Suecos usam microchip implantado na mão como bilhete de trem

A Vida na Suécia
Claudia Wallin, para a Rádio França Internacional
Parece ficção científica, mas já é realidade: a empresa estatal de trens da Suécia, SJ, acaba de se tornar a primeira rede ferroviária do mundo a oferecer aos passageiros, em caráter experimental, a opção de usar implantes de microchip sob a pele da mão para validar seus bilhetes. Em vez de mostrar ao cobrador do trem o bilhete a ser escaneado, basta que o usuário estenda a própria mão.
A cena, estranhamente futurista, tem causado surpresa nos vagões da SJ. No universo inicial do experimento, estão os cerca de dois mil suecos que já possuem um implante de microchip no corpo – uma tecnologia que pode cumprir diferentes funções, e que vem ganhando cada vez mais adeptos na Suécia.
Trata-se de uma legião de “super-humanos” que decidiram incrustrar a tecnologia no próprio corpo para executar, com um simples aceno de mão, tarefas como abrir portas, acionar impressoras ou comprar produtos em máquinas de auto-atendimento.
“Este foi na verdade um pedido que recebemos de alguns de nossos usuários, que já tinham um microchip implantado na mão para fazer coisas como abrir as portas de casa automaticamente. Eles perguntaram, ‘podemos usar o mesmo microchip para viajar nos trens?’ Como já detínhamos a tecnologia digital necessária, uma vez que a SJ é uma das empresas mais digitalizadas da Suécia, fomos capazes de implementar o processo de forma rápida”, disse Stephan Ray, executivo da SJ, em entrevista à RFI.
O plano da estatal sueca é conduzir o experimento até o fim do ano, antes de adotar o microchip de forma definitiva.
“Vamos coletar informações junto a nossos usuários, a fim de estabelecer se este é um serviço que eles realmente desejam. Vamos também conversar com as tripulações dos trens, para determinar se a validação do bilhete via microchip é um processo que pode agilizar ou não o processo de trabalho”, diz Ray.
“Mas em princípio, a revolução já começou”, acrescenta ele.
A tecnologia não é nova: há tempos o microchip vem sendo utilizado para a identificação de animais, como cães e gatos.
O implante do experimento sueco funciona por meio do sistema NFC (Near Field Communication), uma tecnologia de comunicação de curto alcance que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios, e que já é usada também em smartphones e cartões de crédito. Nos trens, o cobrador posiciona o dispositivo de leitura a poucos centímetros da mão do passageiro, e os dados do bilhete, contidos no microchip, são então transmitidos através de ondas eletromagnéticas.
A introdução do microchip nas viagens da SJ é uma parceria da estatal de trens sueca com o Epicenter – um centro de inovação tecnológica situado no centro de Estocolmo, e onde cerca de 150 de seus dois mil membros e funcionários já circulam com microchips implantados na mão para abrir portas, ou simplesmente comprar um café nas máquinas de auto-atendimento.
Na rotina quase distópica do Epicenter, as injeções para o implante de microchips na mão se tornaram tão populares que os funcionários chegam a organizar festas para os candidatos a “ciborgue”.
O processo dura poucos segundos: um pouco maior do que um grão de arroz, o microchip é implantado através de uma injeção na área entre os dedos polegar e indicador. A implantação do chip custa 1,5 mil coroas suecas (cerca de 560 reais).
“Esta tecnologia vai representar uma evolução radical”, diz à RFI o presidente e co-fundador do Epicenter, Patrick Mesterton.
“Hoje, um indivíduo precisa carregar uma série de coisas, como chaves, cartões de crédito, o cartão da academia, o cartão do metrô. O que o implante de microchip proporciona é uma funcionalidade exponencial: no futuro, todos esses itens vão poder ser substituídos por um único microchip implantado sob a pele, que pode desempenhar múltiplas funções. Como por exemplo abrir portas, pagar a conta do supermercado ou validar bilhetes de trem – tudo com um simples aceno de mão. A tecnologia para isto já existe”, acrescenta Patrick, que foi o primeiro a implantar o microchip em sua mão no Epicenter.
As instalações do Epicenter têm 12 mil metros quadrados – “então temos muitas portas para abrir”, brinca Mesterton:
“É claro que a decisão de inserir um chip no próprio corpo é um grande passo. Mas por outro lado, há tempos as pessoas já implantam dispositivos no corpo, como por exemplo o marcapasso. Que é, afinal, algo muito mais sério do que implantar um pequeno chip. E gostaria de salientar que a intervenção para a inserção do microchip, no Epicenter, é inteiramente voluntária. Ninguém está obrigado a fazer o implante”, ele pontua.
Para alguns, este é um natural passo seguinte na evolução tecnológica. Já na visão de outros, implantar um microchip no próprio corpo pode abrir as portas para um futuro perturbador, em um mundo habitado por “ciborgues” e ameaçado pela perda das liberdades individuais.
Stephan Ray, da estatal sueca SJ, garante que a tecnologia adotada no projeto não representa uma ameaça à privacidade dos passageiros:
“A única informação que o passageiro precisa ter no microchip, para viajar em nossos trens, é seu número de usuário em nosso sistema. O implante não contém nenhum outro dado do usuário, como informações pessoais, e nem emite sinais que permitam localizá-lo”, enfatiza o executivo.
A estatal sueca admite que o uso do microchip é um tema polêmico.
“Não temos, porém, recebido críticas”, diz Ray. “Principalmente por deixarmos claro que a SJ não vende, e nem promove o uso dos microchips. Estamos apenas oferecendo a nossos usuários a possibilidade de usá-los para viajar em nossos trens, caso assim desejem”.
Como toda nova tecnologia, o implante de microchip ainda é visto por muitos com certo ceticismo – e até mesmo medo.
“Quando as pessoas começarem a entender como essa tecnologia funciona, no entanto, elas poderão perceber que ela também é uma coisa mágica. E não há nada a temer. Quem não gostar do microchip, pode simplesmente removê-lo”, argumenta Patrick Mesterton, do Epicenter.
Lina Edström, analista de sistemas da estatal sueca de trens, diz que é preciso satisfazer a demanda dos muitos early adopters (primeiros a adotar novas tecnologias) da Suécia, que vêem o microchip como uma “opção sensacional”:
“Não creio que seja possível evitar esta evolução”, ela diz.
Mas quanto mais sofisticados os microchips vierem a ser, maiores poderão se tornar os dilemas éticos.
2 de Julho de 2017
Conheça o livro “Um País Sem Excelências e Mordomias”
 

0 thoughts on “Suecos usam microchip implantado na mão como bilhete de trem

  1. Kira Shinigami says:

    Não entendo essa relutância em se modernizar, talvez seja medo de ser o sinal da besta, ou medo de ser monitorado pelo governo, mas não importa qual eu adoraria ter estas facilidades na minha vida, pode até me transformar num homem chip. rsrsrsr

  2. André Santos says:

    No país chamado Brasil, onde reina a paz, a harmonia entre as famílias, todas abastadas, onde o cristianismo “reina”, onde não há corrupção, miséria, e, portanto, um dos últimos países onde Deus “está acima de tudo”, isso é coisa do demônio, é mais um sinal da besta, para as bestas que se apegam a uma religiosidade sem Deus! Tomara que os nórdicos, aqui se tratando da Suécia, não permitam que sua sociedade seja contaminada por esses ideais conservadores e reacionários os quais ainda são o lastro de sociedades atrasadas, como a brasileira.

    • Eliana Souza says:

      Em nome da tecnologia, dos lucros surgiram os transgênicos, pesquisas e mais pesquisas científicas aprovaram Hoje, várias pesquisas colocam em cheque os transgênicos, os seus efeitos na natureza e na nossa saúde. Tudo começa com experimento, depois se torna regra.

    • Luciano Freitas Brandao says:

      Este é problema desta geração nem sabe que está sendo tratada igual a um rebanho. Aceitam a implantação de um chip na pele e se der defeito. Um cartão magnético se der defeito troca, cancela em caso de perda ou roubo, simples assim. Ainda pode ser feito aplicativo no celular pra pagamento da passagem. Não vejo vantagem no uso do chip na pele. No Brasil corre o risco da besta do bandido roubar seu chip com pele.

  3. Roberto Antonio De Souza Silva says:

    O Zé povinho trocha já estão sendo vigiado 24 pelas câmeras do próprio celular pois o pessoal já sabe até a hora que o povo está cagando no banheiro e ainda ficam com frescura em usar um chip para ter sua própria segurança pois evita de ter que carregar documentos ou perde los e ter que tirar segunda via ou mesmo perder as chaves do carro dá casa ou mesmo fazer saquê em caixas eletrônicos e ainda dizem que é coisa dá besta.
    Besta e o povo que fica enchendo os bolsos dos pastores dá bancada dá bíblia de dízimos ou indo as ruas bater panelas e apoiar governo golpista .
    Isto sim é coisa dá besta.
    Logo que aparecer por aqui quero o meu.

  4. Alexsander Garcia says:

    Vejo nisso um mecanismo sofisticado de controle, é diferente de ter um documento, com a tecnologia do GPS podem saber aonde você está. É o fim da individualidade e privacidade. Isso me lembra os números tatuados pelos nazistas nos pulsos dos judeus. Não gosto da ideia.

  5. Viviane Dantas says:

    Enquanto o futuro projetado pela ficção científica já é presente e realidade na Suécia, no Brasil ainda estamos às voltas desde problemas de saneamento básico ao problema do analfabetismo funcional da maioria da população…

  6. Sonia Carneiro Monteiro says:

    Aqui é o contrário, diria que parece ficção científica quando pagamos todos os nossos impostos e a passagem é caríssima para nós brasileiros, chovendo dentro dos veículos, construíram uma ciclo via de lotação maior do que a permitida, os passageiros se digladiam para entrar, não dão prioridade aos trens para longos trajetos e ficamos depois de tudo sem os nossos salários para gastarmos com o que acabei de falar. É mole ou quer mais?

  7. Nestor Correia says:

    O q aconteceu de fato na SJ (antiga empresa estatal de trens) depois da privatização foi uma precarização de serviços por falta de manutenções preventivas. No último acontecimento, véspera do grande feriado nacional de Midsummer (meio do verão), o São João daqui, milhares de pessoas ficaram presas em trens por uma simples pane de sinais e falta de pessoal. Na nova Suécia com a Social Democracia, o PT daqui, fazendo acordos à direita para se manter no poder, o que está em curso é um desmonte do Estado de bem estar social. A visão q Claudia Walin divulga tem viés liberal direitista.

  8. Juço Nunes says:

    Sob o ponto de vista das facilidades de controle do capital a notícia é ótima. Mas, sempre tem um mas, ê justamente este controle cada vez maior sobre o indivíduo, sobre o que le pensa, qual sua rotina de deslocamento, seu perfil de consumo, etc…que leva ao totalitarismo.

  9. Elias-cerqueira Dias Cerqueira says:

    Mat.7-13. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.
    Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. João.18-36
    Mateus 10:8 – Curai enfermos, purificai leprosos, ressuscitai mortos, expulsai demônios. de graça recebestes, de graça dai.
    1 João 4:1- Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro.
    Não podeis servir a Deus e a Mamon. Lucas 16:13
    Então lhes disse Jesus: Pois dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E quando ouviram isto, admiraram-se e deixando-o, se retiraram. (Mateus, XXII: 15 a 22) (Marcos, XII: 13 a 17).
    – Mateus 6:19-34 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.
    Marcos 12. 30. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
    31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
    O que a Bíblia diz.
    Em João 8:32, E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará .
    Mateus 24:24 Pois se levantarão falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e …. sinais e maravilhas, com o objetivo de enganar, se possível, os próprios eleitos.
    Mateus 7-15 Acautelai-vos quanto aos falsos profetas. Eles se aproximam de vós disfarçados de ovelhas, mas no seu íntimo são como lobos devoradores.
    Mateus 23 :23. Ao ficar cara a cara com estes falsos mestres, Jesus Cristo, O filho de Deus, os chamou de “hipócritas”, “guias cegos”, “cegos”, “sepulcros caiados”, “serpentes” e“raça de víboras”
    Lucas 6:41 Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão e não percebes o tronco que está no teu próprio olho?
    Atos 20:30 Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, realizando sinais e maravilhas, com o objetivo de enganar, se possível, os próprios eleitos.
    .1 Tim 6:10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
    Mateus 21. 12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;
    13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.
    Apoc. 13.12 E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.
    Gal. 2:4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão.
    ap. 2-9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás
    ap. 3-9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
    A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros.Deuteronômio 23:19
    Lucas 11:42. Ai de vocês, fariseus, porque dão a Deus o dízimo da hortelã, da arruda e de toda a sorte de hortaliças, mas desprezam a justiça e o amor de Deus Judas 1:4
    Apoc. 13.14 E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
    Apoc. 13.16 E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas,
    Apoc. 13.17 Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.
    Apoc. 17.13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.
    Apoc. 13.18 Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.
    Apoc. 20.8 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
    Ap. 22:14. Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
    Ap-22:15 Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

  10. Marcello Della Donatello says:

    O texto grego de Codex Alexandrinus do Novo testamento recita:
    “??? ? ????? ?????• ? ???? ???? ???????? ??? ??????? ??? ??????, ??????? ??? ???????? ?????• ??? ? ??????? ????? ????????? ???????? ???.”
    “H?de h? sophia estin; ho ech?n noun ps?phisat? ton arithmon tou th?riou, arithmos gar anthr?pou estin; kai ho arithmos autou hexakosioi hex?konta hex.”
    Na Vulgata, ou Bíblia latina:
    “Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiae. Numerus enfim hominis est, et numerus eius est sescenti sexaginta sex’.”
    A tradução da tal profecia para o português seria:
    “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aqueles que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.

  11. Paulo Luis Mascarenhas says:

    A ficção virando realidade e vice-versa, cada pais/ casa recebe seus espíritos para o devido crescimento , cada pais tem sua energia diferenciada, parecida com um imã, desta maneira explica que pessoas não conseguem ficar em seus países de origem, outras são atraídas para colaborarem no crescimento de outras casas/países, estes tem a evolução da verdade, mas ainda não tem nenhum pais perfeito, por isso sou patriota , barrista, antes de conhecer outro prefiro conhecer o meu que me abraçou com carinho e confiança, e não pretendo por livre e espontânea vontade virar um robô ambulante…

  12. Irineu Pereira says:

    SERIA ESSE CHIP A MARCA DA BESTA DESCRITA EM APOCALIPSE 13?
    E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. Apocalipse 13:16-18

  13. Sara Rodrigues Lobato says:

    Isso é só o começo de muitas as coisa que já estão aí e as pessoas achando que é a tecnologia,leia em Apocalypse ,lá vcs poderiam entender melhor é então muitos vão deixar de pensar que cristãos são loucos.se atualizem povo que o fim ta por vir.

  14. gamefly free trial says:

    You really make it appear really easy together with your presentation however I in finding this matter to be actually one thing that I think I might by no means understand.
    It seems too complex and very extensive for me. I’m
    looking ahead in your next put up, I will attempt
    to get the dangle of it!

  15. gamefly free trial says:

    Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and everything. However just
    imagine if you added some great pictures or video clips
    to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with
    pics and clips, this blog could undeniably be one of the best in its
    niche. Excellent blog!

  16. g says:

    I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.
    I do not know who you are but certainly you’re going to a famous blogger if you are not already 😉 Cheers!

  17. g says:

    Thanks for ones marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you might be a great author.
    I will always bookmark your blog and will often come back
    in the foreseeable future. I want to encourage that you continue your great posts, have
    a nice evening!

  18. minecraft download free pc says:

    This design is spectacular! You certainly know how to keep a reader entertained.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful
    job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how
    you presented it. Too cool!

  19. download minecraft says:

    You really make it appear so easy with your presentation however I
    to find this topic to be really one thing which I feel I might by no means understand.
    It kind of feels too complex and extremely wide for me. I am taking
    a look forward for your next submit, I will try to get the cling of it!

  20. minecraft for free says:

    Greetings from Colorado! I’m bored at work so I decided to
    check out your blog on my iphone during lunch break.
    I love the information you provide here and can’t wait to
    take a look when I get home. I’m shocked at how
    fast your blog loaded on my mobile .. I’m not
    even using WIFI, just 3G .. Anyhow, superb blog!

  21. gamefly free trial says:

    Woah! I’m really enjoying the template/theme of this site.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s challenging to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appearance.
    I must say you have done a great job with this.
    Also, the blog loads super quick for me on Firefox.
    Outstanding Blog!

  22. gamefly free trial says:

    hello there and thank you for your info – I’ve definitely picked up anything new from right here.
    I did however expertise several technical issues using this web site, as I experienced to reload the
    web site lots of times previous to I could get it to load correctly.
    I had been wondering if your web host is OK?
    Not that I am complaining, but slow loading instances times
    will often affect your placement in google and can damage your quality score if ads and marketing with Adwords.
    Anyway I am adding this RSS to my e-mail and can look out for a lot
    more of your respective interesting content. Ensure that you update this again soon.

  23. gamefly free trial says:

    Just wish to say your article is as astounding.
    The clarity for your post is just great and that i can suppose you’re knowledgeable on this subject.
    Well along with your permission let me to grab your RSS feed to keep
    updated with forthcoming post. Thanks one million and please keep up the enjoyable work.

  24. gamefly free trial says:

    Hello! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting a new initiative in a community in the
    same niche. Your blog provided us beneficial information to
    work on. You have done a extraordinary job!

  25. gamefly free trial says:

    Great blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything.
    Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally confused
    .. Any suggestions? Cheers!

  26. gamefly free trial says:

    What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has helped me out loads.
    I’m hoping to contribute & aid different customers like its helped me.
    Good job.

  27. quest bars says:

    Wonderful blog you have here but I was curious if
    you knew of any discussion boards that cover the
    same topics discussed here? I’d really like to be a
    part of online community where I can get comments from other knowledgeable individuals that share
    the same interest. If you have any recommendations, please let me know.
    Bless you!

  28. plenty of fish dating site says:

    With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement?
    My website has a lot of exclusive content I’ve
    either written myself or outsourced but it looks like
    a lot of it is popping it up all over the web without my authorization. Do you know
    any ways to help protect against content from being
    stolen? I’d certainly appreciate it.

  29. plenty of fish dating site says:

    I loved as much as you will receive carried out right here.
    The sketch is tasteful, your authored material stylish.
    nonetheless, you command get bought an impatience over that you wish be
    delivering the following. unwell unquestionably come further
    formerly again as exactly the same nearly very often inside case
    you shield this increase.

  30. natalielise says:

    Right now it appears like Expression Engine is the
    preferred blogging platform out there right now.
    (from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?
    natalielise plenty of fish

  31. plenty of fish dating site says:

    Hi I am so thrilled I found your blog page, I really found
    you by error, while I was searching on Yahoo for something
    else, Anyhow I am here now and would just like to say thanks a lot for a remarkable post and a all round entertaining
    blog (I also love the theme/design), I don’t have time to
    look over it all at the moment but I have book-marked it and also included your RSS
    feeds, so when I have time I will be back to read more,
    Please do keep up the superb work.

  32. dating site says:

    Does your website have a contact page? I’m having a tough time locating it
    but, I’d like to shoot you an email. I’ve got some ideas for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great site and I look forward to seeing it
    expand over time.

  33. pof says:

    Simply desire to say your article is as astonishing.
    The clearness for your post is simply great and
    i could assume you are an expert on this subject.
    Fine together with your permission let me to grab your RSS feed to stay updated with impending post.
    Thank you a million and please carry on the rewarding work.

  34. dating site says:

    Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video
    to make your point. You clearly know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting
    videos to your site when you could be giving us something informative to read?

  35. Pingback: ??????

  36. Pingback: dang ky fun88

  37. minecraft games says:

    You’re so cool! I do not suppose I’ve read anything like that before.
    So wonderful to find somebody with original thoughts on this issue.
    Really.. thanks for starting this up. This site is something that is required on the web, someone with a bit of
    originality!

  38. minecraft games says:

    Pretty great post. I simply stumbled upon your weblog and wanted to say that I have
    really enjoyed surfing around your weblog posts.
    After all I will be subscribing in your rss feed and I am hoping you write
    again very soon!

  39. quest bars cheap says:

    I think this is one of the most vital information for me.
    And i’m satisfied reading your article. However wanna statement on some normal things,
    The site taste is ideal, the articles is truly nice : D. Good activity, cheers

  40. quest bars cheap says:

    I was extremely pleased to find this site. I need to to
    thank you for your time just for this fantastic read!! I definitely really liked
    every part of it and I have you saved to fav to check out new information in your
    site.

  41. minecraft games says:

    Attractive component of content. I just stumbled upon your site and in accession capital to claim that I get in fact enjoyed account your weblog posts.
    Anyway I will be subscribing to your feeds or even I fulfillment you get right of entry to persistently fast.

  42. Pingback: custom road cases

  43. minecraft games says:

    It’s the best time to make some plans for the long run and it is time to be
    happy. I have learn this put up and if I may I desire to
    counsel you few fascinating issues or suggestions.
    Perhaps you could write next articles referring to this article.
    I desire to read more things about it!

  44. minecraft games says:

    Oh my goodness! Impressive article dude! Many thanks, However I am
    going through problems with your RSS. I don’t understand why I cannot
    join it. Is there anybody getting identical RSS problems? Anyone who knows the solution will you kindly respond?
    Thanks!!

  45. quest bars cheap says:

    I love your blog.. very nice colors & theme. Did
    you design this website yourself or did you hire
    someone to do it for you? Plz answer back as
    I’m looking to design my own blog and would like to find out where u got this from.
    many thanks

  46. Issac says:

    Magnificent goods from you, man. I have remember your stuff previous to and you are simply extremely great.
    I really like what you have acquired right here, certainly like what
    you’re stating and the best way wherein you say it.
    You are making it entertaining and you still care for to stay it wise.
    I can’t wait to read far more from you. That is actually a great website.

  47. Pingback: Google

  48. Pingback: ww88

  49. Pingback: 카지노사이트

  50. Pingback: nha cai uy tin fun88

  51. Pingback: Crystal Meth

  52. plenty of fish dating site says:

    Thanks for your personal marvelous posting!
    I definitely enjoyed reading it, you could be a great author.I will be sure to bookmark your blog and definitely will come back later on. I want to encourage you to continue your
    great work, have a nice evening!

  53. plenty of fish dating site says:

    Hello I am so grateful I found your webpage, I really found you by mistake, while
    I was browsing on Bing for something else, Anyways I am here now and
    would just like to say cheers for a fantastic post and a all
    round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all at the
    moment but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have
    time I will be back to read a great deal more,
    Please do keep up the fantastic job.

  54. plenty of fish dating site says:

    You actually make it seem so easy with your
    presentation but I find this topic to be really something which I think
    I would never understand. It seems too complex and extremely broad for me.
    I’m looking forward for your next post, I’ll try to get the
    hang of it!

  55. coconut oil of says:

    Heya! I just wanted to ask if you ever have any problems
    with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing several weeks of hard
    work due to no back up. Do you have any methods to protect against hackers?

  56. coconut oil a says:

    The other day, while I was at work, my sister stole
    my apple ipad and tested to see if it can survive a thirty foot drop, just
    so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now
    destroyed and she has 83 views. I know this is totally off topic but I had to share it with someone!

  57. plenty of fish dating site says:

    The other day, while I was at work, my sister stole my iphone and tested to see if it can survive a
    thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views.
    I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  58. tinyurl.com says:

    Just desire to say your article is as amazing. The clearness in your put
    up is simply spectacular and that i can suppose you are an expert on this subject.
    Fine with your permission allow me to clutch your RSS feed to stay up to date with impending
    post. Thanks a million and please continue the enjoyable work.

  59. tinyurl.com says:

    We are a bunch of volunteers and starting a brand new scheme
    in our community. Your website provided us with useful
    information to work on. You’ve performed a formidable task and our entire community shall be thankful to you.

  60. tinyurl.com says:

    Excellent beat ! I would like to apprentice whilst you amend your site,
    how could i subscribe for a weblog site?
    The account helped me a appropriate deal. I had been a little bit acquainted of
    this your broadcast offered vibrant clear idea

  61. tinyurl.com says:

    Do you mind if I quote a couple of your articles as long as I provide credit and sources back to your blog?
    My website is in the very same area of interest as yours and my users would genuinely benefit from some of
    the information you present here. Please let me know
    if this ok with you. Regards!

  62. tinyurl.com says:

    Awesome website you have here but I was wanting to know if you knew of any
    message boards that cover the same topics discussed here?
    I’d really love to be a part of group where I can get suggestions
    from other experienced people that share the same interest.
    If you have any recommendations, please let me know. Thanks a lot!

  63. coconut oil on says:

    I’m impressed, I must say. Rarely do I encounter a blog that’s equally educative and amusing, and let me tell you, you have hit the nail on the head.
    The problem is something which not enough men and women are speaking intelligently about.
    I’m very happy that I found this during my hunt for something relating
    to this.

  64. coconut oil when says:

    The other day, while I was at work, my sister stole my iphone and tested to see
    if it can survive a forty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad
    is now broken and she has 83 views. I know this is completely
    off topic but I had to share it with someone!

  65. our coconut oil says:

    I am really enjoying the theme/design of your weblog.
    Do you ever run into any browser compatibility issues?
    A small number of my blog audience have complained about my site not working correctly in Explorer but looks great
    in Opera. Do you have any solutions to help fix this
    issue?

  66. plenty of fish dating site says:

    Hi! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.
    Is it very hard to set up your own blog? I’m not very techincal but
    I can figure things out pretty fast. I’m thinking
    about creating my own but I’m not sure where to begin. Do you have any points or suggestions?
    Many thanks

  67. ps4 games says:

    My developer is trying to persuade me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type
    on a variety of websites for about a year and am anxious about switching
    to another platform. I have heard very good things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress posts into it?
    Any help would be really appreciated!

  68. ps4 games says:

    Hi! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.
    Is it tough to set up your own blog? I’m not very techincal
    but I can figure things out pretty quick. I’m thinking about making my own but
    I’m not sure where to begin. Do you have any tips or suggestions?
    Appreciate it

  69. ps4 games says:

    I do not even know how I ended up here, but I thought this post was great.
    I don’t know who you are but definitely you are going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!

  70. coconut oil says:

    First of all I want to say great blog! I had a quick question which I’d like
    to ask if you don’t mind. I was interested to know how you center yourself and clear your head prior to writing.
    I’ve had a difficult time clearing my mind
    in getting my ideas out there. I do enjoy writing however it just seems like the first 10 to
    15 minutes are lost simply just trying to figure out how to begin.
    Any recommendations or tips? Cheers!

  71. tinyurl.com says:

    Definitely believe that which you said. Your favorite justification appeared to be on the internet
    the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed while
    people consider worries that they plainly do not know about.
    You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side effect , people could take a signal.
    Will probably be back to get more. Thanks

  72. sling tv says:

    I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an shakiness over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come more formerly again since exactly
    the same nearly a lot often inside case you shield this hike.

  73. sling tv says:

    I simply couldn’t depart your web site before suggesting
    that I actually loved the usual information an individual supply in your guests?
    Is gonna be again ceaselessly to check out new posts

  74. Todd Snively says:

    Great work! This is the type of info that should be shared around the web. Shame on the search engines for not positioning this post higher! Come on over and visit my web site . Thanks =)

  75. sling tv says:

    Nice blog! Is your theme custom made or did you download it
    from somewhere? A theme like yours with a few simple adjustements would really make my blog shine.
    Please let me know where you got your design. Many thanks

  76. sling tv says:

    Hi there, just became aware of your blog through Google, and
    found that it is truly informative. I’m gonna watch
    out for brussels. I’ll be grateful if you continue
    this in future. Many people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  77. sling tv says:

    I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles or blog posts on this sort of
    house . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site.
    Reading this information So i am glad to express that I have an incredibly excellent uncanny feeling I discovered just what I needed.
    I so much unquestionably will make certain to don?t put out
    of your mind this web site and give it a glance on a
    constant basis.

  78. Pingback: Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *