Como se forma um novo ministério na Suécia

[show_fb_likes] Por Claudia Wallin, de Estocolmo
 
No Brasil como em qualquer rincão do mundo, a nomeação de um novo ministério segue o enredo das melhores tramas – vilanias, futricagens, rompimentos ruidosos, meras suposições. Mas as palpitações que acometem candidatos a ministro na Suécia atingem escalas do porte de uma arritmia supra-ventricular. Um ministro sueco em potencial sabe, em geral, que não basta ter um currículo limpo: é preciso ser o branco total que prometem os detergentes mais poderosos.
A via crucis de um ministro a caminho do poder á narrada em detalhe na biografia de um ex-ministro da Justiça sueco, o social-democrata Thomas Bodström.
Era outubro de 2000, e seu nome acabara de ser anunciado pelo então primeiro-ministro Göran Persson para integrar o novo ministério. Sabedor da sanha investigativa com que a mídia sueca esquadrinha o presente e o passado de qualquer novo ocupante do poder, Bodström decide antecipar o sofrimento: espontaneamente, ele confessa a jornalistas ter fumado haxixe na juventude e contratado diaristas no black.
Subitamente, seu celular toca. É o primeiro-ministro, que chama seu novo ministro literalmente das alturas – de dentro do pequeno jato oficial do governo sueco. A confissão de Bodström ainda estava na tinta fresca do noticiário.
”Algo mais?”, pergunta o primeiro-ministro, dispensando o óbvio complemento ”de podre” à frase.
O novo ministro caminha nervosamente na grama molhada pela chuva no jardim de casa, antes de expelir a resposta. Poucos dias antes, ele havia assegurado ao primeiro-ministro que não tinha esqueletos no armário.
”Não, com certeza não há mais nada”, responde ele, enfim, ao chefe.
Começava aí a arritmia do novo ministro.
”A verdade é que eu não tinha mais certeza absoluta”, conta Thomas Bodström em seu livro ”Inifrån – Makten, Myglet, Politiken”.
”Todas as noites, eu acordava no meio da madrugada e fitava a janela escura do quarto, enquanto revirava a memória. Será que nos meus tempos de estudante o meu salário como jogador de futebol não era alto demais, para que ao mesmo tempo eu recebesse o subsídio estatal para estudar na universidade? E aquela briga feia na juventude, seria um esqueleto?”, escreve o ex-ministro.
Bodström se torturava, até que certa noite um pensamento o fez levantar da cama: ”Pang, é isso – a minha aposentadoria do futebol”.
Tempos atrás, antes de se tornar advogado, o jovem Thomas tinha sido jogador de futebol profissional. Ao fim da carreira, e ao longo dos anos, ele recebeu pequenas somas pelo pagamento da aposentadoria como atleta. E agora, justamente agora, ele se lembrava de que talvez devesse ter pagado imposto sobre o benefício recebido.
O torturado ministro de pijamas correu então imediatamente para os arquivos ao lado da escrivaninha, em busca de recibos e declarações de renda.
”Sentei-me em seguida na mesa da cozinha. Às três da madrugada, eu, o novo ministro da Justiça da Suécia, tentava pôr os meus papéis em ordem”, lembra Thomas Bodström na sua biografia.
Agir rápido agora era essencial: o secretário do Ministério da Fazenda confirmara pela manhã que sim, Bodström deveria ter pago impostos sobre o valor da aposentadoria do futebol. E deveria por isso corrigir o erro imediatamente.
O novo ministro não tinha a soma necessária na conta bancária. A solução foi chamar o pai.
”Pappa (papai) Lennart rapidamente me emprestou as 70 mil coroas necessárias (cerca de 24,7 mil reais), e a quantia foi transferida de imediato ao Skatteverket (Autoridade Fiscal sueca)”, conta Thomas no livro.
Uma semana depois, o primeiro-ministro chamou-o num canto para perguntar se tudo havia sido resolvido corretamente.
”Desde aquele dia, ele (o premier) nunca mais tocou no assunto. Mas aquela pergunta – ’Algo mais?’ – ainda hoje me provoca calafrios”, admite o ex-ministro da Justiça.
Outro caso que entrou para os anais da história política sueca foi o chamado Nannygate – o Escândalo das Babás.
Conforme conto no livro ”Um País Sem Excelências e Mordomias”, em 2006 duas ministras caíram em queda livre do cargo e sumiram da cena política, dias depois do anúncio do novo gabinete de governo: a imprensa descobriu, entre outros deslizes imperdoáveis, que elas haviam empregado babás no black e negligenciado impostos.
Tudo parecia novo e promissor naquele ano – a começar pelo próprio primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt, que aos 41 anos de idade tornava-se o mais jovem líder do país em quase um século. Foi um radiante Reinfeldt que apresentou, após a vitória eleitoral, seu arrojado gabinete de ministros.
O ministro da Economia, Anders Borg, tinha 38 anos e usava brinco e rabo de cavalo. Na pasta da Integração e Igualdade, Nyamko Sabuni, nascida no Burundi, era a primeira ministra negra do país. Dois ministros eram homossexuais, entre eles o da Imigração, Tobias Billström, e o do Meio Ambiente, Andreas Carlgren, casado legalmente com seu parceiro.
A euforia da vitória era inebriante, mas a ressaca ia ser monumental. Parte do gabinete de governo era integrado por novatos, sem quilometragem suficiente para saber que, na política sueca, um currículo limpo é questão de sobrevivência. A imprensa sueca noticiara, logo nas primeiras horas, que duas ministras haviam empregado babás sem pagar os obrigatórios impostos e contribuições sociais.
A primeira cabeça a rolar foi a da ministra da Cultura, Maria Borelius. Sob intensa pressão da mídia, ela admitiu que na década de 90 havia empregado babás sem pagar os devidos impostos.
”Sou mãe de quatro filhos, e na época gerenciava a minha própria firma”, argumentou Borelius, ao explicar que não teria conseguido equacionar a vida doméstica e profissional sem a ajuda de babás. Mas em seguida, ela diria a frase fatal: ”Eu não tinha meios para pagar todos os impostos e taxas exigidos para ter uma babá”.
Alguém desconfiou, e foi checar. Como a lei da transparência garante acesso aos arquivos das autoridades fiscais, um assessor de imprensa do partido Social-Democrata pôs-se a pesquisar as declarações de imposto de renda de Maria Borelius e do marido da ministra. E descobriu: nos anos 90, a família Borelius ganhara ao todo 17 milhões de coroas suecas – uma soma consideravelmente superior à média dos ganhos de uma família sueca.
”Você está frita, Borelius”, fuzilou a jornalista Lena Mehlin no título da sua coluna política no jornal Aftonbladet.
”Na década de 90, Borelius pagou suas babás no black. Isso foi uma estupidez. Mas mais estúpido ainda foi afirmar que não tinha dinheiro para pagar de maneira honesta”, criticou Lena.
Nos dias seguintes, o céu se fechou sobre a cabeça de Borelius. Novas investigações revelaram que a casa de verão da família, no sul da Suécia, havia sido comprada pelo marido da ministra através de uma empresa baseada no paraíso fiscal de Jersey.
O primeiro-ministro chamou a sua ministra, enfim, para uma última conversa.
Maria Borelius deixou o cargo de ministra e também sua cadeira no Parlamento. Durou oito dias no cargo, e nunca mais voltou à política.
Dois dias depois da saída de Borelius, revelou-se que a ministra da Cultura, Cecilia Stegö Chilò, também havia pago suas babás em dinheiro, a fim de evitar impostos. Mas a renúncia de Cecilia se produziria com requintes de constrangimento: a imprensa também descobriu que nos últimos 16 anos ela não pagara a licença de TV. A taxa, de cerca de 200 dólares anuais, é a principal fonte do financiamento das emissoras públicas suecas – que é supervisionado justamente pelo Ministério da Cultura.
O marido de Cecilia bem que havia tentado salvar a mulher de uma vergonha nacional. Cinco dias antes da nomeação de Stegö Chilò para o ministério, como se tentasse pôr asas em um porco, ele registrara o aparelho de TV da família no órgão responsável pela coleta da licença de televisão. A renúncia de Cecilia foi inevitável.
A ministra durou dez dias no cargo. E também sumiu da cena política depois de dar à Suécia momentos de dissabor e arrepiante escândalo político, padrão local.
Mas é como diz o sueco Bengt Johansson, professor da Universidade de Gotemburgo: ”Escândalos não acontecem em ditaduras”.
 
* Texto publicado no DCM – Diário do Centro do Mundo.

(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).

Claudia Wallin
Sobre o Autor

A jornalista brasileira Claudia Wallin, radicada em Estocolmo, é autora do livro Um país sem excelências e mordomias.

143 thoughts on “Como se forma um novo ministério na Suécia

  1. André Sampaio says:

    Com certeza temos que acreditar …
    TODOS, TODOS NÓS TEMOS QUE PARAR DE APONTAR E JULGAR UNS AOS OUTROS, NOS UNIR E COLOCAR ESTE GOVERNO CORRUPTO PRA FORA DE FORMA LEGAL. SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE ESCOLHER OS CANDIDATOS E NÃO OS PARTIDOS QUE JÁ SÃO PARTIDOS, NO SENTIDO DA PALAVRA PARTIR, E VIVEM PARTINDO O QUE É NOSSO

  2. Anita Nunes de Lima says:

    Não há o que comparar… Os países europeus tem muitos séculos a mais que o nosso Brasil e nem por isso são só maravilhas. Tem corruptos, tem discriminação, tem mendigos. A diferença é que o povo europeu não denigre a imagem do seu país como o brasileiro faz. Procurem coisas muito boas aqui e acharão muitas. Viva o Brasil.

  3. Alvaro Justta Júnior says:

    São comparações curiosas, mas tolas. Brasil é país latino, catolico. Pode ser comparado à Espanha, portugal, italia e franca. Tem ainda o problema da grande dimensao geografica, da heranca da escravatura que construiu uma sociedade cindida ao meio. Na Suecia todos pagam impostos, altos, e se reconhecem como igual, em um pais das dimensoes de Sao Paulo. O Brasil é bom, muito bom, basta ter dinheiro. Com dinheiro, a Suecia é uma destino.

  4. Celso Kachvartanian says:

    Exemplo de país,…… juízes são pagos com o dinheiro dos impostos do contribuinte, e portanto são inadmissíveis regalias e benefícios, pois eles tem que dar o exemplo para a sociedade, porque é deles que depende a ordem em um país.

  5. Luciano P Vergara says:

    Uma bela monarquia constitucional, estável, de maioria cristã, base protestante reformada, uma democracia invejável, exemplar. Não é o paraíso, obviamente, mas entre as nações, compõe, com vários Estados da Europa setentrional, a região de maior bem-estar, justiça e eqüidade do mundo.

  6. Adalberto Gazio says:

    Como disse o Luciano Vergara, uma bela monarquia constitucional, estável, de maioria cristã, base protestante reformada, uma democracia invejável – que pude comprovar há pelo menos 3 anos atrás. Um belo exemplo de governo!

  7. Ole Peter Smith says:

    500 anos e nao chegou ainda? Isso eh (falta de) cultura, falta de vontagem! Mas me desculpe, suecia tmbm eh muita puritana… proibiu pato donald por andar sem calca.. mas os mendingos que tem sao praticalmente so andarinhos. Pois libera aborto, mas cuida de todos independente de origem familiar.

  8. Celia Martins says:

    Claudia ,parabéns mostre p o brasileiro o que é honestidade.Nossos filhos já olham p os pais que lutam p sobreviver com olhar de como meu pai é bobo o pai de fulano é que é inteligente sabe ganhar grana .Momentos difíceis e feios estamos passando.Bjs

  9. Cleidson Sorrentino Tavares says:

    Um bom começo para mudar o Brasil passa pela Reforma Política. Sistema DISTRITAL PURO para os parlamentares; fim da reeleição (concebida no governo FHC à custa de um híper mensalão); mandato geral e simultâneo de cinco anos; financiamento das campanhas exclusivamente por pessoas físicas com valor limitado a um salário mínimo anualmente, que poderia ser dedutível da renda tributável do IR das pessoas físicas. Esses seriam os primeiros passos para o Brasil entrar no eixo da moralidade.

  10. Lucia Franco says:

    Oi. Isso é suevia!!! ! ser brasileir é vergonhoso.
    Em caso o dia todo.
    A Vivo está e manutenção desde quinta feira passada. Tá dificil.
    Aliás, hoje feriado, intetnet está muito complicada. Liguei viber pra mas vc não atendeu. Vamos insistindo. ….bjs

  11. Cedric Diniz Vasconcellos says:

    Elen Mesquita, desculpe fazer-lhe uma correção! O Brasil não é um país com um pequeno grupo de corruptos, a corrupção está no DNA deste país onde a cultura do “quero me dar bem e tirar vantagem de alguma coisa” , infelizmente! Vejo casos de arrepiar o cabelo! É a moça do caixa que quer te passar o troco errado, o sócio do clube que quer colocar toda a família na academia sem pagar a taxa de manutenção, é o mecânico que coloca peça recondicionada e fala pro cliente que colocou uma nova, é o motorista que estaciona em local de deficiente físico e acha normal pq são só 5 minutinhos e assim por diante, o brasileiro exige transparência e honestidade dos políticos, mas esquece que a honestidade começa na suas próprias ações! Então não existe máxima mais verdadeira que “Cada povo tem o governo que merece”!

  12. Islan Nascimento says:

    A História de uma nação, assim como a Natureza não dá saltos… Mas podemos começar das coisas simples. Antes, ou concomitantemente, a uma reforma política, falemos de reforma ética e de princípios nossos. Já é um passo… E não um salto difícil.

  13. gamefly free trial says:

    Have you ever thought about creating an e-book or guest authoring on other
    sites? I have a blog based on the same subjects you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my
    viewers would appreciate your work. If you are even remotely interested, feel free to send me an e mail.

  14. gamefly free trial says:

    I really like your blog.. very nice colors & theme.
    Did you design this website yourself or did you hire someone to do
    it for you? Plz respond as I’m looking to create my own blog and
    would like to find out where u got this from. cheers

  15. gamefly says:

    Having read this I thought it was really enlightening.
    I appreciate you finding the time and effort to put this content together.
    I once again find myself spending way too much time both reading
    and commenting. But so what, it was still worthwhile!

  16. download minecraft for free says:

    Thanks for your marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you
    are a great author. I will be sure to bookmark your blog and will eventually come back down the road.
    I want to encourage you to definitely continue your
    great posts, have a nice day!

  17. g says:

    Have you ever considered about adding a little
    bit more than just your articles? I mean, what you say is valuable and everything.
    Nevertheless think about if you added some great graphics or video clips to give
    your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and videos, this site could certainly be one of the most beneficial in its niche.
    Amazing blog!

  18. g says:

    It’s appropriate time to make some plans for the future and
    it is time to be happy. I’ve read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or suggestions.
    Perhaps you could write next articles referring to this article.
    I desire to read even more things about it!

  19. gamefly free trial says:

    Great blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?
    I’m planning to start my own website soon but I’m a little lost on everything.
    Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely confused ..
    Any ideas? Appreciate it!

  20. gamefly free trial says:

    Does your site have a contact page? I’m having trouble locating it but, I’d like to shoot you
    an email. I’ve got some recommendations for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great website and I look forward to seeing it
    expand over time.

  21. gamefly free trial says:

    Hey, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, very good blog!

  22. plenty of fish dating site says:

    When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and
    now each time a comment is added I get three emails with the same
    comment. Is there any way you can remove people from
    that service? Appreciate it!

  23. natalielise says:

    Wonderful blog! I found it while browsing on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo
    News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Appreciate it natalielise plenty of fish

  24. plenty of fish dating site says:

    I have been surfing on-line more than 3 hours these days, but
    I by no means discovered any fascinating article like yours.
    It’s lovely worth sufficient for me. Personally, if all
    web owners and bloggers made just right content material as you
    probably did, the web shall be much more helpful than ever
    before.

  25. plenty of fish dating site says:

    I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and
    was wondering what all is required to get set up?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet savvy so I’m not 100% certain. Any suggestions
    or advice would be greatly appreciated. Appreciate it

  26. Pingback: Google

  27. minecraft games says:

    certainly like your website however you have to test the spelling on several of your posts.
    A number of them are rife with spelling problems and I in finding it very troublesome to inform the truth however I will definitely come back again.

  28. Carl Greene says:

    I was pretty pleased to uncover this site. I want to to thank you for your time due to this wonderful read!! I definitely liked every little bit of it and i also have you book marked to look at new things on your website.

  29. minecraft games says:

    Hi just wanted to give you a brief heads up and let you know
    a few of the pictures aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a
    linking issue. I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same
    outcome.

  30. enterfuntech.tumblr.com quest bars cheap says:

    Have you ever considered writing an ebook or guest
    authoring on other websites? I have a blog centered on the same ideas you
    discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my audience would appreciate your work.
    If you are even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

  31. coconut oil says:

    Hello there! This article couldn’t be written any better!
    Reading through this article reminds me of my previous roommate!
    He always kept talking about this. I’ll forward this post to him.
    Fairly certain he’s going to have a very good read. I appreciate you for sharing!

  32. plenty of fish dating site says:

    Its like you read my mind! You appear to understand a lot approximately this, such as you wrote the ebook in it or something.
    I believe that you could do with some % to drive the message home a bit, but other
    than that, that is excellent blog. A fantastic read.
    I will certainly be back.

  33. tinyurl.com says:

    Hello, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog site in Firefox, it looks fine but when opening in Internet Explorer,
    it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, fantastic blog!

  34. tinyurl.com says:

    Great beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog web site?
    The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept

  35. of coconut oil says:

    It’s a pity you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this superb blog!
    I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to brand new updates and will share this site with my Facebook group.
    Chat soon!

  36. the coconut oil says:

    I like the valuable information you provide in your articles.
    I will bookmark your weblog and take a look at once
    more right here regularly. I’m fairly sure I will learn many new
    stuff proper here! Best of luck for the next!

  37. ps4 games says:

    My partner and I absolutely love your blog and find almost all of
    your post’s to be what precisely I’m looking for.
    Do you offer guest writers to write content for yourself?
    I wouldn’t mind writing a post or elaborating on most of the subjects
    you write regarding here. Again, awesome site!

  38. quest bars cheap says:

    I’m impressed, I must say. Seldom do I come across a blog that’s both educative and amusing, and let me tell you, you have hit the nail on the head.
    The problem is something that too few men and women are speaking intelligently about.
    I’m very happy I came across this during my
    hunt for something regarding this.

  39. quest bars cheap coupon twitter says:

    With havin so much content and articles do you ever run into any issues of plagorism or
    copyright infringement? My website has a lot of exclusive content
    I’ve either authored myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over
    the web without my permission. Do you know any techniques to help prevent content from being stolen? I’d certainly appreciate it.

  40. ps4 games says:

    Terrific article! This is the type of information that
    should be shared around the web. Shame on Google for no longer positioning this submit higher!
    Come on over and consult with my web site . Thank you =)

  41. ps4 games says:

    Admiring the dedication you put into your site and
    in depth information you present. It’s great to come across a blog every
    once in a while that isn’t the same unwanted rehashed information. Wonderful read!
    I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google
    account.

  42. ps4 games says:

    I have been browsing online more than 3 hours today, yet I never
    found any interesting article like yours. It is pretty worth enough
    for me. Personally, if all website owners and bloggers made good content as you did, the
    web will be a lot more useful than ever before.

  43. quest bars cheap says:

    I am really enjoying the theme/design of your weblog.
    Do you ever run into any browser compatibility issues? A number of my blog visitors
    have complained about my blog not operating correctly in Explorer
    but looks great in Firefox. Do you have any tips to help fix this problem?

  44. ps4 games says:

    Greate post. Keep writing such kind of info on your blog.
    Im really impressed by your site.
    Hi there, You’ve done an incredible job. I’ll definitely digg it
    and in my opinion recommend to my friends. I’m sure they’ll be benefited
    from this site.

  45. ps4 games says:

    Hi there! I know this is somewhat off topic but I was wondering which blog platform
    are you using for this site? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at
    options for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

  46. match.com free trial says:

    Hi there! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for
    this website? I’m getting fed up of WordPress because
    I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

  47. asksylphoflight says:

    I’m not sure where you’re getting your information, but great topic.
    I needs to spend some time learning much more or understanding
    more. Thanks for magnificent information I was looking for this information for my mission.

  48. http://tinyurl.com/sling-tv-48639 says:

    I have been exploring for a bit for any high quality articles or blog posts on this sort of area .
    Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this
    site. Studying this info So i am happy to exhibit that I have an incredibly excellent uncanny feeling I came upon just
    what I needed. I so much certainly will make certain to don?t put out of your mind this web site and provides it a
    look regularly.

  49. sling tv says:

    Just want to say your article is as surprising. The clarity in your
    post is simply spectacular and i could assume you are an expert on this subject.
    Fine with your permission allow me to grab your feed
    to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the enjoyable work.

  50. sling tv says:

    This is very fascinating, You’re an excessively professional blogger.
    I’ve joined your rss feed and sit up for in the hunt
    for extra of your fantastic post. Additionally, I’ve shared your website in my
    social networks

  51. sling tv says:

    Hi there! I’m at work browsing your blog from my new apple iphone!
    Just wanted to say I love reading through your blog and look forward
    to all your posts! Carry on the excellent work!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *