Vídeo: Como vivem os políticos na Suécia

[show_fb_likes] Sem imunidade parlamentar, sem aposentadoria vitalícia, sem motoristas particulares, sem planos de saúde privada, sem direito de empregar amigos e parentes, sem o fabuloso privilégio de aumentar o próprio salário: na Suécia, os políticos trabalham em pequenos gabinetes e vivem em apartamentos funcionais de até 18 metros quadrados, onde não há sequer máquina de lavar roupa paga com o dinheiro do cidadão: as lavanderias ficam no porão dos edifícios, e são comunitárias – os deputados precisam marcar hora em um fichário para lavar sua própria roupa suja.
Confira o vídeo que deu origem ao livro “Um País Sem Excelências e Mordomias”
 

1.604 thoughts on “Vídeo: Como vivem os políticos na Suécia

  1. Edson Maciel Junior says:

    Diga pra nós a trajetória deles nos últimos 500 anos? Diga aí como um empresário é punido quando comete um crime? Diga aí como funciona a imprensa nesse pais e quais são as leis que a regem? Diga aí como é a divisão de renda nesse pais? Fala do tamanho (território) que ele tem? Isso ajudará a gente aqui a encontra caminhos!

    • Edson Maciel Junior says:

      Então você sabe perfeitamente que não dá para comparar e que temos trajetórias muito diferentes; sabe que divisão de renda não é uma coisa fácil de fazer e que eliminar a ideia que muitos no Brasil tem que uma pessoa negra é cidadão sem direitos não é uma coisa fácil.

    • Claudia Wallin says:

      Toda transformação é gradual e complexa. Mas os suecos – que já foram no passado um povo atrasado, corrupto e miserável – preferiram não internalizar uma crença paralisante de que estavam num beco sem saída. Assim como outras nações que se desenvolveram, evoluíram e transformaram as instituições. As histórias e as culturas são diferentes, é claro. Mas toda transformação começa, como sempre, com educação e reformas institucionais.

  2. Juan Rodas says:

    os deputados daqui tem 18 metros só de banheiros nas suites ( que nois paga ) lavar a roupa ? para que ? se tem salario paletó , então poden até jogar fora , ( A MODO DE NÃO TER QUE LAVAR A ROUPA SUJA ) NHEE ? quanta diferencia !

  3. Léo Ana Tavares says:

    esse país foi colonizado por pessoas q saqueavam …. pra mudar essa bagaça aqui nao ta facil… eu sinceramente to desanimado…. em tudo tem corrupçao… ninguem tem amor por esse país…. os politicos q devim amar os BRs sao os piores…

  4. Carlos Valentim Selegatto says:

    Isso não acontece no Brasil porque somente agora uma minoria da população aprendeu que política se pratica por todos e não somente por alguns. Vamos arregaçar as mangas e cobrar serviços dos mesmos. Muitos ficam falando, falando, falando. Porém, quando um político chega em nossa cidade, os que ficam falando vão lá no beija mão e se sentem agraciados.

  5. Sidao Ombudsman says:

    A EDUCAÇÃO e a EMPATIA fazem com que o povo sueco tenha uma enorme CONSCIÊNCIA SOCIAL, e Projetos Sociais como: Pensões, Bolsas, Seguros-Desemprego, Licenças Maternidade e Paternidade, bancadas pela alíquota altíssima de 43% de Imposto de Renda, sejam quase uma UNANIMIDADE…. É o Socialismo NÓRDICO, omitido pela nossa IMPRENSA e Coxinhas de Plantão, sempre que o tema Socialismo/Capitalismo é discutido…

  6. Paulo Kasmirski says:

    Vale lembrar sem parar
    Para limpar agenda depois de limpar a grana, zerar juros e +
    Matematicamente tem como limpar limpando juros das divida implantando regras que evita os desajustados gastaram o que não tem, e nem lhes pertence exemplo para os próprios políticos, precisam ser dês-contaminados, para dês contaminar sistema da economia sanfona.
    http://jornalggn.com.br/noticia/a-incapacidade-de-dilma-de-limpar-a-agenda-negativa
    ??

  7. Dolores Ezequiel says:

    Ah…queria ver os daqui vivendo com um salario minimo e morando nas periferias da vida….enfrentando filas de onibus e de postos de saude…..ai dizia que estariam lutando pelo bem do povo…..ah….como seria bom…..

  8. Celia Barreto says:

    Com a educação que temos aqui, esqueçam. Isso aqui nunca vai mudar, sem delirios, acordem, isso é Brasil, sujeira, desordem, robalheira, atraso, aqui a esperteza é passr a perna nos outros, querer levar vantagem em tudo, sem respeito ao proximo…

  9. Fernando César says:

    Parece-me que existem peculiaridades entre essa classe de pessoas, entre os dois países, em que na Suécia eles trabalham para a coletividade, como um todo, vide as formigas; de outro modo, aqui eles Não trabalham, mas pensam na coletividade como um único ser – o seu umbigo – , vide as sanguessugas.
    Pedindo vênia às sanguessugas, pois, àqueles não chegam nem perto da importância que estas têm.

  10. Leilah Baracat says:

    Na Suiça também é assim! Cansei de encontrar o Presidente da República de lá no trem de Genebra a Zürich! Qual é o problema? Não importa o tamanho de um país! O seres humanos devem ter caráter sempre, e isto não merece nem elogio!

  11. Pedro Nicácio says:

    O Brasil só dará certo quando político for considerado um servidor público qualquer, que escolheu a carreira para servir à população. Deve ser remunerado como qualquer ser humano. Celebridades cumprem seu papel de super-heróis no inconsciente coletivo, através da mídia, enquanto que políticos são apenas administradores com a obrigação de zelar pelos negócios do povo.

  12. Lima Lima says:

    olha seus politicos vagabundos todos são vagabundos se espelham nesta materia e tenha venho na cara acho que ta na hora de nop brasil a gente fazer assim tambem eu e o resto do pais não somos obrigado a tratar vagabundo vamos todo mudar isso

  13. Jair Naves Ribeiro Naves says:

    Aqui no Brasil não temos que esperar que eles nos respeite, cabe ao povo brasileiro fazer com que eles nos respeite por bem ou por mal , se não conseguiram ser educados pelos pais e nos colégios e escolas que frequentaram vão aprender na escola da vida e do mundo , que nós o povo os eduquemos.

  14. Edes Pacheco Goncalves says:

    PATRICIA VAREJÃO, QUEM DERA SE OS POLITICOS BRASILEIROS, COPIASSEM POR DOIS ANOS, OS POLITICOS DA SUÉCIA, MAS ISTO NUNCA VAI ACONTECER, MESMA NO TEMPO DA DITADURA, TINHA GENTE CORROMPENDO. ESTÁ NO SANGUE A POUCA VERGONHA, A COMEÇAR PELOS POGRAMAS DE TV, QUE NÃO ENSINA NADA QUE PRESTE…!

  15. Aedo Silveira says:

    A politica sera sempre a mesma enquanto o povo ficar nesse lenga lenga e batendo palmas para as aberrações do no congresso.Desta vez ´pra consertar so bala,da parte do povo ou das forças armadas.

    • Decio Diniz says:

      Brasil ser uma Suécia. !!! É possivel . A Dinamarca é uma Suécia. A Finlandia é uma Suécia. A Suiça é uma Suecia . A Holanda é uma Suécia . O Brasil é um Iraque. O Brasil é um Paraguay . Os políticos brasileiros estão goooordooos , bem nutridos , salário em torno de R$150.000,00 mais aditivos. Qual político brasileiro que é patriota ? Nenhum. Os políticos brasileiros querem o pirão deles primeiro , a brasa no peixe deles primeiro , o dinheiro no bolso deles primeiro , em segundo vem o dinheiro no bolso deles, em terceiro e quarto vem o dinheiro no bolso deles primeiro . Eles não teem tempo para fazer coisas sérias pelo povo . O tempo deles é gasto pensando e imaginando como vão ficar ricos no cargo, como burlar a lei, como fazer caixa 2 . ha ha

    • Adriano Silva says:

      não está certo por que todos esses paises e mais a Coreia do Sul, Canada, EUA, Japão, Alemanha, Austrália, Reino Unido e até Cuba, China, Índia investem MASSIVAMENTE em EDUCAÇÃO. Já no Brasil tantos os Governos Municipais, Estaduais e Federal CORTAM recusos para educação, então como o povo vai aprender? Como o país vai se desenvolver ???

  16. Vicente Gavioli says:

    DEPOIS OS POLÍTICOS ACHARAM RUIM QUANDO ALGUÉM DE OUTRO PAÍS, DISSE QUE O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO. POIS É VERDADEIRO ESSA AFIRMAÇÃO, SÓ COLOCANDO MAIS CLARO: O PAÍS BRASIL, GEOGRAFICAMENTE , É O MELHOR PAÍS DO MUNDO. O BRASIL TEM UM GRANDE TERRITÓRIO, UM CLIMA FAVORÁVEL PARA PRODUZIR O ANO TODO, TEM PAISAGENS LINDAS, VÁRIOS QUILÔMETROS DE PRAIA E MUITA TERRA FÉRTIL. MAS INFELIZMENTE, É UM PAÍS CONTAMINADO POR MAUS POLÍTICOS. MUITOS , QUE SÃO A MAIORIA. PESSOAS SEM VERGONHA ALGUMA. CORRUPTOS DESAVERGONHADOS. PESSOAS QUE DEIXARAM DE SERVIR A DEUS, PARA SERVIR A SATANÁS. BASTA OLHAR PARA TODAS AS OBRIGAÇÕES QUE É DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO. saúde, educação, segurança. É CRIMINOSO A FALTA DE TUDO ISSO. O PAÍS BRASIL, NÃO MERECE ESSES POLÍTICOS.

  17. Carlos Mendes says:

    O que estraga os nossos políticos são os muitos privilégiosprivilégios, as mordomias, os altos salários, o foro privilégiado, muito acessoresacessores, muita verbas, pouca resposábilidade para com o povo, muitas ferias, pouco trabalho, e outras coisas mais que fazem um mal e acabam estragando os deputados.

  18. Iara Luciane Pereira says:

    Já em terras tupiniquins nada é suficiente pra contentar nossos parlamentares, inclusive, nem pra aquilo que foram contratos fazem bem…. até qdo vamos permitir esta esbórnia com o dinheiro público…. bora protestar companheiros e companheiras, bora botar nosso bloco na rua e acabar com esta orgia.

  19. Fernando Tadeu says:

    Aqui a cada ano legislativo, a turma que passa o ano fazendo quase nada de útil para a nação, aumenta os próprios privilégios. Qualquer dia desses vão inventar direito a 02 passagens ida e volta à Lua e será aprovado e considerado constitucional pelo Supremo! Lamentável

  20. Lee Rodrigues says:

    Mas é na Suécia né? Aqui no Brasil estamos a mercê desses famigerados bandidos de colarinho branco.Não tem vergonha de sugar os brasileiros, para darem boa vida as biscates de suas mulheres que vivem as nossas cutas.Fazer alguma coisa boa par o Brasil ninguém quer

  21. Célia Campos says:

    Se tivéssemos povo que se manifestasse não sentado no sofá da sala , que fosse interessado em acompanhar os desmandos do país , seríamos um povo melhor , menos corrupto , pois a corrupção também emana do povo e esse desgoverno sabe que facilmente consegue tudo que quer pois é só lambuzar a mão de alguns que contamina milhões de sacanas !!!

  22. Divino Donizete says:

    É lamentável parlamentares com seus autos salários terem auxílio moradia, e faltarem as sessões em plenário e não serem descontados em seus salários, é um absurdo e falta de respeito com o povo, nos estados unidos nem foro previlegiado os parlamentares tem.

  23. Zé Gonçalves da Silva says:

    No Brasil não precisamos de Senado. O congresso funcionaria melhor com 1/3 do que existe hoje. Muito vagabundo mamando e roubando. O que precisamos urgente é de uma reforma neste sistema que está aí. Agora, te pergunto, quem vai votar esta reforma? Quem larga o osso?

  24. Guto Moreno says:

    Precisamos é acordar de verdade, ter atitude e fazer uma revolução pacífica. Sem essa idiotice de quebra quebra, Black Bloc; pois esse comportamento alem de ser irracional, violento, intolerante, não agrega, esvaziam o movimento. O Black Bloc apropriou-se de tal forma dos atos públicos que afastou das manifestações o cidadão comum, verdadeira força de um movimento popular. Atraiu uma antipatia que prejudica, hoje, as causas merecedoras da indignação dos cidadãos – entre elas, obviamente, a má qualidade dos transportes, da saúde, da polícia e da política. Do “milhão”, as passeatas recuaram para os milhares e, finalmente, as centenas. Sendo assim sem um percentual de peso não se tem resultado positivo

  25. Marcelo Lima says:

    É bom ler o livro da Claudia Wallin antes de achar que os políticos da Suécia devem ser canonizados. Primeiro: eles (a sociedade Sueca) vive em embate constante com os políticos para evitar roubalheiras e regalias. Não é fácil. Exige dedicação e participação do cidadão comum. Segundo: eles têm uma lei de acesso a informação que tem 2 séculos e meio. Terceiro: se engana quem pensa que lá os políticos corruptos sofrem duras penas. A punição é política. O povo simplesmente tem memória e não aceita mais o “meliante” como seu representante. Quarto: eles ainda tem um nível de corrupção sensível na municipalidade. Para eles isso é um problema que os deixa preocupados, pois vem se percebendo um crescimento dos casos. Quinto: eles se preocupam com a corrupção também na esfera privada, pois mesmo funcionários de empresas privadas não podem receber presentes com valor mais alto que o limite definido em lei. Sexto: eles valorizam o que é público porque pagam uma das maiores cargas tributárias do mundo (70%) que banca o Estado de Bem Estar Social (serviços públicos) sueco. O livro é bom. Mas a principal mensagem que fica é que nós temos uma enorme participação nos problemas que o Brasil enfrenta. Somos um povo omisso que acredita em um modelo de democracia representativa onde só cabe a nossa participação na hora do voto.

  26. Venildo Bezerra says:

    Não compare Brasil com Suécia. Compare o Brasil com com outro país da América latina. A Suécia tem mais de 4 mil anos de sociedade. O povo era o mandatário da grande Escandinávia, de onde saia os vikings para pilhar a Inglaterra e confrontar o império romano. Comparar isso com o Brasil é brincadeira.

  27. Octacilio Siqueira says:

    Novamente o que vemos e a total inversao de valores…Um pais rico e desenvolvido contra um pais falido, sem infraestrutura com politicos cheios de mordomias e milhao de assessores de porra nenhuma ( melhor..aprendizes de ladroe) Chega…esse pais tem que tomar vergonha na cara e acabar com essa disparidades…..

  28. Etore Fachini Filho says:

    Nossas raízes e nossa história nunca foi essa merda de republiqueta de ladrões; as cabeças pensantes desse país se é que ainda temos e que conhecem nossa verdadeira história sabem que esse regime de governo de LIXO social é resultado de um golpe criminoso há 126 anos; república para o Brasil não deu certo; não dá certo; NUNCA dará certo; a única coisa que funcionou no Brasil foi a monarquia constitucional parlamentarista e o resto inventado pelos criminosos republicanos é só MERDA. Me desculpem as palavras, porém não conheço melhor adjetivo para me referir à políticos brasileiros.

  29. Maria Do Carmo says:

    Quem sabe se um dia vai acontecer aqui no Brasil, os Políticos cuidando do povo sem mordomias, fazendo uma educação, exemplar, usando nossos impostos para melhorar a cidade, reciclando o lixo, tratando a água, para que o o povo tenha saúde, com saúde as pessoas gostam de trabalhar, fazendo do pais saudável, com pessoas saudáveis, honesta, nos presídios, não vai ter mas problemas de espaço, pois todos estão, lutando pelo seus objetivos. Ah como é bom sonhar, ter uma mente saudável e um pais cheio de pessoas inteligentes educadas, bonitas limpas por dentro e por fora. Este é o Brasil dos meus sonhos!!!!!

  30. Marcus Vinícius Schornbaum Coelho says:

    Melhor que isso seria uma matéria com o empresário sueco que protestou quando um governo mais conservador tomou a iniciativa de propor, ou promover, um corte nos impostos; ele chegou a afirmar que “as 600 coroas que queriam cortar, no caso dele, não faziam falta para ele, mas para o país sim”, e lá a alíquota é de 45%! Quanto a esses dois daí de cima, Antonio Carlos e Maria Lucia Fernandes, apenas uma pergunta, já que têm tamanho desprezo pelo país onde vivem: conhecem os aeroportos internacionais? Deles, todos os dias, saem vôos que podem leva-los bem longe e, se quiserem, posso sugerir alguns lugares à altura de vocês.

  31. Cacá Lopes Silva says:

    O Políticos Brasileiros gostam tanto de copiar coisas de outros países!! Mas só copiam o que dão vantagens a eles!! Pq não copiam os políticos da Suécia?? É pedir muito pra pessoas acostumadas com tantas mordomias e corrupção!! Precisamos rever nossos conceitos na hora de votar!!! É dar um basta nesta Política do Brasil !!!

  32. Lydia Gabellini says:

    Interessante que os tratamentos formais aqui também são do tamanho das mordomias. Eu vejo às vezes em documentos uma enfiada e títulos. P. ex: Sua Excelência o Senhor Doutor Fulano de Tal, Digníssimo Juiz de Direito da…Vara…Quem tem direito a todos esses títulos pode mesmo pensar que pertence a uma classe superior e que merece toas as mordomias.

  33. Paulo Prado says:

    Eles la na Suíça tem vergonha na cara, em qto que aqui no país das fantasias chamado BRASIL, são todos ladrões ou são coniventes, andam pelos corredores dizendo não sei de nada nunca vi isso sou cego, mudo e surdo, mas suas riquezas roubadas da nação e da população vai aumentando la fora ex. CUBA, BOLIVIA, VEZUELA e agora ARGENTINA.

  34. Juan Hernandes says:

    A Suécia não é exemlo para ninguém, somente pelo fato da organizaçao administrativa, é abstrato e mau colocado, só uma parte aparece, há concentramento das funções socais regulados pelo Estado. Organização estatal da vida particular pelo Estado

  35. Marli Izilda Ribeiro says:

    ta ate entendo, podem me informar quantos habitantes ha na suécia e extensão de territorio, depois eu ate aceito que copiemos esse modelo, quantas misturas de raças, quantos estados e assim por diante, depois disso eu concordo, kkk

  36. Pierre Bertholet says:

    O cerne da questão não é a extensão territorial e sim a postura do parlamentar com a coisa pública. Aqui, existe a perniciosa cultura de que o patrimônio público é uma extensão da propriedade privada. É o que muitos denominam de PATRIMONIALISMO.

  37. Paulo Cesar S. Neves says:

    Para as coisas mudarem so com reforma politica, porem a mesma nao pode ser feita pelo atual congresso, pois se nao o que e ruim vai piorar. Precisamos de uma assembleia constituinte exclusiva e soberana para fazer a reforma politica.

  38. Lucimar Paiva says:

    Ser desenvolvido não é roubar e ter luxo com o dinheiro alheio. É ter consciência do que é devido a cada um, cumprir isso e fazer cumprir.
    Um alerta aos brasileiros: nos países desenvolvidos não só os políticos vão à luta. O POVO também sabe a força que tem, e RECUSA medidas que não beneficiam a comunidade.
    Beneficiar um pequeno grupo é construir o inferno a longo prazo: marginalidade, corrupção, desigualdade, violência! Como temos agora.

  39. Ricardo Valentim says:

    Claudia isso é muito bom e deveria ser assim aqui também. Agora isso lá na Suécia não é apenas para os políticos é para todos!
    Lá Juiz não recebe R$ 4.000,00 de auxílio moradia por exemplo !
    Lá não existe privilégios para ninguém !

  40. Yone Andrade says:

    O nome disso é” comodismo”fazer protesto sem um objetivo, e ñ levar à frente a briga pelos nossos direitos nos torna covardes, se o pais se unisse de Verd pra uma reforma politica, (mais com determinação) a coisa ia mudar, mais esses politicos já conhecem a fraqueza do povo brasileiro, e aí fica tudo como tá. ..

  41. France Cleide Vitório says:

    E lá na Suécia a população vive bem, com conforto e boa educação. Aqui a gente trabalha o ano inteiro pra pagar os impostos e sustentar essa corja de políticos desonestos e suas familias, que ficam cada dia mais ricos! E o resto que se dane… Eita vergonha, viu!

    • Adelson Scotti says:

      Eu votei na Dilma e não me arrependo. Não podemos achar que se o Aécio tivesse ganhado as coisas estariam melhor. Temos uma crise seria de políticos, isso sim. PT tem seus problemas de corrupção, agora me fala qual partido não tem? PSDB, PDT seja ele qual for, twm um político mergulhado em corrupção, desvio de dinheiro ou qualquer outra safadeza. O que nos faltam são politicos honestos.

  42. Jose Rufino Xavier says:

    Acharam que aqui, seria iguais a eles? Vai precisar de centenas e centenas de anos, primeiramente precisa haver civilização. Lembrem-se que lá no congresso, todos são iguais e corporativos e ainda falam em Impeachment, vão trocar seis por meia duzia e serão bem piores do que a Sra. Dilma. Não há mais nenhuma condições de mudar este Estatus Quo, têm que haver intervenção, colocar todos no “olho da rua” e muitos na cadeia e convocar eleições gerais com outras cabeças, pessoas honestas e capazes! .

  43. Edy Jardim says:

    Segundo Dilma,¨todo brasileiro é ladrão,é só questão de oportunidade¨Não sei isso foi uma confissão pública o estava falando da família dela e de seus capangas quadrilheiros,assaltantes do Brasil.

  44. Jurema Freda says:

    O povo brasileiro teve chance de mudar e elegeu os mesmos ladrões. Teve poder de barganha e nao aproveitou
    Enquanto não deixarem de trocar o voto por um prato de comida, isto não vai mudar.Uma nação se constrói com voto consciente,bastante fiscalização daquele que foi eleito e trabalho do povo.

  45. Nelson Tachini says:

    Sim porque na Suécia se candidatam os bem sucedidos financeiramente e querem ajudar a manter o país… aqui se candidatam os mal sucedidos financeiramente ou que desejam continuar roubando e roubam da nação, já´que se tornou dificil para eles roubar de outras empresas…

  46. Carmen Paes Barreto says:

    Lá na Suécia o povo é politizado e sabem seus direitos e deveres com a nação.
    Eles sabem que tem o direitos e dever patriótico de saber onde é pregado os impostos que a população paga e quanto cada um ganha de salário.
    Eles não são doidos de aumentar o salário num valor absurdo como é no Brasil

  47. Jose Augusto Valente says:

    Não estou defendendo o Congresso brasileiro, mas não gosto de comparações de situações completamente diferentes. Suécia: 9 milhões de habitantes. Brasil: 200 milhões. Suécia: 450 mil km2. Brasil: 8,5 milhões km2. Regimes – Suécia: monarquia com parlamentarismo. Brasil: presidencialismo. Quanto custa a monarquia sueca? Sugiro comparar com países do mesmo porte que o Brasil: EUA e Russia.

  48. Vander Seraphim says:

    Enquanto o brasil oferecer muito dinheiro, muitos benefícios e nenhuma investigação ou fiscalização, vai continuar atraindo vagabundos a procura de mordomias, educação para o povo, isso mudaria a politica, por enquanto continuaremos sendo um país colonia do primeiro mundo.

  49. Ernesto Madsen says:

    No gosta de comparaciones…? Pues entonces dejen de compararce a ee.uu para empezar! Un pais lo ase su gente, la educacion y preparacion de su gente, no su territorio! Pueden existir países muy pequeños, pero grandes en derechos, leyes, educacion, salud, seguridad etc, Brasil puede ser grande en territorio (si dije TERRITORIO), pero pequeño, si hablamos de educación y calidad de gente.

  50. José Daniel Sarmiento says:

    De qualquer forma que se compare o Brasil e seus parlamentares são campeões em corrupção fraudes e ganhos, pode comparar que a vantagem e a larga escala em gastos versus obras!. Só um lunático não vê isso ou uma pessoa que não leia nem ouça nada e só fique dando pitaco porque tem benefícios pessoas com esta turma que sangra o Brasil a muito tempo!.

  51. Chagas Da Silva Francisco says:

    Acredito que a comparação é pertinente, nada justifica o povo sustentar político brasileiro. Mesmo com a austeridade sueca, não se vê corrupto na Suécia. Lá a administração pública é transparente e o poder e realmente exercido em nome do povo.

  52. João Rocha Sobrinho says:

    Prezada Claudia Wallin, tudo bem? Poderemos trocar nossos livros? No meu analiso o Grito das Ruas em 2013 e como combater a Concentração da Renda e da Riqueza:
    Cidadão e cidadã do Brasil!
    Observem que a Mídia no geral e, particularmente a Rede Globo vem se especializando em denunciar em todos os cantos do País os problemas sociais, oriundo da ineficácia das várias Políticas Públicas, mas principalmente a Saúde e a Educação. Publica regularmente que o Governo cobra Impostos demais, mas nunca decompõe os índices da Carga Tributária, onde quem ganha até 2 Salários Mínimos tem Confiscado cerca de 50% da sua Renda com os Impostos Indiretos. Enquanto os mais Ricos contribuíram com apenas 7,7% da Carga Tributária com o IRPF. Vc sabia que os dois homens mais ricos do Brasil são os irmãos Marinho? Que o Imposto sobre as Grandes Fortunas há 25 anos aguarda ser Regulamento pelo Congresso? Que os cerca de 260 Deputados Federais acatam a Decisão dos mais Ricos para não tocá-lo? Assim, se Vc Votar e/ou Fizer Campanha para quem não Defender uma Reforma Tributária e Fiscal Progressiva, que possibilitaria Reduzir a Carga Tributária sobre os 99% mais Pobres, aumentando apenas do 1% dos Ricos, contribuirá para a manutenção da Exclusão Social.

  53. Suela Bretanha says:

    Acorda Povo!-AGORA NÃO ADIANTA CHORO! TODOS SABEM QUE O PAÍS ESTÁ NAS MÃOS DOS COMUNISTAS E, QUE VAI PIORAR SE O POVO NÃO FOR AS RUAS PRO TESTAR contra esses bandidos que estão no PODER -NÃO É RECLAMANDO NO FACE ,que vamos ter um país livre de safados terroristas, bandidos, comunistas, ditadores, traidores e etc…Não existe milagres “no face” e muito menos “uma andorinha SÓ, “não faz o verão, Né? DE UMA SOLUÇÃO! -COM MÁFIA COMUNISTAS NÃO SE BRINCA.-ACORDA POVO! DEVEMOS IR AS RUAS “EM MASSA” ACLAMAR AS FORÇAS ARMADAS POR INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR, JÁ.

  54. Jones Rocha Da Silva Silva says:

    nossos politicos deveriam fazer um estagio na suecia e aprender a ser politico. mas eles nao querem de jeito nenhum. preferem continuar nas mutretas e se enriquecendo cada vez mais, por isto sou a favor de acabar e urgente com a reeleiçao. queria ver se eles iriam querer ser politicos.

    • Rubens says:

      Maria Trópia, quem está falando do PT ou outro partido qualquer? Ninguém falou deste ou daquele partido, até porque todos são iguais. estamos falando do que acontece na Suécia e no Brasil e não de partidos políticos, ou será que tudo o que acontece de ruim é culpa só do PSDB? Sem querer defender qualquer partido ou colocá-los na berlinda, o que interessa é que a Suécia é um país de primeiro mundo com eleitores sábios e capacitados e políticos honestos o que infelizmente não acontece neste amado Brasil.

    • Antônio Mário Araújo da Ponte says:

      Prezado Lyrios De Viana Lyrio, a matéria não está se referindo a tamanho demográfico que não tem a menor importância. O que está em jogo é o que falta nos homens e mulheres públicos do Brasil, ou seja, o despojamento, a simplicidade, o compromisso, a vontade de fazer um país melhor voltado ao crescimento econômico, político, cultural, etc e, por consequência, obtenha desse esforço alcançar serviços públicos de excelência, em particular, na saúde e educação. A consciência de um homem público comprometido com o bem da nação e do povo, diferente de pensar em “tirar proveito próprio para si e sua família, apelar para a corrupção como meio de enriquecer fácil enquanto detém o poder do mandato e coisas do gênero. Não importa se o país é a Suécia ou o Brasil de tamanho continental!. Abç.

    • Anacleto Tinti says:

      Ser político no Brasil de hoje é despersonalizar-se ao nela ingressar. É questão de caráter. Quem deseja exercer essa “profissão”, certamente estará abdicando do seu eu sagrado em favor do seu ego mundano. E para este, vale tudo.

  55. Santo Furtado says:

    Não existe mais referencia aqui no Brasil. É tudo farinha do mesmo saco. Se colocá-los na peneira, no final sobra muito pouco. Não tm partido bom ou ruim. Honesto ou desonesto. Existe sim pessoas com interesse próprio trabalhando apenas por si e fazendo mais aliados pra agirem juntos e sempre ter argumentos pra continuarem roubando. Se for mostrado este exemplo da Suécia, eles jamais iriam querer ver. Chamariam e idiotas qm quisesse mostrá-los.

  56. Ismael Menezes says:

    Não temos de reclamar nem de vociferar com nossos políticos. A educação política do povo brasileiro, infelizmente, deixa este estado de coisas acontecer. O sentimento de cidadania no Brasil é muito tênue; o brasileiro não tem noção dos seus impostos, que é ele que paga. Onde que um governo aumenta os impostos e o cidadão fica com a cara de abestado? O processo de formação de uma cultura cidadã, nunca se deu nesses tristes trópicos. Se podemos falar de uma ” Geist des Volkes ” do brasileiro, é isso que está aí. Só resta nos indignar e ficar por isso mesmo. Quando a barra ficar muito pessado, recorrer à vodca para desarmar o espírito. O processo civilizatório do Brasil em termos do aprendizado da herança da revolução de 1879 ainda está no jardim de infância.

  57. Celsonestor Pinto says:

    Políticos primeiramente deveriam ter consciência, lembrar que seus salários, são pagos pelo povão através dos impostos e quanto maior for o imposto menos poder aquisitivo temos. Se o povo tiver que pagar impostos mais altos, não poderão comprar o necessário para subsistência e com isto, menos impostos serão arrecadados; pura questão de inteligência.

  58. Hélio Souza says:

    Lá é civilização de primeira, aqui não tem qualificação, pois um povo que aceita tudo calado,- menos aumento de 0,20 centavos nas passagens de onibus-jogam lixo nas ruas, apoiam bandidos, qual a qualificação que nós temos? Servimos é de chacota, ou gozação, para os outros países.

  59. José Carlos Matias says:

    Sabe por que os políticos Suecos vivem sem luxos e privilégios ? Porque a sociedade Sueca (em TODOS os níveis) vive com luxo e privilégios. Aqui os merdinhas intelecturebas leitores da Veja e similares são até contra a merdinha do “Bolsa Família”. Que que pode-se esperar dos políticos de um país cuja classe méRdia é desse jeito ???

  60. Pedro Alberto Cogoy says:

    Vamos deixar claro que na Suécia, onde tive o privilégio de morar, políticos são cidadãos a serviço do povo e da nação, enquanto no Brasil políticos são escroques a serviço de si mesmos e de interesses estrangeiros.

  61. Cláudio Bono says:

    Ganhamos a primeira copa do mundo de 1958 lá na Suécia, que tal agora, 57 anos depois ganharmos essa conquista de termos políticos como os suecos, sem privilégios e sem mordomias, como qualquer trabalhador comum!

  62. FLAVIO FAGUNDES DA SILVEIRA says:

    É POR ISSO QUE O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO, AQUI O QUE VALE É A ROUBALHEIRA. UM PAÍS SEM GOVERNO E SEM JUSTIÇA.

  63. Jonas Batista says:

    os políticos usam a constituinte só para o bem deles e o povo o salário minimo não da nem para a alimentação….o povo tem que protestar contra este abuso que não e de hoje….so uma intervenção militar poderá acabar com este abuso em cima do povo….

  64. Lindberg Albuquerque Brito says:

    Um país que tem o respeito, a educação e patriotismo é digno de aplausos. Agora o nosso querido Brasil, numa avalanche de falcatruas e corrupção, deitado eternamente na magia do samba e futebol, só pode ser um país de brincadeira! E o povo é quem paga conta.

  65. Lindberg Albuquerque Brito says:

    Um país que tem o respeito, a educação e patriotismo é digno de aplausos. Agora o nosso querido Brasil, numa avalanche de falcatruas e corrupção, deitado eternamente na magia do samba e do futebol, só pode ser um país de brincadeira! E o povo é quem paga a conta.

  66. Geronimo Dias says:

    Luxo, ostentação e mordomias não deveriam fazer parte da vida pública, mas são uma clamorosa verdade entre os agentes públicos brasileiros, sobretudo nas cúpulas dos poderes. Enquanto o povo continuar aplaudindo, nada vai mudar.

  67. Eneida Cabral says:

    Parece com nosso políticos. Aqui se torna Sua excelência pra cá, sua excelência pra lá. Elegemos os mesmos depois não conseguimos mais falar com eles, marca com o Assessor, ou com a Secretaria e nunca mais você o encontra. Na época das eleições eis que surge! e enchendo o bolso as nossas custas, mordomias as nossas custas. Deveriam viver e sentir o que o povo passa e o que ele também passou antes de se tornar Sua Excelência ! mas tudo isso é esquecido por eles. Dane-se o povo! daqui 4 anos eu volto e tudo continua como antes.

  68. Edson Marins says:

    Lá não tem ,um Lula,uma Dilma,lá a lei de Gerson não é prestigiada, o toma lá dá cá não é norma de negociação política,lá não tem Mensalão,Petrolão,lá os empresários não conseguem corromper os funcionários públicos nas barbas e vistas do governo e da diretoria das mesmas,lá quando há indícios de corrupção a punição deve ser severa ,lá marginais não comandam os crimes de dentro das prisões ,lá não se nomeia secretários para cargos públicos envolvidos em crimes o ou que defendem facções criminosas em resumo lá não tem um P.T. e um povo ingênuo que acredita em falsas promessas ou porque dependem de auxílio do governo para sobreviver ,Exército Brasileiro,Brasil Contra Corrupção.

  69. Afolive Oliveira says:

    Que paiszinho de merda, eles não conhecem o br5asil, seus políticos ladrões e corruptos onde os impostos são de primeiro mundo e em contrapartida o retorno é de menos 20% em qualidade de serviços… E povo que também é filho da puta, vota neles e nos filhos que obviamente também são filhos da puta…

  70. Evanilton Queiroz Francisco says:

    O Brasil precisa passar por uma revolução educacional, cultural e política, etc. A maioria do eleitorado brasileiro não tem ideia de Estado e nem consegue mensurar a importância da política no cotidiano de cada um. Muitos dos brasileiros ainda estão subjetivamente vivendo na caverna de Platão. Aqui é uma verdadeira selva de concreto, cujo capitalismo selvagem já está inserido de forma acentuada na prática da elite política e econômica. Parece-me querida Cláudia Wallin que não existe mais conserto !!!! Abs.

  71. helena uberti says:

    O neguinho preferir bandalheira, corrupção e escambau, para ñ passar frio, é brabo! lá tem uns aparelhos que chamam de “calefação” rsrsrsrsrsrs

  72. Dantas Jose says:

    Todos estes roubos é nossa culpa, pois pra ver um jogo do Fla x Flu são 70.000, para o carnaval nen se fala, porem pra ir as ruas e por estes FDP pra fora todos tem preguiça, arrumam sempre uma desculpa, na realidade eles são os caras e nós os merdas……………..acorda povo brasileiro !!!!!

  73. Ricardo J S Leite says:

    POLÍTICA AQUI NO BRASIL É SINÔNIMO DE ENRICAR , ISSO CABE A TODOS AQUELES QUE SE CANDIDATAM A QUALQUER CARGO POLÍTICO , E O CULPADO SOMOS NÓS QUE ACEITAMOS E BRIGAMOS , DISCUTIMOS E ATÉ ACABAMOS COM AMIZADES POR ELES ,E ELES SE ABRAÇANDO E COCHICHANDO AO PÉ DO OUVIDO UM DOS OUTROS COMO EU VI DURANTE A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DO SENADO DOMINGO PASSADO , SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO MEU AMIGO , UM GRANDE ABRAÇO !

    • Dirce Costa says:

      SR, IVO,VIVO HÁ MUITOS ANOS NESTE PAIS QUE ADORO E NASCI!!!SÓ,MEU CARO QUE NESTES TANTOS ANOS EM QUE VIVO NESTE PAÍS NUNCA VI ROUBALHEIRA IGUAL!!!O COLLOR FOI LADRÃO DE GALINHAS FRENTE A ESSA GANG PETISTA QUE ENRIQUECE,ILICITAMENTE E ENGANA O POVO COMO NUNCA EXISTIU NA HISTORIA DO BRASIL!!!QUANTO A “BURRA”,ACHO QUE HOUVE UM ENGANO DE SUA PARTE,VISTO TER CONCLUIDO 3 FACULDADES,3 PÓS E NÃO FIZ MESTRADO,PORQUE MONTEI UMA ESCOLA”INVESTI EM EDUCAÇÃO” E QUANDO QUIZ PARTIR P/ A MONTAGEM DO ENSINO MÉDIO,MEUS SÓCIOS ME ROUBARAM E TIVE QUE PASSAR ADIANTE MINHA ESCOLA!!!PORTANTO O ALIENADO É O SR.E SE QUISER CONSTATAR MEUS DIPLOMAS ESTOU A SUA DISPOSIÇÃO!!!!

  74. Sérgio R. Friggi says:

    Também, um paisinho congelado de merda, como aquele, não poderia suprir sua elite (favor não confundir com a ezecrada zelite!), com a justa retribuição pelos inigualáveis serviços prestado ao país. Nada mais justo, portanto, que além das remuneções nababescas auto-atribuidas – afinal, somente eles podem avaliar o enorme desgaste físico e emocional de atender as necessidades de seus parentes e…, digo, representados. Mais uma razão, inclusive, para que, desconsiderando os injustificávejs reclamos desta ralé, digo, pagadores de impostos mal humorados e pior educados, que as dignissimas madames (e, na falta e/ou inconveniência destas, nossas assessoras altamente qualificadas) sejam também agraciadas pelos mimos que a republica tupiniquim não tem por que negar….

  75. Filipe Martins says:

    Como sempre digo: os políticos são MERO REFLEXO de uma sociedade! A questão não é “como vivem os políticos na Suécia”. E sim, quais são os valores morais e sociais da sociedade sueca. Sociedade igualitária, políticos que não dão valor a pompas. Sociedade egoísta e desigual, políticos e pessoas que fazem tudo para conseguir mais e mais.

  76. Adalto Sena says:

    A única coisa que nos limita e nos impede de sermos como os europeus, nós mesmos. Quando a educação e os bons costumes não forem mais privilégios e, sim, um pré-requisito para a cidadania, seremos uma força mundial.

    • Selma Rocha says:

      E mesmo Adalto Sena nos brasileiro eramos para sermos uma das nacao mais rica temos tudo de bom em nosso pais, mas a nossa ignorancia e que permite a uma misseria como estamos politico nao passa de empregado do povo eles ganham para administra o que pagamos de imposto.Mas ainda podemos mudar este quadro de misseria e de otarios esta em nossas maos, nao temos a nocao do nosso poder.

  77. Franco Cavaliere says:

    “Cada povo tem o governo que merece” disse o filósofo francês Joseph-Marie Maistre (1753-1821). Datada de 1811, a frase registrada em carta, publicada 40 anos mais tarde, faz referência à ignorância popular, na visão do autor, a responsável pela escolha dos maus representantes. Contrário à participação do povo nos processos políticos, Maistre acreditava que os desmandos de um governo cabiam como uma punição àqueles que tinham direito ao voto, mas não sabiam usá-lo. Passaram-se mais de duzentos anos e a expressão do francês permanece atemporal por estas e outra bandas.

  78. Lyrios De Viana Lyrio says:

    Ah ah ah vcs são ótimos . Fazem comparações absurdas
    Aqui no Brasil tem corrupção mas não podemos com isso achar que vivemos no pior pais. Angola e um pais riquíssimo com diamantes , o povo é bem pobre . o presidente está no poder desde 1979 e sua filha é a mulher mais rica da África .

  79. Miguel Nápoli says:

    A diferença é que a Suécia é um país socialista. Aqui nós temos um arremedo, com um partido de esquerda enfraquecido no executivo e um Congresso altamente conservador, e uma população tão conservadora quanto. Sabe quando vamos ter políticos como os da Suécia sendo assim?

  80. Renato Almeida Lima says:

    Vocês que acham que os políticos brasileiros são incapazes de se indignarem com a situação do pais, incapazes de promover mudanças profundas e radicais para melhorar e moralizar a gestão pública, não sabem do que eles são capazes. Quer fazer um teste? Retirem deles todas as mordomias, todos os apartamentos e casas de luxo “funcionais”, todas as verbas de gabinete, o direito de contratar aquele monte de “servidores”, carro de luxo com motorista, passagens aéreas, aposentadorias especiais, etc, etc. e etc. aí vocês verão a revolução que são capazes de fazer. Revolução para restaurar todos os seus “direitos adquiridos”, claro. Neste quesito de lutar para preservar seus privilégios e conquistar outros nossos mais nossos políticos estão no topo do ranking. É de fazer os políticos suecos babar de inveja, de raiva ou de indignação. Temos de sobra para atender todos os perfis de políticos suecos.

    • Rubens says:

      Não temos monarcas vivendo as nossas custas, o que temos é um bando de vagabundos ladrões do erário público vivendo as custas de todos os brasileiros. Antes tivésses monarcas como existem na Suécia, Dinamarca, Japão, Inglaterra, etc. pelo menos são países de primeiro mundo onde não se aceita corrupção, talvez por isso são super desenvolvidos enquanto caminhamos para o 4º ou 5º mundo.

  81. Luca Vianni says:

    É. Precisamos avançar bastante ainda. Mas chegaremos lá tb̷