Toffoli: Gilmar tem 'todo o tempo' para refletir sobre financiamento de campanha

Claudia Wallin
De Estocolmo para o Diário do Centro do Mundo
Jaz há dez meses na mesa de trabalho do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o processo da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.650, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o fim de proibir as doações de empresas a campanhas políticas. E ainda não se vislumbra no horizonte uma data para que o ministro devolva o processo para a retomada do julgamento no plenário do STF, onde a maioria dos integrantes chegou a votar a favor da ação em abril de 2014.
“Isso é um tempo que depende dele (Gilmar Mendes)”, disse nesta segunda-feira na capital sueca o presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo, José Antônio Dias Toffoli.
“O ministro Gilmar Mendes tem uma posição, já publicamente declarada, de que proibir as empresas de participar com doações a campanhas eleitorais poderia criar uma situação de caixa dois de campanha. Ele tem uma outra visão, ele pensa que é necessário colocar alguns limites, e está preparando seu voto”, acrescentou.
O julgamento entrou em estado de paralisia desde que o ministro Gilmar Mendes pediu vistas do processo – e o fato de o regimento interno do Supremo Tribunal estipular um prazo de 30 dias para a devolução do processo é uma regra que parece primar pela flexibilidade.
“Sim, o regimento interno fala de 30 dias. Mas como nós temos muitos casos para julgar, isso acaba sendo apenas um objetivo. Não há uma obrigação de cumprir este prazo”, afirmou Dias Toffoli, após realizar conferência sobre o sistema eleitoral brasileiro no Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (International IDEA), sediado em Estocolmo.
Mas dez meses não seria tempo suficiente para refletir?
“Ele (Gilmar Mendes) tem todo o tempo para pensar e refletir”, disse o presidente do TSE.
Na visão de Dias Toffoli, a discussão da Ação 4.650 deve ser feita com calma:
“Embora eu já tenha votado a favor da proposta, penso que não adianta também o Judiciário tomar uma decisão para em seguida o sistema político reagir. Como já ocorreu, por exemplo, em 2002, quando o TSE estabeleceu a necessidade de as coligações partidárias locais corresponderem à coligação nacional. O que aconteceu então foi que o Congresso Nacional editou uma emenda constitucional, permitindo a plena liberdade de coligação. Essa reação, entre outras razões, criou a situação que nós vimos nas eleições de 2014, com 28 partidos representados no Congresso Nacional. Ou seja, a reação política acabou gerando uma situação muito mais difícil e complexa. Portanto, penso que o melhor caminho é uma discussão conjunta com o Parlamento, para que possamos criar uma solução mais perene para esse grande problema.”
O ministro destacou, porém, que vê o financiamento empresarial das campanhas eleitorais como um “grande problema”. Nas eleições de 2014, segundo ele, 95% dos gastos de campanha dos 12 candidatos à presidência da República foram financiados por empresas privadas.
“Nas eleições gerais como um todo, como não existe um teto para os gastos, as empresas financiaram mais de 90% das campanhas. Só 2% foram bancados por pessoas físicas, e 3% pelo Fundo Partidário (repassado aos partidos políticos pela União)”, destacou Dias Toffoli.
A uma seleta platéia formada por diplomatas, juízes e acadêmicos reunidos na sede do International IDEA, Dias Toffoli explicitou sua oposição ao financiamento empresarial de campanhas políticas:
“Empresas não votam. Quem vota é o povo. Mas quando a democracia vence, o capital tenta capturar a democracia através do dinheiro. Este é um problema que existe em todo o mundo”, disse o ministro.
Ele destacou em seguida a fragmentação do sistema político brasileiro. “Dos 32 partidos políticos brasileiros, apenas quatro não têm representação no Congresso. Vocês podem imaginar que não é fácil ser presidente da República no Brasil”, comentou, provocando risos na audiência.
Ao final da conferência, o presidente do TSE esquivou-se de comentar as críticas feitas no dia 14 de fevereiro pelo ex-presidente do STF Joaquim Barbosa ao ministro da Justiça, pelo fato de José Eduardo Cardozo ter se reunido com advogados das empreiteiras investigadas pela Operação Lava-Jato.
“Não leio jornal no carnaval”, sorriu o ministro.
Pelo Twitter, relembro, Joaquim Barbosa escreveu: “Nós, brasileiros honestos, temos o direito e o dever de exigir que a Presidente Dilma demita imediatamente o Ministro da Justiça.
“Eu não vou comentar isso”, rebateu Dias Toffoli.
Claudia Wallin, jornalista brasileira radicada na Suécia, é autora de Um país sem excelências e mordomias.
(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).
Claudia Wallin
Sobre o Autor
A jornalista brasileira Claudia Wallin, radicada em Estocolmo, é autora do livro Um país sem excelências e mordomias.

597 thoughts on “Toffoli: Gilmar tem 'todo o tempo' para refletir sobre financiamento de campanha

  1. Pingback: » Toffoli: Gilmar tem ‘todo o tempo...

    • Job Diogenes Ribeiro Borges says:

      Favorecimento? Favorecimento teve e tem o PSDB. A própria ação penal 470, foi dividida em duas pelo STF, pra livrar o PSDB. O Gilmar Mendes, ficou conhecido ate na Inglaterra, como engavetador geral da república. Quando foi procurador geral da república no governo FHC, depois antes de sair FHC o fez ministro do supremo. A lista de barbatidades que ele e o irmão fazem é imensa. Mas, como as pessoas tem como única fonte de informação a Globo e Veja. Não é de se esperar muito senso crítico. Ter senso crítico da trabalho, necessita pesquisar, pensar. É muito mais fácil acreditar na TV.

  2. Angela Alem says:

    O que eles têm a ganhar $$$$$…, aprovando este processo??? E o qto eles têm a ganhar $$$$$$$$$$$$$$$$…, “enrolando” o processo pra NÃO SER VOTADO??? SIMPLES ASSIM, “MEU CARO WATSON” !!!!! Alguém tem alguma dúvida sobre o que tem ‘por trás’ dessa enrolação toda????

    • Job Diogenes Ribeiro Borges says:

      Risos, não confunda não sair denúncias na TV, e não existência de corrupção. A rede Globo foi criada com dinheiro de fora em 1964, pra exatamente esconder do povo como as coisas são. E mais, se tiver um mínimo de paciência pra pesquisar, vai ver que todos os esquemas envolvem grupos de poder quem vem desde antes da era militar e estão ate hoje.

  3. Job Diogenes Ribeiro Borges says:

    Eleições precisam de mídia, a menos que você seja famoso ou amigo da mídia, Vai precisar de dinheiro. Eleições não passam de um processo de mídia, por isso só a proibição de financiamento de empresas, não é suficiente, é preciso democratização da mídia,, voto distrital, etc.

  4. Cesar Caldas Julio says:

    embora o financiamento privado, como é hoje, beneficie mais os partidos de direita (o que, acredito, interesse mais ao cidadão Gilmar Mendes), sua atitude e a demora talvez esteja aguardando uma decisão do Legislativo, a quem cabe definir o processo político, legislando através de uma reforma política. Talvez seja uma questão de não invadir competências de outros poderes. É fato que o financiamento público de campanhas beneficiaria todos os partidos, especialmente os que não podem competir com partidos cujos financiadores atuais são, notadamente, de direita.

  5. Anelito Lelis Minari says:

    Esse Gilmar Mendes, QUE FOI ACUSADO PELO Joaquim Barbosa, de manter JAGUNÇOS em suas fazendas no Para, faz tudo para beneficiar o PSDB, esse cara tinha que aposentar urgente. E ainda teriamos que sustentar esse infeliz pro resto da vida !!.

  6. João Moraes says:

    São colegad. Natural a declaração. Que nem era necessária porque ele tem mesmo prazo largo. Agora, eu não sou colega de ninguém e posso dizer: nojo disso. Se ele tivesse votado em Abril valeria já no ano passado. O que pensar disso?

  7. Audinei Lopes Bonfanti says:

    Ato de mensaleiros e petroleiros, toda corja de condenados reunida. Depenaram a Petrobras e agora vão querer defende-la? Investigar o governo de FHC mostra a incompetência do PT que não fiscalizou no tempo certo, sendo omisso e negligente, foi fraco como oposição ou cúmplice? Prevaricaram.

  8. eres crispim says:

    é bem simples de resolver o problema, basta existir apenas dois partidos políticos, não é necessário ter 28 ou 30 partidos, e a campanha eleitoral ser custeada com o dinheiro público, eles não resolvem porque não querem.

  9. Oliveira Carneiro says:

    Brincadeira, que poder judiciário é esse, não dá exemplo de seriedade para a população, ficam engavetando processo por interesse de alguns corruptos em detrimento do bem dá população. Todo mundo sabe que a corrupção está aí. Nenhum empresário faz doação de campanha pelos olhos verdes dos candidatos, tudo é feito visando o retorno, futuro, pago com dinheiro nosso. Gilmar, por favor, seja homem.

  10. Carlos Rempto says:

    Deixem de ser tolos. Porque alguém acredita que o Partido que mais praticou caixa dois (até confessou achando que é um crime simples), que inclusive foi processado por isso, enfim, o partido que tem a “expertise” na área vai querer acabar com as doações legais de empresas (e permitir a doação de empresas públicas e sindicatos – sim, isto está na proposta lulista)?
    É o mesmo que proibir a compra legal de armas por cidadãos de bem. Se a justiça não consegue acabar com as doações ilegais, porque acabar com as legais? Se querem moralizar, aumentem a pena para caixa 2 para 25 anos de cadeia além da extinção do partido e a coisa vai ficar ‘menos pior’

  11. Paulo Renato Brod Nogueira says:

    Isso é um deboche ao Regimento Interno do STF, e um deboche à democracia. Obstrução EXPLÍCITA da justiça, eis que o processo já está decidido por 6 x 1, tipifica ação ilegal dolosa, suficiente para fundamentar o IMPEACHMANT de um Ministro do STF. Porque a autora da ADIN permanece inerte??? Porque o governo e sua bancada não falam sobre o tema???

  12. Moema Carneiro says:

    “Todo o tempo”, o ás das mutretas e fraudes eleitorais, Toffoli, quis claramente induzir a que o processo sobre o qual sentou Gilmar Mendes, é mesmo pra ficar nessa condição: “abafado”, ad eternum!!!…

  13. José Augusto Simões Vieira says:

    Será mesmo que ele devolverá, algum dia? Nada obriga. Não há punição. O ministro “pediu vista” para evitar que o financiamento privado acabe. Ele é contra. Se o delito não é punido então pode ser cometido sem receio. Gilmar Mendes usa isso para defender seu grupo político. Há, decerto, má-fé e más intenções.

  14. Carlos Eduardo Seixas says:

    Gente, o problema não é a doação de pessoas físicas e/empresas de forma transparente e legal. O problema é com a doação ilegal e esta continuará existindo, principalmente para o partido dono do poder. Não vamos esquecer que votamos no PT para resolver estas situações e olhe no que deu.

  15. Carlos Eduardo Seixas says:

    Gente, o problema não é a doação de pessoas físicas e/empresas de forma transparente e legal. O problema é com a doação ilegal e esta continuará existindo, principalmente para o partido dono do poder. Não vamos esquecer que votamos no PT para resolver estas situações e olhe no que deu.

  16. Lucas Emmanuel Teixeira says:

    Gilmar Dantas (Gilmar Mendes), “A Pessoa” (FHC), tiveram emails interceptados pela PF na investigação Satiagraha, o que aconteceu quando chegou a esse ponto? O delegado da PF foi afastado para “curso de reciclagem ” e Gilmar Mendes STF considerou a investigação ilegal por ter vazado para a imprensa.

  17. Fernando Posterari says:

    Que camaradagem uns com os outros no poder, mas com o povo… também tem a lei inconstitucional que isenta de licitações as contratações da Petrobrás, desde a época do FHC. É uma festa de compadres nos três poderes.

  18. Célia Malheiro says:

    Os financiamentos de campanha política, por empresas, devem ser extirpados, proibidos, já que são uma porta aberta à corrupção. Não passam de troca de favores que atropelam as contas públicas, endividam o país e impedem o seu crescimento. Os políticos devem procurar meios lícitos, menos ostentosos de fazer as suas campanhas. As redes sociais, hoje em dia, abrangem todo o território nacional e até internacional; poderia perfeitamente ser usado para esse fim. O Brasil merece ter políticos responsáveis dos quais possa se orgulhar.

  19. Marcos Alves says:

    Povo passivo demais. Por isso que esses ‘senhores do Poder’ fazem o que querem, quando querem e aonde querem. Penso que do ponto onde estamos será para pior, até porque o STF é todo comprometido.

  20. Aurélio Laborda Neto says:

    Acordem, o que o STF está fazendo cria mais uma despesa para o erário. E, cambada vermelha, quem tem a competência Constitucional de LEGISLAR sobre, com certeza não é o Judiciário. Vocês não acham que já pagamos demais para não termos nada? NÃO AO FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA!!!!!!

  21. Mauro Nascimento says:

    O STF tem que tomar uma decisão a luz da Constituição . O que o Congresso vai fazer é problema dele e dos eleitores que elegeram os seus membros.
    O único jeito para a democracia funcionar é : O judiciário julga. Os políticos fazem política.

  22. Ana Sartori says:

    É muito bonito um juiz da Suprema Corte “amorcegar ” decisões importantes, para beneficiar A ou B, até caducarem os prazos. Esta atitude morosa da justiça brasileira é que gerou este estado de coisas no Brasil, pois to o mundo sabe, que pode fazer o que fizerem, a justiça não vai julgar nada, processos engavetados por 10 anos ou mais. Isto gera a certeza que nada vai lhe acontecer.

  23. Lili Batisa says:

    Esse dupla estão atuando conjuntamente a favor de Eduardo Cunha para dar tempo de aprovar projeto na Câmara para financiamento privado de campanha: Eduardo Cunha é o. Deputado que mais recebeu dinheiro de empresas privadas, inclusive das envolvidas na operação Golpe a Jato!

  24. Jose Gabriel Santos says:

    Lembro uma determinada vez um grande juiz carioca ao ser guindado à desembargador prometer que não abusaria de “prazo impróprio”. Todos eles porém nunca ouviram falar da duração razoável do processo.
    “Para o juiz que preside o processo, a legislação até estabelece alguns prazos, mas por serem impróprios, a sua inobservância, via de regra, não acarreta nenhum efeito processual[vi]. É o que confirma Humberto Theodoro Júnior:
    No sistema legal vigente, há prazos não apenas para as partes, mas também para os juízes e seus auxiliares. O efeito da preclusão, todavia, só atinge as faculdades processuais das partes e intervenientes. Daí a denominação de prazos próprios para os fixados às partes, e de prazos impróprios aos dos órgãos judiciários, já que da inobservância destes não decorre consequência ou efeito processual.[vii]”
    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/26231/o-tempo-do-processo-e-o-prazo-do-juiz#ixzz3SidEikLU

  25. Ivanil Ribeiro da Silva says:

    Ele GILMAR não tem o direito de continuar enganando o povo brasileiro e manipulando a entrega de seu parecer . Ele está é abusando de sua autoridade como já fez em outras vezes ( lembram-se do caso Daniel Dantas ) Dá nojo.Para ele alguns brasileiros são mais iguais .

  26. Leka Coreia says:

    Eu como todo brasileiro estamos decepcionado com essa classe política, pra ser sincero eu acho que esse pais só terá futuro se povo brasileiro saírem pras ruas e exigem mudança nessas leis , pois nós deveria copiá paises como , Suécia e EUA , e outros e outros que qualquer político que desviá verbas públicas e julgado e preso , e perdem o direito de vez de se candidata a qualquer cargo político. Vamos povão precisamos ir as ruas exige mudanças de verdade. Vamossssssss brasileiro lutar pelo o nosso país..

  27. Luis Carlos Casellatto says:

    Vagabundos, venais. O que se pode esperar de um judiciário que leva mais de vinte anos para julgar um processo cível. Esse “poder” será o responsável pela implantação de nova ditadura militar nesse país. Impossível conviver com tantos desmandos.

  28. Walter M. da Silva Jr. says:

    Vem para Rede vocês também . Se houver interesse de ajudarem apoiando a obtenção do registro legal do PARTIDO REDE SUSTENTABILIDADE entrem em contato comigo . NÃO É FILIAÇÃO PARTIDÁRIA e sim apoio ao registro que nos foi NEGADO pelos dépotas de PLANTÃO no ano passado …

  29. Sergio Arruda says:

    Mas…vá pensar devagar em outra freguesia. Dez meses para “pensar”deve ter cérebro tartaruguês. Se cada pensador do STF fizer suas funções nesse ritmo só usarão suas cabeças uma única vez em cada nomeação. O nome disso em nosso vernáculo é prevaricação. E das grossas já que tem cara e cheiro de ação politico/partidaria.

  30. Jorge Baia says:

    Claudia, a falácia da limitação do financiamento de campanha. Levantamento feito pelo GLOBO dimensiona o peso descomunal da contribuição de empresas para as campanhas eleitoras. Considerando que a proibição do financiamento de pessoas jurídicas a políticos e partidos, decidida mais ainda não proclamada pelo Supremo, só entre em vigor no próximo pleito, o municipal de 2016, empresas, com destaque para grandes empreiteiras, forão a fonte de mais de 70% do dinheiro gasto na campanha deste ano. Pelo menos, foi esta a estrutura de arrecadação de 2010. É muito dinheiro. Os três principais concorrentes na luta pelo planalto – PT, PSDB e PSB – calcularam um gasto total, este ano, de meio bilhão de reais, aproximadamente o dobro da despesa em 2010. Artigo do economista Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas, informa que, nos últimos quatro anos, a política movimentou R$ 9,5 bilhões, de forma legal, no “caixa 1 “. Mais que os R$ 8,1 bilhões orçados para as 45 obras de mobilidade urbana previstas pelo projeto da Copa, compara Castello Branco. O economista cita o Instituto Kellog como fonte do cálculo de que, em geral, cada R$ 1 gasto por empresas em campanhas eleitorais rende R$ 8,50 em contratos com o poder público. Talvez só o tráfico de drogas consiga competir com esta taxa de lucro. Diante de tudo isso, a mais sensata conclusão é que se trata de medida ilusória a supressão legal das pessoas jurídicas do financiamento de campanhas. Seu peso é tão grande nas finanças da política que elas continuarão a fazer este “investimento” por meio de “caixa 2”, como era no passado. Sem qualquer constrangimento de lado a lado, políticos e financiadores. A proibição baixada pelo STF, inspira discursos de saudação do retorno à moralidade – e tudo continuará na mesma. Uma “aplicação” tão rentável como esta estimulada a que fornecedores clássicos de bens e serviços a governos continuem a bancar candidatos e partidos, só que por baixo do pano. Cassada a permissão a que pessoas jurídicas contribuam para a política, concedida em nome da transparência, volta-se à obscuridade do passado. Seria melhor aumentar a transparência e dar mais poderes à justiça e Ministério Público eleitorais para punir abusos. O financiamento público total se encaixa à perfeição ao voto em lista fechada – pois passa a ser possível quantificar com exatidão o número de candidatos -. Trata-se de uma antirreforma política. O fato (no Rio de Janeiro) fica caracterizado, com matéria jornalística de 19/08, Jornal Extra: Doadores de Pezão foram beneficiados pelo governo. Oito de dez financiadores do PMDB têm contratos de R$ 5,4 bilhões com o estado.
    Então, nada muda.

  31. Norma Holtzer Rodrigues says:

    A proibicao de doacoes de empresas a campamhas politicas so vai motivar que sejam feitas de forma clandestina tornando-as impossiveis de rastrear . E tudo o que os petralhas desejam , dai o interesse do “grande” ministro , advogado do Pt , Toffoli

  32. Nadir Maria says:

    E esse Tofolli? Sai do corporativo e entra na cidadania!
    Desrespeito Gimar Mendes. Desapega do financiamento empresarial ou acha que ainda cabe nais corrupção?

  33. Ary Vanazzi says:

    Depois este juiz demagogo fala do alto do seu pedestal que wuer combater a corrupção. Tenha paciência. É nos atos nas ações e decisões que se conhece a verdadeira personalidade e seu lado. Qual é seu interesse de estar sentado encima deste processo?

  34. Bitler Paulo says:

    Não deveria, visto a importancia enorme do assunto, já teve tempo demais. Acho que essa proteção entre seus pares é que agrava o problema da democracia e da corrupção no Brasil, a Justiça tinha que estar junto do país dos anseios da nação e não ficar protelando e ajudando a um de seus pares , claramente atrasar a votação , precisaria de mais quanto tempo para avaliar um assunto tão simples e direto? Tenha paciência…

  35. Gerson Lima says:

    Pessoal, não vamos atrapalhar a reflexão do Ministro. Deve estar muito ocupado, e preocupado com coisas mais importantes. O que interessa a população, essa questão das doações?. Esse não é um pais sério. Depois que o EX conclamou seu grupo de ataque (Rebeldes) a lutar, literalmente a favor da Presidanta, o que dizer?

  36. Cristina Macedo says:

    Na minha humilde opinião…qualquer funcionário público deveria ser obrigado a prestar os serviços para os quais foi designado.. A omissão é um deserviço.. principalmente quando esse ato prejudica ainda mais, nós brasileiros.. que não aguenta mais tanta mentira..abuso de poder e desvios do dinheiro que ralamos pra pagar.
    Que moral se tem???

  37. Celso Balloti says:

    Pois é Gilmar Mendes se senta em cima de um processo cuja votação está decidida e impede que a decisão surta efeito, mas os ministros só se lembram de cobrar a Dilma para cobrir a vaga de Joaquim Barbosa. Supremo bom no Brasil, só mesmo o de frango.

  38. gamefly free trial says:

    Hi there just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your post seem to be running off the screen in Chrome.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The design and style look great though! Hope you get the issue fixed soon. Kudos

  39. gamefly free trial says:

    Whats up very cool web site!! Man .. Beautiful ..
    Superb .. I’ll bookmark your web site and take
    the feeds additionally? I’m satisfied to seek out so many useful
    info right here in the put up, we need work out more strategies
    in this regard, thanks for sharing. . . . .
    .

  40. gamefly free trial says:

    Its such as you read my mind! You seem to grasp a lot approximately this,
    like you wrote the guide in it or something.
    I think that you just can do with a few p.c. to pressure the message house a little bit, however other than that, that is fantastic blog.
    An excellent read. I’ll certainly be back.

  41. gamefly free trial says:

    Thank you for some other informative site.
    Where else may just I am getting that kind of info written in such an ideal means?
    I’ve a mission that I am just now working on, and I’ve been on the glance out for such information.

  42. gamefly free trial says:

    I was very pleased to discover this website.
    I wanted to thank you for ones time for this particularly
    wonderful read!! I definitely enjoyed every bit of it
    and i also have you bookmarked to check out new stuff in your site.

  43. gamefly free trial says:

    I think this is among the most important information for me.
    And i am glad reading your article. But wanna remark on some general things, The website
    style is perfect, the articles is really excellent : D.
    Good job, cheers

  44. gamefly free trial says:

    I just like the helpful information you supply in your articles.
    I’ll bookmark your blog and check once more here frequently.
    I’m slightly sure I will learn many new stuff right right here!
    Good luck for the following!

  45. gamefly free trial says:

    Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I’ve truly enjoyed surfing around your blog posts.
    After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write again very soon!

  46. plenty of fish dating site says:

    Hi there! This article could not be written much better! Going through
    this post reminds me of my previous roommate!
    He constantly kept preaching about this. I’ll forward this post to him.
    Fairly certain he’ll have a great read. I appreciate
    you for sharing!

  47. natalielise says:

    Hello! Would you mind if I share your blog with my
    myspace group? There’s a lot of people that I think would really enjoy your content.
    Please let me know. Cheers natalielise pof

  48. plenty of fish dating site says:

    hey there and thank you for your info – I have definitely picked up something new
    from right here. I did however expertise several technical points
    using this website, since I experienced to reload the site
    lots of times previous to I could get it to load
    correctly. I had been wondering if your web host is
    OK? Not that I’m complaining, but slow loading instances
    times will very frequently affect your placement in google and can damage your quality score if advertising and
    marketing with Adwords. Anyway I’m adding this RSS to my e-mail and can look
    out for much more of your respective interesting content.
    Make sure you update this again soon.

  49. Pingback: Google

  50. quest bars cheap says:

    Excellent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just extremely great.
    I actually like what you’ve obtained here, certainly like what
    you are stating and the way in which wherein you are saying it.
    You make it entertaining and you still take care of to stay it smart.
    I can’t wait to read much more from you.
    That is really a wonderful web site.

  51. Stewart Skinner says:

    Oh my goodness! Awesome article dude! Thank you so much, However I am experiencing problems with your RSS. I don’t understand the reason why I am unable to subscribe to it. Is there anybody having identical RSS problems? Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!

  52. Peter Duncan says:

    I am really enjoying the theme/design of your website. Do you ever run into any internet browser compatibility problems? A small number of my blog audience have complained about my site not working correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any solutions to help fix this issue?

  53. Nicola Hamilton says:

    Appreciating the hard work you put into your blog and in depth information you offer. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed information. Fantastic read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  54. Joe Mills says:

    Thanks for your concepts. One thing I have noticed is always that banks and financial institutions know the dimensions and spending behaviors of consumers and as well understand that most people max out and about their own credit cards around the vacations. They properly take advantage of this specific fact and then start flooding the inbox along with snail-mail box using hundreds of 0 APR credit cards offers soon after the holiday season closes. Knowing that if you are like 98 in the American community, you’ll rush at the chance to consolidate credit card debt and transfer balances to 0 apr interest rates credit cards.

  55. minecraft games says:

    Have you ever considered creating an e-book or guest authoring on other blogs?
    I have a blog centered on the same topics you discuss and
    would really like to have you share some stories/information. I know my subscribers would value your work.
    If you’re even remotely interested, feel free to send me an e-mail.

  56. Pingback: Google

  57. coconut says:

    This is very interesting, You’re a very skilled blogger.
    I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your great post.
    Also, I’ve shared your site in my social networks!

  58. coconut oil says:

    Thank you a bunch for sharing this with all folks you
    actually know what you are talking approximately!
    Bookmarked. Kindly additionally seek advice from my site =).
    We can have a link alternate contract among us

  59. Eric Chapman says:

    Something else is that when evaluating a good on the web electronics retail outlet, look for online shops that are consistently updated, keeping up-to-date with the hottest products, the most beneficial deals, and also helpful information on product or service. This will make sure that you are doing business with a shop which stays atop the competition and provide you things to make educated, well-informed electronics buying. Thanks for the essential tips I’ve learned through the blog.

  60. plenty of fish dating site says:

    My partner and I absolutely love your blog and find nearly all
    of your post’s to be precisely what I’m looking for. can you offer guest writers
    to write content to suit your needs? I wouldn’t mind writing
    a post or elaborating on a few of the subjects you write in relation to here.
    Again, awesome blog!

  61. plenty of fish dating site says:

    Hi there I am so happy I found your weblog,
    I really found you by error, while I was searching on Google for something else, Regardless
    I am here now and would just like to say many thanks for
    a remarkable post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t
    have time to read through it all at the moment
    but I have bookmarked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a
    lot more, Please do keep up the excellent jo.

  62. the coconut oil says:

    When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox
    and now each time a comment is added I get four e-mails
    with the same comment. Is there any way you can remove
    me from that service? Thank you!

  63. our coconut oil says:

    Hi! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website?
    I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had problems with hackers
    and I’m looking at alternatives for another platform. I
    would be awesome if you could point me in the direction of
    a good platform.

  64. for coconut oil says:

    Hey would you mind stating which blog platform you’re working
    with? I’m planning to start my own blog soon but I’m having a difficult time making a
    decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

  65. tinyurl.com says:

    Having read this I thought it was extremely informative.
    I appreciate you taking the time and effort to put this short article together.
    I once again find myself spending a significant amount of time both reading and posting comments.
    But so what, it was still worthwhile!

  66. tinyurl.com says:

    Hey! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.
    Is it hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast.
    I’m thinking about setting up my own but I’m not
    sure where to start. Do you have any ideas or suggestions?
    Many thanks

  67. Yvonne Mitchell says:

    Thank you for any other excellent post. The place else may just anyone get that kind of information in such a perfect approach of writing? I’ve a presentation subsequent week, and I’m at the look for such info.

  68. quest bars cheap coupon twitter says:

    I’m impressed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that’s both educative and amusing,
    and without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The issue is
    something which not enough folks are speaking intelligently about.
    I am very happy I stumbled across this during my search for something relating to this.

  69. match.com free trial says:

    It’s perfect time to make a few plans for the longer term and it
    is time to be happy. I’ve learn this submit and if I may I
    desire to counsel you some interesting things or tips.
    Maybe you can write next articles regarding this article.
    I desire to read more issues approximately it!

  70. Abogados Para Accidentes Mesquite says:

    Just about all of whatever you state is supprisingly accurate and that makes me wonder why I had not looked at this with this light previously. This particular piece really did switch the light on for me personally as far as this subject goes. However at this time there is 1 issue I am not really too comfortable with so while I try to reconcile that with the core theme of the position, let me see just what all the rest of your visitors have to say.Very well done.

  71. sling tv says:

    Pretty section of content. I just stumbled upon your web site
    and in accession capital to assert that I
    acquire in fact enjoyed account your blog posts. Any way I’ll be subscribing to your augment and even I achievement you access
    consistently fast.

  72. sling tv says:

    Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and sources back to your website?
    My blog site is in the exact same niche as yours and my
    visitors would genuinely benefit from a lot of the information you
    provide here. Please let me know if this alright with you.
    Cheers!

  73. certificado instalacion electrica para termo says:

    Nuestras reparaciones en Madrid Centro están garantizadas por escrito en los materiales empleados como en la mano de obra. Vendemos maquinaria de jardinería y recambios y accesorios de lo que reparamos y de gama blanca (lavadoras, lavavajillas, frigoríficos, cocinas, etc…) según marcas. Nuestra empresa lleva dedicada al mundo de la reparación de electrodomésticos Aspes desde hace mas de 15 años, tiempo en el que nos hemos podido especializar en esta marca de electrodomésticos, calderas y aparatos de aire acondicionado en Madrid. Para localizar los artículos directamente relacionados con éste, clica aquí debajo, en el recuadro azul y podrás ver toda la serie.

  74. electricista 24h tintuc says:

    Algunas instituciones bancarias cercanas al lugar donde se dio el problema decidieron cerrar sus oficinas por cuestiones de seguridad, pero en general los negocios siguieron prestando sus servicios en la penumbra. Para los partidos de oposición, las multas -que suman hasta el momento la cantidad de 78 millones 7 7 mil 715 pesos decretadas por los órganos electorales facultados, el Instituto Nacional Electoral (INE) y el Tribunal Electoral del Poder Judicial de la Federación (TEPJF)- son tardías porque el impacto en el elector ya está hecho. En el documento integraron tanto la campaña en internet, en Facebook y Twitter, así como con anuncios de Google que se pueden ver en Youtube y en consultas en el buscador.

  75. electricista colmenar viejo mapa google says:

    PERO, a partir del sexto mes, es al consumidor al que le corresponde probar (mediante un informe de un técnico perito, por ejemplo) que el defecto era de origen y ya existía en el momento de la entrega del producto. Ah, y además eso de que te lo cambian por otro” ya está pasando de moda, ahora lo que mola” es que te reparen el producto: compras un portátil de 1500 euros, por poner un ejemplo; a los 15 días se te escoña y lo envías a la servicio ténico.