O dia em que ministros e políticos suecos se mudaram para a casa dos cidadãos

Por Claudia Wallin – Memórias de um inverno memorável

Com a pouca sanidade que me resta, posso jurar que vi agora há pouco, na TV sueca, um deputado do Parlamento preparando-se para dormir na sala da casa de um casal de cidadãs suecas. Ele se ajeita como pode em uma velha dragoflex, aquela cama dobrável de lona. “Amanhã o Eliott (o cachorro) vai acordá-lo com umas lambidas”, avisam as donas da casa.

Consulto o termômetro para verificar o grau desta febre de inverno que me ataca, pois ando, como o Cavaleiro de Bergman, jogando xadrez com a morte. Não, não é alucinação: trata-se da nova série da TV pública sueca, que leva o nome de “Makt Hos Mig” – ou “O Poder na Minha Casa”.

A ideia sueca: oito políticos pesos-pesados do Parlamento mudam-se durante um dia para a casa de jovens eleitores, com diferentes backgrounds e questões, para ouvir a sua voz. O time escalado incluiu a então Vice-Primeira-Ministra e ministra do Meio-Ambiente do país, Åsa Romson; o ministro do Interior, Anders Ygeman, e a líder do Centerpartiet (Partido do Centro), Annie Lööf.

“Todo poder emana do povo, mas muitos jovens consideram os políticos do Parlamento como seres distantes. O que acontece quando oito jovens têm a chance de levar um deputado para casa, e decidir a pauta de debates por um dia?” – diz a sinopse da série idealizada pela UR, a produtora de programas educativos da TV pública sueca.

Nem os jovens, e nem os políticos, sabem de antemão com quem vão passar as 24 horas. No primeiro programa que assisto, o deputado democrata-cristão Aron Modig é recebido na casa de Elsa, de 19 anos, que vive com a namorada Elvira.

Elsa aponta para a cama de armar (“é aqui que você vai dormir”), prepara um café, e conduz o deputado a um parque próximo, onde os dois passam a conversar sobre o tema que perturba a eleitora: o ainda perceptível preconceito contra casais homossexuais.

“Há três anos, eu e minha namorada fomos atacadas neste parque por uma gangue de meninas, porque tínhamos nos beijado. Comecei a ter ataques de pânico e tive problemas psíquicos durante mais de um ano”, contou Elsa ao atento deputado, que deve ter pressentido a estocada a caminho:

“Nunca poderia votar em um partido como o seu, que em pleno século XXI ainda hesita em declarar apoio ao direito de casais homossexuais adotarem crianças”.

O deputado pondera que discorda pessoalmente da visão partidária, e que já há movimentos internos para quebrar essa resistência. E diz a Elsa que dificilmente uma pessoa concordará com 100% das posições de um partido político: a solução é buscar o partido mais afinado possível com as convicções de cada um, a fim de participar do processo de transformação social.

 

O deputado se ajeita para dormir na cama dobrável: “Amanhã o Eliott (o cachorro) vai acordá-lo com umas lambidas”, avisa a dona da casa
O deputado se ajeita para dormir na cama dobrável: “Amanhã o Eliott (o cachorro) vai acordá-lo com umas lambidas”, avisa a dona da casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Aprendi um bocado”, diz o deputado Aron Modig no fim da visita.

Elsa também.

“Ganhei uma injeção de ânimo para pesquisar as posições dos diferentes partidos políticos e voltar a me engajar”, resumiu ela.

“Seu trem o espera”, diz então ao deputado o apresentador do programa, o rapper sueco Ison Glasgow.

No programa seguinte, foi a vez de Åsa Romson, a então vice-Primeira-Ministra, mudar-se para a casa de Emilia, 21 anos. É uma Åsa descontraída, de jeans e cara lavada, que faz a pequena mala e pega um trem para passar um dia fora dos corredores do poder.

Logo após a chegada, as duas pegam um ônibus para um subúrbio da cidade de Linköping, onde Emilia trabalha em uma fundação que cuida de jovens com problemas psíquicos decorrentes de traumas como bullying e violência sexual.

A vice-primeira-ministra ouve os muitos dramas contados por Emilia – ela própria vítima de um estupro aos 16 anos -, surpreende-se com o corte de verbas enfrentado pela fundação, e termina o dia em uma cama improvisada na sala da casa da jovem.

“O que você vai levar dessa experiência com Emilia?”, pergunta à vice-primeira-ministra, na manhã seguinte, o rapper que apresenta o programa.

“Ficou ainda mais claro para mim que investir em programas sociais, para ajudar jovens com diferentes problemas a encontrar seu lugar na sociedade, é melhor do que gastar dinheiro com prisões”, responde Åsa, antes de entrar no trem de volta para a capital.

O programa seguinte promete: Per, um ex-delinquente e ex-drogado de 24 anos que tem pavor da polícia, vai receber ninguém menos que o ministro do Interior, Anders Ygeman.

A coisa começa mal. Nervoso, Per vê Anders ser escoltado à sua casa por agitados agentes da Säpo, o serviço secreto sueco. Outra bola fora: o ministro chega de terno e gravata ao apartamento de Per, em um subúrbio de Estocolmo, e em nenhum momento pendura o paletó.

Aos poucos, o gelo vai sendo quebrado com um café na cozinha. “Não consegui limpar direito a casa”, desculpa-se Per. O ministro ouve em seguida a história de Per.

“Sempre fui tratado como um problema. Sentia que todos me odiavam. Por que então eu deveria respeitar as regras deles? Me revoltei, quebrei janelas, roubei, virei alcoólatra, e depois vieram as drogas”, conta Per, que hoje trabalha na mesma organização que o ajudou a reintegrar-se à sociedade.

“Pessoas como eu, com o meu tipo de problema, precisam ser vistas”.

Os dois passam a conversar sobre como investir no futuro de jovens como Per, e – de novo, como reza o credo sueco – na inutilidade de se gastar mais dinheiro com prisões.

Per convida em seguida um grupo de amigos, também com antigas passagens pela criminalidade, a conhecer o ministro na sua casa. Juntos, eles preparam o jantar e fazem uma sessão de Poetry Slam com o ministro, que a essa altura já arregaçou as mangas.

“Quem vai lavar a louça?”, pergunta Per no fim da noite.

“Pede para o Anders (o ministro), respondem os amigos, já na porta de saída.

O Ministro do Interior sueco, Anders Ygeman, lava a louça na casa do cidadão onde passou o dia e a noite
O Ministro do Interior sueco, Anders Ygeman, lava a louça na casa do cidadão onde passou o dia e a noite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É o que acontece. A cena seguinte mostra o ministro do Interior enfrentando a pia. Volto a consultar meu termômetro.

 

* Veja aqui o vídeo (em sueco) do programa com a então Vice-Primeira-Ministra sueca, Åsa Romson, na casa de Emilia

* Veja aqui o vídeo (em sueco) do programa com o Ministro do Interior sueco, Anders Ygeman, na casa de Per

* Veja aqui o vídeo (em sueco) do programa com o deputado do Parlamento Aron Modig, na casa do casal Elsa e Elvira

 

19 de dezembro de 2016

 

* Artigo inédito de Dezembro de 2015

261 thoughts on “O dia em que ministros e políticos suecos se mudaram para a casa dos cidadãos

    • Robson Santos says:

      Diógenes não precisa criar intriga, basta olhar a realidade e pronto. Só cego não vê a real situação do país.
      Por mim você pode apoiar o politico e o partido que você quiser, mas respeite meu ponto de vista. Mania de querer arrumar confusão só porque pensamos diferente. Cada um na sua.

    • Fabiano Linhares Silveira says:

      Antônio, não entendo como brasileiros como vc, ainda conseguem justificar o que esse traidor golpista fez e esta fazendo.

      Vcs acreditam mesmo que usando essa desculpa, vão conseguir se livrar do que está vindo por ai?

      Vcs só tinham uma chance amigo, não entrar na conversa da globo.

    • Antônio Mário Araújo da Ponte says:

      Fabiano Linhares Silveira, prezado, sem ofendê-lo porque não é minha intenção, mas, minha resposta pode parecer grosseira para melhor elucidar o que representa o TEMER nos dias atuais. Voce possui carro?. Se positivo, é obrigatório o pneu sobressalente!. Utiliza-se quando um dos quatro pneus fura e impossibilita o carro andar. Foi o que aconteceu com o TEMER. Assumiu na forma constitucional a sobressalência pela saída da DILMA. Não foi o TEMER que tramou isso. Inclusive, os subscritores do impeachment foram Janaína Paschoal, Miguel Reale Jr. e Hélio Bicudo, um ex-petista. Algo de ordem catastrófico aconteceu em dois governos do LULA e DILMA. O Brasil foi quebrado intencionalmente por um projeto de tornar este país COMUNISTA, tal se presta as bases do estatuto do FORO DE SÃO PAULO. As consequências e avarias são incalculáveis sob o ponto de vista do que restou de um (des)governo que necessitava ser estancado. O impeachment foi o instrumento legal para extirpar o tumor supurando. Não vou listar as inúmeras consequências deixadas com todas as digitais do PT & seus asseclas encabeçadas pelo LULA e DILMA. Encabeçaram um processo de corrupção SISTÊMICO. Bem, o TEMER foi escolhido pela DILMA não por seus belos olhos… mas por ser o presidente da maior bancada do PMDB que poderia ser útil [à DILMA] na aprovação dos seus projetos de governo. Tudo balela!. O projeto da DILMA foi o de falir o BRASIL. Bem, fora do governo a DILMA, assumiu o TEMER e vem conduzindo o Brasil de forma equilibrada dentro de uma perspectiva de recuperação que demanda tempo. Eu mesmo não sei se estarei vivo quando o Brasil voltar à condição que gozou um dia. Então, me responda objetivamente onde está o que voce chama de “TRAIDOR GOLPISTA”?. Onde, quando e por que?. Bem, voce é do PT?. Se for(como tudo indica que seja), vê-se no seu comportamento uma inconformação porque está vendo no TEMER um governo equilibrado e, óbvio, as estatísticas nunca o reconhecerão[ao TEMER] neste instante porque está aplicando os remédios amargos para recuperação do paciente convalescente da cirurgia do tumor extirpado. Meu caro, sou apolítico e detesto política partidária. Acho tudo e todos os políticos(raras exceções) são podres por natureza e ascendem aos cargos que conquistam com a mácula da pré-disposição à corrupção. Mas, o PT foi longe demais de todos os governos que o Brasil já teve. Só há dois tipos de adeptos do PT: a) os que têm algum interesse, proveito ou vantagem de forma direta ou indireta no governo petista; b) os alienados. Voce se enquadra em qual dessas hipóteses?. Abraço cordial.

    • Fabiano Linhares Silveira says:

      Salve António, obrigado por responder cordialmente ao meu comentário, também vou usar da mesma ferramenta p intervir..

      Respondendo suas indagações;
      Não possuo veículo automotor, nunca tive condições financeiras p obtê-lo e não me faz a mínima falta..Utilizo bicicleta e trasnportes coletivos p me locomover..Quanto ao pneu furado, acredito piamente que alguns sabotadores da república e da democracia, jogaram pregos na rua onde o carro transitava.

      Um mês antes do Cunha aceitar o pedido de impedimento, o traidor e ladrão da república ja havia abandonado o barco.

      Tornar o país comunista?!
      Não me faça dar risadas…

      O que vc chama de “conduzir o país de forma equilibrada”, é na verdade a retirada de direitos sociais que demandaram muito esforço político e o reconhecimento de outros paises de primeiro mundo.

      Não sou do PT, também não tenho partido..Mad vc acha que eu entregaria o Brasil na mão do Aecinho?! Você só pode estar brincando.. hahahah
      Não sei onde o senhor está buscando informações, mas se o senhor não sabe, esse governo vem batendo recordes de desaprovação a cada dia.. No momento passa de 75% da população. Ai é que esta o cerne da questão: Apenas 15% dos brasileiros recebem mais do que 10.000 reais por mês, são exatamente esses que defendem o governo ilegítimo, corrupto e sem votos.
      Senhor Antônio, são exatamente esses 85% que trarão de volta Lula a presidência, quer o senhor queira ou não.. Hoje existem as redes sociais p desmascarar tentativas ousadas de romper a democracia em nome de uma agenda neoliberal que só atende os mais ricos.

      Então repito, se matarem ou colocarem Lula na cadeia, será a única forma de conseguir transformar esse país novamente num sistema escravocrata baseado na cultura da casa grande senzala.

      Eu confio nos desassistidos deste pais p elegermos novamente o cara
      que veio do gueto e governara novamente pelos pobres.

      Grande abraço e feliz natal!

    • Antônio Mário Araújo da Ponte says:

      Fabiano Linhares Silveira, prezado, esta será minha derradeira tréplica. A alusão ao carro foi apenas figurativa. Pouco importa se voce possui um veículo. Eu não possuo carro há 6 anos e me desloco de ônibus sem que isso me arranque pedaço. O pneu furado é outra figura. É muito estranho, caro Fabiano, voce atribuir a “sabotadores” a falência do governo DILMA, fechando os olhos numa inocência quase angelical, como se o governo do PT fosse formado de santos e anjinhos. Meu nobre amigo, acho que voce está vivendo a “Teoria da Conspiração”. Voce diz não ser PT. Ótimo!. Fico feliz por isso. Todavia, a realidade do Brasil vive uma crise sem precedentes. Não há lideranças políticas partidárias honestas e voltadas com honradez e justiça ao bem do Brasil. Cargo político há tempo é um “grande negócio para enricar”!. Não importa se é o “Aecinho”, “Marinazinha”, “Lulinha” ou quem mais voce quiser apontar. Então, temos que viver com o menos ruim. Porém, nesse quadro fúnebre uma coisa é certa… o PT foi (e é) o mentor-responsável por encabeçar um plano mórbido de poder. E não estou falando em “conspiração”. Voce leu os preceitos do estatuto do FORO DE SÃO PAULO?. Sabe quem o redigiu?. Pois, saiba que o LULA e o FIDEL CASTRO redigiram a quatro mãos esse esdrúxulo estatuto. Voce sabe que a DILMA fez remessas do Erário Público Federal para os países da América do Sul, tipo Venezuela, Bolívia, Argentina, etc?. Meu caro, não vou delongar… A desaprovação do TEMER, óbvio, há uma razão de ser e lhe falei no comentário anterior, ou seja, a implementação dos remédios amargos, etc, etc. No entanto, a corrupção sistêmica a que me referi chegou a casa do “TRILHÃO”. Voce, Fabiano, duvida disso?. É ilusão?. Notícia falsa?. Veja a manchete: ” Editorial O Globo – Enquanto a Operação Lava-Jato autopsia um bilionário escândalo de corrupção, com repercussão mundial — também devido aos prejuízos causados no exterior —, segue o debate sobre o que fazer para reprimir o roubo do dinheiro do contribuinte e de investidores. Que se tornou sistêmico desde que o lulopetismo subiu a rampa do Planalto, em 2003. O PT não inventou a corrupção, mas lhe propiciou enormes ganhos de escala. As mais de cem estatais, incluindo as de economia mista, movimentam em torno de R$ 1,4 trilhão por ano, segundo artigo no GLOBO de Gil Castello Branco, da Ong Contas Abertas. Comparável, diz ele, ao PIB da Argentina. E como muitas acumulam prejuízos, parte do dinheiro surrupiado é mesmo do Tesouro, transferido para manter companhias públicas em pé. Fonte: http://noblat.oglobo.globo.com/editoriais/. – 26/06/2016 – 12h04. Voce fala no LULA voltar ao poder?. Nessa hora, não sei o que pensar a seu respeito!. Em 2018, o LULA e família estarão no XADREZ PRESO ATÉ O GOGÓ. E A SENTENÇA PEÇO A DEUS CONCEDA PELO JULGAMENTO DOS 5(CINCO) PROCESSOS NOS QUAIS É RÉU, SEJAM SUFICIENTES MANTÊ-LO UNS VINTE A TRINTA ANOS DE CADEIA COM SUA MULHES SEM CLASSE E FILHOS, pois, já velho e sem forças não aguentará assumir mais nada neste país para o nosso bem e de nossos filhos. Por fim, meu caro, acho que voce vive num castelo encantado aguardando uma princesa acordar para voce casar com ela e serem felizes para sempre. Reveja seu aprendizado. Está muito inocente para o meu gosto, não obstante eu não me arrogue ser nada, pois, de fato, não sou!. Feliz Natal, extensivo a sua família. Abraço cordial.

  1. Waldir Alves says:

    não precisam vir a minha casa, rs. Basta ir no pronto socorro, andar de ônibus comigo, ir na prefeitura ou repartição pública, ser parado numa blitz, sem se identificar,rs, seria otimo, kkkkk

    • Aziz Salomão says:

      Esse é que é o grande problema Terezinha “conhecer o povo” ,pois , é justamente por conhecer tão bem seu povo, que esses políticos são o que são(afinal, eles também são povo) se tivéssemos raízes culturais semelhantes às dos povos europeus talvez essa idéia vingasse aqui, màs não temos, infelizmente , há miscigenação de culturas que por aqui aportaram desde à época do descobrimento acabou não produzindo bons frutos.

    • Terezinha Missawa says:

      Estou de pleno acordo com você. Todavia, ,eu acredito firmemente de que os mais jovens terão que ter esse entendimento, a fim de que o nosso país possa sair desse buraco negro em que caímos. A esperança é a última que morre.

  2. Roberto Antonio De Souza Silva says:

    E aqui no Brasil os vagabundos milionários fazendo farra com dinheiro do povo.
    Obs amanhã e um bom dia para botar o bloco na rua e marchar para Brasília meter o pé na bunda do temer pois os militares e bombeiros e servidores públicos vão pras ruas e negócio é aproveitar a deixa e enrrabar de vez este escroto temer e sua corja e bota lo pra correr.
    A hora e agora.

  3. Florencia Costa says:

    Nossa, que história ótima! No caso do Brasil tenho uma dica indiana se acontecer de um ministro do governo do mordomo resolver se hospedar na cada de um cidadão de bem: colocar lagartixa no chá dele ( pode ser no café também). Uma técnica infalível segundo a lenda indiana de 5 mil anos….

  4. Franklin Garofalo says:

    Estamo num estado de crime contra o povo de todos tipos sendo a justiça nao fazendo a que se propoen mas praticando toda injustiça ja vem a decadas .O roubo de dinheiro publico deveroa ser a pena perpetua por ser grave gente morrendo nos hospitais e todp tipo de falencoa do estado.,

  5. Aziz Salomão says:

    Experiência interessante essa ,porém , duvído que isso vá acontecer algum dia nesse país, aqui, os políticos só “ouvem” (ou fingem que ouvem ) seus eleitores antes do veredicto das urnas, depois, correm deles como o diabo corre da cruz.

  6. Vinicius Salles says:

    Tudo que eu queria ver em BH. O nosso prefeito e nossos vereadores, que dizem que o nosso transporte público é excelente, gostaria de ve-los abandonar seus potentes carros e utilizar o transporte público, durante 1 mes. Só isso.

  7. Maria Cristina Bacil says:

    O nosso problema é a educação. Muito valor atribuído ao supérfluo e pouco valor ao que realmente importa. Enquanto mantivermos no poder, vampiros que se alimentam do dinheiro do povo, que seria para promover o bem estar do povo, estaremos sujeitos a isso. Dinheiro do povo utilizado para mordomias, joias caríssimas e outras extravagâncias de quem não tem a mínima ideia de valor humano. Triste, muito triste, porque enquanto fazem essas orgias,nós, o povo brasileiro, padecemos, sofremos,arcando com as consequências.

  8. Natália Rotta says:

    Congresso Nacional do Brasil Câmara dos Deputados Senado Federal Cada dia que passa vocês enojam ainda mais. Uma vergonha para o Brasil, somente isso vocês conseguem oferecer junto a toda destruição que praticam com nosso País. Vamos dar um basta.

  9. Mauro Ribeiro Guimarães says:

    Olá, Claudia! Creio que seria bastante marcante para um golpista dormir aqui no sofá de casa,sobretudo a partir a segunda hora que é quando as dores lombares e servicais começam a se manifestarem ,e pela manhã, o gato lambendo -o com a língua áspera e dividindo euforicamente as pulgas com a visita golpista, contituiria-se numa alvorada a altura de uma verminose nefasta. A tempo, o desjejum não foi ainda pensado!

  10. Carlota C. S. Brito says:

    É uma questão de mentalidade…Nós brasileiros, em geral, adotamos um estilo copiado das elites que jamais e em momento algum faria uma mudança de comportamento dessa natureza…Observemos nosso comportamento no supermercado…Ficamos esperando alguem colocar os produtos nos sacos plásticos e ainda carregar….Bota ai umas 3 gerações para alguma mudança…

  11. Antônio Mário Araújo da Ponte says:

    Claudia Wallin, prezada, acho que voce está certa. Falta-lhe sanidade. Posso lhe indicar uma clinica que não usa medicamento nem camisa de força. Valorizar como se fosse uma coisa de outro mundo o fato de políticos “dormirem” nas casas dos cidadãos para “ouvi-los!”?. Marketing barato!. Isso nada mais é que tentativas inovadoras para ver se motiva a população sueca para renovarem novos mandatos a pretexto de que “são próximos ao povo!”. Há outros meios eficazes que esse extremamente demagógico. E ainda nos chamam tupiniquins!.

  12. gamefly free trial says:

    Wonderful blog! Do you have any tips and hints for aspiring
    writers? I’m planning to start my own blog soon but I’m a little
    lost on everything. Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for
    a paid option? There are so many options out there that I’m totally overwhelmed ..
    Any tips? Thanks a lot!

  13. minecraft pc download says:

    I absolutely love your website.. Excellent colors & theme.
    Did you create this web site yourself? Please reply back as I’m trying to create my very own site and would love
    to learn where you got this from or just what the theme is called.

    Thanks!

  14. how to get help in windows 10 says:

    Oh my goodness! Impressive article dude! Many thanks, However
    I am experiencing difficulties with your RSS. I don’t understand the reason why
    I can’t subscribe to it. Is there anyone else having similar
    RSS issues? Anyone that knows the solution can you kindly respond?
    Thanx!!

  15. gamefly free trial says:

    I’m really enjoying the theme/design of your website. Do you ever run into any browser compatibility problems?
    A couple of my blog audience have complained about my site not
    operating correctly in Explorer but looks great in Firefox.
    Do you have any solutions to help fix this issue?

  16. gamefly free trial says:

    We are a group of volunteers and starting a new
    scheme in our community. Your website provided us with valuable info to work
    on. You have done a formidable job and our entire community will be grateful
    to you.

  17. gamefly free trial says:

    Greetings from Ohio! I’m bored to death at work so I decided
    to browse your site on my iphone during lunch break. I really like the info you present here and
    can’t wait to take a look when I get home. I’m amazed at how quick your blog
    loaded on my cell phone .. I’m not even using WIFI, just 3G ..

    Anyways, fantastic blog!

  18. gamefly free trial says:

    We are a gaggle of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your website provided us with helpful information to work on. You have performed a formidable process and
    our entire group can be grateful to you.

  19. quest bars says:

    I just couldn’t leave your web site prior to suggesting that I actually loved the standard info an individual provide to
    your visitors? Is going to be back frequently in order
    to investigate cross-check new posts

  20. plenty of fish dating site says:

    Hello just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different web browsers and both show the same results.

  21. how to get help in windows 10 says:

    Today, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to
    see if it can survive a forty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is
    now broken and she has 83 views. I know this is totally off topic but I had to share
    it with someone!

  22. plenty of fish dating site says:

    Howdy! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog
    platform are you using for this website? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good
    platform.

  23. plenty of fish dating site says:

    Hmm it seems like your website ate my first comment (it was extremely long)
    so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say,
    I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog writer but I’m still new to
    everything. Do you have any recommendations for inexperienced blog writers?

    I’d genuinely appreciate it.

  24. natalielise says:

    Great article! That is the kind of info that are supposed to be
    shared around the net. Disgrace on Google for no longer positioning this put
    up upper! Come on over and consult with my site .
    Thank you =) natalielise plenty of fish

  25. dating site says:

    Can I simply say what a relief to find an individual who truly knows what they are talking about over the internet.
    You actually know how to bring an issue to light and make it
    important. More people must read this and understand this side of the story.
    I was surprised you aren’t more popular given that you certainly have
    the gift.

  26. dating site says:

    Pretty section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I acquire actually loved account your
    blog posts. Anyway I will be subscribing on your feeds and even I fulfillment you get entry to consistently
    rapidly.

  27. plenty of fish dating site says:

    Simply wish to say your article is as astounding.
    The clarity in your post is simply spectacular and i could assume you’re an expert on this subject.
    Well with your permission allow me to grab your feed to
    keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

  28. descargar facebook says:

    certainly like your web-site however you need to test the spelling on quite a few of your posts.
    A number of them are rife with spelling issues and I in finding it very
    troublesome to tell the reality however I will certainly come
    back again.

  29. quest bars cheap says:

    Heya! I realize this is kind of off-topic however I had to ask.
    Does managing a well-established website like yours require
    a large amount of work? I am completely new to running a blog however I do write in my journal
    on a daily basis. I’d like to start a blog so I can easily share
    my personal experience and thoughts online.
    Please let me know if you have any kind of recommendations or tips for brand new
    aspiring blog owners. Appreciate it!

  30. minecraft games says:

    An interesting discussion is definitely worth comment.
    There’s no doubt that that you should write more about this subject, it may not be a taboo matter but usually people do not
    talk about such issues. To the next! All the best!!

  31. minecraft games says:

    A motivating discussion is definitely worth comment.
    I believe that you need to publish more on this subject matter, it might not
    be a taboo subject but usually people do not speak about such subjects.
    To the next! All the best!!

  32. Colin King says:

    I simply couldn’t depart your site prior to suggesting that I extremely loved the usual information an individual supply to your guests? Is going to be again regularly to inspect new posts

  33. quest bars cheap says:

    Good day! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where
    I could find a captcha plugin for my comment form?

    I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one?
    Thanks a lot!

  34. quest bars cheap says:

    Its such as you read my mind! You seem to grasp a lot approximately this, such as you wrote the
    book in it or something. I believe that you can do with some percent to pressure the
    message house a little bit, but instead of that, that is great blog.
    An excellent read. I’ll certainly be back.

  35. Olivia Lyman says:

    Thanks for another informative web site. Where else could I get that type of information written in such an ideal way? I have a project that I am just now working on, and I have been on the look out for such information.

  36. Ryan Wallace says:

    Just desire to say your article is as surprising. The clearness for your publish is just nice and that i could think you’re a professional in this subject. Well with your permission let me to seize your RSS feed to stay updated with approaching post. Thanks one million and please keep up the gratifying work.

  37. minecraft games says:

    Today, I went to the beach with my children. I found a
    sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the
    shell to her ear and screamed. There was a hermit
    crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back!

    LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  38. William Tucker says:

    Have you ever considered about adding a little bit more than just your articles? I mean, what you say is important and everything. However imagine if you added some great graphics or video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and video clips, this website could certainly be one of the most beneficial in its niche. Excellent blog!

  39. Megan Glover says:

    I would like to thnkx for the efforts you’ve put in writing this website. I’m hoping the same high-grade blog post from you in the upcoming also. Actually your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now. Really the blogging is spreading its wings quickly. Your write up is a great example of it.

  40. minecraft games says:

    Hello! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for
    this website? I’m getting fed up of WordPress because I’ve had
    issues with hackers and I’m looking at options for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

  41. Justin Quinn says:

    I intended to create you this little bit of remark in order to say thanks once again regarding the splendid tricks you have documented on this site. It has been certainly seriously open-handed of you to supply unhampered what a few individuals might have advertised for an e-book in order to make some money for their own end, particularly since you might well have done it if you wanted. These good ideas as well worked to become good way to be aware that someone else have the identical keenness just as my own to understand many more pertaining to this problem. I’m sure there are several more fun periods in the future for individuals that see your website.

  42. Julian Ferguson says:

    Greetings from Los angeles! I’m bored at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break. I love the info you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m amazed at how quick your blog loaded on my phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, excellent site!

  43. Kimberly Coleman says:

    Thanks for the several tips contributed on this weblog. I have seen that many insurance providers offer shoppers generous savings if they opt to insure more and more cars with them. A significant quantity of households own several motor vehicles these days, particularly people with more mature teenage young children still located at home, and also the savings upon policies might soon mount up. So it will pay to look for a great deal.

  44. quest bars cheap says:

    Hi there, just became aware of your blog through Google, and found that it is truly informative.

    I am gonna watch out for brussels. I will be grateful if you continue this
    in future. Lots of people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  45. Elaine says:

    Good day! I could have sworn I’ve been to this website before but after browsing
    through many of the posts I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely pleased I stumbled upon it and I’ll be
    book-marking it and checking back regularly!

  46. plenty of fish dating site says:

    What i do not understood is in reality how you’re no longer actually a lot more smartly-favored than you might be right now.
    You’re very intelligent. You recognize therefore significantly
    on the subject of this subject, produced me individually consider
    it from a lot of various angles. Its like women and men aren’t
    interested except it’s one thing to accomplish with Woman gaga!
    Your individual stuffs great. Always care for it up!

  47. coconut oil of says:

    I am not sure where you are getting your info, but great
    topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more.
    Thanks for fantastic information I was looking for this info for my mission.

  48. are coconut oil says:

    It’s perfect time to make a few plans for the long run and it is
    time to be happy. I’ve learn this publish and if I may just I wish to suggest
    you some fascinating issues or advice. Maybe you could write
    subsequent articles regarding this article. I wish to read more things approximately it!

  49. on coconut oil says:

    My partner and I stumbled over here by a different web
    page and thought I should check things out. I like what I see so now i’m following you.

    Look forward to checking out your web page for a second time.

  50. quest bars cheap says:

    Just wish to say your article is as astonishing.
    The clearness on your post is just great and that i could
    suppose you are knowledgeable on this subject. Well with your
    permission let me to take hold of your feed to stay up to date with forthcoming post.
    Thank you a million and please carry on the rewarding work.

  51. ps4 games says:

    I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored subject matter stylish.
    nonetheless, you command get bought an impatience over that you wish be
    delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again since exactly the
    same nearly very often inside case you shield this increase.

  52. coconut oil says:

    After I initially left a comment I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox
    and from now on each time a comment is added I receive 4 emails with the same comment.
    There has to be a means you can remove me from that service?
    Kudos!

  53. plenty of fish vs match.com free trial says:

    I’m amazed, I have to admit. Seldom do I encounter a blog that’s
    both equally educative and entertaining, and let me tell you,
    you have hit the nail on the head. The problem is something that too few
    men and women are speaking intelligently about.
    I am very happy that I stumbled across this in my
    search for something regarding this.

  54. sling tv says:

    Hi there, just became aware of your blog through Google,
    and found that it’s really informative. I am
    gonna watch out for brussels. I will be grateful if you continue this in future.
    Numerous people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  55. sling tv says:

    This is really interesting, You are a very skilled blogger.

    I have joined your rss feed and look forward to seeking more
    of your wonderful post. Also, I have shared your web site in my social networks!

  56. katekowalsky says:

    You are so cool! I don’t believe I’ve truly read through anything like this before. So great to find someone with a few unique thoughts on this subject matter. Seriously.. thanks for starting this up. This website is one thing that is needed on the internet, someone with a little originality!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *