O foro dos privilegiados: STF leva até 18 anos para julgar políticos

RADAR BRASIL

Na Suécia, existe a presunção da inocência e é possível recorrer à Suprema Corte, que pode aceitar ou rejeitar o caso – mas nenhum político tem direito a foro privilegiado.

No Brasil, a longa tramitação das ações contra políticos – são apenas 11 ministros no STF – acaba em muitos casos resultando na prescrição das penas. E com a prescrição, vão para o lixo anos de recursos públicos gastos para a apuração de supostos crimes.

Da Folha de São Paulo:

Casos de foro privilegiado se arrastam por até 18 anos no Supremo

O presidente da República era Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e a TV Globo transmitia a novela “Torre de Babel” quando, em agosto de 1998, a Polícia Federal abriu inquérito em Porto Velho para apurar uma série de “saques indevidos de FGTS pelo Estado de Rondônia”.

Quem assinava os contratos sob suspeita com a Caixa era o então governador do Estado, Valdir Raupp, hoje senador pelo PMDB.

Em 1º de setembro de 2000, o oficial de Justiça informou em ofício que “o acusado Valdir Raupp reside em Brasília”. Desde então, o Judiciário não consegue dar uma palavra final sobre o caso, até para um eventual benefício do parlamentar, já que por três vezes o Ministério Público pediu o arquivamento, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não decidiu e Raupp segue como réu.

Ele enfrenta outras duas ações penais de um total de 84 contra 53 deputados e senadores hoje em andamento no Supremo, corte onde os integrantes do Congresso têm foro privilegiado.

Levantamento da Folha com informações fornecidas pelo STF a pedido do jornal revela que esses 84 casos que se tornaram ações penais estão, em média, há sete anos e oito meses sem um desfecho.

Desses, 22 (26%) estão em andamento há mais de dez anos. Outros 37 (44%) superam seis anos. Quatro, entre eles três de Raupp, ultrapassam 15 anos sem decisão final.

Para estabelecer o tempo de duração dos casos dos réus no Supremo, a reportagem também considerou a data do início das investigações sobre o político, inclusive antes de chegar à corte.

Quando um político investigado obtém cadeira no Congresso ou se torna ministro, um inquérito que começou em primeira instância precisa ser remetido a Brasília por força do foro privilegiado, o que pode atrasar ainda mais o andamento.

Na Lava Jato, 22 casos já receberam sentença do juiz Sergio Moro com tempo médio de um ano e seis meses.

A conta tem como ponto de partida a deflagração da operação, em março de 2014. Assim, os que estão sob condução de Moro foram cerca de cinco vezes mais rápidos que os de foro privilegiado no STF –mas, nas instâncias inferiores, o réu ainda pode recorrer após a sentença.

PRESCRIÇÕES

A longa tramitação abre risco de prescrição das penas. A Procuradoria-Geral da República então pede a extinção da ação porque o parlamentar não poderia ser mais condenado em razão do tempo da pena prevista em eventual condenação.

Com a prescrição, vão para o lixo anos de recursos públicos gastos para a apuração de supostos crimes.

O deputado federal Josué Bengtson (PTB-PA), por exemplo, foi denunciado em junho de 2007 por supostas corrupção e associação criminosa em inquérito derivado da Operação Sanguessuga.

Segundo a Procuradoria, Bengtson recebeu de uma quadrilha de empresários R$ 55 mil em sua conta e outros R$ 39 mil na de uma igreja em que atuava como pastor. Em troca, fez 14 emendas ao Orçamento da União para compra das ambulâncias.

Quando ficou sem mandato, foi investigado e denunciado em 2007 na primeira instância. Porém virou deputado em 2010 e seu caso foi para o STF. Até que a ação desse entrada na corte, em 2012, cinco anos haviam se passado.

Nos últimos quatro anos, o Supremo também não conseguiu julgar a denúncia. Em setembro, os ministros da corte reconheceram a prescrição e determinaram a extinção.

A vitória de Bengtson poderá ser comemorada por outros colegas: Nilton Capixaba (PTB-RO), Benjamin Maranhão (SD-PB) e Paulo Feijó (PR-RJ), investigados na Sanguessuga. Seus casos estão prontos para julgamento, porém prestes a prescrever.

A pedido da Folha, o STF enviou lista de outros 13 processos que recentemente receberam sentença, mas que ainda estão tecnicamente em andamento. Entre eles, está o do mensalão, em fase de cumprimento de pena.

O tempo médio que os 13 levaram, considerando o início da investigação em outras instâncias, foi de oito anos e dez meses.

OUTRO LADO

O STF (Supremo Tribunal Federal) trabalha com critérios diferentes dos utilizados pela Folha para chegar ao tempo médio de tramitação de casos no tribunal e diz que uma ação penal leva, em média, dois anos e quatro meses para ser concluída na corte.

O tribunal considerou como data do início da contagem o registro da abertura da ação, sem levar em conta toda a fase de inquérito no próprio tribunal, que em muitos casos se estende por anos e das outras investigações na primeira instância. Essas fases anteriores à ação penal também contam para prescrição das eventuais penas.

Segundo os dados divulgados à Folha, o STF analisou a tramitação de 180 ações penais de 2007 a outubro de 2016. Um grupo de 25 levou mais de cinco anos de tramitação. A mais longa demorou 3.297 dias, ou nove anos.

Em nota à reportagem, a Procuradoria-Geral da República defendeu a rediscussão do foro privilegiado e considera até mesmo sua extinção.

O advogado de defesa do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), José de Almeida Júnior, ressaltou que, em um dos processos contra o senador, existe desde 2005 parecer da PGR pela absolvição de seu cliente.

Sobre as outras duas ações, ele afirma que uma já está prescrita e que, na outra, há no processo evidências que mostram a regularidade das ações do senador.

“O STF é muito sobrecarregado de trabalho. São só 11 ministros. Nesse caso a demora está contra nós. Com o pedido de absolvição [em uma das ações] o senador podia estar sem o nome dele nesta tela há uns dez anos. A ação certamente será julgada improcedente”, afirma o advogado.

Procurado na sexta (4) pela reportagem, o deputado Josué Bengtson não foi localizado para comentar o processo no STF que foi extinto por prescrição.

Em depoimento prestado à Justiça Federal, ele afirmou que era “falsa a acusação” feita pelo Ministério Público e que “nunca se associou a ninguém com fins de prejudicar o Erário”. Disse que “nunca recebeu qualquer tipo de comissão ou qualquer outra contraprestação pelas ambulâncias”.

6 de Novembro de 2016

1.723 thoughts on “O foro dos privilegiados: STF leva até 18 anos para julgar políticos

  1. Joao Bento says:

    E’ uma estranha isenção, quando comparamos a rapidez com que a Corte decidia as questões de ordem que nortearam o desenrolar do impeachment. Depois da consumação deste, as ações que questionam o seu mérito dormem nas colendas gavetas.

    • Diógenes de Apolônia says:

      Tem processos, os dos Tarjas Vermelhas e dos Tarjas Azuis. Tarjas azuis de bico grande costumam prescrever antes de chegar ao STF. Mas se chegam, ficam pegando “vistas”, nome dado ao método de safar os amigos. O Joaquim Barbosa, ficou com o processo do Cunha, cheios de provas vindas da Suíça, por 6 anos, pouco antes de sair deu mais uma enrolada. Os tarjas vermelhas, são punidos mesmo sem provas, e as leis não valem pra eles.

  2. Valéria Gondim Sampaio says:

    A Suécia é um país pequeno. O Brasil, ao contrário, tem dimensão continental. Em nosso caso, o foro privilegiado se justifica por isso. Imagine um senador, o Presidente da República, respondendo a ações do Oiapoque ao Chuí. É praticamente impossível que possa se defender. E o direito de defesa é um importante princípio constitucional, que deve valer para todos os cidadãos . Eis um motivo que, a meu ver, justifica o foro privilegiado. Lamentável, entretanto, que as ações demorem tanto, no STF, mas, por outro lado, é um tribunal pequeno, de apenas 8 membros, que julga ações complexas vindas do Brasil inteiro. Mas isso, claro, não se confunde com engavetar ações e é uma distorção do sistema.

  3. Angela Silva says:

    O STF trabalha em marcha lenta para prescrever os roubos, e falcatruas praticados por políticos sem vergonha q roubam sabendo q nunca vão devolver o q roubou lamentável, infelizmente não confio no STF q já nos provou do seu corporativismo com políticos sem vergonha q mesmo respondendo a processos não é impedido de se candidatar.

    • Luiz Gonzaga says:

      Waldir, é verdade!!! Mas, o povo tem que ter a mesma energia quando seu time do coração está jogando, o maraca fica lotado, assim como no Brasil todo, é hora de torcer para o time da política séria, e de verdade!!! Chega de politicagem!!! O brasileiro precisa lutar pelo fim do foro privilegiado!!!

    • Cicero Oliveira says:

      Em qualquer seguimento tem pessoa do bem e do mal,inclusive na sua família e na minha,não sejamos inocentes. A extrema-direita faz com que o foco fique só no PT para continuar explorando e roubando,como faz desde sempre.

  4. Bruno Andreoni says:

    Já que os políticos não vão perder essa garantia de impunidade, a solução é óbvia: uma vara diretamente subordinada ao STF que julgue os !@#$%& com presteza. Por que não fazem? O Tófoli e o Lewandowski não deixam? Será que a Carmen Lúcia não vai fazer nada a respeito? Depois dela vem o Tófoli!

  5. Marta Lavorato says:

    Está na hora de começarmos a mudar essas coisas deprimentes de nosso País. É não é só isso não. Acabar com as mordomias do judiciário, do legislativo e de todos os outros privilégios que sabemos que existem. Quer quiser ficar rico, vai trabalhar na iniciativa privada?

  6. Ale Bernardes says:

    Uma vergonha já que o Caput Constitucional afirma que todos são iguais perante a Lei. Mais que isso os mais renomados Juristas no Brasil entendem ser o foro privilegiado inconstitucional. O que resta evidente por enfrentar a própria Constituição em cláusula petrea.

  7. Cid Borges says:

    Gastão milhões com Justiça, Deputados, Senadores e outros que acabam servindo pra nada a não ser ferrar o povo não e melhor gastar com um ingresso para ir no circo, sai bem mais barato e da mais resultado.

  8. Estéfano José Agoston says:

    Dona Cláudia Claudia Wallin, a senhora é formidável; um dos cérebros que iluminam as negras sombras da escuridão moral e Ética que cobrem o Brasil. Admiro-a desde as primeiras letras saídas de suas mãos, que tive a oportunidade de ler. Sou seu admirador incondicional.

  9. Larry DE Carvalho says:

    Passou da hora de acabar com esta vergonha! Se bem que não são Só os políticos com esta regalia ou algo parecido: E A CORREÇÃO MONETÁRIA DOS PLANOS COLLOR E BRESSER? QUANDO QUE ESTA SUPREMA CORTE DECIDIRÁ? AS DESCULPAS DE ALGUNS MINISTROS DEMONSTRAM O ENVOLVIMENTO DELES COM OS BANQUEIROS.

  10. Carlos Roberto de Oliveira says:

    Quem deveria ir preso em primeiro lugar pela “logica ” tinha que ser os políticos , porque são eles tem que passar a idoneidade a ética e o respeito , mas a ganância de dinheiro a ganância de poder é mais forte do que ter honra e dignidade . !!!

  11. Marcos Santiago says:

    No CONGRESSO NACIONAL , tem Usineiro que tem 25 grandes USINA DE CANA de AÇÚCAR , é um MILIONARIO aqui ou na SUÉCIA , eles vão por duas coisas , uma é a influência junto ao PRESIDENTE DA REPÚBLICA outra é o FORO PRIVILEGIADO !!!

  12. Carlos René Oliveira says:

    Se as instancias Superiores nao estivessem abarrotadas de causas que não deveriam ser de sua alçada, o Foro Privilegiado até seria bom para a sociedade A ação tramitaria mais rapidamente eiminando-se uma serie de recursos. E também a Ação, o Parlamentar e o Ministro Julgador, a Corte estariam sob maior holofote Brasília-DF, 07/11/2016.

  13. Lianderson Salto says:

    Morô, Ajude a gente Morô! Ousa senhor Sérgio Morô, a energia elétrica, está extremamente alta estão tentando aumentar a Luz porque os acionistas predadores da Eletropaulo que moram em Nova York, estão projetando Aumento de lucros exorbitantes, para o verão. Ajude a gente Morô. Muitos mau tem o que comer. Isto só põe pressão na inflação e corta empregos. O Brasil é um dos maiores produtores de luz elétrica do mundo mas assim como o Petróleo tem uma das tarifas mais caras do mundo. Não deixe nós no jogete econômico dos acionistas da Eletro-Paulo, da Petrobrás é da Vale do Rio Doce, que vivem na Inglaterra, Austrália e no U.S. A, manipular a econômica com sua ganância. Nós ajude! Só desejamos que o senhor faça o que sabe fazer Nasceu para Fazer.Nao podemos pagar para manter o dólar alto porquê é bom para a exportação da indústria de Máquinas e equipamentos enquanto nós ficamos mais pobre com o $ Real fraco. Ou a Economia é bom para todos os Brasileiros ou não deve ser boa pra ninguém. Chega de ser unilateral. JUSTIÇA?? Não é traço de baralho… 3x6x9 2?0?1?2?

  14. Sebastião Fialho says:

    So intervenção militar para colocar o Brasil no eixo , prender todos politicos corrupto , fazer devolver tudo que roubaram , e cadeia perpetua , ou julgar em tribunal de guerra , por que a sacanagem que fizeram para o povo e p o pais é pior que guerra

  15. Vilmar Oliveira says:

    Aqui, apesar da balança da justiça está sempre puxando paro o lado mais pesado. Tentam nos enganar: dizendo que os direitos são iguais.
    Não é difícil constatar: basta vê a diferença de tratamento entre dois ex-presidentes:
    FHC é ouvido em sua própria residência, mesmo tendo provas de um desvio de 124 bilhões de dólares em sua magnífica gestão.
    Mas LULA , é conduzido pela PF para depor e a mídia ninja divulga sua prisão.
    O país que tem de 25 a 30 mil pessoas escondido nas janelas escuras da lei, com o foro privilegiado, tal pátria nunca haverá igualdade!
    Abusos, abusos e abusos…
    A imprensa pelega em vez de informar; manipula a mando dos coronéis modernos. O país que mais arrecada tributos no mundo para manter os inimigos do povo.

  16. Eloá Corrêa says:

    A grande verdade de tudo isso, nós, a população brasileira, somos os culpados de tudo. Os políticos, na sua suprema safadeza, criaram leis se protegendo de todas as formas. E ninguém se deu conta ou se preocupou em fiscalisar ou cobrar nada. Deu nisso, não será nada fácil reverter essa situação. A luta será muito árdua, mas necessária, se quizermos ver o país livre dessa bandidagem.

  17. Waldemar S. Netto says:

    Temos muito que aprender. 18 anos para julgar um político? Nesse tempo quantos mandatos ele exerceu? Quantas leis ele fez ou ajudou aprovar para benefício próprio? Por isso esse poder deve acabar. ACORDA ELEITOR E PAREM DE VOTAR NO PODER LEGISLATIVO.

  18. Alfredo Sternheim says:

    O que mais estranho é essa nossa tolerância com a lerdeza do Judiciário no Brasil . A mídia expõe os atrasos (hoje, a Folha registra que ação contra Maluf está há 15 anos naquele tribunal), mas não vejo a classe jurídica (a OAB inclusive), os juízes e o legislativo se manifestarem, apresentarem sugestões para alterar Já esse QUADRO VERGONHOSO. Acabar JÁ com o número de recursos e instâncias seria um passo. Creio que a Justiça é a instituição que mais deixa a desejar no Brasil..

  19. Marcos Friaça says:

    Enquanto o Foro por prerrogativa de função (real denominação do “foro privilegiado) for mal entendido, será usado como proveito por aproveitadores. O Julgamento pelo STF é um demérito em direitos, não um benefício. Ser julgado por uma única instância é prejudicial. Não há recurso desse julgamento. Demorar para julgar é a rotina do Judiciário. Somente os que dão holofotes correm um pouco mais rápido, não em raras vezes, atropelando direitos e a Constituição.

  20. Carlos Euclides Marques says:

    Bem, quanto ao tempo que o Judiciário leva para dar solução a processos, isto é genérico… Mesmo assim, sou contra foro privilegiado. Os governam deveriam dar exemplo e, besta medida, ao serem julgados e condenados, deveriam ter penas mais pesadas…

  21. Alcir Costa says:

    Ninguém chega ao STF sem fazer acordos com os políticos ( espeicalmente com suas maiores lideranças).. Por isso não são nunca julgados (salvo algum “boi de piranha” de tempos em tempos).e para a boiada passa inteira.

  22. Pedro Baiano Macedo says:

    AQUI ME REFIRO, SOBRE O SENADOR RANOLFE RODRIGUES, RELATOR DO PROJETO, QUE ACABA COM PRERROGATIVA A DEPUTADOS SENADORES E MINISTROS, QUANTO A FORO PRIVILEGIADO, CONFORME ART. 37, INC. XXXII, DA C.F., QUE DIZ, NÃO HAVERÁ FORO PRIVILEGIADO.>> DE PARABÉNS, POR ACOMPANHAR O ART. 1º, § ÚNICO, DA C.F., VEZ QUE ESTE FAZ PARTE DO POVO, SABE QUE TODO PODER EMANA DO POVO, ENQUANTO UNS E OUTROS, NÃO CONHECE O CONSTANTE NO ART. 5°, DA C.F., QUE DIZ, TODOS SÃO IGUAIS, PERANTE A LEI, SÃO AQUELES SAFADOS, QUE SÓ PENSA EM BENEFÍCIO, PARA UM PEQUENO GRUPO, E DISCRIMINA AOS DEMAIS. ASS. PEDRO BAIANO, DE SÃO JOÃO DA FORTALEZA – BA.

  23. Renato Volnei Benetti says:

    Aqui no Brasil nós melhoramos a tal de “presunção de inocência”. Aqui, o nosso Judiciário corrupto, vendido, mantido por verbas maravilhosas, instaurou a “certeza de inocência”. Por inepto, ineficaz ou ineficiente, quando não julga, deixa prescrever os crimes dos “abiguinhos”.

  24. Daniel Carm says:

    Mania das pessoas acharem que Foro Privilegiado é algo para nao condenar parlamentares. Foro Privilegiado nada mais é do que ser julgado pelo Supremo de forma Direta é perder a primeira instância de uma ação e ir direto pra segunda de onde não cabem mais recursos.

  25. Sergio Vidal says:

    esse país e´uma verdadeira discrepância, alguém tem que fazer algo , tomar o poder na raça, dividir esse lixo brasil, o Chile, Argentina as autoridades meu Deus são muitíssimo seria , a ditadura militar na Argentina no ano 1974 foi ate os meados de 1985 ,hoje a Argentina da lição de moral a qualquer país principalmente o Brasil lixo,,eles aboliu a Anistia a todos militares, vocês sabem onde a maioria estão.

  26. Jose Expedito says:

    Realmente o sistema judiciário brasileiro é uma vergonha e sem credibilidade. É de contar nos dedos aqueles que querem prevalecer a lei e mesmo assim sem apoio. Eu não acredito na justiça brasileiro enquanto for manipulada por canalhas.

  27. Benedito Fernando L. de Castro says:

    Cara essa ferramenta conhecida por foro privilegiado vem desde o Incio da história constitucional e que nossa origem politica vem dos europeus portugueses e para a nova terra vinha tudo que não prestava, preocuoados cuidaram de regularizar leis que lhes desse garantia deixa de churumela e engrossa a corrente pra acabar com essa sacanagem

  28. Ale Bernardes says:

    Maluf do PP debuta 15 anos por lá, muito dinheiro rolou para o PP e todos os políticos dele receberam deste dinheiro sujo para suas campanhas inclusive um que já está em campanha para Presidente (mudou de partido recentemente)

  29. Maria Amelia Silva Silveira says:

    Esses políticos desviam, farreiam,sonegam e roubam aos cofres públicos.Mas só p. p. p. e petistas são presos incontinenti! Não culpo apenas o judiciário, a PGR, a PF e as mídias poderosas. Culpo os eleitores que os colocam e recolocam no poder! Eis a razão disso: lembra que, no século XIX, o pensador político francês Tocqueville “dizia que um dos defeitos da democracia é que o eleitor tende a votar em alguém que tenha a sua cara. E como a média não é muito boa, o resultado não será muito bom”.

  30. Mauro Knoblauch says:

    o foro privilegiado não tem nada de privilégios, foi uma forma que o legislativo encontrou de evitar perseguições de juízes de primeiro grau contra eleitos. Graças a este foro que todos os envolvidos no caso do mensalão foram julgados e não tiveram nenhuma jurisdição superior para recorrer. Todos os politicos corruptos sonham em serem julgados na primeira instancia pois assim podem recorrer indefinidamente até a pena prescrever.

  31. Carlos Augusto says:

    Não é possível o país continuar subordinado a esses Marginais do Poder… está tudo corrompido: STF, Congresso Nacional, CGU, PGR, STJ, Palácio do Planalto…

    Palácio do Planalto = Congresso Nacional = Casa dos Marginais!!!!!!!!

    STF = Suprema Marginalidade Federal!!!!!

    SOS FFAA!!! INTERVENÇÃO MILITAR JÁ!!!!!!

  32. Ronaldo Sanches says:

    STF PROSTITUÍDO E ACOVARDADO
    A Prostituição do Judiciário
    Por que o STF ainda não se posicionou contra o golpe? Qual a moral que tem um STF, refém de uma Rede Globo Golpista? Qual o medo desses ministros do STF e onde eles têm rabo preso? Esse ministro Celso de Mello, por exemplo, com certeza, é apenas mais um vira lata nacional, rato de casa e golpista disfarçado, porém cínico. Já o bandido Gilmar Mendes é um porco imundo, rato nacional. O Moro, um juizeco palhaço ridículo e capacho dos EUA. A ministra Carmém Lúcia, golpista, cínica. Dá para acreditar num STF com ministros golpistas iguais a esses? A prostituição do STF é a causa de tudo o que está acontecendo de ruim no Brasil. STF sem moral. Um país com um STF desmoralizado, prostituído, é um país sem lei e sem justiça, refém do banditismo. É imoral ver o STF acovardado, frouxo, omisso, politizado e conivente, corrompido e frouxo, que ainda insiste cinicamente em dizer que não foi golpe. Esse é um STF golpista e sem moral. Quando um STF é ridicularizado por charge nos diversos jornais do mundo, é porque a Justiça já foi para o espaço há tempos. Vergonhoso, isso. O Brasil está refém de um prostíbulo chamado STF.

  33. Edgar Soruco says:

    FORUM PRIVILEGIADO – Um dos legados (de impunidade) do governo de FHC…
    Não é opinião pessoal… Busque-se em que governo foi criado, quais seus autores e, presuma-se, com que “finalidade” foi idealizado… Simples, né?…

  34. Pedro Baiano Macedo says:

    PARA ENRIQUECER OS MEUS CONHECIMENTOS, CITE UM PAÍS, QUE EXISTE FORO PRIVILEGIADO, DE INÍCIO, NA MAIOR DEMOCRACIA RESPEITADA, QUE SE DIZ, EE UU, CABE TODOS JULGAMENTOS, DA MAIS ALTA AUTORIDADE DA NAÇÃO, QUE É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ELEITO DEMOCRATICAMENTE, TODOS SÃO JULGADOS, PELA JUSTIÇA DE PRIMEIRA INSTÂNCIA, SEGUNDO DIVULGAÇÃO CONSTANTE, AGUARDO ESTE APOIO, PARA ME EMBASAR MELHOR, PARA UMA POSSÍVEL INFORMAÇÃO , QUANDO EM MEUS COMENTÁRIOS. OBRIGADO, P-EDRO BAIANO, DE SÃO JOÃO DA FORTALEZA – BA.

  35. Carlos Alberto Matias says:

    E A CONSTITUIÇÃO ONDE FICA AO DIZER QUE “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI”. Bandido é bandido, não importa se é deputado ou senador. Se esses forem bandidos, pelo contrário, ainda tem que serem tratados com gravames; pois estão lá representando o eleitorado; QUE NÃO É BANDIDO.

  36. Otavio Dias Barbosa says:

    que azar, não, podiamos ter sido colonizados pelos vikings, que, com provas concretas, estiveram no Canadá, e não pelos bandidos protuguêses que vieram aqui para roubar o ouro e outros metais preciosos na nossa terra, além de exterminar nossos povos indígenas, escravizar os africanos, trazer “padres”(kkkkkkk) jesuítas e otras cositas más…

  37. Nilson Gomes says:

    Devido a toda essa agilidade jurídica é que esses políticos usam e abusam pois sabem que se um dia forem julgados …. é após a morte. Talvez essa demora seja porque os juízes ganham muito pouco e não conseguem se concentrar a fundo nos processos kkkk.

  38. Serip Solrac Siul says:

    qq juizinho burla o sistema fiscal econômico majorando seus próprios salários, juizes que podiam ser +honestos e menos neoliberais….menos partidarizados, como os do nosso STF são, quem perde é a parte do Povo do Brasil mais oprimida há mais tempo, os mais pobres, a maioria ….surreal o Brasil….SOCIALISMO versus Neo-Liberalismo Tupiniquim. …cruel….2016, ainda não acabou….o a maioria ponha-se na luta:radicalizar agora pra não chorar depois, fora tucanagem, fora neoliberalismo, fora Temer…. Teori kamente falando: acorda Povo Socislista do Brasil, a luta continua, é agora, agora ou nunca Tupi or not Tupi….GREVE GERAL, pára tudo !!! .DEUS defenderá o oprimido, creia e ore….cada um ora do jeito que quizer ou dizer souber, poucos sabem…..sabendo-se que o saber dá poder….PODER…..poder de convencer: depuseram o SOCIALISMO e impõe-nos (BRASIL) o Neo-Liberalismo. …31/08/2016 dia da confirmação do maior mico …..nacional e internacional, o brasileiro é o mais gozado porque viu tudo acontecer e ainda lançou o Pobre di Direita, eleições 2016, surreal, só deu golpista, no geral o eleitor é muito burro, mas burrice tem cura quem sabe na próxima. …tá logo ali….é preciso ensinar pro Povo do Brasil sobre a essencia do conflito:socialismo versus neoliberalismo. …quem é quem, e o quê fazem.. …explicitar não é crime….ah, eu acho:MINAS GERAIS tem o senado mais canalha de todos os tempos, os mineiros, eleitoralmente tão devendo cruel urra Brasil….GREVE GERAL radical com muito amor . s.o s rio paraiba do sul, continua sendo envenenado, videm Volta Redonda-RJ., fora Temer, fora tuxanagem, fora neoliberalismo, tupi or not tupi, o sérgio fernando Moro é tucanizado faz tempo surreal o Brasil, que povo + mané !?!

  39. Serip Solrac Siul says:

    qq juizinho burla o sistema fiscal econômico majorando seus próprios salários, juizes que podiam ser +honestos e menos neoliberais….menos partidarizados, como os do nosso STF são, quem perde é a parte do Povo do Brasil mais oprimida há mais tempo, os mais pobres, a maioria ….surreal o Brasil….SOCIALISMO versus Neo-Liberalismo Tupiniquim. …cruel….2016, ainda não acabou….o a maioria ponha-se na luta:radicalizar agora pra não chorar depois, fora tucanagem, fora neoliberalismo, fora Temer…. Teori kamente falando: acorda Povo Socislista do Brasil, a luta continua, é agora, agora ou nunca Tupi or not Tupi….GREVE GERAL, pára tudo !!! .DEUS defenderá o oprimido, creia e ore….cada um ora do jeito que quizer ou dizer souber, poucos sabem…..sabendo-se que o saber dá poder….PODER…..poder de convencer: depuseram o SOCIALISMO e impõe-nos (BRASIL) o Neo-Liberalismo. …31/08/2016 dia da confirmação do maior mico …..nacional e internacional, o brasileiro é o mais gozado porque viu tudo acontecer e ainda lançou o Pobre di Direita, eleições 2016, surreal, só deu golpista, no geral o eleitor é muito burro, mas burrice tem cura quem sabe na próxima. …tá logo ali….é preciso ensinar pro Povo do Brasil sobre a essencia do conflito:socialismo versus neoliberalismo. …quem é quem, e o quê fazem.. …explicitar não é crime….ah, eu acho:MINAS GERAIS tem o senado mais canalha de todos os tempos, os mineiros, eleitoralmente tão devendo cruel urra Brasil….GREVE GERAL radical com muito amor . s.o s rio paraiba do sul, continua sendo envenenado, videm Volta Redonda-RJ., fora Temer, fora tuxanagem, fora neoliberalismo, tupi or not tupi, o sérgio fernando Moro é tucanizado faz tempo surreal o Brasil, que povo + mané !?!

  40. Carmen Antunes says:

    A REFORMA POLÍTICA que a Dilma propôs o Temer engavetou e nós o povo não nos organizamos para que a reforma fosse feita conclusão enquanto não houver mudanças continuará a merda que vivenciamos! !!!!!!!

  41. Delcio Junges says:

    Enquanto o brasileiro gado, estiver indo para o /curral, matadouro/ acreditando no governo (comunista), nos políticos, na justiça do STF,(com ministros a serviço dos ladrões, do foro de são paulo) para eles, a DEMO cracia, está maravilhosa! Para o país e o povo, a economia que agora aparentemente parou de afundar, daqui um ano mais, estará insuportável. Não levará um ano, apenas alguns meses, e a guerra civil será inevitável! Não fosse os bravos guerreiros, policiais federais, Moro com sua equipe, apoiados pelas FFAAs, que na ativa não podem se pronunciar,(mais um legado dos comunistas), já estaríamos em guerra civil sangrenta, a exemplo da venezuela! Enquanto o governo gasta muito dinheiro público em propaganda mensal, em todas as emissoras, para enganar o povo, dizendo que está tudo perfeito, os comunistas tentam se livrar de provas dos roubos, e, da Lava Jato, ganhando tempo. Há inúmeros patriótas, no Brasil e no exterior, alertando! Patriótas que não ganham nada financeiramente, o fazem, apenas pelo amor incondicional pela pátria. Vamos acordar, vamos pras ruas, quartéis! Não sejamos burros, jegues!

  42. Delcio Junges says:

    Enquanto o brasileiro gado, estiver indo para o /curral, matadouro/ acreditando no governo (comunista), nos políticos, na justiça do STF,(com ministros a serviço dos ladrões, do foro de são paulo) para eles, a DEMO cracia, está maravilhosa! Para o país e o povo, a economia que agora aparentemente parou de afundar, daqui um ano mais, estará insuportável. Não levará um ano, apenas alguns meses, e a guerra civil será inevitável! Não fosse os bravos guerreiros, policiais federais, Moro com sua equipe, apoiados pelas FFAAs, que na ativa não podem se pronunciar,(mais um legado dos comunistas), já estaríamos em guerra civil sangrenta, a exemplo da venezuela! Enquanto o governo gasta muito dinheiro público em propaganda mensal, em todas as emissoras, para enganar o povo, dizendo que está tudo perfeito, os comunistas tentam se livrar de provas dos roubos, e, da Lava Jato, ganhando tempo. Há inúmeros patriótas, no Brasil e no exterior, alertando! Patriótas que não ganham nada financeiramente, o fazem, apenas pelo amor incondicional pela pátria. Vamos acordar, vamos pras ruas, quartéis! Não sejamos burros, jegues!

  43. Tulio Cazzaniga says:

    Aqui é essa podridão. Exilados voltaram e se juntaram com mais uma centena de outros vagabundos da mesma estirpe e 31 anos pos Governo Militar (excelentes gestões) deixaram o país em condições de insolvência/ bancarrota E usam todo e qq artifício para se blindarem.

  44. Tulio Cazzaniga says:

    Aqui é essa podridão. Exilados voltaram e se juntaram com mais uma centena de outros vagabundos da mesma estirpe e 31 anos pos Governo Militar (excelentes gestões) deixaram o país em condições de insolvência/ bancarrota E usam todo e qq artifício para se blindarem.

    • Iva Araújo says:

      Graça Fernandes Entendi, sim, Graça Fernandes; sei que na Suécia os políticos não têm foro privilegiado e não gozam de mordomias, como aqui, além da presunçãode inocência; isto foi observado e comentado por meu filho, que teve oportunidade de estar lá, a trabalho.É om país exemplo para o nosso, daí o meu comentário, que tb não foi entendido. abraços, paz e bem

    • Iva Araújo says:

      Graça Fernandes Entendi, sim, Graça Fernandes; sei que na Suécia os políticos não têm foro privilegiado e não gozam de mordomias, como aqui, além da presunçãode inocência; isto foi observado e comentado por meu filho, que teve oportunidade de estar lá, a trabalho.É om país exemplo para o nosso, daí o meu comentário, que tb não foi entendido. abraços, paz e bem

  45. Clóvis Luis says:

    Tem que haver uma instância maior. Senão haverá abusos de instâncias menores e, não haverá a quem recorrer. O fato dos desvios no comportamento nos componentes do STF, nem por isto deverá essa instância inexistir. Porém, que nos leva ao entendimento do que, é necessário e urgente, é uma profunda reforma do Poder Judiciário, bem como em todos os Poderes do Estado político do Brasileiro.

  46. Clóvis Luis says:

    Tem que haver uma instância maior. Senão haverá abusos de instâncias menores e, não haverá a quem recorrer. O fato dos desvios no comportamento nos componentes do STF, nem por isto deverá essa instância inexistir. Porém, que nos leva ao entendimento do que, é necessário e urgente, é uma profunda reforma do Poder Judiciário, bem como em todos os Poderes do Estado político do Brasileiro.

  47. Clóvis Luis says:

    Tem que haver uma instância maior. Senão haverá abusos de instâncias menores e, não haverá a quem recorrer. O fato dos desvios no comportamento nos componentes do STF, nem por isto deverá essa instância inexistir. Porém, que nos leva ao entendimento do que, é necessário e urgente, é uma profunda reforma do Poder Judiciário, bem como em todos os Poderes do Estado político do Brasileiro.

  48. gamefly free trial says:

    Hello there I am so excited I found your website, I really found you by mistake, while
    I was browsing on Google for something else, Regardless I am here now and would
    just like to say many thanks for a marvelous post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all
    at the moment but I have saved it and also added your RSS feeds, so when I
    have time I will be back to read much more, Please do keep up the awesome work.

  49. mojang minecraft download says:

    I’m extremely inspired along with your writing talents and also with the layout on your blog.

    Is that this a paid subject or did you customize it yourself?
    Anyway stay up the nice quality writing, it’s uncommon to look
    a nice blog like this one these days..

  50. minecraft download mojang says:

    You actually make it seem so easy along with your presentation however I find this topic to be actually one thing that I feel I might never
    understand. It sort of feels too complicated and very extensive for me.
    I’m having a look ahead in your next post, I will attempt to get the cling of it!

  51. minecraft for free says:

    Great article! That is the type of information that should be
    shared across the web. Disgrace on the seek engines for no longer positioning this post
    higher! Come on over and visit my site . Thank you =)

  52. minecraft download pc says:

    Howdy! This post could not be written any better!
    Reading this post reminds me of my old room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this page to him.
    Fairly certain he will have a good read. Many thanks for sharing!

  53. g says:

    This is the right website for anyone who wants to understand this topic.
    You know so much its almost hard to argue with you (not
    that I actually would want to…HaHa). You certainly put a new
    spin on a topic that has been written about for many years.
    Excellent stuff, just wonderful!

  54. g says:

    I used to be recommended this web site by means of my cousin. I am not
    sure whether or not this post is written by means of him
    as no one else recognise such particular approximately my trouble.
    You are wonderful! Thank you!

  55. g says:

    You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be
    actually something which I think I would never understand.
    It seems too complicated and extremely broad for me.
    I am looking forward for your next post, I’ll try
    to get the hang of it!

  56. how to download minecraft free says:

    I have been browsing online more than 3 hours today,
    yet I never found any interesting article like yours. It’s
    pretty worth enough for me. In my view, if all website owners and bloggers made good content as you did, the net will be much more useful than ever before.

  57. Nude Females says:

    Thank you a bunch for sharing this with all people you actually know what you are talking about!
    Bookmarked. Kindly additionally consult with my web site
    =). We will have a link alternate contract between us

  58. gamefly free trial says:

    Hi there! I understand this is kind of off-topic but I had to ask.

    Does building a well-established blog like yours
    require a lot of work? I’m completely new to operating a
    blog but I do write in my diary everyday. I’d like to start
    a blog so I will be able to share my personal experience and feelings
    online. Please let me know if you have any kind of suggestions or tips for new aspiring blog owners.
    Thankyou!

  59. men says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  60. son says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  61. izle says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  62. kel says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  63. lark says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  64. doh says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  65. fuck me says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  66. eshort escorf says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  67. izmir eshorts says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  68. gamefly free trial says:

    Howdy! Quick question that’s totally off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly? My web site
    looks weird when browsing from my iphone4. I’m trying to find
    a theme or plugin that might be able to correct this issue.

    If you have any recommendations, please share. Cheers!

  69. gamefly free trial says:

    Hello! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords
    but I’m not seeing very good success. If you know of any please share.
    Cheers!

  70. gamefly free trial says:

    Great beat ! I wish to apprentice while you amend your website, how could i subscribe for
    a weblog site? The account aided me a applicable deal.
    I had been a little bit familiar of this your broadcast provided brilliant clear idea

  71. gamefly free trial says:

    Thank you a lot for sharing this with all folks you actually realize what you’re speaking approximately!
    Bookmarked. Please additionally visit my site =). We can have a hyperlink trade contract between us

  72. gamefly free trial says:

    Hello there, I found your web site by the use of Google even as searching for a
    comparable topic, your website got here up, it looks good.
    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, just become alert to your weblog via Google,
    and located that it is truly informative. I’m gonna be careful for brussels.

    I will be grateful in the event you continue this
    in future. Lots of other folks will be benefited from your writing.
    Cheers!

  73. gamefly free trial says:

    Hey! I could have sworn I’ve been to this site before but after reading through some of the
    post I realized it’s new to me. Anyhow, I’m definitely happy I found it and I’ll be book-marking and checking back often!

  74. gamefly free trial says:

    Hello there! This post could not be written much better! Looking at this post reminds me of my previous roommate!
    He always kept preaching about this. I will forward this
    information to him. Pretty sure he’ll have a good read.

    Thanks for sharing!

  75. gamefly free trial says:

    I was curious if you ever considered changing
    the layout of your blog? Its very well written; I
    love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way
    of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one
    or 2 images. Maybe you could space it out better?

  76. gamefly free trial says:

    You actually make it seem so easy with your presentation but
    I find this topic to be actually something that I think I would never understand.
    It seems too complex and extremely broad for me.
    I am looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!

  77. gamefly free trial says:

    I do accept as true with all the concepts you have offered in your post.
    They’re very convincing and can definitely work. Still, the posts are too quick for beginners.
    May you please lengthen them a bit from next time?
    Thank you for the post.

  78. good ps4 games says:

    Hello there, I discovered your web site via Google whilst looking for a related matter, your website came up, it
    appears to be like good. I have bookmarked
    it in my google bookmarks.
    Hi there, just changed into alert to your blog via Google,
    and located that it’s really informative. I’m going to watch out for brussels.
    I will be grateful in case you continue this in future.
    Lots of other folks will likely be benefited from
    your writing. Cheers!

  79. esford says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  80. esport says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  81. fordting says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  82. ford escort says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  83. fordkey says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  84. fordeskort says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  85. esforts says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  86. orspu says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  87. ford says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  88. gold master says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  89. kievsi says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  90. cesme esford says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  91. ps4 best games ever made 2019 says:

    Hi there would you mind letting me know which hosting company you’re using?
    I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I must
    say this blog loads a lot faster then most. Can you recommend
    a good internet hosting provider at a fair price?

    Kudos, I appreciate it!

  92. viakra says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  93. quest bars cheap says:

    Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, like you
    wrote the book in it or something. I think that you could do
    with a few pics to drive the message home a little bit,
    but instead of that, this is excellent blog. An excellent read.
    I will certainly be back.

  94. zetyug says:

    I want to express appreciation to you just for rescuing me from this problem. Right after browsing through the online world and obtaining opinions which were not beneficial, I believed my entire life was done. Living devoid of the approaches to the problems you have resolved by means of your good write-up is a critical case, and the ones that would have badly damaged my career if I hadn’t encountered your site. Your good capability and kindness in dealing with all the stuff was helpful. I am not sure what I would have done if I hadn’t come upon such a subject like this. I can at this time look forward to my future. Thank you so much for your high quality and effective guide. I will not think twice to recommend the blog to any individual who would need guidance on this situation.

  95. wo says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  96. wo says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  97. online direk says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  98. man says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  99. wo says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  100. kot says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  101. dat says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  102. tiktok says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  103. n says:

    I want to express appreciation to you just for rescuing me from this problem. Right after browsing through the online world and obtaining opinions which were not beneficial, I believed my entire life was done. Living devoid of the approaches to the problems you have resolved by means of your good write-up is a critical case, and the ones that would have badly damaged my career if I hadn’t encountered your site. Your good capability and kindness in dealing with all the stuff was helpful. I am not sure what I would have done if I hadn’t come upon such a subject like this. I can at this time look forward to my future. Thank you so much for your high quality and effective guide. I will not think twice to recommend the blog to any individual who would need guidance on this situation.

  104. r says:

    Your positions continually have got a lot of really up to date info. Where do you come up with this? Just saying you are very resourceful. Thanks again

  105. khild says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  106. starcild says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  107. khild says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  108. hack says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  109. liseli child says:

    I want to express appreciation to you just for rescuing me from this problem. Right after browsing through the online world and obtaining opinions which were not beneficial, I believed my entire life was done. Living devoid of the approaches to the problems you have resolved by means of your good write-up is a critical case, and the ones that would have badly damaged my career if I hadn’t encountered your site. Your good capability and kindness in dealing with all the stuff was helpful. I am not sure what I would have done if I hadn’t come upon such a subject like this. I can at this time look forward to my future. Thank you so much for your high quality and effective guide. I will not think twice to recommend the blog to any individual who would need guidance on this situation.

  110. childse says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  111. lobi says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  112. childse says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  113. Pingback: Google

  114. Pingback: Google

  115. eroksiyon says:

    I wish to show my gratitude for your kindness for individuals that require guidance on this one subject matter. Your very own dedication to getting the message all around appears to be really good and has in every case empowered ladies much like me to realize their objectives. Your personal invaluable help and advice indicates much to me and somewhat more to my colleagues. Thanks a lot; from all of us.

  116. seo says:

    I am usually to running a blog and i actually recognize your content. The article has really peaks my interest. I am going to bookmark your site and keep checking for new information.

  117. yag yak says:

    I just want to mention I’m all new to blogs and certainly savored you’re web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You surely have good writings. Appreciate it for sharing your web page.

  118. cilds prn says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  119. yag yak says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  120. fold childs says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.

  121. yag childs says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  122. kor childs says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  123. yag childs says:

    I just want to say I am very new to blogs and truly savored you’re web site. More than likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Regards for sharing your webpage.

  124. hulk childs says:

    I am usually to running a blog and i actually recognize your content. The article has really peaks my interest. I am going to bookmark your site and keep checking for new information.

  125. hulk childs says:

    I want to express appreciation to you just for rescuing me from this problem. Right after browsing through the online world and obtaining opinions which were not beneficial, I believed my entire life was done. Living devoid of the approaches to the problems you have resolved by means of your good write-up is a critical case, and the ones that would have badly damaged my career if I hadn’t encountered your site. Your good capability and kindness in dealing with all the stuff was helpful. I am not sure what I would have done if I hadn’t come upon such a subject like this. I can at this time look forward to my future. Thank you so much for your high quality and effective guide. I will not think twice to recommend the blog to any individual who would need guidance on this situation.

  126. avent childs says:

    How long does a copyright last on newspaper articles?. . If a service copies newspapers articles and then posts it in a database on the Internet, is there also a copyright on the Internet content?.