Impostos são o preço que se paga por uma sociedade civilizada

Por Claudia Wallin, de Estocolmo
 

Em sueco, a palavra ”skatt” tem dois significados, que no juízo apressado de um forasteiro podem parecer conceitos tão distantes entre si como o céu e o inferno: ”impostos” e ”tesouro”.
Mas como qualquer espantado alienígena constata ao chegar à Suécia, o termo ”impostos” tem por aqui uma conotação visceralmente positiva. Na lógica da maioria dos suecos, assim como dos demais povos da Escandinávia, os tributos são o preço justo que se paga por uma sociedade mais humana, igualitária e harmônica – e por isso menos violenta. Mesmo quando se cobra, como é o caso escandinavo, um dos impostos mais elevados do planeta.
O pensamento escandinavo é uma esfinge de enigma quase indecifrável para muitos povos. A começar pelos seguidores do credo americano de que, quanto mais baixos os impostos, melhor.
Mas a primeira explicação é elementar: paga-se impostos de bom grado por aqui, dizem os suecos, porque as coisas funcionam. E funcionam bem. O sistema de saúde pública proporciona atendimento de qualidade a todos, independentemente da renda de cada um. A educação, gratuita e de alto nível, garante oportunidades iguais de acesso de todos os cidadãos ao ensino, do pré-escolar à universidade. As cidades são limpas. Os transportes públicos são organizados e eficientes – e em nenhuma estrada da Suécia paga-se pedágio. A lista é longa.
A segunda explicação do enigma requer um esforço de compreensão do sentimento de humanidade e solidariedade que molda o pensamento escandinavo.
Captura de Tela 2014-12-02 às 11.22.03
”Tenho orgulho de pagar impostos”, resume Robert Windahl, o Robben, popular garçom do pub local que frequento em Estocolmo. É uma frase que se ouve com frequência anormal no país. Robben explica: ”Se você tem uma criança com alguma doença grave, ou se não ganha um salário particularmente alto, você pode se sentir seguro na Suécia. Se fosse nos Estados Unidos, você estaria perdido. Mas acreditamos que, em nossa sociedade, todos têm direito a uma vida digna.”
É uma carga tributária alta demais para cumprir esse ideal? – pergunto. Atualmente, a carga tributária na Suécia é de cerca de 45% do Produto Interno Bruto (PIB), contra cerca de 36%, no caso do Brasil.
”Certamente não”, ele diz. ”E todos se beneficiam do sistema, que é universal. Ou seja, os mais ricos pagam mais impostos, mas também não precisam pagar para que seus filhos estudem até à universidade, por exemplo. E se eu mesmo resolver ser médico, posso começar a estudar amanhã, sem gastar uma krona (coroa sueca)”.
”É verdade que pagamos um dos impostos mais altos do mundo”, continua ele. ”Mas como mostram várias pesquisas, os escandinavos estão sempre no alto da lista dos povos mais felizes do mundo”, lembra Robben, que paga 40% de seus vencimentos ao fisco.
Na Suécia, a origem do desenvolvimento do welfare state (Estado de bem-estar social), financiado pelos altos impostos, foi marcada por uma expressão cunhada por Per Albin Hansson, o legendário primeiro-ministro social-democrata: Folkhemmet, ou ”Lar do Povo”. A expressão tornou-se o símbolo da visão de sociedade da social-democracia sueca: as pessoas deveriam sentir-se tão seguras na sociedade como se sentiam no interior de seus próprios lares.
”Um bom lar não tem membros privilegiados ou rejeitados; não tem favoritos nem filhos postiços. Nele, uma pessoa não olha para a outra com desdém; nele, ninguém tenta obter vantagens às custas do outro; nele, o forte não oprime nem rouba o fraco. Em um bom lar existe igualdade”, disse Hansson, em 1932, no Parlamento sueco. O conceito foi o embrião do famoso modelo social sueco, que iria se tornar um exemplo para o mundo.
De lá para cá, o Estado-providência sueco tem sofrido ajustes. Crises econômicas sacudiram o paraíso, que continua no entanto vigorosamente próspero, e novos desafios se impõem diante do modelo e seu futuro. Como observaram os consultores do Boston Consulting Group em conferência recente aqui em Estocolmo, o envelhecimento populacional na Suécia é uma das ameaças que pairam sobre o modelo: daqui a cerca de 15 anos, estima-se, cada cidadão sueco estará trabalhando para financiar, com seus impostos, um conterrâneo aposentado.
Apesar dos ajustes, até o momento o welfare state sueco permanece generoso, embora menos generoso do que já foi. E apesar das vozes discordantes, cerca de 75 por cento dos suecos estariam na verdade dispostos a pagar impostos ainda mais altos para manter a sociedade justa, próspera e eficiente que criaram – segundo pesquisa realizada em 2010 pelo sociólogo sueco Stefan Svallfors.
Sim: testemunhei cenas sobrenaturais nos últimos anos, quando vi um sem-número de cidadãos suecos reclamando, nos jornais e noticiários de TV, a cada vez que o governo de centro-direita – despachado do poder nas eleições de setembro deste ano – anunciava um pequeno corte nos impostos.
”A redução de impostos significa que eu passo a ter 600 coroas (cerca de 200 reais) a mais no bolso”, disse na TV sueca, na época, um dos cidadãos entrevistados. ”Para mim, que já ganho um bom salário, essa quantia extra não faz tanta diferença. Mas faz uma diferença enorme para a sociedade, e por isso acho que esse dinheiro seria melhor empregado para garantir a qualidade das nossas escolas, hospitais e serviços em geral”.
Nas ruas de Estocolmo, voltei a ouvir a mesma argumentação: baixar os impostos, no entender de grande parte dos cidadãos, faz por exemplo uma diferença brutal para o nível de qualidade da educação, que impulsiona a prosperidade do país. Põe em risco a essência igualitária da sociedade sueca, e aumenta a distância entre ricos e pobres. Menospreza a dignidade da vida dos excluídos, dos doentes, dos desesperados.
Por isso, também parece sobrenatural imaginar um país onde os partidos políticos fazem campanha eleitoral prometendo aumentar, e não baixar, os impostos. Mas assim é a realidade sueca: qualquer analista político americano ficaria perplexo ao saber, por exemplo, que a própria coalizão de governo de centro-direita sueca foi às urnas, este ano, defendendo uma alta nos impostos:
”É bom termos impostos, para que tenhamos segurança social, educação e saúde”, disse na TV sueca o então ministro das Finanças, Anders Borg. É certo que nem tudo é unanimidade no reino dos suecos, quando o assunto são os altos impostos. Muitos são os que apóiam o receituário aplicado nos recém-encerrados oito anos de poder da centro-direita, que defende a implementação de ajustes necessários, na sua visão, para criar um modelo sueco renovado diante dos desafios dos novos tempos.
Mas a recente queda nos índices de desempenho escolar, assim como outros problemas na estrutura do modelo social, renovaram, segundo pesquisas recentes, o ânimo dos suecos para pagar índices elevados de impostos. Emblemática é a frase estampada esta semana na coluna política do jornal Aftonbladet – a mesma frase que se lê originalmente, aliás, em uma inscrição no prédio da Receita Federal americana (IRS) em Washington: ”Impostos são o preço que se paga por uma sociedade civilizada.”
Os impostos sobre herança foram abolidos na Suécia em 2004, como medida destinada a proteger empresas e empregos na esteira da crise econômica dos anos 90 – quase a metade dos empresários que geravam até 60% dos novos empregos no país estava acima dos 50 anos de idade, na época. E a taxação sobre fortunas foi cancelada em 2007, a fim de evitar a saída de empreendedores do país.
A estrutura tributária progressiva, porém, é desenhada para uma melhor distribuição de renda: quem ganha muito mais, paga muito mais impostos.
As taxas municipais variam entre 29 e 36 por cento da renda de um indivíduo, dependendo do local em que a pessoa vive. Além disso, para os que ganham acima de 35,5 mil coroas suecas mensais – que é o salário médio de um professor universitário, por exemplo -, impostos estatais entre 20 e 25 por cento são cobrados a partir de determinados níveis de rendimento. A carga tributária é aumentada ainda pelo imposto sobre valor agregado, uma taxa de 25% que incide sobre a compra de alimentos e a maioria dos produtos e serviços em geral.
Em contrapartida, todos têm direito a uma ampla rede de proteção, do berço ao túmulo.
Quando uma criança nasce na Suécia, os pais têm direito a uma licença parental remunerada de 480 dias. As creches pré-escolares são largamente subsidiadas pelo governo, e os pais pagam apenas oito por cento do custo mensal.
A partir do dia do nascimento, cada criança recebe um subsídio mensal do governo no valor de 1.050 coroas suecas (aproximadamente 355 reais).
Após completar 16 anos de idade, cada criança passa a receber um subsídio mensal do governo no mesmo valor, como assistência financeira enquanto completa seu período de estudos.
O tratamento dentário é gratuito para crianças e adolescentes até os 18 anos de idade. Eles também podem ter aparelhos dentários financiados pelo governo regional: quando os especialistas julgam necessária a correção dos dentes, o paciente recebe um ”cheque saúde dos dentes” para custear os gastos com o ortodontista de sua escolha.
Quando as crianças têm problemas graves de visão, também é o governo regional que paga os óculos de grau. Para famílias com situação econômica mais desfavorável, os pais de crianças com deficiências de visão mais comuns podem contactar os serviços sociais, que então financiam os óculos.
Não existem mensalidades escolares. A partir dos seis anos de idade, todas as crianças têm acesso gratuito à educação, que é obrigatória até o último ano do ensino médio. As escolas fornecem ainda todo o material escolar.
Se decidem cursar a universidade – que também é gratuita – os estudantes suecos têm direito a uma assistência financeira mensal, até completar os estudos. Esta assistência é composta por um subsídio de cerca de mil reais por mês, além de um empréstimo no valor aproximado de 2,3 mil reais mensais. O prazo para o reembolso do empréstimo é o dia em que o ex-estudante completa 60 anos de idade.
O sistema de saúde é também amplamente subsidiado, e a taxa de internação em um hospital é de 80 coroas suecas (cerca de 27 reais) por dia.
Captura de Tela 2014-12-02 às 11.28.06
Já o seguro-desemprego é voluntário – ou seja, o trabalhador deve se inscrever em instituições específicas para ter direito ao benefício, e pagar uma mensalidade. Estas instituições são conhecidas como ”A-Kassa” (Arbetslöshetskassor), e muitas são administradas por sindicatos. No pacote básico, a mensalidade é de 90 coroas suecas mensais (cerca de 13 dólares). Para poder usufruir de um salário-desemprego maior do que o básico, o trabalhador deve fazer um seguro suplementar, com contribuições mensais proporcionais ao salário. Quando perde o emprego, um trabalhador pode receber o salário-desemprego por até 300 dias úteis.
Para famílias mais pobres ou com problemas econômicos temporários, os governos municipais prestam assistência sob a forma de apoio financeiro com base em avaliações individuais. Este apoio inclui recursos para despesas básicas, com a finalidade de garantir um padrão de vida razoável.
Como um todo, é um sistema que mantém alta credibilidade: em 2013, uma pesquisa apontou que 86% dos suecos confiam no Skatteverket, a autoridade fiscal sueca.
”As pessoas confiam no fato de que o Estado, os políticos e a administração pública vão empregar o dinheiro de seus impostos de maneira eficiente”, diz o jornalista e historiador Henrik Berggren. ”Em segundo lugar, a questão da igualdade social é extremamente importante na Suécia”, observa ele.
Mas como o ser humano é o mesmo, e fraudadores de impostos em potencial germinam em todas as latitudes quando o clima é propício, a Suécia tem um poderoso e eficiente sistema para evitar a sonegação fiscal.
Descuidos ou más intenções, como informações errôneas e deduções inválidas na declaração de renda, costumam ser punidos com multas de 40% sobre o valor do imposto a ser pago – ou, para casos extremos, com o xadrez.
Não se brinca com as garras do sempre atento leão sueco, que parece ter mil olhos.

Texto publicado no DCM – Diário do Centro do Mundo

(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).

Claudia Wallin
Sobre o Autor

A jornalista brasileira Claudia Wallin, radicada em Estocolmo, é autora do livro Um país sem excelências e mordomias.

258 thoughts on “Impostos são o preço que se paga por uma sociedade civilizada

  1. Tiago Suhet says:

    Só que a Suécia é um dos lugares mais propícios para se abrir uma empresa, investiver, empregar pessoas, há uma boa política monetária, há equilíbrio nas contas públicas e segurança jurídica.
    É uma tolice colossal achar que são os impostos o construtor da civilização. O Estado tem uma função específica na sociedade, mas é preciso reconhecer aqueles que produzem riquezas, que abrem negócios, que investem e que permitem que programas de bem-estar social sejam financiados.

    • Cris Jagielski says:

      Os impostos são pagos pelos cidadãos que geraram riqueza e circulação de bens e serviço (esse segundo é consequência óbvia do primeiro) só há pagamento de impostos com existência de fato gerador, que normalmente é vinculado à renda ou bem, (lembrando que só se adquire bens com renda) ou seja só há pagamento de tributos em geral por que há riqueza/renda, portando o raciocínio do Tiago está corretíssimo.

  2. Lucileni Del Cali says:

    Pois é, ficaria muito satisfeita de pagar meus impostos se eles não fossem desviados para o bolso dos corruptos safados!! Aposto que na Suécia não existe uma quantidade tão grande de pilantras ladrões quanto aqui!! Não dá nem para fazer comparações!!

  3. James Next says:

    Vamos fazer assim: quem quer imposto pode, quem não quer, não precisa! Ok? Ah esqueci que é algo imposto, independe da vontade dos “contribuintes, independe do que se faz com o dinheiro…Eita falta de opção

  4. William Silva says:

    Mas para a ideologia neoliberal o importante é sempre martelar a engodo de que impostos altos são ruins e ponto. Afinal, desde quando empresários e banqueiros estão lá interessados em “uma sociedade mais humana, igualitária e harmônica”?

  5. Fred Fontenelle says:

    Sociedade civilizada …. pois é….também é uma das maiores taxas de suicídio do mundo ! Como uma sociedade tão “civilizada” pode ter uma taxa tão alta de suicídios na população ? “Qualidade de vida” ?

  6. Thiago De Oliveira Pelici says:

    Mais caros do mundo? A pessoa posta uma barbárie dessa, logo depois vai postar que devemos pagar CPMI, lá as coisas funcionam porque não tem ladrões e mal caraters no poder, lá um político não ganha a fortuna que um daqui ganha, mas o que esperar de uma pessoa que notavelmente é Pró-Dilma.

    • Luciano Dolvitsch says:

      E o que esperar de um coxinha que leu um parágrafo e sai por aí bancando o sabichão, o texto não diz que devemos pagar altos impostos sem exigir nada em troca e com um sorriso no rosto, é só pra mostrar que é possível que o sistema funcione, só precisamos que todos façam sua parte e se alguém não faz temos que cobrar, é mais um incentivo a nós brasileiros…

    • Thiago De Oliveira Pelici says:

      Exatamente, mas o q faremos? pagaremos ainda mais caro os impostos para quem melhorar de vida? Temos a política mais corrupta do mundo e isso parece estar diretamente ligado a cultura do povo brasileiro que cada dia piora, temos a falta de carater entre os politicos e temos o povo mais acomodado e vagabundo q hj já nao faz mais nada por si só, imagina se tivesse q levantar a bunda e fazr pelo povo, então não venha com UTOPIA, pois ela é linda, mas é como um sonho inatingível e faz o seguinte Luciano, vc uma pessoa tão culta q se intrometeu na opinião de todos e VÁ SE FODER, quer falar merda, fale pra sua mamãe e seu papai e não esquece de mandar a cartinha do Papai Noel.

    • Roberto Vieira says:

      O Congresso é o reflexo do povo que o elegeu. Todos falam dos politicos, mas no seu dia a dia cometem suas pequenas corrupções; Ao tentar subornar o guarda para se livrar da multa, é estacionar na vaga para deficientes, estacionar em lugar proibido, dirigir depois de beber, não respeitar o espaço público e torná-lo privado, querer sempre dar um jeitinho para conseguir beneficios…Politicos não são ETs que invadiram o Brasil, eles são um pouco de cada um..

    • . says:

      Por gentileza: Estou tentando sumir da internet.
      Eu preciso da colaboração de todos.
      Peço a remoção do comentário acima, porque está assinado com o meu nome.
      Agradeço pela colaboração.

    • . says:

      Por gentileza: Estou tentando sumir da internet.
      Eu preciso da colaboração de todos.
      Peço a remoção do comentário acima, porque está assinado com o meu nome.
      Agradeço pela colaboração.

  7. Marilena Rubens says:

    O problema não são os políticos, a falta de boa vontade a cobiça sem esforços e a desonestidade está no DNS do brasileiro (90 por cento) então não adianta trazer políticos suecos para administrar o tipo de povo que temos. Os políticos não são seres extraterrestes que se instalaram no poder para roubar e corromper, os políticos emergem do meio do povo, portando eles refletem o que somos.

  8. Ole Peter Smith says:

    Nao se faz sociedade sem impostos! O problema do brasil nao eh pagar impostos (e nao, gente, vcs nao sao o povo que mais paga imposto!!!), o problema por aqui eh, que os impostos acaba no bolso dos corruptos… o maior problema fo brasil, de certo, eh a sua corrupcao! E sim, corrupcao descancarada eh uma questao de cultura!

  9. Alvaro Justta Júnior says:

    mas lá todo mundo paga imposto. Aqui, só a classe-media assalariada. Os mais ricos sonegam o quanto podem, e a legislacao facilita, e os mais pobres recebem bolsas. não da para comparar brasil com suecia. Alias, suecia não é um grande exemplo. Não quero ser socio do Estado, muito menos empregado. Os EUA dos anos 1970 sao um exemplo muito melhor. E corrupcao é problema dos povos latinos e catolicos. É a pesada maldição que incide sobre a regiao, e que tambem afeta a França, a Espanha, Portugal e Itália.

  10. Andre Rotta says:

    Sociedade civilizada se constrói com justiça e não com impunidade! Sociedade civilizada se faz com liberdade e não com voto de cabresto. Sociedade civilizada cobra os serviços para depois pagar por eles. No Brasil é tudo o inverso! Vergonha! Enquanto servidor público tiver direitos diferentes do trabalhador da rede privada(que o sustenta), continuaremos um pais marcado por uma injustiça social.

  11. Lia Fischer says:

    a diferença entre o Brasil e a Suecia é que lá os impostos geram bem estar e qualidade de vida a todos e aqui são roubados, poderiamos ter a mesma vida que eles mas preferimos seguir na lama 🙁

  12. Marcelo Rossi says:

    Ledo engano. Alíquota máxima IR sueco: 56%, Aqui 27,5%. INSS sueco: todo mundo paga igual pelo menos 10% sem limite de teto. Aqui…os riquinhos bradam: paga muito imposto….cadê meus direitos….e o sonegômetro bombando. Que coisa !

  13. Fabio Luiz Braggio says:

    A questão não é se o imposto é alto ou baixo… A questão é o “custo x benefício” do imposto pago! Quanto eles pagam e quanto recebem de volta, na forma de educação, saúde, lazer, assistência social etc etc etc?? E nós?

  14. Waldemar Vitorio says:

    – Infelizmente , aqui no Brasil , a injustiça é histórica quando se fala em tributação , cobra-se muito e o retorno em benfeitorias em prol da população é ínfimo , pois os desvios de recursos para favorecer à corrupção é muito grande .

  15. Elli Guar says:

    Verdade! Aproveitando porque não se faz como lá ,onde os políticos ganham um vencimento “simbólico” pelo trabalho desempenhado para o bem comum? Podiam pensar nisto para cessar os interesses espúrios,propinas e outras coisas mais,aqui ,em relação ao desempenho dos políticos corruptos que assaltam,constantemente,os ” cofrinhos”da nação brasileira…….

  16. Elli Guar says:

    Os países nórdicos ,são nações socialistas,sociedades justas,onde não falta saúde,educação,transporte,e muito mais.Sao nações muito mais equilibradas que não aderiram ao famigerado “EURO”,não fizeram parte da famigerada política capitalista que acabou com o restante dos países europeus.

  17. Maria Flavia Penna says:

    Concordo com a maioria.
    É verdade que la eles têm retorno
    É verdade que aqui os impostos não dão o retorno desejado
    É verdade que os impostos lá e emnoutros paìses são mto + altos do que os daqui
    Mas tb é verdade que:
    A corrupção corre solta em todos os níveis:
    federal, estadual e municipal
    Empresarial
    Pessoas comuns
    Sonegação de impostos

    Que o poder Juduciario têm vantagens como em nenhum outro lugar. Na Suecia, os ministros usam metro e moram em edificios junto com professores, contadores… Nao têm beneficiosnde auxiliosnissone aquilo.
    É verdade tb que os eleitores brasileiros dão mta importância à eleição preaidencial e mal sabem em quem votaram pra deputado ou senador.
    Milharesnde questoes que estamos discutindo, dependem do congresso.
    Ou seja…
    Milhares de ações envolvendo os 3 poderes e.a população precisam mudar antes de nosnfornarmosna.Suecia Tropical

  18. Wanderlei Souza says:

    Não adianta esse papo no Brasil, exemplo se aparecer um candidato pregando um discurso e ações pra acabar com essas mazelas o povo não vota nele e sim nos mentirosos profissionais que aí estão, observe uma campanha política pra Presidente ter uma prestação de contas de 216 milhões e muito dinheiro pra pouco salário já observaram isso?

  19. Aladim Safanelli says:

    Prezada Claudia, atualmente estou lendo o teu livro: Um país sem excelências e mordomias. Infelizmente, a maioria dos brasileiros não se interessa por leitura, somos poucos, e por isso, apenas uma minoria no “brasil” tem ideia de como é morar e viver com dignidade em um país como a Suécia, onde a corrupção é quase inexistente. Se uma boa parte da população brasileira puder ler o teu livro, quem sabe alguma coisa mude para melhor neste país tupiniquim onde políticos só têm privilégios e o roubo na cara do povo é evidente.

  20. Nancy Anjos says:

    O BRASILEIRO SEMPRE COM ESTA DESCREPÂNCIA DE QUERER SE COMPARAR . O BRASIL COMEÇOU A SE DESENVOLVER HA 10 ANOS E A SUÉCIA A MAIS DE 400 ANOS . É SER BRASILEIRO E GOSTAR DE COMPARAÇÕES ABSURDAS .

    • Maria Janete Corrêa Siman says:

      Nanci AnjosSEMPRE APRENDEMOS VENDO E CONSTATANDO EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS ,AS COPIAMOS OU N?O…NO BRASIL, DESDE OS TEMPOS MAIS ANTIGOS ,SEMPRE QUEM PODIA DECIDIR E TINHA PODER, FEZ SEMPRE AS ESCOLHAS BASEADAS SEMPRE EM VANTAGENS PRIVILEGIADAS PARA SI E PARA GRUPOS DE SEU INTERESSE…INFELUZMENTE ,NOSSA HISTÓRIA TEVE MUITO POUCOS PATRIOTAS VERDADEIROS ,QUE NÃO CONSEGUIRAM NUNCA COLOCAR SUAS IDÉIAS DE JUSTIÇA SOCIAL EM PRÁTICA.OS ACOSTUMADOS AOS PRIVILÉGIOS E “OUTROS MÉTODOS”JAMAIS O PERMITIRAM…POR ISSO NOSSO CONGRESSO E PARLAMENTARES NÃO SE EXCLUEM A ESSA REGRA…SÓ COM MUITO ESFORÇO, SABEDORIA E A FORÇA DA VONTADE POPULAR PODEREMOS MELHORAR ESSA SITUAÇÃO…

  21. Marcos Henrique Lopes says:

    KKKKk !! A madame vai aumentar os absurdos impostos cobrados da classe média, e até a Globo participa dessa pantomima de querer usar as vantagens do socialismo, tendo como garoto propaganda a Suécia. Aqui os impostos pagos são surrupiados pelo PT, PMDB e partidos de aluguel, fia. Acorda !!!

  22. Adriana Rojas says:

    Um Estado dominante sempre será prato cheio para a ditadura , mesmo na Suécia. Um Estado civilizado lá não é somente porque cobram impostos, sim por um conjunto de fatores, que envolve , inclusive o tempo e a formação dos cidadãos. E comparar o Brasil, dizendo que se desenvolveu nos últimos dez anos é desconhecer história. A inflação voltou e segurança pública acabou… nos últimos dez anos.

  23. Ignacio Dotto Neto says:

    Passei a minha infância e juventude inteira ouvindo que os EUA e os países da Europa Ocidental eram exemplo de civilização, de organização social, onde a educação é de boa qualidade, as leis são cumpridas, etc.
    Agora, percebe que esse tipo de “exotismo” está se movendo para os países nórdicos.
    Nos dois casos, o que me irrita é a maneira passiva e derrotista como esses exemplos de coisas que deram certo são narradas aqui no Brasil. Como se essas sociedades fossem iluminadas por uma luz celeste ou predestinadas desde o início dos tempos a serem assim, e que isso é impossível de ser aplicado/copiado/implantado ao Sul do Equador.

  24. Silvio Selva says:

    além de uma carga tributária herdada dos militares, que onera os pobres e deixa os ricos livres, no Brasil há o empresário sonegador, que rouba dos clientes colocando água em frango congelado e goma xantana na mostarda, rouba da nação sonegando impostos e ataca a ética financiando políticos corruptos….

    • . says:

      Por gentileza: Estou tentando sumir da internet.
      Eu preciso da colaboração de todos.
      Peço a remoção do comentário acima, porque está assinado com o meu nome.
      Agradeço pela colaboração.

  25. free minecraft download says:

    I do trust all of the ideas you’ve offered for your post. They’re very
    convincing and will certainly work. Nonetheless, the posts are too brief for novices.
    May you please prolong them a little from next time?
    Thank you for the post.

  26. g says:

    I’m not sure why but this weblog is loading very slow for
    me. Is anyone else having this issue or is it a problem on my end?
    I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  27. g says:

    Have you ever considered creating an ebook or guest authoring on other
    websites? I have a blog based on the same subjects you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my audience would value your work.
    If you are even remotely interested, feel free to
    send me an e-mail.

  28. minecraft free download pc says:

    I do believe all of the ideas you have offered in your post.
    They’re very convincing and can definitely work. Nonetheless, the posts are very quick for novices.
    Could you please lengthen them a little from next time?
    Thanks for the post.

  29. gamefly free trial says:

    Thanks for ones marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you will
    be a great author.I will be sure to bookmark your blog and will come back from now on. I want to encourage one to continue
    your great work, have a nice holiday weekend!

  30. how to get help in windows 10 says:

    Hi there! I understand this is sort of off-topic but I had to ask.
    Does building a well-established blog such as yours take a massive amount
    work? I am completely new to operating a blog but
    I do write in my diary daily. I’d like to start a blog
    so I can share my experience and thoughts online.
    Please let me know if you have any recommendations or
    tips for new aspiring bloggers. Thankyou!

  31. gamefly free trial says:

    Hey would you mind letting me know which hosting company
    you’re using? I’ve loaded your blog in 3 different web browsers
    and I must say this blog loads a lot quicker then most.
    Can you suggest a good hosting provider at a reasonable price?
    Thanks a lot, I appreciate it!

  32. gamefly free trial says:

    Hey there! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to look it over.
    I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking and
    will be tweeting this to my followers! Fantastic blog and great design and style.

  33. gamefly free trial says:

    Simply wish to say your article is as astounding.
    The clearness on your put up is just great and that i can assume you are a professional on this subject.
    Fine with your permission allow me to grasp your feed to stay up to date with coming near near post.
    Thanks one million and please continue the enjoyable
    work.

  34. gamefly free trial says:

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets
    I could add to my blog that automatically tweet my newest
    twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this
    for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look
    forward to your new updates.

  35. gamefly free trial says:

    Have you ever considered creating an e-book or guest authoring on other blogs?
    I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would love to
    have you share some stories/information. I know my readers would appreciate your work.
    If you’re even remotely interested, feel free to send me an e mail.

  36. gamefly free trial says:

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of
    any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was
    hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

  37. gamefly free trial says:

    I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored material stylish.
    nonetheless, you command get bought an impatience over that you
    wish be delivering the following. unwell unquestionably
    come further formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase.

  38. gamefly free trial says:

    My programmer is trying to persuade me to
    move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type on numerous websites for about a year and am concerned about switching to another platform.
    I have heard fantastic things about blogengine.net. Is there a way I can import all my wordpress
    posts into it? Any kind of help would be really appreciated!

  39. gamefly free trial says:

    Howdy would you mind stating which blog platform
    you’re working with? I’m planning to start my own blog soon but
    I’m having a tough time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design seems different
    then most blogs and I’m looking for something unique.
    P.S Sorry for being off-topic but I had to ask!

  40. gamefly free trial says:

    Awesome blog! Is your theme custom made or did you
    download it from somewhere? A design like yours with a few
    simple adjustements would really make my blog jump out. Please let me know
    where you got your design. With thanks

  41. Pingback: Google

  42. plenty of fish dating site says:

    First off I want to say great blog! I had a quick question which I’d like to
    ask if you do not mind. I was curious to know how you center
    yourself and clear your head before writing.
    I have had a difficult time clearing my thoughts in getting my thoughts out.
    I truly do take pleasure in writing however it just seems like
    the first 10 to 15 minutes tend to be wasted just
    trying to figure out how to begin. Any suggestions or tips?
    Cheers!

  43. Pingback: Google

  44. Pingback: where to check my social signals

  45. Pingback: Non-profit management

  46. dating site says:

    Hello there, just became aware of your blog through Google, and
    found that it’s really informative. I’m gonna watch out for brussels.
    I’ll appreciate if you continue this in future.
    Numerous people will be benefited from your
    writing. Cheers!

  47. plenty of fish dating site says:

    The other day, while I was at work, my sister stole my iPad and tested to see if
    it can survive a 30 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now broken and
    she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share it
    with someone!

  48. Pingback: Terry Healy Building

  49. quest bars cheap says:

    I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an impatience over that you wish be delivering the
    following. unwell unquestionably come further formerly again since
    exactly the same nearly very often inside
    case you shield this hike.

  50. Pingback: RAP/DILM/HIP-HOP

  51. Pingback: Watch Ma Free Online

  52. minecraft games says:

    Having read this I believed it was rather enlightening.
    I appreciate you finding the time and energy to put this information together.
    I once again find myself spending a significant amount of time
    both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile!

  53. Wanda McLean says:

    I’m impressed, I must say. Seldom do I encounter a blog that’s both educative and engaging, and without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The problem is something which not enough people are speaking intelligently about. I’m very happy that I came across this during my search for something regarding this.

  54. Olivia MacDonald says:

    I like the helpful information you provide for your articles. I will bookmark your blog and check again right here frequently. I’m moderately certain I’ll learn many new stuff proper right here! Best of luck for the next!

  55. Faith Slater says:

    I learned more new stuff on this losing weight issue. 1 issue is that good nutrition is very vital if dieting. A big reduction in junk food, sugary food, fried foods, sugary foods, red meat, and whitened flour products may perhaps be necessary. Retaining wastes harmful bacteria, and contaminants may prevent objectives for losing weight. While a number of drugs momentarily solve the issue, the awful side effects are usually not worth it, they usually never present more than a momentary solution. It can be a known indisputable fact that 95 of fad diets fail. Many thanks for sharing your notions on this blog site.

  56. Adrian Nash says:

    Thanks a lot for sharing this with all of us you actually understand what you are speaking approximately! Bookmarked. Please also consult with my site =). We may have a link alternate arrangement among us!

  57. Julian Slater says:

    Great post. I used to be checking continuously this blog and I am inspired! Extremely helpful information specifically the final section 🙂 I handle such information much. I was seeking this certain information for a long time. Thanks and best of luck.

  58. Dan Slater says:

    Hey there! I’ve been following your website for some time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Houston Tx! Just wanted to tell you keep up the fantastic work!

  59. Penelope Mackay says:

    Great post. I used to be checking continuously this blog and I am inspired! Very helpful info specially the last phase 🙂 I take care of such info much. I used to be seeking this particular information for a very long time. Thank you and best of luck.

  60. Wanda Metcalfe says:

    Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a little bit, but instead of that, this is excellent blog. An excellent read. I’ll definitely be back.

  61. Irene Hill says:

    Great post. I used to be checking constantly this blog and I’m impressed! Very useful info specifically the final section 🙂 I deal with such info a lot. I was seeking this certain information for a very lengthy time. Thank you and best of luck.

  62. Theresa Nash says:

    My partner and I absolutely love your blog and find most of your post’s to be just what I’m looking for. Do you offer guest writers to write content for you? I wouldn’t mind publishing a post or elaborating on a number of the subjects you write concerning here. Again, awesome site!

  63. Megan Sanderson says:

    Thanks for any other informative blog. Where else may I am getting that type of information written in such a perfect means? I have a challenge that I am just now operating on, and I have been at the look out for such info.

  64. Isaac Robertson says:

    I really love your website.. Excellent colors & theme. Did you create this amazing site yourself? Please reply back as I’m looking to create my own personal blog and would like to learn where you got this from or just what the theme is named. Kudos!

  65. Elizabeth Langdon says:

    Thanks for every other informative web site. The place else may just I am getting that type of info written in such an ideal means? I’ve a challenge that I am just now working on, and I’ve been at the look out for such info.

  66. Lillian Metcalfe says:

    One other issue issue is that video games are typically serious in nature with the main focus on learning rather than fun. Although, it comes with an entertainment element to keep your young ones engaged, each and every game is usually designed to improve a specific set of skills or program, such as math or scientific disciplines. Thanks for your article.

  67. Edward Carr says:

    hi!,I like your writing very a lot! share we be in contact extra about your article on AOL? I need an expert on this house to unravel my problem. May be that’s you! Taking a look ahead to see you.

  68. Alan Hamilton says:

    Thanks for sharing excellent informations. Your web-site is very cool. I am impressed by the details that you’ve on this website. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found just the information I already searched all over the place and simply couldn’t come across. What a perfect site.

  69. plenty of fish dating site says:

    Today, while I was at work, my cousin stole my iPad and tested to see if it can survive
    a 30 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83
    views. I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!

  70. http://tinyurl.com says:

    What’s Taking place i’m new to this, I stumbled
    upon this I have discovered It positively helpful and it
    has helped me out loads. I’m hoping to give a contribution &
    assist different customers like its aided me. Great job.

  71. tinyurl.com says:

    I’ve been surfing online more than 3 hours today, yet I never found
    any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as
    you did, the web will be a lot more useful than ever before.

  72. tinyurl.com says:

    Hello would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m having a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking
    for something unique. P.S My apologies for getting
    off-topic but I had to ask!

  73. Carolyn Cameron says:

    Can I simply just say what a relief to discover a person that really knows what they are talking about online. You certainly know how to bring an issue to light and make it important. More people ought to look at this and understand this side of the story. I can’t believe you aren’t more popular given that you surely possess the gift.

  74. tinyurl.com says:

    Appreciating the dedication you put into your site and detailed information you present.
    It’s awesome to come across a blog every once in a while that
    isn’t the same outdated rehashed information.
    Great read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  75. ps4 games says:

    Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you are just too great.
    I actually like what you’ve acquired here, really like what you’re saying and the way
    in which you say it. You make it enjoyable and you still care for to keep it wise.
    I can not wait to read far more from you. This is really a wonderful site.

  76. quest bars cheap says:

    Howdy this is kind of of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding experience so I wanted
    to get guidance from someone with experience. Any help would be greatly
    appreciated!

  77. quest bars cheap says:

    Hi there, I found your web site by means of Google whilst looking for a related subject, your site came up,
    it looks great. I have bookmarked it in my google bookmarks.
    Hi there, just turned into alert to your weblog via Google, and located that
    it’s truly informative. I am gonna be careful for brussels.
    I will appreciate for those who proceed this in future. Many folks will probably be benefited from
    your writing. Cheers!

  78. ps4 games says:

    I used to be recommended this website by means of my cousin. I’m not positive
    whether this post is written through him as no one else
    recognise such precise about my trouble. You’re amazing! Thank you!

  79. ps4 games says:

    Hello! I could have sworn I’ve visited this site before but after looking at some of the
    articles I realized it’s new to me. Regardless,
    I’m definitely delighted I discovered it and I’ll be bookmarking it and checking back frequently!

  80. ps4 games says:

    Have you ever thought about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is important and everything. But imagine if you added some great images or
    videos to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and videos, this site could undeniably be one
    of the best in its niche. Good blog!

  81. coconut oil says:

    Today, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a 25
    foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views.
    I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  82. coconut oil says:

    I have been surfing on-line more than three hours as of late, yet I by no
    means discovered any fascinating article like yours.
    It’s lovely value sufficient for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made
    good content as you did, the net will likely be a lot more helpful than ever before.

  83. match.com free trial says:

    Attractive section of content. I just stumbled upon your website and in accession capital to assert that I
    acquire actually enjoyed account your blog posts. Anyway I’ll be subscribing to your augment and
    even I achievement you access consistently fast.

  84. sling tv says:

    Hi there are using WordPress for your site platform?
    I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you
    require any coding expertise to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  85. sling tv says:

    Hi would you mind stating which blog platform you’re
    using? I’m going to start my own blog in the near future but I’m having a tough time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something unique.
    P.S Sorry for getting off-topic but I had to ask!

  86. Todd Snively says:

    Throughout the awesome design of things you’ll secure an A+ just for hard work. Exactly where you actually confused me was first on the details. As people say, details make or break the argument.. And it couldn’t be more accurate here. Having said that, let me inform you just what did deliver the results. The writing is highly persuasive and this is probably why I am taking an effort to opine. I do not make it a regular habit of doing that. Second, although I can easily notice the leaps in reason you come up with, I am not necessarily certain of exactly how you appear to connect your ideas that produce your final result. For right now I will, no doubt yield to your position however wish in the near future you actually connect your dots better.

  87. sling tv best package 2020 says:

    You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be actually something which I think I might by
    no means understand. It kind of feels too complicated and very
    extensive for me. I’m looking forward for your next post, I
    will attempt to get the grasp of it!

  88. sling tv says:

    I blog often and I truly appreciate your content. The article has really peaked my interest.
    I am going to bookmark your website and keep checking for new information about once per week.
    I subscribed to your RSS feed as well.

  89. cbd oil cbd oil benefits cbd oil says:

    Hi! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d
    ask. Would you be interested in trading links or
    maybe guest writing a blog article or vice-versa? My site addresses a lot of the same subjects as yours and I feel we could greatly benefit from
    each other. If you’re interested feel free to shoot
    me an email. I look forward to hearing from you!
    Wonderful blog by the way!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *