Como a mídia é regulada na Suécia

[show_fb_likes] O Ombudsman sueco da Imprensa levanta uma sobrancelha, como se acabasse de ouvir um impropério ou um desvairado insulto pessoal. A pergunta é se o sistema de regulação da mídia na Suécia pode ser interpretado como algum tipo de censura ou cerceamento da liberdade de imprensa. ”Absolutamente não”, diz um quase raivoso Ola Sigvardsson. ”Trata-se,aqui, de proteger a ética”.
Em 1766, a Suécia aprovou a primeira lei de liberdade de imprensa do mundo. Um século e meio depois, os suecos chegaram à conclusão de que era inadiável criar um modelo que, se de um lado preservava a essencial liberdade de expressão, de outro continha os perigosos excessos da mídia. Em 1916, o país criou o mais antigo conselho supervisor de imprensa da história – um modelo pioneiro, que viria a inspirar a criação de organismos de auto-regulamentação da mídia em diversos países.
Tempos depois, os suecos deram mais um passo à frente: incorporaram representantes da sociedade e do Judiciário ao seu Conselho de Imprensa. Criaram também um Comitê de Radiodifusão para supervisionar o rádio e na TV, e também puseram lá cidadãos comuns – como professores, médicos, representantes de sindicatos. E a presidência dos dois organismos é sempre excercida por juízes da Suprema Corte, que se alternam, em regime de revezamento, à frente dos órgãos de supervisão.
O entendimento sueco é de que o direito de expressar uma opinião traz, em doses iguais, o dever da responsabilidade. ”A liberdade de expressão, quando exercida de forma abusiva, pode ofender, incitar à discriminação e à violência, ou ter consequências negativas para um indivíduo ou uma sociedade como um todo”, diz a literatura oficial sueca sobre o tema.
O modelo sueco é, por definição, um sistema de auto-regulação voluntária da mídia – mas que se equilibra sobre o alicerce de um sólido conjunto de normas de conduta, e leva em conta a voz do público. Não há uma legislação específica para regular a imprensa: o que rege o sistema é um robusto código de ética.
”A ética é sempre muito mais rigorosa do que as leis”, pondera Ola Sigvardsson, ex-jornalista que desde 2011 ocupa o cargo de Ombudsman da Imprensa na Suécia.
”Um jornal poderia, por exemplo, publicar os nomes de pessoas que cometeram suicídio, ou de indivíduos suspeitos de ter praticado um crime. Isso não seria uma violação à lei, mas seria antiético. A ética também manda que a imprensa seja particularmente cuidadosa com as vítimas de crimes, por elas já terem sofrido o suficiente”, observa Sigvardsson.
”A ética é sempre muito mais rigorosa do que as leis”, diz o ombudsman Ola Sigvardsson
Os guardiões da ética na imprensa sueca são o Ombudsman da Imprensa e o Conselho de Imprensa (Pressens Opinionsnämnd). O Ombudsman, também uma invenção sueca (de ”ombud”, representante, e ”man”, povo”), é a face pública do sistema. Ele atua como o primeiro filtro das queixas relacionadas à mídia, e tem poderes para mediar correções e direitos de resposta nos jornais. Casos mais complexos são examinados pelo Conselho em seu conjunto.
O envolvimento no sistema do Conselho de Imprensa é voluntário – mas praticamente todos os jornais e sites noticiosos do país são sócios desse clube: aos olhos do seu exigente público, submeter-se voluntariamente a um real escrutínio representa uma espécie de selo de garantia de responsabilidade.
”Quando o jornal Expressen foi criticado certa vez, o editor estampou a seguinte manchete: ’O Expressen foi criticado pelo Conselho de Imprensa. Leiam sobre isso’. Porque a posição do editor é a de que ser reconhecido como um jornal responsável é o caminho do futuro, e uma maneira de se diferenciar do ”quase jornalismo” que em muitos casos se pratica na internet.
No passado, publicar uma crítica do Conselho era algo vexaminoso. Hoje, eu diria que essa cultura está sendo transformada: publicar uma crítica mostrando que seu jornal errou mostra ao seu público que você está empenhado em ser correto”, diz o Ombudsman da Imprensa, que é nomeado por um comitê especial composto pelo Ombudsman do Parlamento, o presidente da Associação Nacional de Magistrados da Suécia e o presidente do Clube Nacional de Imprensa.
O Conselho de Imprensa sueco é formado por 32 integrantes: além dos quatro juízes da Suprema Corte que se revezam na presidência, a composição do órgão é equilibrada entre 16 representantes das organizações de mídia e 12 membros do público em geral. Os representantes públicos – atualmente composto, entre outros, por médicos e professores – são nomeados pelo Ombudsman do Parlamento, e pelo presidente da Associação Nacional de Magistrados da Suécia.
”Não há qualquer interferência de políticos, do estado ou do governo. É um comitê independente, que realiza uma supervisão independente”, diz Fredrik Wersäll, o juiz da Suprema Corte que preside atualmente o Conselho.
”A Suécia tem uma forte tradição de liberdade de expressão, que é um elemento básico de uma sociedade liberal. Mas por outro lado, é preciso defender os valores éticos”, destaca Wersäll.
O juiz Fredrik Wersäll
Com orçamento anual de 45 milhões de coroas suecas (cerca de 15,3 milhões de reais), o Conselho de Imprensa da Suécia é financiado majoritariamente pelasquatro principais organizações jornalísticas do país: a Associação de Editores de Jornais (75%), a Associação dos Editores de Revistas (5%), a União de Jornalistas (menos de 1%) e o Clube Nacional de Imprensa (menos de 1%) – organismos que são também responsáveis pela formulação do Código de Ética que rege o sistema.
Os cerca de 20% restantes do financiamento do Conselho vêm de uma peculiaridade do sistema sueco: as multas aplicadas a empresas jornalísticas que violam as normas da ética. O valor das multas varia de 13 mil coroas suecas (cerca de 4,4 mil reais), para jornais de menor porte, a 22 mil coroas (aproximadamente 7,4 mil reais) para jornais com tiragem superior a dez mil exemplares.
É um sistema que ainda se apóia consideravelmente na eficácia da ameaça da humilhação pública: jornais que atropelam o código de ética costumam publicar os veredictos do Conselho de Imprensa em notas da proporção de uma página quase inteira – mesmo não sendo obrigados a isso: ”Recomendamos que as críticas sejam publicadas com destaque, mas não há obrigatoriedade no cumprimento da norma”, diz Synnöve Magnusson, secretária-geral do Conselho.
Por que então quase sempre as críticas ocupam quase toda uma página? – pergunto.
”Penso que é porque os jornais têm grande respeito pelo sistema”, responde Synnöve. ”E o sistema funciona, porque os leitores suecos odeiam ver esse tipo de crítica no jornal que compram”.
No site oficial do Conselho de Imprensa, é possível acessar um extenso banco de dados com as reprimendas e punições aplicadas pelo órgão. Um dos casos mais recentes é o de um sueco que se prepara para cumprir pena em uma penitenciária, e que encaminhou a sua queixa ao Conselho: o jornal Aftonbladet havia incluído seu nome em uma lista decondenados pela Justiça procurados pela Interpol, em reportagem intitulada ”Caçados em todo o mundo”.
Só que o homem já havia se apresentado à Justiça, que o condenou a quatro anos de prisão por ter ludibriado os serviços sociais ao fingir estar preso a uma cadeira de rodas para receber benefícios do Estado. O Conselho demandou a correção.
A cada ano, o Conselho recebe em torno de 200 queixas formais, em sua maioria relacionadas à cobertura jornalística sobre suspeitos de crimes e a casos de invasão de privacidade. Este ano, das 136 reclamações recebidas, 72 resultaram em críticas ao órgão jornalístico em questão.
”O sistema é eficiente, e não penso que o código de ética deve ser transformado em lei. Porque uma legislação teria o potencial de reduzir a liberdade de expressão”, opina o Ombudsman da Imprensa.
A Suécia também não tem uma legislação específicapara regular a alta concentração da mídia no país: dois grupos, o sueco Bonniers e o norueguês Schibsted, controlam os jornais de maior circulação nacional e têm diferentes interesses no mercado de TV; a tradicional Bonniers controla ainda a maior editora do país.
”Somos um país pequeno, de pouco mais de 9 milhões de habitantes, e o mercado tende a ser mais concentrado. Temos por outro lado uma forte tradiçãode liberdade de opinião, e fortes valores éticos na mídia.Também há um grande espectro de empresas independentes de distribuição e produção de conteúdo.Mas há um consenso geral de que, a longo prazo, precisaremos ter um novo panorama de mídia no país”, diz Kristoffer Talltorp, o porta-voz do Ministério da Cultura.
Casos de fusão de empresas de mídia, porém, passam obrigatoriamente pelo crivo do Konkurrensverket, a autoridade sueca que regula a competição no país.
”Bloqueamos uma fusão de empresas de mídia recentemente, pois do contrário uma companhia de TV a cabo teria se tornado dominante demais”, conta Maria Ulvensjö, especialista em casos de merger do Konkurrensverket. ”Mas não é proibido na Suécia que uma empresa de mídia cresça e adquira predominância”, acrescenta ela.
Também não há nenhuma proibição formal, na Suécia, de que políticos sejam donos de jornais ou concessões de rádio e TV.
”Mas isso simplesmente não acontece aqui. Seria inaceitável”, afirma o porta-voz do Ministério.
Para o rádio e a TV sueca, o sistema de auto-regulação segue os moldes do modelo adotado na imprensa. Oguardião do sistema é a Comissão de Radiodifusão(Myndigheten för Radio och TV), subordinada ao Ministério da Cultura. São duas as funções do órgão: regulamentar a outorga de concessões, e supervisionar se as regras estabelecidas na Lei de Rádio e Televisão são cumpridas pelas emissoras.
A renovação de concessões de rádio e TV não é automática.
A renovação de concessões de rádio e TV não é automática
”As licenças são concedidas por um período máximo de seis anos”, diz Kerstin Morast, diretora do departamento responsável pela outorga de concessão de licenças. ”Todas as licenças de rádio e TV na Suécia expiram simultaneamente, e portanto a cada seis anos iniciamos um amplo processo de análise da renovação das licenças”.
Não há registro recente, no entanto, de casos de revogação de concessões.
”Não temos problemas sérios de violação das normas na Suécia”, diz Kerstin.
Algumas normas da Lei sueca de Rádio e TV, atualizada em 2010, são:
. O direito de realizar transmissões deve ser exercido, mais especificamente no caso das emissoras públicas,com imparcialidade e objetividade
. Empresas jornalísticas devem garantir que os serviços de jornalismo reflitam os conceitos fundamentais de uma sociedade democrática, o princípio de que todas as pessoas têm igual valor, e a liberdade e dignidade do indivíduo
. Programas para crianças menores de 12 anos de idade não devem ser interrompidos por comerciais
. Anúncios comerciais na TV não devem exceder o total de 12 minutos por hora
A lei sueca também proíbe a veiculação de comerciais destinados a crianças menores de 12 anos de idade.
Igualmente, a lei não permite que estrelas de programas infantis façam qualquer tipo de propaganda na TV.
”E antes das 9 da noite, as emissoras devem também evitar exibir filmes violentos ou que possam amedrontar as crianças. É recomendável ainda que a violência na TV sempre seja mantida em níveis aceitáveis”, diz o jurista Nils Sigfrid, jurista da Comissão de Radiodifusão.
A supervisão do cumprimento das normas é feita em caráter constante, na Comissão, pelo chamado Comitê Supervisor da Radiodifusão (Granskningsnämden för Radio och TV).
O órgão é composto por 11 integrantes, incluindo três juízes da Suprema Corte. Os demais oito membros são representantes públicos, nomeados pelo governo.
”Atualmente, os representantes do público são umprofessor de Mídia e Comunicação, três jornalistas, sendo que um deles é aposentado, um escritor e o diretor de uma companhia de ópera”, detalha Helena Söderman, chefe do departamento de supervisão da Comissão de Radiodifusão.
Não se trata, repete Söderman, de um trabalho de censor: ”Absolutamente nada a ver com censura”, diz ela. ”Temos uma legislação com normas de conduta, e regras especiais que os detentores de concessões devem seguir”.
Dos cerca de 1 300 casos julgados anualmente pelo Comitê, segundo Söderman, a maioria é relacionada à questão da imparcialidade e da exatidão das informações veiculadas.
A punição para o descumprimento das normas é a leitura das críticas do Comitê antes da transmissão do programa em questão – ou multa: casos de emissoras que violam por exemplo as regras sobre anúncios comerciais, ou sobre a proibição de exibir produtos em programas não comerciais, são levados pelo Comitê à Justiça. O valor da multa, nesses casos, pode chegar a5 milhões de coroas suecas (cerca de 1,7 milhão de reais).
Deve haver sensatez no modelo de regulação da mídia dos suecos e seus vizinhos escandinavos, que adotam sistemas semelhantes: Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca aparecem consistentemente no alto dos rankings dos países com o maior índice de liberdade de imprensa do mundo.

(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).

Claudia Wallin
Sobre o Autor

A jornalista brasileira Claudia Wallin, radicada em Estocolmo, é autora do livro Um país sem excelências e mordomias.

412 thoughts on “Como a mídia é regulada na Suécia

  1. João Mignon says:

    Estão querendo comparar 300 anos de civilização à nossa frente com o modelo que querem implantar no Brasil? Se lerem no texto que o Estado Sueco manda em alguma coisa, destaquem e colem abaixo. Não força, pôrra!

  2. Julia Fontelles says:

    Sempre acho muita graça quando comparam o governo do PT com a Suécia e principalmente, a ética de cada povo… pois sim que o PT aqui faria igualzinho à Suécia. Mas já não chegam todos os desvios, todas as denúncias de corrupção para que se convença (e eu acho incrível ainda ter que convencer alguém disso) que nossos políticos não são como os suecos?

  3. Sérgio Prata says:

    Comparar o Brasil a Suécia, é, na mais branda das hipóteses, um arrogante complexo de superioridade … O Brasil está atolado na corrupçao, sequestrado por um partido bolivariano …
    Il faut etre bete comme un suedois, como diz o ditado frances ….

  4. Antonio Pedro Machado says:

    O modelo sueco é uma agressão à liberdade. Basta verificar a seguinte contradição: ”Não há qualquer interferência de políticos, do estado ou do governo. É um comitê independente, que realiza uma supervisão independente”, diz Fredrik Wersäll, o juiz da Suprema Corte que preside atualmente o Conselho . A Suprema Corte se faz presente, portanto o Estado se faz presente.

  5. Joao Angonesi says:

    Infelizmente o objetivo da regulamentação da mídia no Brasil não tem nada a ver com ética. Muito ao contrário, é completamente anti-ético, pois tem o objetivo de impedir que o povo tome conhecimento dos “malfeitos” dos políticos em geral.

  6. Artur Ximenes says:

    Ainda bem que nossa impressa não precisa de nenhuma regulamentação, pois tem trabalhado dentro de um padrão de coerência. Vamos torcer para o PT não inventar e conseguir aprovar algo para que essa liberdade seja de alguma forma controlada ou cerceada. Esse será o objetivo numero um dos caras. Só calando a impressa eles vão escapar da cadeia.

  7. Mauro Madureira says:

    Sabe se haver muitas leis sera contra o povo/ pois se fosse contra o poder duvido / que alguma coisa ia ser feito/ VOCE JA VIU O POVO REUNIDO PARA AUMENTAR SEU SALARIO? JA VIU O POVO REUNIDO PARA AUMENTAR OU BAIXAR ALGUMA LEI AO SEU FAVOR? EU NAOOOOOO

  8. Mario Leme says:

    Bem entendidas duas coisas: aqui já existem ferramentas legais nesse mesmo sentido, e tanto estas quanto quaisquer outras que viessem a ser futuramente implantadas, devem valer para TUDO aquilo que se publique, em todos os meios, rádio, TV, impressos e… internet. Aqui, neste hospício, alguns veículos não suportariam sequer um dia de escrutínio mais atento e rigoroso. Por coincidência ou não, alguns desses veículos são os mesmos em que “regulação da mídia” é mais insistentemente cobrada, talvez para fazer parecer que esta só pudesse vir a atingir.. os outros, os que não fazem o mesmo tipo de cobrança cotidianamente. Truque? Pode ser que sim, pode ser que não. Mas a internet virou o reino da imputação sem fundamento, da disseminação de fofocas… feitos por sites “jornalísiticos”. Então, amigos, ou pau que dá em Chico deve dar em Francisco ou teremos ainda mais uma repetição do padrão totalitário de “imprensa oficial, sancionada” e “a outra imprensa, a ser restringida”. Não existe possibilidade alguma de nada situado no meio do caminho sem a imposição de uma contradição legalista.

  9. Dhebora Fernandez Balsini says:

    NOSSA FALTA AQUI SENTAR E DEIXAR ESSA BUNDA QUADRADA SOBRE A ESQUERDA QUE NASCEU COM GETULIO VARGAS E FOI ATÉ JANGO. DEVEM SENTAR E APRENDER QUEM FOI A POLITICA NOS ANOS 50 E 60 E VOLTAR AQUI E FALAR DE ESQUERDA E DE CENSURA PASSANDO PELA DITADURA. NUNCA ESTUDOU NADA DA DITADURA NENHUM DOCUMENTÁRIOS DAS DITADURAS NO CHILE ARGENTINA ENFIM NA AMERICA DO SUL, BANCADA POR PRESIDENTES NORTE AMERICANOS COMO JHON KENNEDY. O NOSSO PETRÓLEO SEMPRE INCOMODOU OS ESTADUNIDENSES E SEU CARTEL COM ARABIA SAUDITA. PRECISA HORAS DE ESTUDO E INTERESSE PARA SABER OS MOTIVOS DE NÃO LAMBER E XUPAR AS BOTAS DOS EEUU. FACE NOS BOOK.

  10. Maria Matilde Campelo Rodrigues says:

    Alguém já leu 1808 e 1822 de Clementino Gomes? Lá você confere a formação da nossa sociedade, com portugueses nada éticos, e os brasileiros continuam comemorando a libertação do Brasil, quando na verdade era tudo para a corte portuguesa. É uma tristeza ver o povo negando nossa triste realidade e querendo fazer comparações com outros países, outras histórias, outras realidades.
    Ou aprendemos a ser cidadãos brasileiros, buscando nossas verdades ou vamos passar a vida buscando modelos fora da nossa realidade. Não precisamos de mais leis, desde que se cumpra as que existem. Precisamos é de sentimento patriótico, ética e, falando em governo, de vergonha na cara…

  11. Gildomar Marinho says:

    Infelizmente nossa mídia tende a ser média, mediana… Vá lá! medíocre, mesmo. Vide seus principais mediadores…
    Regular, aliás, sempre foi nota de quem passa arrastado na escola brasileira. Portanto, regular uma imprensa regular parece uma socialização do mais do mesmo. Patropi total.

  12. Sergio Arruda says:

    Esse valor ÉTICA grande desconhecido dos políticos (alô Eduardo), e que deveria nortear seus paços e condutas é colocado nas entrelinhas da Constituição, mas os analfabetos que não conseguem ler nem o ´texto como vimos no julgamento da ação 470 iriam perceber que há mensagem acima de suas medíocres inteligências? Devemos estar no fundo do poço em almas e mentes como em paráfrase disse um gaucho ao descrever nosso legislativo.

  13. Luiz Carlos Prado says:

    Petistas são sue generis… Uns querem comparar ciclovias alemãs com as faixas de atropelamento do prefeito – haddad- maluquinho. Outros querem implantar órgãos de regulamentação baseado (ooops) no sistema Sueco… Como se o ParTido corruPTo tivesse qualquer competência relacionada com alemães ou suecos… Não conseguem conduzir um unico Enem sem fraude e vazamento. Fazem regorma ortográfica imbecilizada. Elegem educação como meta e nomeiam outro asno para ministro. Criam tomada de 3 pinos que só existe aqui. Não seguem qualquer politica de boa governança corporativa e afundam um gigante como a Petrobras e ainda em defesa alegam que nao viram, ouviram ou sabiam de nada. O governo da “gestora” é um fracasso atrás do outro tomado qualquer indicador da economia, politica, saúde, educação e transporte e, se querem competentes!!!! Haja paciência com sua boçalidade.

  14. Joao Gladstone de Oliveira says:

    CREIO QUE NO MOMENTO DO BRASIL O MAIS RECOMENDÁVEL QUE SE APLIQUE O DITO : Sobre o AutorA jornalista brasileira Claudia Wallin, radicada em Estocolmo, é autora do livro Um país sem excelências e mordomias. E, SE FAÇA BRASIL COMO NA SUÉCIA UM PAÍS SEM PRIVILÉGIOS E MORDOMIAS; ANTES, QUE O TAIS MEXAM NA MÍDIA E COM OS PODERES DE COMANDO SOBRE O SUPREMO POR ANTI ÉTICOS SE SOBREPONHAM SEM LIMITES..

  15. Vicente Adorno says:

    Até que me provem o contrário, há uma abissal diferença entre leis e códigos criados ao longo de séculos na Suécia e a truculenta e imediata legislação sonhada para impedir a divulgação de maracutaias governamentais e privadas na conjuntura política atual da América Latina. Até parece que nunca houve as amordaçantes leis de imprensa e comunicação oportunistas dos tempos das ditaduras latino-americanas de “direita” já extintas e da eterna ditadura de “esquerda” cubana ainda em vigor. Sempre irônico, o escritor americano Mark Twain dizia preferir “uma imprensa vagabunda e venal, mas livre” a outra “sob qualquer tipo de controle”. É preciso regular mesmo? Mas pra que e pra quem? Quem fará essa regulação? Gente responsável e do ramo como aconteceu ao longo de séculos na Suécia? Ou autonomeados “comissários do povo”, em legislação oportunista, rápida e rasteira, como sói acontecer na América Latina?

  16. Bruno G. Oliveira says:

    1°- Regulação de mídia, não deveria existir em lugar algum do mundo. Se existe; é porque às leis e o judiciário em vigor, que trate, por exemplo, de calúnia, difamação e etc, não funciona. Portanto, em tese -esdrúxulamente-, faz-se necessário criar um órgão para tal. Por que a Suécia tem; eu não sei, e lamento que tenha. 2°- Comparar os dois países; é no mínimo brincadeira, não há comparação em absolutamente nada. 3°- Tupinambáland… No nosso caso, quem defende isso, ou acha, tal absurdo, no mínimo, uma ótima idéia; ou é um inocênte útil; ou é um idiota por completo; pois o que vai ocorrer aqui, é uma censura ala Venezuela/Argentina; para que se possa encobrir todas as falcatruas desta máfia travestida de partido. E o pior, faz do governo o único ‘detentor’ da verdade; podendo colocar na cadeia, quem discorde deles. Então o melhor que se tem a fazer, é impedir essa babaquice, antes que seja tarde de mais.

  17. Elisa Rieger says:

    Exatamente, Jundiara! Querem dar exemplo da Suécia: Copiem todo o resto da Suécia, ai sim, a impressa poderá ser regulamentada! Enquanto o Governo fizer do Brasil um puteiro, temos TODA liberdade do MUNDO de esculhambar com essa putaria!

    • Ricardo Funes says:

      Censura econômica, moral, intelectual e que será executada de forma coercitiva. A própria justificativa da militância petista quando falam que X famílias controlam X% dos meios de comunicação, “mídia golpista”, etc, já deixa claro as idéias totalitaristas de desapropriação de propriedade privada e submissão da mídia ao controle e poder estatal.

  18. Vinicius Gomez says:

    Absolutamente, enfaticamente a favor. Precisamos de uma mídia que informa, que não monopoliza a informação. Se isso é maléfico, então continuem do jeito que está, que tudo vai melhorar. . Pois se o governo não é nada ético, a mídia é menos ainda. Só é lamentável de ver que o brasileiro gosta de comparar Brasil com Suécia só quando lhe convém, como por exemplo os privilégios que políticos suecos não têm, aí ok, vamos copiar, vamos invejar ! Claudia, nosso país não irá pra frente enquanto ele como um todo não for ético, e isso inclue a população que oras reclama da corrupção. Só pelos comentários, vemos o quanto temos que evoluir..

    • Jordao Bailo Junior says:

      Vinicius, deixa eu ver se te entendi…¨Só pelos comentários, vemos o quanto temos que evoluir¨. Você quis dizer, bons comentários, de teor sério, e, inteligentes, que deveriam ser seguidos pelo resto da população que mal sabe escrever e tá se lixando se as falsas políticas populistas vão levar o país ao atraso? Ou, maus comentários, sem ética e que querem a imprensa livre, porque são aéticos? Não vi aqui na maioria dos comentários, gente querendo a balburdia no país, e sim gente cobrando de forma educada (muitas vzs irônica), que esse governo copie primeiro as boas coisas da Suécia, transforme o panorama politico, e, para que isso aconteça, temos que ter veículos que denunciem os crimes cometidos contra o povo, mesmo que mascarados por ações boazinhas!! Você não concorda?

    • Vinicius Gomez says:

      Vc entendeu errado. As pessoas aqui, como disse querem copiar apenas o que lhe convém. Daqui não teve quase nenhum comentário sério. Partidos políticos se corrompem assim, e não adianta querer resumir essa corrupção em um único partido. Pelo seu comentário só confirma o que já disse. Denunciar é uma coisa. Usar de meios sórdidos para atacar qualquer governo é outro. A mídia perdeu sua função de informar. Aliás ela informa só o que convém deixando a população completamente desinformada como vc. As coisas devem mudar. O brasileiro precisa entender que regulamentação NÃO é censura. E respondendo sua pergunta, não concordo !

  19. Antonio Carlos Berti says:

    Deveríamos importar este modelo de regulação da mídia e tudo mais, o modelo político, os salários e benefícios dos políticos, o modo de nomeação dos juízes do supremo e por aí afora. Mas não estamos na Suécia, se estivéssemos o governo já teria caído, o parlamento dissolvido novas eleições convocadas em urnas não eletrônicas diga-se de passagem, e muita gente que está na tv falando que não sabia de nada, presa de verdade.

  20. Fábio de Castro says:

    Quem seria o ombudsman responsável pela a agência no governo petista? Algum editor dos blogs bancados pelo pt?
    E o Conselho do Povo? MST, alguém da Caros Amigos, Levandovski?
    Tudo bem independente e democrático.

  21. Gina Ferreira says:

    Durante a ditadura militar, tivemos censura da imprensa, e não ficava apenas na “censura”, pois muitos jornalistas foram presos, torturados e alguns, assassinados, apenas por declararem suas idéias. Durante os oito anos de seu governo em Minas, o Aécio Neves censurou a imprensa mineira. O Marco Regulatório das Mídias NÃO é censura! É garantir informação com ética, IMPARCIALIDADE e responsabilidade! https://www.youtube.com/watch?v=MRJyT5JUdM8

  22. Ed Matus says:

    Essa matéria, provavelmente é matéria PAGA pela MÁFIA PETISTA, preparando o caminho para a CENSURA da IMPRENSA aqui no Brasil ? note bem, paga com DINHEIRO ROUBADO DO POVO !!!

  23. Léo César says:

    Na Suécia se respeitam as Leis e bandidos e corruptos são presos e não comandam o país. Lá existe educação e cidadania. Aqui estamos à beira de uma ditadura bolivariana e ainda querem ter o controle da mídia… Não tem como comparar…

    • Léo César says:

      Mavs petistas só sabem defender essa corja e nem sabem o que falam….o PT quebrou o país e vcs ainda defendem esses incompetentes…mas agora a conta chegou e vai sobrar para todos…não só os que trabalham que vão pagar…

    • Célia Campos says:

      Não dá para discutir com gente cega , surda e muda que diz que neste governo os corruptos são denunciados e presos !! parece que estão vendados pois se não fosse ainda alguém de uma mídia limpa para denunciar,[ quando digo midia limpa estou me referindo a bravos jornalistas que são acoitados dia e noite pois são verdadeiros soldados defendendo sua pátria ] se não fora eles poucos saberiam que a PETROBRÁS AFUNDOU DE TANTA ROUBALHEIRA . se não houvessem expremido os safados não tinhamos tido conhecimento de nada a não ser o que vemos no nosso dia a dia !!! cansa mesmo , ser manipulados por gente tão inescrupulosa !!!! leis feito nas coxas de gente sem excrúpulo nenhum !! bela viola temos hoje, por todo Brasil . NUNCA se roubou tanto como hoje nesses país afundado na maré alta !

    • Miriam Morgado says:

      essa Gina Ferreira, endoidou de vez…por acaso Lula tá preso? E Dilma que estava lá vendo e apoiando toda roubalheira na Petrobrás, está presa? Gentinha é quem a apoia e defende os ladrões ptralhas ou seja lá de que partido for…

  24. Carlos Fernando De Moraes Barros says:

    Talvez os da minha geração lembrem da polêmica causada lá nos anos 70 quando o Conselho de Comunicação Sueco declarou que o conteúdo social-darwinista das historinhas do Pato Donald e Tio Patinhas eram nocivas à formação de valores ético/sociais nas crianças. Aliás, na mesma época, ou talvez um pouco antes, o livro Para ler el Pato Donald do Armand Matellart desmascarava as supostamente inocentes historinhas do papai Walt Disney. Eles estavam certos.

    • Gilberto Svitek says:

      Na fuvest pediram para fazer uma dissertação sobre a divisão do Brasil, ou seja, antigamente os alunos se alienavam a subversão. Agora já são escolhidos antes para entrar. Autocracia é controle sobre o povo

  25. Vivian Bianchi Barelli says:

    Na Suécia existe
    .um sólido conjunto de normas de conduta
    .Um robusto código de ética
    .Não existe interferência de políticos,do estado ou do governo na regulação da muda
    .existe a liberdade de expressão com a valorização da ética
    .Os leitores e público em geral não apreciam o abuso verbal
    .As concessões de jornais rádios e tv não são feitas a políticos,não porque é proibido mas por ser inaceitável
    .Os representantes do público na regulação da o professores jornalistas escritores diretores de cias de ópera.
    .usam acima de tudo sensatez
    Gente são povos diferentes com objetivos diferentes. Buscam o bem comum…….mas aqui no Brasil? !……..

  26. Sidney Sales says:

    O problema é que aqui não temos uma sociedade madura como na Suécia, e em adição, há um partido havido por continuidade de poder. Discutir regulação de mídia na atual conjuntura me parece um pouco otimista demais. Quase ingenuidade.

  27. Gilberto Svitek says:

    A questão é que aqui é o PT. Existe o Foro de São Paulo e estão transformando AL em um regime bolivariano. O PT várias vezes tentou censurar as mídias. Atualmente tem comprado com verbas altas de propaganda. As mentiras do PT já cansou o povo.

  28. Marilena Angeli says:

    ”A ética é sempre muito mais rigorosa do que as leis”, pondera Ola Sigvardsson, ex-jornalista que desde 2011 ocupa o cargo de Ombudsman da Imprensa na Suécia.
    ”Um jornal poderia, por exemplo, publicar os nomes de pessoas que cometeram suicídio, ou de indivíduos suspeitos de ter praticado um crime. Isso não seria uma violação à lei, mas seria antiético. A ética também manda que a imprensa seja particularmente cuidadosa com as vítimas de crimes, por elas já terem sofrido o suficiente”, observa Sigvardsson.”

  29. Marko A Costa says:

    ‘A SUESSIA ÉH KOMUNEZTA, NAUM SERVI DI EZEMPIU PRA NADA!
    TIRANDU AZ KESTÃO DUS PIRATA, DU ASSANGE Y DA KOLABORASSAUM NAZ GUERRA AO TERROR, U RESTU ÉH DI UMA PETRALHASSAUM SÓ POR LÁ:
    AZ PRIZÃO ANDÃO VAZIAZ PURKÊ LÁ SI RESPEITA US DEREITU DUZ MANU,
    TODU MUNDU VEVI DI BORSA FAMELHA KI SUGA UZ KONTRIBUINTE KI SÃO ELIZ MEZMU,
    POLÍTIKU NUM TEN MORDOMYA
    AKILU EH UN BOLIVARIANIZMU SÓ, PAREN DI SSITAR A SUESSIA!!!’

  30. Cláudio José Martins says:

    Quem garante que o PT deseja garantir a ética?….A princípio só pode garantir e proteger aquilo que se conhece…E sobre ética….moral…princípios…bons costumes…e liberdade o PT…não é uma boa indicação e nem um bom exemplo….ele é a antítese da ideia de liberdade….ética….moral respeito…

  31. Zaida Matta Martins says:

    Muito bom o texto! Esse trecho particular: “O entendimento sueco é que o direito de expressar uma opinião traz, em doses iguais, o dever da responsabilidade. ”A liberdade de expressão, quando exercida de forma abusiva, pode ofender, incitar à discriminação e à violência, ou ter consequências negativas para um indivíduo ou uma sociedade como um todo”, diz a literatura oficial sueca sobre o tema.”

  32. Patricia Fiori says:

    A Suécia…..Ah a Suécia. … A regulação aqui no Brasilll adotada por qualquer político de qualquer partido não me cheira nada bem…..Aqui não é a Suécia e qualquer semelhança é mera coincidência.

  33. Emilia Silva says:

    Experiências pre-existentes servem de referência. Assim caminha a humanidade. Se você já introjetou esse complexo amplamente trabalhado pela midia , eu lastimo; só não tente projetá-lo como realidade dos outros.

  34. Paulo Damasceno says:

    Por que não perguntam aos jornalistas norte-americanos como a mídia é regulada nos EUA?´E não venham com o papo de socialismo democrático (se é que exista tal coisa) exemplar dos suecos. A grande maioria dos brasileiros não sabe das mazelas suecas; dos disparates que aleijam a formação das crianças naquele país; dos pais reféns das vontades dos filhos; das leis que dão direito ao terrorismo feito pelas próprias crianças contra seus pais. Leiam o número de estupros praticados e não investigados pelas autoridades suecas, do elevado contingente de casais que sai do país para viver uma relação familiar sem eventuais lavagem cerebral em seus futuros filhos; da ameaça de islâmicos naturalizados contra os cidadão nascidos no país e ignoradas propositalmente pelas autoridades em razão dos altos investimentos árabes naquele país. O PT deu agora de trazer ao proscênio a grande sociedade socialista sueca. Leiam, pesquisem, e saberão a verdade escondida da realidade na Suécia. A única boa coisa sueca é o carteado que jogamos nas praças aqui no Brasil.

  35. Zailton Pereira Pescaroli says:

    Há uma enorme diferença entre politica de partido, governo e política de estado. Essa questão é de Estado meus caros. Em se tratando de política de estado os consensos são construídos, ouvindo as lideranças partidárias, os “pensadores” de politicas que transcenden os interesses partidários, corporativos, etc…abraço fraterno a todos.

  36. Keith Cattley says:

    Porque aqui seria mesmo censura! O pressuposto essencial para uma regulação da mídia, é um governo ético com honestidade de propósitos, e uma sociedade composta por cidadãos educados, no pleno exercício da sua cidadania. No modelo populista aqui vigente, a regulação visaria coibir o pensamento crítico que se opusesse às ações do regime, o que seria inaceitável. Para quem acha que não, basta olhar para os vizinhos argentinos e venezuelanos que convivem com a regulação mordaça e seus desdobramentos persecutórios.

    • Ataide Júnior says:

      Compactuo com você nesse pensamento. Algumas bandeiras estão sendo levantadas para esse tema com o intuito de coibir políticos e grandes grupos da mídia que detém a maioria esmagadora dos meios de comunicacão quando na verdade a intenção e manter na mão do estado para.o controle de tudo e todos

  37. Leda Bille says:

    Marco, eu tenho amigo general e eles não precisam, não querem o povo nas ruas. Eu não tenho absolutamente nada contra o Regime Militar. Vivi aquele período e não tenho reclamações, mas as FFAA não consideram que seja o momento para intervirem. Estão divididas, estão obsoletas e sabem que o derramamento de sangue será muito grande pelo risco de perder para os exércitos estrangeiros. Acredite, eu também acho que o retorno dos valores que tínhamos durante o regime militar pode nos adiantar 15, 20 anos de lutas de contra revolução cultural, mas…….

  38. Flavio Prudente says:

    Putz existe uma distancia abissal entre Brasil e Suecia , comecando pelo custo anual de 1 parlamentar aqui (12 milhoes de R$) e la (cerca de 100.000 Eur),,,obviamente interesses do controle aqui visa outros fins , que não a etica

  39. Vera Lucia Veloso says:

    Acorda Marco Brainiac, os militares de hoje, são pessoas devidamente preparadas e cultas. Na época da ditadura, qualquer um podia ser militar. Hoje eles são selecionados em concursos públicos, quando voce encontrar algum deles na rua, respeite, eles merecem todo nosso respeito e orgulho. Eles não querem voltar a ser motivo de terror. Eles não querem que as pessoas sintam medo mas respeito por eles. Hoje quem deve ter medo dos militares são os bandidos e não cidadãos de bem.

  40. Juliano Camargo says:

    Esta nossa esquerda nacional é asquerosa. Maior entrave do nosso país. Gente baixa, sórdida e estúpida. Gente de baixa qualidade que sobe na vida apenas se agregando a um projeto de poder corrupto. Eles sonham em transformar o Brasil em uma república de banana bolivariana, com crime, corrupção, partido hegemônico, eleiçóes de mentira e controle da mídia, e apontam bovinamente para o Reino Unido e a Suécia. O brasileiro é desinformado, mas nem tanto, a resposta virá, aguardem.

  41. Paulinho Maia says:

    Creio que o mais importante da matéria é:
    O Conselho de Imprensa da Suécia é mantido pelas três principais organizações jornalísticas do país, o Clube dos Publicistas, a União dos Jornalistas e a Associação dos Editores dos Jornais. É, portanto, uma organização voluntária, sem nenhuma participação do governo, evitando assim, o risco da censura.

  42. Benair Scarlatelli Storck says:

    Quer mudar o Brasil, começa pelo básico, pela educação. Comecem ensinando que não se vende o voto por “favores” de políticos, ensine o que é e os danos dos “currais eleitorais”. Respeitem os direitos dos outros como gostariam que respeitassem os seus. Cobre os deveres e obrigações dos outros (principalmente dos políticos), assim como os seus são cobrados. Enquanto a maior parte da sociedade brasileira não aprender e praticar isto, não adianta ficar comparando com países em que estes pensamentos já vem de berço.

  43. Jefferson Davis says:

    A cultura e ética sueca é diferente da brasileira…
    Existem milhares de fatos que ocorrem lá que seriam inimagináveis aqui e vice-versa.
    Não é simplesmente copiar e colar….
    Todos sabemos o fim o que isso daria e espero que não haja nenhum ingênuo em perguntar.
    Francamente…

  44. Nilson Albuquerque says:

    Eu sou a favor da censura, não no que diz respeito a liberdade de divulgar verdades, mas no sentido de preservar valores morais. Vivemos a onda de liberdade absoluta, onde todos as balizas determinantes das conduta ética e moral estão sendo afrontadas. A própria imprensa mostrou-se incompetente pra gerir essa liberdade, invadiram as nossas famílias e trouxeram toda a sorte de porcaria do submundo, determinando como referência de comportamento. Eu conheci os dois sistemas, sinto falta de um controle, como o que ocorre a qualquer segmento profissional da nossa sociedade.

  45. Regina Celia Oliveira Pereira says:

    Lá pode ser assim, aqui é para calar a oposição e os internautas. Mais um passo para a implantação do regime comunista. Fico impressionada como as pessoas não percebem isso, apesar de tudo que está acontecendo no país, aliás o único no mundo em que uma ex – terrorista se torna presidente. Os exemplos dos países da América do Sul não interessam, mas o da Suécia é perfeito como exemplo ????????

  46. Isidoro S Leite says:

    Interessante também o trecho que informa que a regulação da mídia é conduzida pela própria mídia: o Conselho é composto e patrocinado ($$$$), principalmente, pelos grandes veículos de comunicação. Não há lei, apenas o código de ética. Não há governo, políticos ou partidos envolvidos. Por isso, funciona. Aqui, é difícil crer que o interesse do PT seja preservar a ética!

  47. Luiz Miranda says:

    Perdoem-me pelo pessimismo ou ceticismo: criar – se no Brasil um órgão composto por 32 pessoas para tal fim, corresponderia incentivar mais um “cabide de emprego”; mais uma célula política a ser disputada pelos políticos e, provavelmente, alvo de manipulações e toda sorte de pressão pelo Poder Político e Econômico (quem custearia a criação, instalação e funcionamento de tal órgão e de seus integrantes? O tal órgão não ficaria comprometido por quem lhe sustenta?). Penso ser preferível deixar como está, devendo, isso sim, eventuais inverdades ou abusos da imprensa serem levados as barras da Justiça (inclusive pelo MP quando atingir interesse supra individual), com imposição de sanções penais e, principalmente, civis (a punição indenizatoria pesada é a que é mais sentida e desestimula os excessos). Não atingimos grau de amadurecimento para copiarmos o sistema sueco. É o que penso.

  48. Edlani Saraiva says:

    Quer dizer então que é preferível viver ouvindo e vendo o que a Rede Globo quer que saibamos!!!!
    Não podemos assistir nada que seja verdade!!!!
    Sim o que interessa a esta Emissora que faz e desfaz sem nenhum respeito a pessoas ou Entidades!!!!
    Fico surpresa com brasileiros e brasileiras que gostam de se submeter a oligarquias por absoluta preguiça de pensar ou de lutar por verdades…..qualquer que seja mas VERDADES.
    REGULAÇÃO JÁ.

  49. Valter Aline says:

    Do jeito que o PT mente, fala uma coisa hoje é faz outra oposta amanhã, vcs acham que eles vão regular a imprensa da forma que as pessoas de bem pensa?
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Santa inocência batman…!!!
    Parem de ser ignorantes e inocentes apoiando esses projetos “mascarados” de bem a população, mas que no fundo são projetos para perpetuar esses marginais no poder legalmente!!!

  50. Keith Cattley says:

    Feita por quem Ediani, pelo PT? Para disseminar seus valores éticos e morais? A Rede Globo tem que ser impedida de divulgar suas idéias mas a Carta Capital pode espalhar suas tolices panfletárias a vontade? Não viu que a própria mídia sueca faz a regulação, sem nenhuma interferência do poder público. Não viu que esta é um código de ética criado pela própria mídia para se autoregular ?

  51. Walter Moraes says:

    QUANTA DIFERENÇA – QUANTA VERGONHA. OCORRE QUE PARTE DA NOSSA BURGUESIA NÃO ACEITA A ÉTICA – A MORAL E A LEGALIDADE. ISSO ACABARIA COM SEU PODER NO BRASIL. ELES DETERMINARAM A LEI E A JUSTIÇA SÃO SÓ PARA OS POBRES – ELES (BURGUESIA QUE SE ACHAM DONOS DO BRASIL) SE ACHAM ACIMA DA LEI E DA MORAL.

  52. Edlani Saraiva says:

    Valter Aline, acho que seria interessante antes de postar tanta besteira você aprender português.
    Keith Cattley, você tem ideia do nível e de quantas pessoas leem Carta Capital? E você tem ideia do nível e de quantas pessoas leem a Veja ou assistem a Rede Globo?
    Tem qualquer parâmetro de comparação com relação à influência ou algo parecido?
    TÁ DE BRINCADEIRA!!!

    • Keith Cattley says:

      A regulação de mídia pretendida pelo PT, nada tem a ver com os modelos sueco e britânico, aonde os próprios órgãos de classe da mídia estabelecem parâmetros éticos, morais e de alcance jornalístico, e sugerem os cuidados que devem ser tomados para não macular reputações sem indícios e provas bem fundamentados. O que o PT pretende, é ter em suas mãos a mordaça, para impedir que se divulguem suas falcatruas, como o que existe hoje na Argentina, Cuba e Venezuela, países economicamente destruídos, entregues a dirigentes inescrupulosos, corruptos e incompetentes, que através do populismo, procuram perpetuar-se no poder tal como aqui. Que moral pode ter um governo envolvido até o pescoço nas piores práticas, cujos índices pífios de crescimento falam sobre sua competência, e cuja quase totalidade dos ministros recém nomeados, é composta de políticos rasteiros, sem base técnica ou competência para exercer seus cargos?

    • Edlani Saraiva says:

      O legal então é entregar o restinho livre de nossa mídia para controle dos poderosos GLOBAIS!!!!
      Você acha que os Órgãos de Imprensa “nossos”, são regulados por quem? E com que interesse? Pelos seus, pelos do povo ou por interesses espúrios e nada civilizados?
      Falar o que você e outros falam do PT é tão infantil, tão amador, tão inacreditável…..
      Os outros, os Tucanos e outros mais, são corretíssimos, honestíssimos.
      SANTA INOCÊNCIA…..
      Falta de argumentos? Leia coisas mais abrangentes, em outros veículos de comunicações, pesquise com seriedade, sem parcialidade ridícula…..

  53. Cleber Nadalutti says:

    Aqui, no Brasil, o que vale é o que a grande imprensa e os barões da mídia pensam a respeito dos conceitos de “liberdade de imprensa” (eu digo que você roubou, mesmo que eu não tenha provas), “liberdade de expressão” (só nós podemos falar e escrever, você, idiota, ouça e leia com atenção, porque você é apenas um consumidor, imbecil!), etc… É bem por aí, né? (Direito de Resposta? Você tá de brincadeira???)

  54. Edlani Saraiva says:

    O legal então é entregar o restinho livre de nossa mídia para controle dos poderosos GLOBAIS!!!!
    Vocês acham que os Órgãos de Imprensa “nossos”, são regulados por quem? E com que interesse? Pelos seus, pelos do povo ou por interesses espúrios e nada civilizados?
    Falar o que vocês e outros falam do PT é tão infantil, tão amador, tão inacreditável…..
    Os outros, os Tucanos e outros mais, são corretíssimos, honestíssimos.
    SANTA INOCÊNCIA…..
    Falta de argumentos? Leiam coisas mais abrangentes, em outros veículos de comunicações, pesquisem com seriedade, sem parcialidade ridícula…..

  55. Comodoro Vicente says:

    Me dê um exemplo, de apenas um país, um apenas, do qual a mídia seja controlada pelo governo e que isso seja uma coisa boa para o povo. Eu lhe dou vários exemplos de países em que o governo controla a mídia, e faz do povo de capacho de porta de buteco. Edlani Saraiva abra os olhos, não precisa me responder não tenho inteligência o suficiente pra debater com tamanha sabedoria e seu alto nível de conhecimento, mas olha não sou “ptsta” ou “pmdbsta”…Estou só observando. Incrível. Tem algum país aqui na América latina que vocês admiram mais do que ao Brasil? A realidade é vizinha. Ta ai do lado,abram os olhos, esqueçam de bandeiras, esse fanatismo por partidos como, PT, PMDB. Defendam as ideias, as vezes acho que se sumirem estes dois partidos da face, da terra maioria do povo vão votar em branco. Defendam as idéias…e essa de entregas a mídia nas mãos do governo não é uma delas a ser defendida.Olha o tamanho deste país, desse povo, não lute pra tirar o pouco de liberdade que ainda nos resta. A liberdade de opinião e de expressão, Tenho a impressão que ditadura e censura, não acontecerão aqui em outra época, e sim la em outro lugar, distante daqui. Mais uma vez lhes peço, lutem pela liberdade, controlem o governo não sejam controlados por ele. Juízo.
    Silvia Helena

    • Nadia Freire Figueiredo says:

      Inglaterra tem lei de controle da midia. USA, também, inclusive nenhum canal de tv tem mais de 10% de audiência, aqui, a Globo tem 80%. Só para começar, poderia citar muitos outros. Está vendo o que dá se informar por nossa grande imprensa?

  56. Eduardo Lima says:

    Quer regular a mídia, proiba qualquer repasse de dinheiro público p ela, a melhor propaganda para um governo é o povo satisfeito, a unica regulação que deve ser observada é a propaganda enganosa privada.

  57. Jose J Brito Filho says:

    Não funcionaria nunca aqui no Brasil, onde as nomeações para tribunais e conselhos são influenciadas pelo poder político e econômico. Pela liberdade total da imprensa, já temos mecanismos como o direito de resposta, para combater os excessos.

  58. Gustavo Maltez Lengler says:

    Do jeito sueco, é fantastico: auto regulacao. Se o governo se meter, ferra tudo. A reportagem fala nisso claramente. Mas aqui, o aloprado berzoini (palavras do LULLA), recebe o ministerio das comunicacoea e ao inves de se preocupar em melhorar e incentivar a telefonia, por exemplo, prefere falar em regulacao de midia. Nada mais soviet.

  59. Raul Vianna says:

    De novo, a comparação com a Suécia… A extrema direita é a terceira força política lá, é uma das maiores exportadoras de armas letais e é a população com maior consumo de antidepressivos. Vamos copiar isso também ?

  60. Gilberto Svitek says:

    12 anos de PT foram suficientes para perceber que não dá para confiar neles. Eles estão atrasados em seu projeto de poder concebido no Foro de São Paulo. É só olhar nossos vizinhos na qual esse governo não vê nada de errado. Toda vez que são ditas as palavras reforçar a democracia,regulamentação da mídia ou a palavra social envolvida temos um desejo oposto pelo governo de controlar. É isso que fazem as autocracias. Controlar e tornar o cidadão dependente do governo. Eu não confio no PT porque eles não tem nenhuma ética ou escrúpulos embora reconheço que necessitamos combater o coronelismo politico nas rádios, jornais e TV.

    • Edvan Sousa says:

      atrasado é não olhar o passado do Brasil e o fato de termos conseguido superar duas grandes crises mundiais e termos crescimento ao invés de deflação como na Europa. O projeto social brasileiro é ruim por conta de estados e municípios como São Paulo, Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro, Brasília, etc. Todos com governos que atualmente são dignos de serem interditados, esse é o atraso do Brasil .

    • Gilberto Svitek says:

      Edvan Sousa leia de novo o texto. O projeto que mencionei é o do Foro de São Paulo, em outras palavras o Bolivarianismo. Este gosta tanto de pobres que irão tornar todos no país pobres, inclusive vc, veja o que já acontece aos nossos vizinhos alinhados ao bolivarianismo. Isso vai depender do grau de militância a essa autocracia que se mistura a uma corrupção sistêmica. Deixe de fazer parte dessa creptocracia e vamos lutar contra a corrupção no Brasil que é o pior mal

      • Tonhão Alves says:

        Gilberto homovideo, tira essa tv da sua cabeça antes de falar em Foro de S. Paulo e Bolivarianismo, vai estudar História primeiro e conhecer Bolivar e ai venha com sua consciência critica fundamentada em causas e suas consequências. Esse seu comentário não contribui para construímos um país de cidadãos, onde nos precisamos fazer um revolução nas estruturas do Estado Brasileiro e isso não depende de nenhum partido, mas sim de toda a sociedade. ” Lutam melhor os que tem belos sonhos” Che Guevara. Pense nisso. Um abraçaço,

    • Gilberto Svitek says:

      Ela não conseguiu interpretar o texto Naomy e ainda acreditou na campanha eleitoral do PT. Talvez leve um tempo para acordar. Agora meu pedido de lutarmos juntos contra a corrupção, independente de partidos e o que pode melhorar o Brasil

  61. Everton Melo says:

    Sou à favor do (re)fatiamento das concessões públicas de tv e rádio. Na atual conjuntura, o oligopólio midiático liderado pelas Organizações Globo, concentra mais de 60% de tais concessões. Isso é antidemocrático. Enquanto a opinião pública continuar sendo mecanismo de manipulação das empresas privadas de mídia; o povo e a classe trabalhadora nunca terão voz, nunca serão verdadeiramente representados em seus reais anseios e aspirações, não por esses grandes veículos de comunicação… O povo precisa ter voz… Ta mais que na hora de redistribuir as concessões públicas e pluralizar as vozes da mídia hegemônica.

  62. Flávio Gusmão says:

    Primeiro que os serviços custeados pelos impostos sejam iguais, a economia sejam igual, o combate à corrupção, os próprios políticos sejam modelos suecos, depois pensa-se em calar a boca da imprensa.

  63. Luis Fernando says:

    Achei legal isso: porque criana nao tem que ver comercial
    . Programas para crianças menores de 12 anos de idade não devem ser interrompidos por comerciais
    . Anúncios comerciais na TV não devem exceder o total de 12 minutos por hora

  64. gamefly says:

    Today, while I was at work, my sister stole
    my iphone and tested to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and
    she has 83 views. I know this is totally off topic
    but I had to share it with someone!

  65. gamefly says:

    Heya i am for the first time here. I came across
    this board and I find It really useful & it helped me out much.
    I hope to give something back and aid others like you helped me.

  66. free minecraft download says:

    I’ve been browsing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all website owners and bloggers made
    good content as you did, the internet will
    be much more useful than ever before.

  67. minecraft download for free says:

    Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Extremely helpful information specially the last part :
    ) I care for such info a lot. I was looking for this particular info for a
    long time. Thank you and best of luck.

  68. how to download minecraft says:

    Woah! I’m really loving the template/theme of this site.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s challenging to get that
    “perfect balance” between usability and visual appearance.
    I must say that you’ve done a excellent job with this.
    In addition, the blog loads very quick for me on Firefox.
    Outstanding Blog!

  69. g says:

    Hi, I think your website might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, terrific blog!

  70. g says:

    Hi there, i read your blog occasionally and i
    own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam feedback?
    If so how do you protect against it, any plugin or anything you can suggest?
    I get so much lately it’s driving me insane so any help is very much appreciated.

  71. g says:

    May I just say what a relief to find somebody
    that truly knows what they’re discussing on the internet.
    You definitely realize how to bring a problem to light and make it important.
    More people have to read this and understand this side of the story.
    I was surprised that you aren’t more popular since you surely possess the gift.

  72. gamefly free trial says:

    I have been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any
    interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me.
    In my opinion, if all website owners and bloggers made
    good content as you did, the internet will be a lot more useful than ever before.

  73. how to get help in windows 10 says:

    Thanks for your marvelous posting! I definitely enjoyed reading it,
    you will be a great author.I will be sure to bookmark your blog
    and may come back in the foreseeable future. I want to
    encourage you to definitely continue your great posts, have
    a nice evening!

  74. gamefly free trial says:

    Thanks , I have just been looking for info approximately this topic for a long time and yours is the greatest I have came upon till now.
    However, what concerning the bottom line? Are you positive about the source?

  75. gamefly free trial says:

    Having read this I thought it was very enlightening. I appreciate you spending some time and effort to put this
    information together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and commenting.
    But so what, it was still worth it!

  76. plenty of fish dating site says:

    With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My website has a
    lot of unique content I’ve either written myself or
    outsourced but it appears a lot of it is popping it up all over the internet without
    my authorization. Do you know any methods to help protect against content from being stolen? I’d genuinely appreciate it.

  77. smore.com says:

    Howdy I am so grateful I found your web site, I really found you by error, while I was browsing on Bing for something else,
    Nonetheless I am here now and would just like to
    say thanks for a remarkable post and a all round enjoyable blog (I also
    love the theme/design), I don’t have time
    to go through it all at the moment but I have bookmarked it and also included your RSS feeds, so when I have time I
    will be back to read more, Please do keep up the great work.
    pof natalielise

  78. plenty of fish says:

    magnificent post, very informative. I wonder why the opposite specialists of this sector do
    not understand this. You should continue your writing.
    I am sure, you’ve a huge readers’ base already!

  79. minecraft games says:

    Hi there are using WordPress for your blog platform? I’m new
    to the blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you require any html coding expertise to make your own blog?
    Any help would be greatly appreciated!

  80. quest bars cheap says:

    Hey there I am so delighted I found your web site, I really found you by accident, while I was looking on Bing for something
    else, Nonetheless I am here now and would just like to say thanks a lot for
    a incredible post and a all round exciting blog (I also
    love the theme/design), I don’t have time to read it all at the minute but I
    have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up
    the great job.

  81. quest bars nutrition says:

    Pretty section of content. I just stumbled upon your web site and
    in accession capital to assert that I acquire in fact
    enjoyed account your blog posts. Any way I will be subscribing to your feeds and even I
    achievement you access consistently quickly.

  82. quest bars cheap says:

    What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely useful and it has helped me out loads.
    I’m hoping to contribute & help different customers like its
    aided me. Great job.

  83. plenty of fish dating site says:

    Fantastic website you have here but I was wondering if you
    knew of any discussion boards that cover the same topics discussed here?
    I’d really love to be a part of group where I can get advice
    from other experienced people that share the same interest.
    If you have any suggestions, please let me know.
    Cheers!

  84. Pingback: Google

  85. plenty of fish dating site says:

    You are so awesome! I don’t suppose I have read through something like
    this before. So wonderful to find somebody with unique thoughts on this subject.
    Seriously.. many thanks for starting this up.
    This web site is something that’s needed on the internet, someone with some originality!

  86. a coconut oil says:

    This is very attention-grabbing, You are a very professional
    blogger. I have joined your feed and sit up for seeking extra of your magnificent post.
    Additionally, I have shared your site in my social networks

  87. tinyurl.com says:

    Thank you for some other informative site. The place
    else may I get that type of info written in such an ideal means?
    I have a mission that I am just now working on, and I have been on the look out for
    such information.

  88. tinyurl.com says:

    Very good blog! Do you have any tips for aspiring writers?
    I’m planning to start my own website soon but I’m a little lost on everything.
    Would you suggest starting with a free platform like
    Wordpress or go for a paid option? There are so many choices out there that
    I’m totally confused .. Any ideas? Thank you!

  89. tinyurl.com says:

    Hey! This is kind of off topic but I need
    some guidance from an established blog. Is it hard to set up your
    own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast.
    I’m thinking about making my own but I’m not sure where to begin. Do you have any
    points or suggestions? Cheers

  90. ps4 games says:

    Hello, i think that i saw you visited my web site thus i came to “return the favor”.I’m trying to find things to enhance
    my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

  91. match.com free trial says:

    Hi! I could have sworn I’ve visited your blog before but after
    browsing through many of the articles I realized it’s new to me.
    Regardless, I’m certainly happy I came across it and I’ll be book-marking it and checking back often!

  92. Todd Snively says:

    Great blog here! Additionally your web site loads up very fast! What host are you the use of? Can I get your affiliate link to your host? I desire my site loaded up as quickly as yours lol

  93. sling tv says:

    I do trust all the ideas you’ve introduced to your post.
    They’re really convincing and can certainly work.
    Nonetheless, the posts are very short for beginners.
    May you please lengthen them a bit from subsequent time?
    Thank you for the post.

  94. sling tv says:

    You are so awesome! I do not believe I have read through something like
    that before. So great to discover somebody with unique thoughts on this issue.
    Really.. thanks for starting this up. This website is one thing that’s
    needed on the web, someone with a little originality!

  95. sling tv says:

    I was very pleased to discover this website. I
    need to to thank you for ones time for this wonderful read!!
    I definitely liked every little bit of it and
    i also have you book marked to check out new stuff
    on your site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *