brasil…país super, hiper aculturado, missigenado, distribuição indecente de oportunidade e riqueza…grandes distribuições da população dentro do território, regiões com grandes concentração populacional e regiões com vazios populacional, região autamente produtiva e outras com produtividade muito baixa e etc, etc, etc…me dá náusea quando vejo essas comparações. O que o Brasil tem muito e dar até para exportar é a “HIPOCRESIA”.

  31. Jose Barcelos Modesto says:

    Todas essas coisas podem ser conquistadas com muito empenho da sociedade. Se nos nos empenharmos mesmo e participarmos da vida do nosso país nos conseguiremos atingir esse estágio Sueco. Não amanhã, claro, mas poderemos sim.

  32. Anamaria Neves says:

    Será que os ministros aceitariam isso? Só querem mordomias, carros de luxo, passagens de avião de graça na primeira classe, auxílio moradia mesmo morando em mansões, casa em Miami etc. Esse país Está perdido. E o salário do funcionário público

  33. Paulo Valença says:

    A população sueca merece! Tem uma história a anos-luz da nossa! Lá não houve trabalho escravo, não houve a malemolência – tão cantada em verso e prosa por nosso repertório literário e musical – tropical! Lá houve – e há! – uma literatura bem distante dos padrões da nossa, que enaltece mais os malandros que os trabalhadores, mais a ralé das ruas que os cidadãos ordeiros que detestam viver encostados à sombra de benefícios pagos com o dinheiro de impostos “impostos” aos que suam a camisa ou gastam os neurônios! Cinema sueco trata de solidão, de angústia, de falência da comunicação humana – e não de tititi com cheiro e sabor de cravo e canela!

  34. Lilian Lie says:

    Claudia, que bom que você postou o vídeo e um trecho do seu livro. Além de mostrar o sistema político sueco, também poderá incentivar a leitura do livro, o que recomendo a todos. Duas amigas minhas já estão lendo. Sugiro que continue postando. Compartilhei.

  35. Manoel Barros says:

    Na Suécia, um dos lugares mais caros do mundo, os parlamentares ganham um salário que equivale a cerca de R$ 20,6 mil mensais. Nenhum deputado tem direito a verba indenizatória para pagar assessores, aluguel de escritório, consultorias ou divulgação de mandato. Nenhum parlamentar tem direito a carro com motorista, plano de saúde privada, aposentadoria vitalícia nem imunidade parlamentar.
    Quem decide os salários dos parlamentares suecos é um comitê independente, chamado Riksdagens Arvodesnämd. Este comitê é integrado por três pessoas: um presidente, que via de regra é um juiz aposentado, e dois representantes públicos, em geral ex-servidores públicos ou jornalistas.

  36. Vera Sinjeb says:

    Imagina a estrutura do STF, STJ e TJs sem estes excessos! Ia sobrar dinheiro para a Educação. Imagina se ao invés de 39 ministérios fossem 14 ministérios. Nossa! Ia sobrar dinheiro para a saúde. Imagina se as licitações fossem realizadas sobre projeto final da obra ao invés de ante projeto. Teríamos como planejar e investir em mobilidade urbana de forma descente. Nossa! Por que não copiam um pouquinho a Suécia?

  37. Ricardo Freitas says:

    Aqui se explora o povo que não exige decência, por falta de educação , cultura e do conhecimento dos seus direitos. A nossa elite política e do judiciário são vergonhosas. Quando alguém questiona e logo taxado de dono da verdade esquema querer mudar o mundo. Tudo muito conveniente.

  38. Rose Andersson says:

    Somente importar políticos da Suécia não resolveria nada, a população brasileira tem muito o que aprender com o povo sueco em relação ao respeito, à honestidade, a responsabilidade e principalmente sobre os seus deveres para com o país.

  39. Silvia Flores says:

    Aqui é Brasil gente !!
    O bandido vai preso , rapidim ta nas ruas . O direitos humanos da uma assistência total aos marginais , dependendo da sentença a família do marginal que matou o pai de família ainda ganha auxílio reclusão . E a família que ficou órfã passa privações . Isso é o Brasil justo que temos.

  40. Sandra Vieira says:

    Qualquer louco do ´poder cria essas mordomias, aumentos salariais…aposentadorias MILIONÁRIAS.. e QUEM DETERÁS?? NINGUEM..OS DEPUTADOS VOTAM A FAVOR…….. PERGUNTA -se QUEM SÃO OS CORRUPTOS O BRASIL ???

  41. Jose Luiz Berriel de Mendonça says:

    Enquanto não educarmos bem uma geração capaz de entender, DIREITOS E DEVERES, e virar a mesa deste imenso país que tem tudo de bom e em excesso, graças ao nosso bom DEUS. Caso contrário já estaríamos quebrados a muito tempo. Depois desta geração bem preparada nossos políticos e todos os outros problemas seriam resolvidos e jamais teríamos gente besta, burra e sem mente como infelizmente constatamos no dia a dia. EDUCAÇÃO URGENTE E DE QUALIDADE, nosso único remédio.

  42. Waldecir Maciel says:

    A revolução francesa acabou com a monarquia .A democracia brasileira criou nova. Temos aristocratas nos 3 poderes que negociam entre si. Se fartam com todas.as regalias que o dinheiro público pode conceder.

  43. Paulo Alho says:

    E nem vamos comparar a atuação da justiça, por lá e por cá…só a última e recente afronta de privilégios foi o auxílio moradia… De exatos R$4.377,73… Que nós os Vassalos..somos obrigados a pagar a esses Privilegiados…Juizes e Promotores de…”Justiça”…sem contar tantos outros “peduricalhos” conquistados sobre nós..os vassalos…e tenho vários desses encastelados da justiça, vociferando…sobre os miseraveis patrões socorridos pelo bolsa família…o caminho é longo………….

  44. Celia De Nobrega Lamelza says:

    Interessante que dia de eleições todos votam nos candidatos que aprovam Leis.
    Sabe quanto é a multa, pra quem não quer votar, por falta de opção? Pode também anular o voto.
    Ou a opção de estudar muito sobre a vida pregressa do candidato. Descartar políticos
    com histórico condenável.

  45. Soniamara Stedile says:

    Mas ganham demais porque o povo e acomodado,e contra isso q deveriam protestar.mas foram la so p dizer fora dilma.eu n vou mais achei que o protesto fosse mais profundo!a classe media me decepcionou ,fui com cartazes dizendo chega de privilegios,chega de corrupçao,fora lewandowisk e chega de dilma

    • Laíra Ieda da Rocha says:

      Eu amo meu país. Vamos parar de esculachar com o Brasil, e com todas as autoridades, pois aqui também tem muita gente honesta, ou vocês acham que são os únicos donos da prerrogativa.
      Nasce, que eu quero ver tu aguentares. Só o frio mata, lá as mazelas são diferentes, mas existem. Porque esse país tão perfeito tem o maior Índice suicídios do mundo?

  46. Marcos Aquino says:

    Eu soube de fonte fidedigna, que o Ministro Dias Toffoli já estaria abrindo mão de todos os privilégios, bem como já teria iniciado conversa com seus pares, que de pronto, resolveram seguí-lo.

  47. Helder Primo says:

    Então! Vamos começar a mudança: não jogar papel no chão, não assistir filme pirata, não ouvir música baixada pela Internet, desligar a TV na hora da novela, discutir política com os filhos, nas próximas eleições não votar em quem já está no poder e somente em quem propor a reforma política.

  48. Adriana Freitas says:

    Um sonho de futuro para a minha Pátria Amada: Menos autoridades e mais servidores públicos que vivem do próprio salário, sem as mordomias imorais custeadas por um povo sofredor, carente de seus mínimos direitos.

  49. Wanderley Carvalho says:

    Aqui os nossos juízes buscam os bens e ainda saem pagando de gonzo com coisas alheias.
    O verdadeiro.
    “BOM DIA COM O CHAPÉU DOS OUTROS”
    Aí, aposentam ele compulsória mente, e ele continua a receber seu ALTO SALÁRIO as nossas custas…

    • Ana Luzia Duarte says:

      Danou—se, agora a culpa é da Venezuela, da Bolívia, de Cuba…Nada a ver.O Brasil é o que é e tem o que tem graças a nós mesmos que não sabemos a força que temos para administrar nossos problemas. Culpar terceiros pela nossa conduta é, no mínimo, risível.

    • Odirley Ieger says:

      Não acho q eh comparar tao somente, mas sim invejar. Inveja por não se contentar com a situação que nos impõe, e que o próprio “jeitinho brasileiro” de boa parte da população ajuda a dar razão moral para esse tipo de situação.

  50. Odirley Ieger says:

    Pais de primeiro mundo, mas antes de tudo: povo de primeiro mundo! Aqui o povo brada por seus direitos, mas compra produto pirata, usa gato NET, suborna policial, dirige bêbado, quer sempre tirar vantagem em alguma coisa. “Ah, mas não da nada….”. ” Ah, mas todo mundo faz…”. “Ah, mas eh só um pouquinho…”. Malditos genes de lutas e ladrões portugueses q colonizaram esse pais e perduram ate hj….

  51. Airton Oliveira says:

    A melhor forma de ofuscar essa nobreza imposta pelos juízes brasileiros é ridicularizar o poder judiciário. Para isso, é preciso diminuir urgente o orçamento do poder judiciário; ser radical mesmo. Como podemos aceitar um poder que custa muito caro e pouco faz pelo país?!
    Justiça não se faz apenas com dinheiro do miserável, mas com honestidade e trabalho eficiente ofertados ao povo.

    • Artur H. V. Costa Pinto says:

      Cara, o poder judiciário em relação ao poder legislativo é um mendigo. É só comparar os valores que recebem os membros do judiciário com o que recebe os deputados e senadores no ano. O judiciário se aposentam com 70 anos e já vai passar para 75 anos. Os deputados e senadores, a grande maioria atuante no Brasil, já aposentaram com apenas 8 anos de mandato recebendo INTEGRAL e continuam na ativa recebendo dobrado e INTEGRAL. Enquanto o restante e miserável povo brasileiro que pagam essa fortuna a esses ladrões, só podem aposentar depois de 35 anos de serviço, a maioria com 1 salário mínimo, tendo que continuar trabalhando e mendigando, porque não podem comprar nem um remédio. Pergunto: você amigo já tinha observado isso. Aumentar os aposentados em 5 a 10 %, acabar com a imoralidade do fator previdenciário, nem pensar para não quebrar o país… Mas os polpudos salários deles, legislando em causa própria, eles aumentam em mais de 20% na calada da noite, quebram o país e o povo todo que paga essa imoralidade, e ninguém faz nada.

  52. Roberto Diniz says:

    Um dia chegaremos a essa evolução, acho que vai demorar uns 50 anos, por enquanto temos que aguentar mafiosos e bandidos disfarçados de juízes,promotores e políticos esses q estão não são brasileiros são um bando de traidores que se estivessem em um país sério já estariam presos e condenados.

  53. Joao Guedes says:

    Empregados do governo, não tem patrão.
    Eles mesmo definem salários, e atribuições; fazem o que quer e não pode ser demitidos. Por isso sou a favor da iniciativa privada e políticos têm que ter compromissos

  54. Mauricio Fiaschetti says:

    Brasil jamais conseguirá ser comparado com alguns países de primeiro mundo, principalmente os europeus. O problema é que os habitantes de terceiro mundo estão invadindo a Europa e Estados Unidos, e logo aqueles lugares estarão com sérios problemas.

  55. Wagner da Silva says:

    Explicando o pq da ABSURDA diferença entre lá e cá: A Suécia é um País, enquanto o Brasil é apenas um GUETO, onde o povo, de modo geral, se acha esperto, mas vota em corruptos para representar-los e depois ainda se faz de vítima e como todos os corruptos que se prezam, jura inocência 😉 :-p (y) .

  56. Ary Magalhães says:

    A cultura é diferente, aqui acha-se que é uma carga muito grande um juiz fazer seu trabalho, e por isso merece compensação financeira. Culpa de quem faz as leis e culp de quem permite e culpa de quem aceita.

  57. Edelson Fernandes Deuinho says:

    Cara, o poder judiciário em relação ao poder legislativo é um mendigo. É só comparar os valores que recebem os membros do judiciário com o que recebe os deputados e senadores no ano. O judiciário se aposentam com 70 anos e já vai passar para 75 anos. Os deputados e senadores, a grande maioria atuante no Brasil, já aposentaram com apenas 8 anos de mandato recebendo INTEGRAL e continuam na ativa recebendo dobrado e INTEGRAL. Enquanto o restante e miserável povo brasileiro que pagam essa fortuna a esses ladrões, só podem aposentar depois de 35 anos de serviço, a maioria com 1 salário mínimo, tendo que continuar trabalhando e mendigando, porque não podem comprar nem um remédio. Pergunto: você amigo já tinha observado isso. Aumentar os aposentados em 5 a 10 %, acabar com a imoralidade do fator previdenciário, nem pensar para não quebrar o país… Mas os polpudos salários deles, legislando em causa própria, eles aumentam em mais de 20% na calada da noite, quebram o país e o povo todo que paga essa imoralidade, e ninguém faz nada.
    Comentário de Arthur H V. Costa Pinto.

  58. Ednei Rengel says:

    Brasil até ano 1.500, populado por indígenas em precário estágio de desenvolvimento científico. Pensadores como Platão/ Sócrates Europa ano 400. Diferença 1.100 anos. É o tempo, na minha visão otimista, para chegarmos lá. Simples assim!

  59. Marcos Neves says:

    Gente um dia eles começaram! Isso vem de um grande investimento na educação, se começarmos, um dia chegaremos lá, primeiro nesse regime Republicano, onde os políticos não tem compromisso com a educação, nunca mudaremos, o regime fala por si só.

  60. João Sidney Pontes says:

    Protocolado pedidos de cassação do #pt
    Intervenção constitucional militar protocolado também em órgão da #ONU
    FOI PROTOCOLADO NO STF O PEDIDO DE INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR NO GOVERNO DO BRASIL
    Para deixar de ser manipulado(a) faça pesquisa no pai dos burros(as) o #google
    Temos a #lconstituição a nosso favor,conclave de whashington,a questão da ameaça a soberania nacional,fraude nas eleições,o negócio é fazer a intervenção constitucional militar já!
    Com ou sem #impeachment,a intervenção constitucional militar vai acontecer,por isto escolha agora em que lado está,se do brasil ou dos #comunistas..
    VAMOS FORTALECER O GRUPO E AÇÕES,VEM PRA CÁ!
    https://www.facebook.com/groups/naovouentregarobrasildebandeja/%5D
    O #pt será extinto,quando o #povo for para as ruas com faixas e cartazes aos milhóes e pedirem a intervenção constitucional

  61. Moisés Gerbase says:

    No Brasil, por ser uma república, não tem como aplicar, prq os políticos controlam o sistema. Na Suécia funciona 100% prq o sistema é monarquia constitucional parlamentarista, assim como todas as 48 países monárquicas. Se lutarmos para recuperar o Império do Brasil, o nosso, meu e seu, com ctz, o Brasil funcionará até melhor q a Suécia.

  62. Alberto Cavalcanti says:

    Este é um exemplo de cidadania a ser seguido por todos, inclusive pelos magistrados, posto que esses benefícios carecem de suporte moral, principalmente em face das circunstâncias do Brasil, um país pobre e em crise.

  63. Fabia Britez says:

    Evangelista Luis Carlos Andrade….realmente não sei o salário de um magistrado da Suécia. Se puder compartilhar conosco. Sei que o brasileiro recebe de subsídio mais de 24 mil, além de auxílio moradia 4500, eu acho é mais gratificação por substituição. Curiosa saber o da Suécia.

  64. Neldi Figueiredo says:

    Parabéns Wagner da Silva: ” Explicando o pq da ABSURDA diferença entre lá e cá: A Suécia é um País, enquanto o Brasil é apenas um GUETO, onde o povo, de modo geral, se acha esperto, mas vota em corruptos para representar-los e depois ainda se faz de vítima e como todos os corruptos que se prezam, jura inocência 😉 :-p (y) .”.

  65. Francisco Nogueira says:

    Depois, com que moral os caras querem ”processar e julgar” os outro imorais. O sujo cuidando do mal lavado. Talvez seja por isso que no Brasil as leis sejam aplicadas com tanta benevolência e, pouco, cumpram suas penas efetivamente.

  66. Joney Ricardo says:

    É fácil fazer comparações entre um país que segundo a história já era povoado na idade da pedra e outro que só tem 500 anos, uma nação é formada pela cultura e educação adquirido no seu tempo de vida, precisamos evoluir na cultura e educação para nos comparamos com países nórdicos; reclamamos do nosso país, mas se precisarmos furar a fila de um banco, colocar um gato na energia, não respeitar os idosos, não dar preferência no trânsito e pequenas delitos que achamos natural o fazemos. O país são as pessoas.

  67. Wanderley Cairo says:

    Aqui no Brasil, nas discussões, são sempre citados os bons exemplos das Leis de outros países, entretanto não avançamos na mordenidade e nos bons exemplos das Leis, exatamente, por contrariar interesses de forças políticas e empresas. Vejam que recentemente o Judiciário e o Legislativo trouxeram mais uma proposta de benefícios para eles. Gostaria de ver os manifestantes pelo impeachment ir pra ruas cobrando do Judiciário, deputados, senadores, MPF e Mídia, uma atuação séria nos encaminhamentos das Leis, processos, e da informação/comunicação ao povo.

  68. Luiz Cavalcante says:

    Como os valores estão invertidos, não custa perguntar: “Que país é esse?” (é lógico que me refiro ao país escandinavo…)

  69. Julio Cezar Orrico says:

    O Brasil tem senhores de escravos. ve coronéis ainda tem este ranso um juiz ganhavum bom salario sim justo mas ter mordomia com dinheiro do povo já devia parti deles mudar isto mas se acha que vão querer mudar rss

  70. Paulo Martins says:

    LÁ É UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO. AQUI O PT E SEUS ALIADOS ESTÃO NOS CONDUZINDO A SER UM PAÍS DE MERDA, DE CORRUPÇÃO , DE INSEGURANÇA, UM PAÍS TÃO MERDA QUE EM BREVE PODEREMOS ESCOLHER MORAR AQUI OU NA ÁFRICA QUE NÃO FARÁ DIFERENÇA.

  71. Eliana Maria Vinhaes says:

    Pelo complexo de vira latas, tudo que é bom está lá fora. A Europa e EUA não têm nenhuma ética ou educação com os países da periferia do capital. Fazem da África , Ásia e America seu quintal.
    Roubaram, saquearam e vendem armas para alimentar sua indústria bélica. Sem nenhuma ética.
    Por outro lado a Siecia é uma titica fe tamanho
    O Brasil é rico e vasto, mas tem problemas inerentes ao seu tamanho.
    Vamos parar de comparar alhos com bugalhos?
    Agora, sou totalmente contra mordomias. Esse parlamentares precisam aprender que dinheiro público não é privado. Precisam de boas lições e contenção de gastos.

  72. Max May says:

    Aonde está a OAB!?
    A OAB dos que entendem que entre ser feliz e ter razão e fazem a felicidade prevalecer é a OAB dos que acreditam que o negócio é levar vantagem,dos que acreditam que o bem pessoal está acima do bem comum! OAB dos que não possuem pudor em aceitar que os fins justificam os meios e que a exemplo do atual presidente e vice presidente da OAB,emitem uma nota de endosso a atitude do Sr Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso,que em reuniões secretas com advogados de empreiteiras corruptoras promove advocacia administrativa.”O importante é levar vantagem ,certo?”A lei do Gerson nunca esteve tão presente. Esta não é a OAB !
    Advogados que se deixam conduzir? ! Esta não é a OAB!
    Receio que pior que o aparelhamento ,foi a degradação de valores da sociedade brasileira,e a OAB não se preservou.A revolta contra a razão,contra o juízo crítico ,na sua forma mais dissimulada é a indiferença.
    Agir com autonomia é agir de acordo com uma lei que imponho a min mesmo! A esta servidão voluntária que sustenta este castelo de poder que promove o aparelhamento do estado,se alimenta do comodismo de ser menor,Isto é abrir mão da liberdade ,da autonomia, é a opção da heteronomia, a servidão consentida.Podemos então considerar seriamente a liberdade.
    Desconstruir a identidade moral de uma nação é crime?A banalização do mal é o que está sendo impregnado no psicossocial do povo brasileiro quando constata a impunidade contumaz aos corruptos e prevaricadores .
    Urge a sociedade civil organizada e sobretudo a OAB,historicamente comprometida com a defesa da cidadania e da ética no Brasil,se pronunciar e pressionar para que o aparelhamento do judiciário não garanta a impunidade dos envolvidos.Cabe salientar que mais do que promover a educação da sociedade ,se trata de preservar a instituição República ,antes que a prática de achincalhar a justiça com a impunidade contumaz crie no psicossocial da nação o mal banalizado e comprometa a sobrevivência com dignidade que o povo brasileiro merece.
    Que o judiciário cumpra o seu papel e resgate o futuro do país !
    Se concorda compartilhe !
    .

    • Sidiomar Santos says:

      …exatamente! E isso oque me deixa mais irritado!
      Não é o fato de juízes, políticos e afins, beneficiarem a si mesmos, mas a passividade de um povo que não reage e sempre se mantem domesticado como um cão sarnento.